case pipoca da rô

Post on 10-Mar-2016

227 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Case Pipoca da Rô

TRANSCRIPT

Prêmio Colunistas - PromoÀrea: Cases de Marketing Promocional

Categoria: Institucional

CASE:

RESUMO DO CASE

Você sabia que todo cliente é como uma pipoca? Sim, é desta forma que pensamos. Afinal o que queremos realmente é que as marcas estourem no mercado!

A Tempo Brasil pretendia desenvolver uma campanha institucional da agência. Para isso, toda equipe de planejamento e criação se uniu em torno de um novo conceito.

Muito mais do que ir para o “lugar comum”, optou-se por utilizar e mostrar todos os serviços e departamentos da agência.

O conceito “pipoca” surgiu a partir de uma ideia simples. O milho de uma pipoca pode ser equiparado a um cliente. Se você utilizar ferramentas e “prepará-lo”, ele pode estourar no mercado.

CENÁRIO

A IDEIA

A partir de várias reuniões, surgiu a ideia de utilizarmos um comércio simples, o de um pipoqueiro, para desenvolvermos uma ação de cross mídia, promocional, sem mencionar, inicialmente a agência Tempo Brasil.

Com isso, a agência foi a campo, buscar um pipoqueiro para implantar o planejamento estratégico já traçado.

Dentro do perfil planejado, um casal de pipoqueiros chamou a atenção da agência.Rosângela e Rogério possuíam duas unidades, em pontos com ótima localização em Balneário Camboriú.

O CLIENTE

Em uma reunião com o casal foram explicados os objetivos e toda metodologia do que a agência iria implantar. Rosângela e Rogério não tinham nenhuma orientação de comunicação e marketing, não possuindo nem mesmo logomarca ou empresa constituída.

Logo após esta etapa, a agência pesquisou o mercado do cliente, levando em consideração a concorrência e, principalmente, o produto. Ficou claro que o produto do cliente e seu mix eram extremamente adequados. Só faltava efetivamente evidenciar isso e mostrar ao público em geral.

PRIMEIRA FASE

PRIMEIRA FASE

A etapa de naming foi primordial para o desenvolvimento de todos as demais estratégias e materiais. A agência precisava escolher um nome que fosse extremamente simples de ser pronunciado e também para utilização em mídias on line. Além disso, deveria ser uma criação que os próprios pipoqueiros poderiam ter imaginado. Isso porque lembramos que, na primeira etapa da campanha, a agência Tempo Brasil não poderia ser mencionada e, muito menos, as pessoas deveriam imaginar que havia uma agência “por de trás” de toda estratégia.

A agência optou por simplificar e dar o nome de Pipoca da Rô, visto que nas entrevistas com os pipoqueiros eles evidenciaram que o ponto da pipoqueira Rosângela era muito mais conhecido do que o outro.

PRIMEIRA FASE

Assim surgiu a PIPOCA DA RÔ.

A criação da logomarca foi o segundo passo.

A agência desenvolveu um ensaio fotográfico com os pipoqueiros, já que a estratégia foi a de utilizar os dois como personagens de toda a campanha. Queríamos fixar o nome/marca aos dois profissionais.

PRIMEIRA FASE

PRIMEIRA FASE

A estratégia adotada foi a de pulverizar em várias mídias as peças da Pipoca da Rô. As redes sociais foram essenciais na divulgação. Além delas (Twitter, Facebook e Foursquare) e do site, foi elaborada uma estratégia de convite via e-mail marketing para pessoas influentes na região (formadores de opinião e jornalistas). Todos os e-mails foram enviados por uma conta criada especificamente para ação (pipocadaro@gmail.com)

Convites e notas foram enviados para os principais colunistas. A Pipoca da Rô foi mencionada em colunas e teve matérias nos jornais, além de entrevistas em emissoras de TV.

PRIMEIRA FASE

Os próximos passos foram o de criação de todos os materiais que já constavam no planejamento, seguindo o conceito “Você já viu”, conforme abaixo e slides a seguir.

CARRINHO

PRIMEIRA FASE

OUTDOOR

PRIMEIRA FASE

ANÚNCIO JORNAL

PRIMEIRA FASE

CARTÃO FIDELIDADE

PRIMEIRA FASE

CONVITE

PRIMEIRA FASE

MINI FLYER

PRIMEIRA FASE

EMBALAGEM

PRIMEIRA FASE

SITE

PRIMEIRA FASE

REDES SOCIAIS - TWITTER – entre várias citações, até o prefeito de Balneário Camboriú indicou em sua conta do Twitter.

PRIMEIRA FASE

FACEBOOK

SEGUNDA FASE

SEGUNDA FASE

Após 20 dias da primeira etapa da campanha, a agência iniciou a segunda fase. Nela, a Tempo Brasil começou a aparecer como a criadora da Pipoca da Rô.

A estratégia foi a de utilizar o mesmo padrão visual da campanha, apenas posicionando a agência.

Para isso, foram utilizadas, basicamente, as mesmas mídias da primeira fase, conforme os próximos slides.

SEGUNDA FASE

OUTDOOR

SEGUNDA FASE

BUSDOOR

SEGUNDA FASE

ANÚNCIO JORNAL

PRIMEIRA FASE

CONVITE

SEGUNDA FASE

Além disso, a agência fez uma blitz com a Rádio Transamérica, na AV. Brasil, uma das mais movimentadas da cidade, com a Pipoca da Rô. Foram distribuídos mais de 500 sacos de pipoca e flyers. Foram feitas dezenas de chamadas na rádio e flashs ao vivo no dia do evento.

TEMPO, INVESTIMENTO E

PARCEIROS

TEMPO E INVESTIMENTOS

Desde a etapa de planejamento e seleção dos pipoqueiros até a blitz, a campanha durou cerca de dois meses.

Foram investidos pela agência Tempo Brasil aproximadamente R$ 4.200,00 e bonificados mais de R$ 10.000,00

Ressaltamos que os pipoqueiros tiveram custo ZERO com a ação.

PARCEIROS

A Tempo Brasil contou com uma série de parceiros. Foram eles:

Jornal Boca Jornal Diário da Cidade Jornal de Balneário Camboriú Jornal O Tempo Inove Outdoor H2 Outdoor Mega Plotagem RádioTransámerica Blend Comunição Camboriú Malas Revista Sopa de Siri

RESULTADOS

RESULTADOS PIPOCA DA RÔ

- 90% de crescimento nas vendas.

- Número de visitantes diários cresceu em mais de 50%.

- Formalização da empresa para a participação em eventos corporativos.

- Reconhecimento da marca Pipoca da Rô regionalmente.

- Inclusão no meio digital.

RESULTADOS TEMPO BRASIL

- Credibilidade e visibilidade no segmento da comunicação, com várias menções de agências, fornecedores e veículos.

- Conquista de novos clientes que foram impactados com a campanha e buscaram a Tempo Brasil pela sua criatividade e iniciativa.

- Convite para visita guiada por alunos universitários na agência que queriam entender melhor o processo de uma agência, passando por todos os departamentos e entendendo melhor os resultados da campanha.

top related