compartilhando arquivos na internet

Post on 09-Jul-2015

88 Views

Category:

Internet

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Compartilhando arquivos na internet

TRANSCRIPT

CONCEITOS & FUNCIONALIDADES

O compartilhamento de arquivos é a atividade de tornar arquivos disponíveis para outros usuários através de download pela internet e também em redes menores. Na maioria dos casos, o compartilhamento de arquivos segue o modelo P2P, no qual os arquivos são armazenados em servidores pelos computadores pessoais dos usuários.

P2P Peer-to-peer ( ou ponto a ponto ) é uma arquitetura

de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

SURGIMENTO

Basicamente, o compartilhamento de arquivos começou via disquete no início dos anos 1970, prática tal que foi se tornando, e continua a ser, muito comum, uma vez que trocar arquivos parece ser algo inseparável ao uso de computadores.

Sistema BBS ( Bulletin BoardSystem ) Pelo sistema BBS era possível enviar e baixar arquivos,

bater papo com outros usuários, jogar jogos online, etc., porém só era possível acessá-lo usando uma linha telefônica.

Usenet Pouco tempo depois surgiu a “Usenet”, uma espécie de

grupo de notícias que ao invés de usar um único servidor, usava vários, fato que agilizava a troca de informações.

CRESCIMENTO AO LONGO DOS ANOS

Não há consenso sobre a data exata em que a internet moderna surgiu, mas foi em algum momento em meados da década de 1980.

Em 31 de março de 2011, o número total estimado de usuários da internet foi de cerca de 2 bilhões e esse número sobe a cada dia mais e mais .

sexta, 14 de dezembro de 2012 O Brasil registrou 94,2 milhões de pessoas com

acesso à internet durante o terceiro trimestre deste ano, segundo relatório divulgado pelo Ibope Media.

ORIGEM E DESTINO, CAMADA TCP/IP

O TCP/IP é um conjunto de protocolo de comunicação entre computadores em rede. Seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Protocolo de Controle de Transmissão) e o ÍP (protocolo de internet). O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas (modelo osi), onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior.

Aplicação

Apresentação

Sessão

Transporte

Rede

Enlace de dados

Física

Aplicação

Transporte

Internet

Acesso à rede

Aplicação

Essa camada é utilizada pelos programas para enviar e receber informações de outros programas através da rede. Nela, você encontra protocolos como SMTP (para email), FTP (transferência de arquivos) e o famoso HTTP (para navegar na internet). Uma vez que os dados tenham sido processados pela camada de aplicação, eles são enviados para a divisão abaixo.

Transporte

A camada de transporte é responsável por receber os dados enviados pelo grupo acima, verificar a integridade deles e dividi-los em pacotes. Feito isso, as informações são encaminhadas para a camada internet, logo abaixo dela.

Rede

Na Rede, os dados empacotados são recebidos e anexados ao endereço virtual (IP) do computador remetente e do destinatário. Agora é a vez dos pacotes serem, enfim, enviados pela internet. Para isso, são passados para a camada Interface.

Interface

A tarefa da Interface é receber e enviar pacotes pela rede. Os protocolos utilizados nessa camada dependem do tipo de rede que está sendo utilizado. Atualmente, o mais comum é o Ethernet, disponível em diferentes velocidades.

E o TCP/IP entra onde?

Todas as camadas e protocolos citados acima fazem parte do TCP/IP. É assim que ele trabalha, em etapas. O que você precisa lembrar é que o protocolo é utilizado para a transmissão de dados pela rede.

Além disso, é sempre bom ter em mente que, como o TCP/IP, primeiro há o recebimento das informações (camada de aplicação), depois elas são empacotadas para o formato da rede (transporte). Por fim, os dados são endereçados (rede) e enviados (interface).

5 SITES ARMAZENADORES DE ARQUIVOS

Drop.io

Dropbox

MediaFire

RapidShare

MegaUpload ou MEGA

top related