colunistas 2015 case sicredi dia do jeito

Post on 17-Aug-2015

62 Views

Category:

Marketing

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

DIA do JEITO

Resumo do Case

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa que entre outras iniciativas trabalha o relacionamento diferenciado com o Jeito Sicredi de Ser, uma identidade institucionalizada com data própria para celebração. Porém o Sicredi após três edições precisava mudar o jeito de comemorar internamente essa data, e para isso promoveu uma ação especial que colocou o colaborador como representante máximo desse Jeito, tornando palpável a responsabilidade e necessidade da proximidade que a instituição preza.

Cliente, Mercado e Problema

Com 17,6 mil colaboradores, 2,5 milhões de associados em 11 estados brasileiros e planos de crescimento estabelecidos, o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa de crédito que busca no fator Relacionamento seu diferencial estratégico maior.

Por isso desde 2009 tem oficializado o Jeito Sicredi de Ser, um código interno que nasceu como o DNA da instituição e que rege as atitudes dos colaboradores, mostrando como a instituição atende, entende e é mais próxima, em todas suas relações.

Verdadeiro orgulho da instituição, este Jeito ganhou uma data especial no calendário para ser celebrado para sempre: o dia 03 de outubro, originalmente o dia do sorriso, agora

Dia do Jeito Sicredi de Ser.

Porém, havia o desafio de marcar a data e torná-la institucionalizada como o Jeito, criando um momento de celebração vivencial, autoral, participativo como o cooperativismo, dando, ao mesmo tempo que reconhece o protagonismo do colaborador, a noção da responsabilidade por ser a cara desse jeito.

E o contexto implicava em esta comemoração reforçar o posicionamento interno que trazia na sua campanha principal os valores da empresa em forma de um Manifesto cooperativista.

Estratégia de Comunicação

e seus Objetivos

O Jeito é uma manifestação de cada colaborador que torna público e verdadeiro o Relacionamento do Sicredi. E nada melhor do que mostrar a cara de algo do que a mídia que mais estampa as caras que representam algo: a revista.

E foi assim que a ação veio trazer como manchete e capa de revista os representantes do Jeito Sicredi de Ser, os colaboradores, tornando público e de forma personalizada o Jeito de cada um. Agora era chegada a hora de viabilizar isso como uma realidade.

Mas como isso funcionaria?

O jeito foi contar com a tecnologia.

E principalmente com o espírito cooperativo da galera.

MECÂNICA EXPERIÊNCIA COMPARTILHANDO > HOTSITE > ESTÍMULO >

MECÂNICA EXPERIÊNCIA COMPARTILHANDO > HOTSITE > ESTÍMULO >

Quatro dias antes da data, foram enviados comunicados com a cara da ação já explorando a

manifestação do Jeito e convidando todos os colaboradores a acessarem o hotsite do Jeito

Sicredi de Ser.

Toda comunicação dessa fase explorou o sorriso por ser o gesto alusivo ao logo do Jeito e pela relação da boca com a comunicação oral (manifesto), combinado com linha gráfica da campanha de posicionamento do Manifesto.

MECÂNICA EXPERIÊNCIA COMPARTILHANDO > HOTSITE > ESTÍMULO >

A dois dias da data, novamente comunicados reforçaram aos colaboradores para acessarem o

endereço do hotsite, deixando o clima mais misterioso.

MECÂNICA EXPERIÊNCIA COMPARTILHANDO > HOTSITE > ESTÍMULO >

Na data, as peças celebraram o Dia do Jeito Sicredi de Ser e comunicaram que uma ação esperava que os colaboradores no hotsite.

Cartaz A4 Comemorativo

Wallpapers

No ambiente virtual, desde a recepção comum

das telas de login já chamavam para a ação,

aproveitando o próprio ambiente na qual ela se

desenrolaria.

MECÂNICA EXPERIÊNCIA COMPARTILHANDO > HOTSITE > ESTÍMULO >

No hotsite, o colaborador se deparava com uma aba com um aplicativo especialmente desenvolvido para a ação.

MECÂNICA EXPERIÊNCIA COMPARTILHANDO > HOTSITE > ESTÍMULO >

No aplicativo, escolhia um dos quatro temas (baseados em trechos do Manifesto do posicionamento) que melhor representasse seu jeito e

preenchia alguns dados (nome, entidade, UF e e-mail corporativo), além de inserir uma foto que remetesse ao tema escolhido.

MECÂNICA EXPERIÊNCIA COMPARTILHANDO > HOTSITE > ESTÍMULO >

As composições de frases eram preestabelecidas e calculadas as combinações.

MECÂNICA EXPERIÊNCIA COMPARTILHANDO > HOTSITE > ESTÍMULO >

A partir destas informações o aplicativo gerava uma chamada com o nome do colaborador e o tema escolhido. Esta frase e a foto apareciam

na capa da revista fictícia (Jeito É) criada especialmente para a campanha, estrelada por ele.

A brincadeira com o logotipo da ISTO É gera rápida associação com a publicação,

fazendo, também, menção à importância do Jeito Sicredi de Ser.

Exemplo de frase gerada a partir do preenchimento dos campos obrigatórios.

Trecho do manifesto da Campanha de Posicionamento.

A ideia do “Exclusivo” é deixar claro que o Sicredi também quer manifestar seu

orgulho pelos colaboradores.

Foto enviada pelo colaborador.

MECÂNICA EXPERIÊNCIA COMPARTILHANDO > HOTSITE > ESTÍMULO >

A montagem da capa era enviada automaticamente ao participante no formato JPEG para o e-mail corporativo, convidando-o a compartilhar

com os colegas ou em redes sociais com a #JeitoSicrediDeSer.

MECÂNICA EXPERIÊNCIA COMPARTILHANDO > HOTSITE > ESTÍMULO >

Na home do hotsite, uma vitrine randômica expunha as capas mais recentes enviadas pelos colaboradores, como forma de incentivar colegas com o exemplo. Ao clicar em cada uma, era possível visualizar também a entidade do colaborador e o estado ao qual fazia

parte.

E apesar de ser capa de revista ter sido intenso, a campanha ainda resolveu tornar ainda mais real esta experiência. As capas geradas pelo aplicativo foram enviadas à agência, que diagramou uma capa falsa para a revista interna Catavento, trazendo parte das Capas de Revista criadas pelos colaboradores.

Ambientação Painel

Ambientação Banner

Resultados Obtidos

O sucesso da ação pode ser medido pela própria participação dos colaboradores, num aproximado de 10% do total colaboradores enquanto a média padrão aceitável para este tipo de ação é de 5%.

O Sicredi venceu o problema de logística da sua estrutura em cooperativas, de oferecer uma mesma ação a todos os seus colaboradores, independente de região e unidade, devido ao formato da ação.

Os comparti-lhamentos de imagens de capas nas redes mostraram a satisfação dos colaboradores e ampliaram o alcance da ação expontaneamente.

O buzz gerado pela arquitetura da ação possibilitou à organização investir mais na tecnologia da ação do que em mídia, sem perder efetividade, culminando numa das ações mais comentadas e com maior adesão dos últimos tempos na empresa.

Com a ação, a área de Comunicação Interna do Sicredi obteve dados importantes sobre quais valores eram mais prestigiados sem a necessidade de uma pesquisa e presentes entre os colaboradores, retroalimentando a campanha e outras seguintes com o que era premissa verdadeira e o que deveria ser melhor trabalhado de forma complementar.

top related