comunicação em forma de arte, conheça mais sobre a revista o cruzeiro

Post on 20-Aug-2015

33 Views

Category:

Art & Photos

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Comunicação em forma de arte

Você conhece a revista “O Cruzeiro”?

Ela surgiu no Brasil no dia 10 de novembro de 1928. Desde então, tornou-se ícone de um jornalismo que transmitia informação e arte. A revista falava desde comportamento dos artistas, passando por culinária e terminando na política.

Por conta de má administração, declínio de linha editorial e início de hegemonia da televisão, em 1975 a revista saiu do ar. Contudo, mesmo após sua extinção, ela faz parte da história das comunicações no Brasil.

Ao menos, um exemplar, deveria ser lido por todos aqueles que buscam comunicar, de alguma maneira.

Curiosidades:

• A primeira edição de Cruzeiro é de 10 de novembro de 1928.

• A primeira personalidade a aparecer em uma capa foi o Rei Alberto da Bélgica, no número 2, e a primeira capa utilizando uma foto mostrava Santos Dumont (número 5).• Ininterruptamente, a revista foi editada de 1943 a 1975.• Grandes nomes fizeram história em O Cruzeiro. Dentre eles, Millôr Fernandes, Péricles de Andrade Maranhão (criador de O amigo da onça) e Rachel de Queiroz.• Geralmente as capas traziam modelos, atrizes e mulheres bonitas. Eram raras as capas políticas. Getúlio Vargas, JK, João Goulart e Jânio Quadros estão entre essas raridades.• A revista tem recordes ainda não quebrados como edições com mais de 750 mil exemplares (até hoje, proporcionalmente, a maior) e sua longevidade, 47 anos (só agora, em 2003, Veja completou 35 anos).• A última edição de O Cruzeiro é de julho de 1975, com Pelé na capa, então jogador do Cosmos, vestido de Tio Sam.

Fonte: Memoriaviva.com.br

Última Capa

top related