boneco jornal final jornal final 6.… · joanna de angelis - aja, é uma entidade não...

Post on 10-Jul-2020

4 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Associação dos Granjeiros Integrados em Terminação da Perdigão - Unidade Rio Verde

Ano II nº 6 Dezembro 2008

AginterpAginterpO integrado mais forte.

Boas Festas!

Próximo ano começa com parcerias

Boas perspectivas para solucionar problema de dejetos

Dezembro 20082

Aginterp faz parceria com Instituição Joanna de Angelis

Dezembro 2008 3

* Comercialização de Cama de Frango* Defensivos Agrícolas

* Fertilizantes* Sementes* Rações

* Comercialização de Cama de Frango* Defensivos Agrícolas

* Fertilizantes* Sementes* Rações

(64) 3621-2802(64) 8405-1646

Rua do Trevo esquina com Avenida Brasília, Qd.4 Lt.1Plantão: (64) 8403-5971

de Sinto isn tre o dm ei Dd an noe st El péA t rri ec tos n ipa gra A As ossociad

Fone: (64) 3631-7000

MECOLMONTAGENS ELETROMECÂNICAS CONDOR LTDA.______________________________MECOL

A Associação de Apoio ao Menor Joanna de Angelis - AJA, é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em junho de 1988, na cidade de Rio Verde. A instituição desenvolve atividades pedagógicas e educacionais com crianças e adolescentes do Bairro SERPRO e adjacências.

O projeto desenvolvido pela AJA visa oferecer educação às crianças e aos adolescentes, através de uma abordagem sócio-educativa, tendo como base o Estatuto da Criança e do Adolescente, na perspectiva de assegurar o desenvolvimento físico, psíquico e social, com vista a uma melhor qualidade de vida. Outro objetivo do projeto é promover a auto-estima, a descoberta dos talentos e capacidades dessas crianças e adolescentes, preparando-as para um futuro melhor.

Atualmente fazem parte do projeto 206 crianças e adolescentes, com idade entre 06 e 16 anos. B r i n c a n d o , a p r e n d e n d o e s e capacitando, eles desenvolvem suas atividades.

Preocupada com o processo de inclusão e permanência escolar, a AJA adotou como critério que todas as crianças e adolescentes, beneficiadas pela associação, estejam freqüentando a escola.

Como as atividades das crianças e adolescentes complementam dois períodos, um na escola formal e outro na Associação, houve diminuição do risco desses jovens estarem expostos à insalubridade e violência, que colocam em risco sua integridade física e emocional, assim como sua educação e seu futuro.

Na AJA, as crianças, os jovens e seus familiares passam por debates sobre os Direitos da Criança e do

Adolescente o papel da família no projeto e na construção. A Associação também desenvolve uma série de outras atividades culturais e esportivas. Outra preocupação da AJA é oferecer reforço escolar para evitar a repetência e a evasão na escola pública.

A criança e, ou adolescente cadastrado na Associação fica na instituição por um período de 4 horas diárias de segunda à sexta-feira. Eles participam de atividades intercaladas - sistema de rodízio - com o objetivo de estimular habilidades potenciais.

No dia 12/11 foi inaugurado o Centro de Formação da Área de Confecção, o centro visa capacitar as pessoas para gerar renda das famílias. O projeto é uma parceria AJA e Fundação Orsa. Todo o material para construção do local de treinamento e todas as máquinas foram doadas pela Fundação Orsa e a mão-de-obra para construção da estrutura física ficou por conta da AJA.

A AJA busca agora uma parceria com o SENAI para treinar as turmas, será dividido em dois estágios, um é o curso de aprendizagem para pessoas dos 12 aos 14 anos e o outro o curso de qualificação para pessoas acima de 18 anos. Cada turma contará com aproximadamente 20 pessoas, que serão selecionadas a partir do cadastro que preencherem na AJA.

A Aginterp está estruturando uma forma de convênio com o setor de confecção industrial dessa entidade para que o integrado possa comprar uniformes profissionais num custo mais acessível, além de colaborar com uma instituição filantrópica. O convênio está previsto para ser posto em prática no primeiro bimestre. Este é mais um serviço prestado pela Aginterp.

Dezembro 20084

Programa de qualificação de mão-de-obra granjeira

Giuller Mendes Gonçalves

CREA: 9550/TD-GO

Responsável Técnico

Montagem de Painéis ElétricosAssistência técnica em granjas de aves e suínos

Manutenção e InstalaçãoIndustrial

Montagem e Manutenção elétrica em granjasManutenção e Rebobinamento de motores elétricos

Predial e

Av. José Walter QD. 48 LT. 01, nº. 417 - Setor Morada do Sol - Rio Verde-GO

(64) 3623-1319(64) 8111-9694

A Eletroágil deseja um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Reforma e Vendas de Bombas Submersas e Nebulização

Manutenção em Painéis ElétricosAssistência em Poços Artesianos

Rua Zé da Vitamina, nº. 220 - DIMPERio Verde-Go.

(64) 3612-2285 (64) 9994-6925 / 9237-5324

Fone:Celular:

A União desejaBoas Festas

e um Feliz 2009!!!

regional.D e p o i s d e r e c r u t a d o e

selecionado as pessoas será dado início aos t rabalhos de qual i f icação, apresentando o funcionamento do programa e um minifilme das atividades em todos os processos, com material didático, uma cartilha das rotinas e horários de trabalho, apresentação da convenção coletiva com os pisos salariais.

O mater ia l d idát ico será preparado pelo corpo técnico da Perdigão, TLT e Associações Aginterp e Agigo.

O programa abrange todos os

O Senar em parceria com a Aginterp, Agigo, Perdigão e Sindicato Rural, deram início ao Programa de Qualificação de Mão-de-obra granjeira através de uma reunião realizada no dia 10/10/08. O programa consiste em promover a qualificação profissional, t re inar pessoas sem nenhuma experiência e reciclar as pessoas que já trabalham nas granjas.

O programa conta com um profissional de RH que fará o recrutamento e seleção das pessoas, e nesta etapa será usado a estrutura do Sindicato Rural e a divulgação será por meio de veículos de comunicação

sistemas SPL (Sistema de Produção de Leitões), SVT (Sistema Vertical Terminador), FGO (Frango de Corte), SPO (Sistema de Produção de Ovos).

O curso terá carga horária de 40 horas seqüencial de segunda à sexta. Serão 12 pessoas por turma com 2 cursos por mês para cada sistema (SPL, SVT, FGO, SPO), sendo que a primeira turma iniciará na 1ª quinzena de fevereiro.

As au las teór i cas serão ministradas no Sindicato Rural e as aulas práticas na Granja Escola Fesurv (FGO, SVT) e nas granjas dos produtores (SPL, SPO).

Finalizada 1ª etapa Programa Empreendedor Ruralmódulos, com uma carga horária de 136 horas, sendo 9 módulos de 8 horas e 4 módulos de 16 horas, totalizando 4 meses de duração.

São encontros presenciais e semanais formatados para que o participante vivencie os temas por meio de dinâmicas, jogos, exercícios e estudos de casos.

O participante recebe o material didático específico para cada conteúdo, e um certificado de conclusão do PER, que será fornecido apenas aos participantes com freqüência de 80% e que tenha concluído a elaboração de um Projeto.

O curso tem o objetivo de desenvolver e estimular o poder pessoal dos empreendedores do agronegócio, de forma a ampliar a eficiência na gestão

Encerrou no dia 18/11/08 a primeira etapa do PER - Programa Empreendedor Rural. A primeira turma a finalizar o Programa foi a Lobo Guará composta por 15 associados Aginterp. A 2ª etapa já está marcada para iniciar em janeiro, contando com a mesma turma.

A Aginterp em parceria com o SEBRAE e Senar, oferece mais um b e n e f í c i o a o s e u a s s o c i a d o , disponibilizando a ele o curso de qualificação na área rural.

O PER é estruturado em três etapas:=> 1ª Etapa: Elaboração do Projeto=> 2ª Etapa: Implementação=> 3ª Etapa: Empreendedorismo, Liderança e o seu papel social (capital social)

A 1ª etapa é desenvolvido em 14

do negócio agrícola, bem como, fortalecer as organizações rurais, por meio do desenvolvimento de lideranças que venham, através de ações sociais, políticas e econômicas, influenciar as transformações do setor e da sociedade.

O PER é dest inado aos produtores rurais, trabalhadores rurais e familiares.

Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de GoiásAginterpAginterpO integrado mais forte.

SENARGoiás

Dezembro 2008 5

Abastecimento do GLP

Rio VerdeRua 131, Qd.40 Lt.32, nº. 102

Jardim PresidenteFone: (64) 3623-0512

e-mail: geramaq.rioverde@terra.com.br

MineirosRua Corino José de Souza Qd.61 Lt.3 e 4

Jardim das PerobeirasFone: (64) 3661-1090

e-mail: wagnergeramaq@terra.com.br

Qualidade Garantida

Retirada, Transporte e Comercialização de Cama de Frango

Rua 115 n.º145 Jardim Presidente - Rio Verde - GO

Fone: E-mail:

(64) 3622-1498rmrioverde@gmail.com

CIPAAssessoria Ltda.

PPRA, LTCAT, CIPA, Palestras e Treinamentos.Assessoria Técnica em Segurança

e Engenharia do Trabalho.

Rua 12 nº 929 - Jardim AméricaTel: 3623-1127 / 8405-7288 / 9907-4230

E-mail: cipaassessoria@bol.com.br

Com a finalidade de melhoria no a t e n d i m e n t o , s e g u r a n ç a e abastecimento do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) destinado ao aquecimento das granjas, a Liquigás vem atender a solicitação do Departamento de A g r o p e c u á r i a d a P e r d i g ã o , d i spon ib i l i zando os segu in tes procedimentos, canais de solicitações e informação, conforme abaixo.

1º - O abastecimento para alojamento, ocorrerá em média 3 (três) dias após o abate do lote anterior, conforme informação do cronograma enviado pela Perdigão (abate e alojamento), deixando a granja pronta a receber o novo lote, aumentando assim a m a r g e m d e s e g u r a n ç a d a disponibilidade.

2 º - O s p e d i d o s p a r a abastecimento de REFORÇO, poderão ser realizados nos telefones: 90xx62 3878-9422 (a cobrar) e (64) 9981-0082 - Sra. Flúvia.

Para contatos: (62) 3878-9405 (Vanderlei - SULOG-GO) e (62) 3878-9422 (Flúvia - SULOG-GO)Obs.: No momento da solicitação o sistema gerará o número de protocolo. Portanto, para a sua segurança solicite e anote o mesmo no momento do pedido.

3º - O critério de atendimento aos pedidos de reforços Rio Verde será o a c o r d a d o e n t r e L i q u i g á s e Departamento de Agropecuária da Perdigão conforme abaixo:

=> Pedidos efetuados até às 11: 00 hs do dia, serão atendidos no dia

seguinte.=> Pedidos efetuados a partir

das 11:01hs do dia, serão atendidos no segundo dia subseqüente.

Os abastecimentos serão realizados em dias úteis.

O b s . : O s h o r á r i o s d e atendimento dos pedidos de reforço são: das 08:00 às 11:50 e das 13:30 às 17:30h, de segunda a sexta-feira.

AginterpAginterpO integrado mais forte.

Aviso ImportanteComunicamos a todos os associados com cobrança de imposto

na nota fiscal de gerador, favor dirigir-se imediatamente ao departamento de Implantação na Perdigão munido da documentação em referência e falar com Heliar Celso Milani para solucionar o problema.

Que o Natal de vocês seja a esperança do ano que está por vir, com todas as realizações possíveis e imaginárias.

Feliz Natal e Ano Novo!

São os votos da Aginterp a todos os seus associados!

Dezembro 2008

Dejetos: Solução ou problema

6

3623-45193623-45193623-4519

MATERIAIS ELÉTRICOS E HIDRÁULICOSMATERIAIS ELÉTRICOS E HIDRÁULICOSMATERIAIS ELÉTRICOS E HIDRÁULICOS

Corf ioFios e cabos elétricosLâmpadasLâmpadas

®

Rua 14, nº. 172 Jardim Goiás (Ao lado da Comigo)

Biocavalete é solução para bombeamento de dejeto de suínosEquipamento lançado em Rio

Verde pode gerar economia de até R$ 2.600,00 por mês para suinocultores. Baixo custo, fácil manutenção e preocupação com o meio ambiente são os focos do produto.

Um dos maiores desafios do setor está na manutenção e finalidade dos dejetos que precisam ser liberados ao meio ambiente. Os dejetos não podem ser liberados de qualquer forma, devido ao alto nível de gases e composições químicas, prejudiciais ao ambiente. Os equipamentos em contato com gases e dejeto também sofrem

deterioramento, por isto a cada instante estão se desenvolvendo novas tecnologias para solucionar o problema.

Algumas empresas estão desenvolvendo soluções completas para tratar dos biodigestores. A Comelli Assessoria, empresa do ramo de manutenção de máquinas industriais desenvolveu o Biocavalete, movido a gás e a gasolina.

Segundo Wanderson, um dos diretores da empresa, o projeto durou cerca de um ano. “O Biocavalete é de fácil manuseio, baixo custo e pode render uma economia de até R$ 2.600

reais ao mês para o suinocultor substituindo as bombas impulsionadas por trator ou motores a diesel.

A grande vantagem deste equipamento é a partida que é iniciado com gasolina e depois transferido para o gás proporcionando uma facilidade muito grande na operação. O mesmo possui também forma de limpar e lubrificar o motor após sua utilização com gás, eliminando parte do processo de corrosão e aumentando a vida útil do equipamento, proporcionando assim maior economia ao produtor.

BIOCAVALETE

SOLUÇÃO PARA BIODIGESTORES

- Vazão de 50 mil m³ por hora- Alcance de até 4.500 metros- Movido a gás e gasolina- Fácil manuseio e baixo custo- 1 ano de garantia

Locação e Venda!

e manutenção de máquinas industriais

AssessoriaComelli

Desenvolvido e comercializado por:

64 3622-5759Rio Verde - GO

WWW.COMELLIASSESSORIA.COM.BR

Bomba para vazão de lagoas de dejeto

Os efluentes gerados pela atividade da suinocultura merece muita atenção em todos os seus aspectos. Ele é um sub produto que se não for bem administrado pode causar grandes problemas para o meio ambiente e também para o solo de que tanto precisamos, causando prejuízos e desequilíbrio. Ao mesmo tempo se for bem utilizado muito nos ajuda trazendo possibilidade de ganho financeiro e ao meio ambiente.

Para auxiliar no conhecimento e utilização melhor dos dejetos, primeiro é preciso conhecê-lo com propriedade. Vários estudos já foram elaborados por pesquisadores em diversas regiões do país, mas é necessário conhecermos melhor a nossa realidade e qual a verdadeira nutrição e maneira de trabalhar com nossos dejetos.

Para isso a Aginterp contratou recentemente a Neotrópica Tecnologia Ambienttal Ltda., empresa privada especialista em tecnologia ambiental como estudos ambientais, recuperação de áreas degradadas, tratamento de ef luentes, educação ambiental , monitoramento da qualidade da água,

dejetos, efluentes diversos. A empresa possui sede em Goiânia-Go e pode ser visitada pelo site www.neotropica.net.

A Netrópica foi contratada para elaborar um estudo técnico do sistema de tratamento proposto pela Perdigão para todos os associados da Aginterp.

Após a confecção e entrega deste estudo, tanto para os integrados quanto ao Semarh, será elaborado um laudo oficial divulgando se a nova configuração de tratamento é viável ou não, para os efluentes das granjas.

O respectivo laudo será o documento que a Aginterp utilizará para apresentar à Perdigão as suas considerações acerca de um importante assunto que é a sanidade ambiental da região.

Após concluído esse estudo, teremos informações reais para tomada de decisão sobre qual a melhor maneira de armazenamento, qual volume necessário de lagoas que precisaremos.

Sabemos que existem vários problemas na ordem de tempo de armazenamento principalmente nos meses de outubro a maio/junho de cada ano, período que a maioria das áreas

disponíveis para aplicação dos dejetos ao redor das granjas estão com lavoura plantada impossibilitando a aplicação e outro fator é que coincide exatamente com período de chuvas concentradas que pioram a situação.

Assim informamos que a empresa contratada deverá entregar seu laudo até o mês de abril. E esta fazendo várias coletas desde outubro para pegar amostras de vários períodos do ano de granjas com e sem biodigestor.

Foram escolhidas 4 granjas com indicação da Perdigão para elaboração do estudo.

Logo que concluído o trabalho faremos um reunião específica para decidir sobre o assunto verificando se podemos continuar a permitir que a Perdigão diminua o volume de lagoa existente nas granjas, o que vem fazendo há algum tempo.

Achamos muito importante conhecermos melhor nossa realidade para podermos decidir sobre os dejetos como uma SOLUÇÃO e NÃO PROBLEMAS.

Cássio Bellintani IplinskyVice-Presidente SVT

Dezembro 2008 7

Forno & FogãoBy Yara Selaysim

Quando precisamos comprar qualquer tipo de alimento pra nossa família, sempre procuramos o melhor, e em relação a carnes, mais cuidados temos ainda, pois é um produto extremamente perecível. No passado a carne suína sempre fo i mui to hostilizada, considerada uma carne que se fosse necessário saber de sua procedência, pois poderia ter parasitas ou outros problemas. Sendo assim, os cuidados ao adquirir o produto sempre foram maiores.

Temos abaixo alguns itens que atendem a todos os tipos de carnes:=> Verifique a data de fabricação, a validade e as condições de embalagem. Se apresentar suor ou l íquido escorrendo é sinal de deficiência na

refrigeração. => Certifique-se da procedência da carne, exigindo o carimbo do serviço de inspeção sanitária e o certificado de compra que ateste que o produto foi adqu i r ido em es tabe lec imento inspecionado e de sanidade garantida. => Verifique as condições gerais do estabelecimento de venda, iluminação, higiene, estado de conservação dos equipamentos e higiene e apresentação dos atendentes. Isso vale não apenas para carnes, mas para qualquer alimento.

Risoto do Cerrado·* Costelinha de porco·* Paio ou calabresa (Se preferir pode por lingüiça caseira mesmo)

·* Pequi (pode ser a fruta ou em conserva)·* Coxinhas de frango ·* Cebola em rodelas ·* Alho·* Guariroba em rodelas ·* Pimenta de cheiro ·* Tempero a gosto·* Arroz ·* Ervilhas verdes congeladas

Frite a cebola em pouco óleo ate ficar bem dourada sem queimar, acrescente a costelinha de porco e os pedaços de frango, tempere a gosto com sal, pimenta do reino, pimenta bode, alho. Vá fritando e pingando água ate ficar bem corado e cozido. Coloque o paio em rodelas e vá fritando. Acrescente o pequi e cozinhe mais um pouco. Ponha um pouco mais de água. Coloque o arroz já lavado, as ervilhas e a guariroba. Ponha água suficiente pra cobrir. Quando ferver, apure os temperos. Deixe cozinhar ate que o arroz esteja macio. Sirva bem quentinho e mais úmido com bastante cheiro verde e pimenta de cheiro picadinha por cima.

Yara Costa Selaysimselaysim@hotmail.com

A Alimentar, chega ao mercado com a proposta de fornecer refeições saudáveis e de alta qualidade

para a sua empresa. Sabe-se da importância que é a satisfação dos funcionários com relação à

alimentação, cujo resultado é um maior rendimento do trabalho, mais saúde e maior dedicação. É

esse o retorno que a Alimentar deseja dar a sua empresa, oferecendo almoços e refeições elaborados

com material de primeira qualidade, com toda higiene e profissionalismo, tudo de acordo com os

horários e as necessidades da sua empresa. Esperamos seu contato para iniciarmos uma parceria de

sucesso garantido.

Rua Gumercindo Ferreira, nº. 593 - Centro - Rio Verde-Go.

Fone: (64) 3621-5203Uma empresa do Grupo Colonial

Dezembro 20088

Editorial

Rua Dª Maricota nº 199

Jd. Marconal Sl. 10 - Rio Verde - GO

(64) 3623-1166 aginterp@uol.com.br

Presidente: Angelo Thomaz Landim Jr,

Vice-Presidente FGO: Fabiano Ferrari,

Vice-Presidente SVT: Cássio Iplinsky,

Vice-Presidente SPO: Evandro Abib,

Vice-Presidente Administrativo: Judith Turbay

Dep. Comercial: Priscilla Guardiano

Jornalista Responsável: Wenya Alecrim

RDOC/6143106-01

Fotos: Priscilla Guardiano

Tiragem: 1.000 exemplares,

Impressão: Gráfica Êxodo

Diagramação: Priscilla Guardiano

Uma publicação mensal da AGINTERP

AginterpAginterpO integrado mais forte.

oportunidades que podem surgir. Entendemos que a estabilização

da economia brasileira, tem nos permitido tempo para pensar em que passo tomar de agora em diante. E este passo com certeza será rumo a um futuro economicamente viável.

Depois de tanta conversa séria, falemos de algo mais ameno. A diretoria da Aginterp deseja que neste final de ano você possa somar todas as alegrias e dividir seu entusiasmo de ser feliz. Somos privilegiados porque contamos com a sua amizade, apoio e confiança.

A nossa meta é oferecer sempre o melhor. Aos nossos associados, parceiros e amigos o nosso muito obrigado, por termos compartilhado alegrias e vitórias. Tenham um ótimo final de ano e boas festas.

Angelo Thomaz Landim JúniorPresidente Aginterp

Q u a n d o paramos para r e l e m b r a r o s mais de 300 dias que ficaram para t rás temos a sensação de que desenvolvemos um bom trabalho este ano, mas ao mesmo tempo nos traz a mente,

que um novo ano esta prestes a se iniciar e com ele novos alvos.

A Aginterp neste sentido tem buscado trabalhar em sintonia com o associado, ouvindo sugestões e criticas, tomando as medidas cabíveis.

O final deste ano, com certeza se mostra atípico ao que temos vivido nos últimos cinco anos. A tão falada e especulada desaceleração da economia mundial, tem deixado empresários apreensivos e não era para menos. No entanto costumo dizer que são nestes momentos que devemos tirar o “s” da pa lavra cr ise , e v isua l izar as

top related