ciclo celular paula

Post on 02-Aug-2015

625 Views

Category:

Technology

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

CICLO CELULAR

A maioria dos procariontes apresenta uma só molécula de DNA, que não está associada a proteínas e se encontra dispersa no hialoplasma. Neste caso a divisão celular é um processo simples, que pode ocorrer assim que o NA estiver replicado.

Os organismos eucariontes são bem mais complexos e a sua divisão celular é um processo mais moroso mas assegura igualmente a manutenção das características hereditárias.

Como está organizado o material genético?

Como se dividem as células?

Controlo do ciclo celular

Ao longo do ciclo celular existem pontos de controlo onde é efectuada a regulação. A célula permanece num dos pontos até completar todos os processos dessa fase e receber um estímulo para avançar.

Nos mamíferos o ponto de controlo G1 é de extrema importância. Se a célula hão receber nenhum estímulo, permanecerá nessa fase sem se dividir, ficando num estado G0.

Existem proteínas, organizadas em sistemas, responsáveis pela progressão do ciclo celular através da sua activação e da sua inactivação sucessivas.

Perto do final da fase G1 actua um desses sistemas de controlo, determinando se a célula permanece nessa fase ou passa para a fase S.

No final de G2 o controlo verifica-se se a fase S ocorreu de modo correcto e se a célula está em condições de realizar mitose.

Outro controlo ocorre na transição metafase-anafase, atrasando-a no caso de alguns cromossomas não estarem correctamente ligados ao fuso acromático.

O que acontece à célula quando todos os mecanismos de controlo falham?(por alteração nos genes codificantes das proteínas envolvidas)

Nesta situação, pode verificar-se uma multiplicação descontrolada da célula devido à sucessão ininterrupta de divisões, a replicação de cromossomas com erros ou, ainda, a ocorrência de morte fora da altura prevista de acordo com a sua função no organismo.

Formam-se então massas anormais de células (tumores) que perderam o controlo dos seus ciclos celulares.

Se estas massas crescerem lentamente e as células se mantêm no seu tecido habitual, o tumor é benigno.

No caso das células cancerosas, verificam-se alterações nas suas membranas celulares e no seu metabolismo; as células saem dos tecidos habituais e entram nos vasos sanguíneos ou linfáticos. Mais tarde instalam-se noutros tecidos, invadindo-os e iniciando aí novos tumores – metástases.

Bibliografia:

http://www.cientic.com/ciclo_pp41.html

Carrajola, Cristina; Castro, Maria José; Hilário, teresa – Planeta com Vida, Porto, Santillana

top related