como escolher a plataforma ideal para seu e commerce - v2014
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COMO ESCOLHER A PLATAFORMA IDEAL PARA SEU E-COMMERCE?
ALEXANDRE SONCINI - @ASONCINI
DIRETOR DE VENDAS E MARKETING DA VTEX.COM.BR
ALEXANDRE.SONCINI@VTEX.COM.BR
O QUE É UMA PLATAFORMA?
Loja Virtual (URL)
AdminService
BusERP/WMS
Gateway de pagamentos
Nota Fiscal
Clientes
A PLATAFORMA É O CARRO.
O SUCESSO DEPENDE DO PILOTO.
O QUE PRECISAMOS FAZER PARA VENDER?
MARKETING
Para uma loja virtual vender ela precisa de tráfego, ou seja de visitantes que acessem, pesquisem e comprem.
O maior gerador de tráfego atualmente é o investimento em marketing de performance ou CPC (custo por clique).
MARKETING
Mais um conceito MUITO importante:
ROI = Return On Investment (retorno sobre o investimento)
Na prática o ROI representa quanto você fatura em R$ para cada R$ 1,00 investido.
ROI = Vendido / Investido
Exemplo: se vendemos R$ 100.000,00 por uma campanha em Google Adwords onde investimos R$ 10.000,00, tivemos ROI de 10 (= 100.000,00 / 10.000,00)
TAXA DE CONVERSÃO
Mais um conceito importante:
Taxa de conversão =
(Pedidos aprovados / Visitantes) x 100
Exemplo:
Pedidos aprovados = 8.000 e Visitantes = 400.000
Taxa de conversão = 2% (= 8.000 / 400.000 x 100)
TICKET MÉDIO
Outro conceito importante:
Ticket médio = Faturamento / Pedidos aprovados
Exemplo:
Pedidos aprovados = 8.000 e Faturamento = R$ 2.4 milhões
Ticket médio = R$ 300,00 (= R$ 2.400.000,00 / 8.000)
AUMENTO DO CPC
Avaliando um cenário real
CPC CPA (Conv. 2%) Ticket Médio ROIOntem 0,20R$ 10,00R$ 300,00R$ 30 Hoje 0,60R$ 30,00R$ 300,00R$ 10 Amanhã 1,00R$ 50,00R$ 300,00R$ 6 Depois de amanhã 1,40R$ 70,00R$ 300,00R$ 4
E, COMO AUMENTAR A CONVERSÃO?
COMO AUMENTAR A CONVERSÃO?A plataforma pode influenciar diretamente na taxa de conversão de loja virtual.
• Conversão média – Tente pesquisar qual a taxa de conversão média dos clientes que usam a plataforma ou se existe alguma pesquisa de aumento em casos de migração.
• Checkout – Como é a usabilidade e facilidade do processo de compra?
• Search – A ferramenta de busca é o vendedor da sua loja virtual. Quanto mais inteligente melhor!
• Performance – Quanto mais rápido as páginas carregarem, maior serão suas vendas.
COMO AUMENTAR A CONVERSÃO?
A plataforma pode influenciar diretamente na taxa de conversão de loja virtual.
• Merchandising – Quais os possíveis cenários para criação de promoções?
• Clusterização – Qual a capacidade da plataforma de se adaptar aos diferentes perfis de usuários?
• Recomendação de produtos – Quais as funcionalidades de recomendação inteligente de produtos (cross-selling e upselling)?
• Engajamento – A plataforma possui funcionalidades voltadas a engajar o cliente?
OMNI-CHANNEL
TESTE A/B
A B
• + 44% de conversão• + 67% do tíquete médio• fotos com modelos demonstrando o uso
ESCALABILIDADE
MONITORAMENTO
EVOLUÇÃO CONTINUA
É importante avaliar não somente a capacidade de colocar a plataforma no ar, mas de manter em evolução continua.
• Manutenção corretiva – Qual a agilidade da empresa contratada para correção de BUGs?
• Manutenção evolutiva (upgrades) – A plataforma deve sempre estar atualizada com as últimas tecnologias.
PRAZO DE SUBIDA
CONCLUSÃOA escolha da plataforma não garante o sucesso de uma operação de e-commerce e não deve representar mais que 30% do investimento inicial para montar a operação.
Para ter sucesso monte um plano de negócios MUITO, MUITO bem feito.
Conheça MUITO BEM todas as competências de uma operação de comércio eletrônico.
Monte a equipe certa.
…
Ou seja, depende de MUITO trabalho duro!
OBRIGADO
ALEXANDRE SONCINI - @ASONCINI
DIRETOR DE VENDAS E MARKETING DA VTEX.COM.BR
ALEXANDRE.SONCINI@VTEX.COM.BR
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