conservação de acervos bibliográficos

Post on 06-Jun-2015

430 Views

Category:

Documents

39 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Conservação de Acervos Bibliográficos

Bruna Dayane

1 Preservação

É o conjunto de medidas e estratégias administrativas, políticas e operacionais que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais

2 Conservação

Conservação Preventiva atua na deterioração do acervo com o objetivo de prevenir danos. Sãos práticas de proteção. Inclui o monitoramento das condições ambientais, higienização, procedimentos de manutenção e planejamento de desastres.

Conservação Curativa aplica-se a um elemento do acervo em vias de desaparecimento devido à ação de um agente ativo da deterioração neste elemento, como por exemplo, insetos ou fungos no papel, lombada danificada etc.

3 Papel É um afeltrado de fibras unidas tanto fisicamente

( por estarem entrelaçadas a modo de malha) como quimicamente ( por pontes de hidrogênio). Obs: Pinheiro e Eucalipto

Característica:

Celulose (substância);

Insolúvel;

Composição ( fibras vegetais, carboidratos, amido e lignina)

4 Fatores de Degradação do Papel Fatores intrínsecos estão ligados na própria fabricação do papel. Qualidade dos elementos na constituição do papel e peculiaridade do processo de fabricação.

Fatores Extrínsecos estão ligados ao meio ambiente em que esse papel está, tais como fatores ambientais, agentes biológicos, ação do homem e circunstanciais como, incêndios, inundações e catástrofes naturais.

5 Fatores gerais

Temperatura;Umidade Relativa; Iluminação;Poluição Atmosférica;Agentes Biodeterioradores;Ação do homem;

5.1 Iluminação

As radiações ultravioletas (UV) presentes na luz solar e nas lâmpadas fluorescentes causam oxidação da celulose, isso contribui para degradação do papel e do couro, principalmente as cores vermelha e azul. O limite de radiação ultravioleta tanto para acervos quanto para leitura seja de 75 UV (Mw/ lúmen).

5.2 Temperatura e Umidade O controle da umidade e temperatura nos locais de guarda de acervo deve ser medido através de aparelhos específicos:Ar condicionado;Higrômetro;Desumidificador;Sílica ( pedra), segundo Lucas e Seripurri (1995,

p.20), quanto maior a temperatura maior será a permanência e durabilidade do papel.

5.3 Poluição Atmosférica Poeiras ;

Micro- organismos (Fungos)

Estética

Filtros no sistema de ventilação. Gases;

Se torna Ácidos quando á queima de combustível

10 Agentes Biológicos

Os agentes biológicos constituem ameaça mais sérias devido aos danos que podem causar nos acervos.

Ex: Insetos, roedores e humanos.

11 Medidas Preventivas• Manter as mãos limpas;• Usar ambas as mãos os suportes sobre uma superfície plana;• Ter o controle do uso de colas plásticas (PVA), devido ao seu

teor de acidez, que por vezes geram manchas. Certo: Cola Metilcelulose;

• Não umedecer os dedos com saliva ou qualquer outro tipo de líquido para virar as páginas ( virar a página pela parte superior da folha);

• Aplicar o carimbo no verso da folha de rosto• ( recomendação);• Uso de uma proteção ( papel neutro) entre documentos etc.

12 Métodos de Conservação

• Fumigação;• Higienização;• Reestruturação;• Acondicionamento.

REFERÊNCIASSPINELLI JUNIOR, Jaime. Introdução a conservação de acervos bibliográficos: experiência da biblioteca nacional. Fund Bibl. Nac.: Rio de Janeiro, 1995. 66p.

Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos CPBA. Disponível em: <htpp://www.cpba.net/>

A política moderna de conservação a longo prazo orienta-se pela luta contra as causas de deterioração, na busca do maior prolongamento possível da vida útil de livros e documentos.

Spinelli Júnior

Foto- Acervo Geral (Biblioteca Estadual do

Piauí Cromwell de Carvalho), 2012.

top related