conhecendo as caracterÍsticas dos aventureiros profª lenita kaufmann loura campinas, 22 de junho...

Post on 18-Apr-2015

106 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO DO AVENTUREIRO

As influências do meio, tanto as do ambiente interno (aspectos biológicos e

psicológicos) como as externas (ambiente social), começam a atuar

mesmo antes do nascimento e continuam durante toda a vida do ser

humano.

DESENVOLVIMENTO:

Trata-se das mudanças qualitativas, como a aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções que permitam o aventureiro a realizar coisas novas, com mais habilidades e cada vez mais complexas.

MATURAÇÃO:

É o modo como ocorre a mudança e o crescimento na área física e psicológica do organismo infantil. Junto a essas mudanças existem fatores transmitidos por hereditariedade, que constituem parte do desenvolvimento da criança. Existem as

características e tendências que a criança traz ao nascer, sejam físicas ou psicológicas.

APRENDIZAGEM

É a mudança constante do comportamento e da conduta, realizada por meio da experiência e da repetição. Depende de fatores internos e

externos, de condições psicológicas e ambientais.

Na infância, do nascimento aos 6–7 anos de vida, o aventureiro está desenvolvendo sua vida anímica, o corpo físico, os movimentos corporais, a coordenação motora, principiando sua vida de relações; e ainda o pensar e a força imaginativa e criativa, tudo isso por meio do brincar. O brincar é a forma do aventureiro se expressar, imitando tudo ao seu redor e formando sua linguagem imaginativa da fantasia.

Os sistemas neurológico e motor da criança, nessa fase, desenvolvem-se por meio da movimentação corporal, dos relacionamentos sociais, do impulso da criança no sentido de apreender o mundo e de aprender com o mundo. Por isso a importância do cuidado com os diferentes estímulos externos que afetam e formam todos os órgãos internos do aventureiro.

Entre o sexto e sétimo ano de vida, o aventureiro encerra uma etapa importantíssima de todas as conquistas que serão o alicerce do aprendizado futuro. O respeito por cada etapa de seu desenvolvimento, sem acelerar, resulta na organização essencial de seu corpo físico, para que este possa apoiar a organização de uma vida independente, ora em desenvolvimento. Essas forças, que estavam em grande atividade no aventureiro durante sua maturidade corporal e social, do nascimento aos 7 anos de idade, são então liberadas para o aprendizado.

O DESENVOLVIMENTO DO AVENTUREIRO: DE 6 E 7 ANOSCARACTERÍSTICAS DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ● Vocabulário até 2.500 palavras. 

● Maior amadurecimento neuromuscular.  

● Faz perguntas sobre tudo que a rodeia. 

● Tem iniciativa. 

● Distingue melhor a realidade da fantasia. 

● Curiosidade sexual mais acentuada. 

● Período de transição entre individualismo e participação em grupos maiores. 

● Mostra algum grau de pensamento abstrato. 

● Aumenta o poder de concentração da atenção. 

● Conhece e usa palavras descritivas e de ação. 

● Maior capacidade de compreender, discutir e enfrentar situações emocionais. 

ORIENTAÇÃO

● Dar tempo para completar as tarefas. 

● Dar oportunidades para usar a iniciativa, deixando-a agir por si mesmo.  ● Encorajar o aventureiro a tomar posse em grupos, mas não forçar. 

● Contar e fazer contar histórias. 

● Evitar chamar atenção, procurar colocar o aventureiro à vontade. ● Evitar discussões. 

O DESENVOLVIMENTO DO AVENTUREIRO: DE 8 E 9 ANOSCARACTERÍSTICAS DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

● Aumento da coordenação dos pequenos músculos, apresenta maior habilidade manual.

● Demonstra maior habilidade em distinguir fatos de ficção.

● Direito da propriedade bem definido.

● Está desenvolvendo pensamento lógico. 

● Maior habilidade em exprimir suas ideias, em definir seus problemas. ● Maior capacidade em aceitar críticas e em avaliar a si própria. 

● Tem interesse em pertencer a grupo. 

● Apresenta independência em relação à família. 

ORIENTAÇÃO

● Oferecer trabalhos manuais e brinquedos / brincadeiras mais elaboradas. 

● Proporcionar leituras selecionadas de acordo com as preferências e capacidades. 

● Deve cuidar de objetos pessoais e do grupo. 

● Orientar em generalizações, após várias evidências terem se apresentado. 

● Estabelecer clima que permita o aventureiro concordar e discordar. 

● Orientar na apreciação do valor do outro, assim como no da própria aventureiro. 

● Estimular a aprendizagem de práticas sociais. 

DIRETOR BEM SUCEDIDO:

Amar muito os aventureiros; Ser organizado – tenha todos os

materiais e ferramentas arrumadas com antecedência;

Escolha projetos/atividades; Tenha paciência; Seja flexível. “Cada Aventureiro é um Pacote de

potencial”

II TIMÓTEO 3:1

Não seja ingênuo. Tempos difíceis vêm por aí.À medida que o fim se aproxima, os homens vão se tornando egocêntricos, loucos por dinheiro, fanfarrões, arrogantes, profanos, sem respeito para com os pais, cruéis, grosseiros...Fique longe deles!

Na infância, o espírito é facilmente impressionado e amoldado, e é então que os meninos e meninas devem ser ensinados a amar e honrar a Deus. Orientação da Criança,486

O espírito dos pequeninos pode ser ensinado a se voltar para Jesus, como a flor volve para o Sol as pétalas que se entreabrem. Orientação da Criança,487

PARÁFRASE: I CORÍNTIOS 13

13 Ainda que eu falasse com sinceridade, clareza, entusiasmo, com amor de cristo, paciência , autoridade, bondade, como criança, carinho, segurança, delicadeza, com voz suave, simples, como deve se comportar,objetivo e sem parcialidade, sabedoria e não tivesse AMOR, seria como metal que soa ou como o címbalo que retine.

2 E ainda que eu tenha o dom de prender a atenção das crianças, cantar, brincar, amar, falar, animar, expressar, interagir, paciência, ser alegre e conhecesse a família, situação de cada criança, conhecimento mais amplo, psicologia infantil, conhecer mais a Deus e, ainda que tivesse (qualidades) bom humor, senso de missão, gostar de criança, brincar com as crianças, ser amável, respeitoso, amiga, ouvinte, organizado e não tivesse AMOR, nada seria.

3 E ainda que sacrificasse meu tempo, família, esforço, horas de lazer, nada, dinheiro, viagens, passeios, sacrificio de si próprio e tivesse(recursos) dinheiro, Topic, estrutura do clube, uma van para os passeios, manutenção das crianças, projetor, som, sala de aulas, ajudar financeira as famílias, material necessário, ajuda para aventuris,perfeição, e não tivesse AMOR, nada disso me aproveitaria.

13 Agora, pois, permanecem a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR, estes três; porém o maior destes é o AMOR.

  O Senhor deseja que chame a atenção do Seu

povo para o capítulo 13 de I Coríntios. Lede este capítulo cada dia, e dele obtereis consolo e fortaleza. Aprendei dele o valor que Deus põe no amor santificado, nascido no céu, e permiti que a lição que ensina chegue até os vossos corações. Aprendei que o amor semelhante ao de Cristo nasce no céu, e que sem ele não têm valor todas as outras qualidades.

Reniew and Heral, 21 de julho de 1904

top related