boneco jornal final jornal final 6.… · joanna de angelis - aja, é uma entidade não...

8
Associação dos Granjeiros Integrados em Terminação da Perdigão - Unidade Rio Verde Ano II nº 6 Dezembro 2008 Aginterp O integrado mais forte. Boas Festas! Próximo ano começa com parcerias Boas perspectivas para solucionar problema de dejetos

Upload: others

Post on 10-Jul-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BONECO JORNAL FINAL JORNAL FINAL 6.… · Joanna de Angelis - AJA, é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em junho de 1988, na cidade de Rio Verde. A instituição

Associação dos Granjeiros Integrados em Terminação da Perdigão - Unidade Rio Verde

Ano II nº 6 Dezembro 2008

AginterpAginterpO integrado mais forte.

Boas Festas!

Próximo ano começa com parcerias

Boas perspectivas para solucionar problema de dejetos

Page 2: BONECO JORNAL FINAL JORNAL FINAL 6.… · Joanna de Angelis - AJA, é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em junho de 1988, na cidade de Rio Verde. A instituição

Dezembro 20082

Page 3: BONECO JORNAL FINAL JORNAL FINAL 6.… · Joanna de Angelis - AJA, é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em junho de 1988, na cidade de Rio Verde. A instituição

Aginterp faz parceria com Instituição Joanna de Angelis

Dezembro 2008 3

* Comercialização de Cama de Frango* Defensivos Agrícolas

* Fertilizantes* Sementes* Rações

* Comercialização de Cama de Frango* Defensivos Agrícolas

* Fertilizantes* Sementes* Rações

(64) 3621-2802(64) 8405-1646

Rua do Trevo esquina com Avenida Brasília, Qd.4 Lt.1Plantão: (64) 8403-5971

de Sinto isn tre o dm ei Dd an noe st El péA t rri ec tos n ipa gra A As ossociad

Fone: (64) 3631-7000

MECOLMONTAGENS ELETROMECÂNICAS CONDOR LTDA.______________________________MECOL

A Associação de Apoio ao Menor Joanna de Angelis - AJA, é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em junho de 1988, na cidade de Rio Verde. A instituição desenvolve atividades pedagógicas e educacionais com crianças e adolescentes do Bairro SERPRO e adjacências.

O projeto desenvolvido pela AJA visa oferecer educação às crianças e aos adolescentes, através de uma abordagem sócio-educativa, tendo como base o Estatuto da Criança e do Adolescente, na perspectiva de assegurar o desenvolvimento físico, psíquico e social, com vista a uma melhor qualidade de vida. Outro objetivo do projeto é promover a auto-estima, a descoberta dos talentos e capacidades dessas crianças e adolescentes, preparando-as para um futuro melhor.

Atualmente fazem parte do projeto 206 crianças e adolescentes, com idade entre 06 e 16 anos. B r i n c a n d o , a p r e n d e n d o e s e capacitando, eles desenvolvem suas atividades.

Preocupada com o processo de inclusão e permanência escolar, a AJA adotou como critério que todas as crianças e adolescentes, beneficiadas pela associação, estejam freqüentando a escola.

Como as atividades das crianças e adolescentes complementam dois períodos, um na escola formal e outro na Associação, houve diminuição do risco desses jovens estarem expostos à insalubridade e violência, que colocam em risco sua integridade física e emocional, assim como sua educação e seu futuro.

Na AJA, as crianças, os jovens e seus familiares passam por debates sobre os Direitos da Criança e do

Adolescente o papel da família no projeto e na construção. A Associação também desenvolve uma série de outras atividades culturais e esportivas. Outra preocupação da AJA é oferecer reforço escolar para evitar a repetência e a evasão na escola pública.

A criança e, ou adolescente cadastrado na Associação fica na instituição por um período de 4 horas diárias de segunda à sexta-feira. Eles participam de atividades intercaladas - sistema de rodízio - com o objetivo de estimular habilidades potenciais.

No dia 12/11 foi inaugurado o Centro de Formação da Área de Confecção, o centro visa capacitar as pessoas para gerar renda das famílias. O projeto é uma parceria AJA e Fundação Orsa. Todo o material para construção do local de treinamento e todas as máquinas foram doadas pela Fundação Orsa e a mão-de-obra para construção da estrutura física ficou por conta da AJA.

A AJA busca agora uma parceria com o SENAI para treinar as turmas, será dividido em dois estágios, um é o curso de aprendizagem para pessoas dos 12 aos 14 anos e o outro o curso de qualificação para pessoas acima de 18 anos. Cada turma contará com aproximadamente 20 pessoas, que serão selecionadas a partir do cadastro que preencherem na AJA.

A Aginterp está estruturando uma forma de convênio com o setor de confecção industrial dessa entidade para que o integrado possa comprar uniformes profissionais num custo mais acessível, além de colaborar com uma instituição filantrópica. O convênio está previsto para ser posto em prática no primeiro bimestre. Este é mais um serviço prestado pela Aginterp.

Page 4: BONECO JORNAL FINAL JORNAL FINAL 6.… · Joanna de Angelis - AJA, é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em junho de 1988, na cidade de Rio Verde. A instituição

Dezembro 20084

Programa de qualificação de mão-de-obra granjeira

Giuller Mendes Gonçalves

CREA: 9550/TD-GO

Responsável Técnico

Montagem de Painéis ElétricosAssistência técnica em granjas de aves e suínos

Manutenção e InstalaçãoIndustrial

Montagem e Manutenção elétrica em granjasManutenção e Rebobinamento de motores elétricos

Predial e

Av. José Walter QD. 48 LT. 01, nº. 417 - Setor Morada do Sol - Rio Verde-GO

(64) 3623-1319(64) 8111-9694

A Eletroágil deseja um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Reforma e Vendas de Bombas Submersas e Nebulização

Manutenção em Painéis ElétricosAssistência em Poços Artesianos

Rua Zé da Vitamina, nº. 220 - DIMPERio Verde-Go.

(64) 3612-2285 (64) 9994-6925 / 9237-5324

Fone:Celular:

A União desejaBoas Festas

e um Feliz 2009!!!

regional.D e p o i s d e r e c r u t a d o e

selecionado as pessoas será dado início aos t rabalhos de qual i f icação, apresentando o funcionamento do programa e um minifilme das atividades em todos os processos, com material didático, uma cartilha das rotinas e horários de trabalho, apresentação da convenção coletiva com os pisos salariais.

O mater ia l d idát ico será preparado pelo corpo técnico da Perdigão, TLT e Associações Aginterp e Agigo.

O programa abrange todos os

O Senar em parceria com a Aginterp, Agigo, Perdigão e Sindicato Rural, deram início ao Programa de Qualificação de Mão-de-obra granjeira através de uma reunião realizada no dia 10/10/08. O programa consiste em promover a qualificação profissional, t re inar pessoas sem nenhuma experiência e reciclar as pessoas que já trabalham nas granjas.

O programa conta com um profissional de RH que fará o recrutamento e seleção das pessoas, e nesta etapa será usado a estrutura do Sindicato Rural e a divulgação será por meio de veículos de comunicação

sistemas SPL (Sistema de Produção de Leitões), SVT (Sistema Vertical Terminador), FGO (Frango de Corte), SPO (Sistema de Produção de Ovos).

O curso terá carga horária de 40 horas seqüencial de segunda à sexta. Serão 12 pessoas por turma com 2 cursos por mês para cada sistema (SPL, SVT, FGO, SPO), sendo que a primeira turma iniciará na 1ª quinzena de fevereiro.

As au las teór i cas serão ministradas no Sindicato Rural e as aulas práticas na Granja Escola Fesurv (FGO, SVT) e nas granjas dos produtores (SPL, SPO).

Finalizada 1ª etapa Programa Empreendedor Ruralmódulos, com uma carga horária de 136 horas, sendo 9 módulos de 8 horas e 4 módulos de 16 horas, totalizando 4 meses de duração.

São encontros presenciais e semanais formatados para que o participante vivencie os temas por meio de dinâmicas, jogos, exercícios e estudos de casos.

O participante recebe o material didático específico para cada conteúdo, e um certificado de conclusão do PER, que será fornecido apenas aos participantes com freqüência de 80% e que tenha concluído a elaboração de um Projeto.

O curso tem o objetivo de desenvolver e estimular o poder pessoal dos empreendedores do agronegócio, de forma a ampliar a eficiência na gestão

Encerrou no dia 18/11/08 a primeira etapa do PER - Programa Empreendedor Rural. A primeira turma a finalizar o Programa foi a Lobo Guará composta por 15 associados Aginterp. A 2ª etapa já está marcada para iniciar em janeiro, contando com a mesma turma.

A Aginterp em parceria com o SEBRAE e Senar, oferece mais um b e n e f í c i o a o s e u a s s o c i a d o , disponibilizando a ele o curso de qualificação na área rural.

O PER é estruturado em três etapas:=> 1ª Etapa: Elaboração do Projeto=> 2ª Etapa: Implementação=> 3ª Etapa: Empreendedorismo, Liderança e o seu papel social (capital social)

A 1ª etapa é desenvolvido em 14

do negócio agrícola, bem como, fortalecer as organizações rurais, por meio do desenvolvimento de lideranças que venham, através de ações sociais, políticas e econômicas, influenciar as transformações do setor e da sociedade.

O PER é dest inado aos produtores rurais, trabalhadores rurais e familiares.

Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de GoiásAginterpAginterpO integrado mais forte.

SENARGoiás

Page 5: BONECO JORNAL FINAL JORNAL FINAL 6.… · Joanna de Angelis - AJA, é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em junho de 1988, na cidade de Rio Verde. A instituição

Dezembro 2008 5

Abastecimento do GLP

Rio VerdeRua 131, Qd.40 Lt.32, nº. 102

Jardim PresidenteFone: (64) 3623-0512

e-mail: [email protected]

MineirosRua Corino José de Souza Qd.61 Lt.3 e 4

Jardim das PerobeirasFone: (64) 3661-1090

e-mail: [email protected]

Qualidade Garantida

Retirada, Transporte e Comercialização de Cama de Frango

Rua 115 n.º145 Jardim Presidente - Rio Verde - GO

Fone: E-mail:

(64) [email protected]

CIPAAssessoria Ltda.

PPRA, LTCAT, CIPA, Palestras e Treinamentos.Assessoria Técnica em Segurança

e Engenharia do Trabalho.

Rua 12 nº 929 - Jardim AméricaTel: 3623-1127 / 8405-7288 / 9907-4230

E-mail: [email protected]

Com a finalidade de melhoria no a t e n d i m e n t o , s e g u r a n ç a e abastecimento do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) destinado ao aquecimento das granjas, a Liquigás vem atender a solicitação do Departamento de A g r o p e c u á r i a d a P e r d i g ã o , d i spon ib i l i zando os segu in tes procedimentos, canais de solicitações e informação, conforme abaixo.

1º - O abastecimento para alojamento, ocorrerá em média 3 (três) dias após o abate do lote anterior, conforme informação do cronograma enviado pela Perdigão (abate e alojamento), deixando a granja pronta a receber o novo lote, aumentando assim a m a r g e m d e s e g u r a n ç a d a disponibilidade.

2 º - O s p e d i d o s p a r a abastecimento de REFORÇO, poderão ser realizados nos telefones: 90xx62 3878-9422 (a cobrar) e (64) 9981-0082 - Sra. Flúvia.

Para contatos: (62) 3878-9405 (Vanderlei - SULOG-GO) e (62) 3878-9422 (Flúvia - SULOG-GO)Obs.: No momento da solicitação o sistema gerará o número de protocolo. Portanto, para a sua segurança solicite e anote o mesmo no momento do pedido.

3º - O critério de atendimento aos pedidos de reforços Rio Verde será o a c o r d a d o e n t r e L i q u i g á s e Departamento de Agropecuária da Perdigão conforme abaixo:

=> Pedidos efetuados até às 11: 00 hs do dia, serão atendidos no dia

seguinte.=> Pedidos efetuados a partir

das 11:01hs do dia, serão atendidos no segundo dia subseqüente.

Os abastecimentos serão realizados em dias úteis.

O b s . : O s h o r á r i o s d e atendimento dos pedidos de reforço são: das 08:00 às 11:50 e das 13:30 às 17:30h, de segunda a sexta-feira.

AginterpAginterpO integrado mais forte.

Aviso ImportanteComunicamos a todos os associados com cobrança de imposto

na nota fiscal de gerador, favor dirigir-se imediatamente ao departamento de Implantação na Perdigão munido da documentação em referência e falar com Heliar Celso Milani para solucionar o problema.

Que o Natal de vocês seja a esperança do ano que está por vir, com todas as realizações possíveis e imaginárias.

Feliz Natal e Ano Novo!

São os votos da Aginterp a todos os seus associados!

Page 6: BONECO JORNAL FINAL JORNAL FINAL 6.… · Joanna de Angelis - AJA, é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em junho de 1988, na cidade de Rio Verde. A instituição

Dezembro 2008

Dejetos: Solução ou problema

6

3623-45193623-45193623-4519

MATERIAIS ELÉTRICOS E HIDRÁULICOSMATERIAIS ELÉTRICOS E HIDRÁULICOSMATERIAIS ELÉTRICOS E HIDRÁULICOS

Corf ioFios e cabos elétricosLâmpadasLâmpadas

®

Rua 14, nº. 172 Jardim Goiás (Ao lado da Comigo)

Biocavalete é solução para bombeamento de dejeto de suínosEquipamento lançado em Rio

Verde pode gerar economia de até R$ 2.600,00 por mês para suinocultores. Baixo custo, fácil manutenção e preocupação com o meio ambiente são os focos do produto.

Um dos maiores desafios do setor está na manutenção e finalidade dos dejetos que precisam ser liberados ao meio ambiente. Os dejetos não podem ser liberados de qualquer forma, devido ao alto nível de gases e composições químicas, prejudiciais ao ambiente. Os equipamentos em contato com gases e dejeto também sofrem

deterioramento, por isto a cada instante estão se desenvolvendo novas tecnologias para solucionar o problema.

Algumas empresas estão desenvolvendo soluções completas para tratar dos biodigestores. A Comelli Assessoria, empresa do ramo de manutenção de máquinas industriais desenvolveu o Biocavalete, movido a gás e a gasolina.

Segundo Wanderson, um dos diretores da empresa, o projeto durou cerca de um ano. “O Biocavalete é de fácil manuseio, baixo custo e pode render uma economia de até R$ 2.600

reais ao mês para o suinocultor substituindo as bombas impulsionadas por trator ou motores a diesel.

A grande vantagem deste equipamento é a partida que é iniciado com gasolina e depois transferido para o gás proporcionando uma facilidade muito grande na operação. O mesmo possui também forma de limpar e lubrificar o motor após sua utilização com gás, eliminando parte do processo de corrosão e aumentando a vida útil do equipamento, proporcionando assim maior economia ao produtor.

BIOCAVALETE

SOLUÇÃO PARA BIODIGESTORES

- Vazão de 50 mil m³ por hora- Alcance de até 4.500 metros- Movido a gás e gasolina- Fácil manuseio e baixo custo- 1 ano de garantia

Locação e Venda!

e manutenção de máquinas industriais

AssessoriaComelli

Desenvolvido e comercializado por:

64 3622-5759Rio Verde - GO

WWW.COMELLIASSESSORIA.COM.BR

Bomba para vazão de lagoas de dejeto

Os efluentes gerados pela atividade da suinocultura merece muita atenção em todos os seus aspectos. Ele é um sub produto que se não for bem administrado pode causar grandes problemas para o meio ambiente e também para o solo de que tanto precisamos, causando prejuízos e desequilíbrio. Ao mesmo tempo se for bem utilizado muito nos ajuda trazendo possibilidade de ganho financeiro e ao meio ambiente.

Para auxiliar no conhecimento e utilização melhor dos dejetos, primeiro é preciso conhecê-lo com propriedade. Vários estudos já foram elaborados por pesquisadores em diversas regiões do país, mas é necessário conhecermos melhor a nossa realidade e qual a verdadeira nutrição e maneira de trabalhar com nossos dejetos.

Para isso a Aginterp contratou recentemente a Neotrópica Tecnologia Ambienttal Ltda., empresa privada especialista em tecnologia ambiental como estudos ambientais, recuperação de áreas degradadas, tratamento de ef luentes, educação ambiental , monitoramento da qualidade da água,

dejetos, efluentes diversos. A empresa possui sede em Goiânia-Go e pode ser visitada pelo site www.neotropica.net.

A Netrópica foi contratada para elaborar um estudo técnico do sistema de tratamento proposto pela Perdigão para todos os associados da Aginterp.

Após a confecção e entrega deste estudo, tanto para os integrados quanto ao Semarh, será elaborado um laudo oficial divulgando se a nova configuração de tratamento é viável ou não, para os efluentes das granjas.

O respectivo laudo será o documento que a Aginterp utilizará para apresentar à Perdigão as suas considerações acerca de um importante assunto que é a sanidade ambiental da região.

Após concluído esse estudo, teremos informações reais para tomada de decisão sobre qual a melhor maneira de armazenamento, qual volume necessário de lagoas que precisaremos.

Sabemos que existem vários problemas na ordem de tempo de armazenamento principalmente nos meses de outubro a maio/junho de cada ano, período que a maioria das áreas

disponíveis para aplicação dos dejetos ao redor das granjas estão com lavoura plantada impossibilitando a aplicação e outro fator é que coincide exatamente com período de chuvas concentradas que pioram a situação.

Assim informamos que a empresa contratada deverá entregar seu laudo até o mês de abril. E esta fazendo várias coletas desde outubro para pegar amostras de vários períodos do ano de granjas com e sem biodigestor.

Foram escolhidas 4 granjas com indicação da Perdigão para elaboração do estudo.

Logo que concluído o trabalho faremos um reunião específica para decidir sobre o assunto verificando se podemos continuar a permitir que a Perdigão diminua o volume de lagoa existente nas granjas, o que vem fazendo há algum tempo.

Achamos muito importante conhecermos melhor nossa realidade para podermos decidir sobre os dejetos como uma SOLUÇÃO e NÃO PROBLEMAS.

Cássio Bellintani IplinskyVice-Presidente SVT

Page 7: BONECO JORNAL FINAL JORNAL FINAL 6.… · Joanna de Angelis - AJA, é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em junho de 1988, na cidade de Rio Verde. A instituição

Dezembro 2008 7

Forno & FogãoBy Yara Selaysim

Quando precisamos comprar qualquer tipo de alimento pra nossa família, sempre procuramos o melhor, e em relação a carnes, mais cuidados temos ainda, pois é um produto extremamente perecível. No passado a carne suína sempre fo i mui to hostilizada, considerada uma carne que se fosse necessário saber de sua procedência, pois poderia ter parasitas ou outros problemas. Sendo assim, os cuidados ao adquirir o produto sempre foram maiores.

Temos abaixo alguns itens que atendem a todos os tipos de carnes:=> Verifique a data de fabricação, a validade e as condições de embalagem. Se apresentar suor ou l íquido escorrendo é sinal de deficiência na

refrigeração. => Certifique-se da procedência da carne, exigindo o carimbo do serviço de inspeção sanitária e o certificado de compra que ateste que o produto foi adqu i r ido em es tabe lec imento inspecionado e de sanidade garantida. => Verifique as condições gerais do estabelecimento de venda, iluminação, higiene, estado de conservação dos equipamentos e higiene e apresentação dos atendentes. Isso vale não apenas para carnes, mas para qualquer alimento.

Risoto do Cerrado·* Costelinha de porco·* Paio ou calabresa (Se preferir pode por lingüiça caseira mesmo)

·* Pequi (pode ser a fruta ou em conserva)·* Coxinhas de frango ·* Cebola em rodelas ·* Alho·* Guariroba em rodelas ·* Pimenta de cheiro ·* Tempero a gosto·* Arroz ·* Ervilhas verdes congeladas

Frite a cebola em pouco óleo ate ficar bem dourada sem queimar, acrescente a costelinha de porco e os pedaços de frango, tempere a gosto com sal, pimenta do reino, pimenta bode, alho. Vá fritando e pingando água ate ficar bem corado e cozido. Coloque o paio em rodelas e vá fritando. Acrescente o pequi e cozinhe mais um pouco. Ponha um pouco mais de água. Coloque o arroz já lavado, as ervilhas e a guariroba. Ponha água suficiente pra cobrir. Quando ferver, apure os temperos. Deixe cozinhar ate que o arroz esteja macio. Sirva bem quentinho e mais úmido com bastante cheiro verde e pimenta de cheiro picadinha por cima.

Yara Costa [email protected]

A Alimentar, chega ao mercado com a proposta de fornecer refeições saudáveis e de alta qualidade

para a sua empresa. Sabe-se da importância que é a satisfação dos funcionários com relação à

alimentação, cujo resultado é um maior rendimento do trabalho, mais saúde e maior dedicação. É

esse o retorno que a Alimentar deseja dar a sua empresa, oferecendo almoços e refeições elaborados

com material de primeira qualidade, com toda higiene e profissionalismo, tudo de acordo com os

horários e as necessidades da sua empresa. Esperamos seu contato para iniciarmos uma parceria de

sucesso garantido.

Rua Gumercindo Ferreira, nº. 593 - Centro - Rio Verde-Go.

Fone: (64) 3621-5203Uma empresa do Grupo Colonial

Page 8: BONECO JORNAL FINAL JORNAL FINAL 6.… · Joanna de Angelis - AJA, é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em junho de 1988, na cidade de Rio Verde. A instituição

Dezembro 20088

Editorial

Rua Dª Maricota nº 199

Jd. Marconal Sl. 10 - Rio Verde - GO

(64) 3623-1166 [email protected]

Presidente: Angelo Thomaz Landim Jr,

Vice-Presidente FGO: Fabiano Ferrari,

Vice-Presidente SVT: Cássio Iplinsky,

Vice-Presidente SPO: Evandro Abib,

Vice-Presidente Administrativo: Judith Turbay

Dep. Comercial: Priscilla Guardiano

Jornalista Responsável: Wenya Alecrim

RDOC/6143106-01

Fotos: Priscilla Guardiano

Tiragem: 1.000 exemplares,

Impressão: Gráfica Êxodo

Diagramação: Priscilla Guardiano

Uma publicação mensal da AGINTERP

AginterpAginterpO integrado mais forte.

oportunidades que podem surgir. Entendemos que a estabilização

da economia brasileira, tem nos permitido tempo para pensar em que passo tomar de agora em diante. E este passo com certeza será rumo a um futuro economicamente viável.

Depois de tanta conversa séria, falemos de algo mais ameno. A diretoria da Aginterp deseja que neste final de ano você possa somar todas as alegrias e dividir seu entusiasmo de ser feliz. Somos privilegiados porque contamos com a sua amizade, apoio e confiança.

A nossa meta é oferecer sempre o melhor. Aos nossos associados, parceiros e amigos o nosso muito obrigado, por termos compartilhado alegrias e vitórias. Tenham um ótimo final de ano e boas festas.

Angelo Thomaz Landim JúniorPresidente Aginterp

Q u a n d o paramos para r e l e m b r a r o s mais de 300 dias que ficaram para t rás temos a sensação de que desenvolvemos um bom trabalho este ano, mas ao mesmo tempo nos traz a mente,

que um novo ano esta prestes a se iniciar e com ele novos alvos.

A Aginterp neste sentido tem buscado trabalhar em sintonia com o associado, ouvindo sugestões e criticas, tomando as medidas cabíveis.

O final deste ano, com certeza se mostra atípico ao que temos vivido nos últimos cinco anos. A tão falada e especulada desaceleração da economia mundial, tem deixado empresários apreensivos e não era para menos. No entanto costumo dizer que são nestes momentos que devemos tirar o “s” da pa lavra cr ise , e v isua l izar as