aula 10- um grande mal-entendido! -...

Post on 20-Jan-2019

223 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

55Aula 10- Um grande mal-entendido! e-Tec Brasil

Aula 10- Um grande mal-entendido!

Objetivos

• Relataraçõesemprogressonopassado,utilizandooverbo auxiliar no pretérito imperfeito do indicativo + o verbo principal no gerúndio;

• descreveraçõesqueaconteceramsimultaneamentenopassado,utilizandooverbo auxiliar no pretérito imperfeito do indicativo +o verbo principal no gerúndio eaexpressãoenquanto;

• descreveraçõesqueaconteceramnopassadoenquantooutraestavaemprogresso,empregandoopretérito perfeito do indicativo eaexpressãoquando;

• expressarideiasdeadversidade,conclusãoeexplicação,empregandoosconectivosadequados;

• empregaradequadamenteosporquêsdalínguaportuguesa,reconhecendoseusdiferentescontextosdeusoegrafiascorrespondentes;

• compreenderasdiferentespossibilidadesderealizaçãodosomdo“s”,identificandoasdistintasgrafias:s,ss,sc, sç, xc, ç, xec.

1. Para começo de conversaNesta aula, os personagens Tânia e dona Ana descobrem o porquêda antipatia de Gigi porMarcão e, em seguida, Rudinei, Marcão e seuPepe falam de algumas situações ocorridas durante a recuperação deRudinei,queestáafastadodotrabalho.Emambasassituações,ocorremnarrativasdeeventosqueaconteceramemumpassadorecente.Assim,vocêestudará,nasseçõesqueseguem,comorelatareventosocorridosnopassado,comodescreverasimultaneidadedefatosocorridos,bemcomoconhecerá como enfatizar ações que estavam em progresso e tinham

Português como língua adicionale-Tec Brasil 56

uma duração no tempo passado. Ainda, lembrará alguns conectivosquefuncionamnaexpansãoderelatos,orajustificando,ora informandocausa e consequência de ações, apontando adversidades. Estudará apalavra‘porquê’nalínguaportuguesaeveráassituaçõesdeusodesuasdiferentesformasdeexpressão.NotópicoE por falar em...,vocêestudaráqueosom-spodeserrepresentadopormeiodecincografiasdiferentese conhecerá alguns exemplos dessas ocorrências. Partindo de nossoepisódioeconsiderandoavidaprofissionaldeTânia,RudineieMarcão,você conhecerá, a seguir, algunsdosdireitos trabalhistas conquistadosao longo dos anos no Brasil, além de determinados benefícios a quetrabalhadorescomoelestêmdireitoasseguradoporlei.

2. Um pouco mais de BrasilOBrasiléumpaísquetem,emsuasquestõestrabalhistas,umahistóriade lutaseconquistas,asquaisvão, lentamente,dandocondiçõesmaisdignasdevidaaseuscidadãos¹.UmexemplodissoéodireitoàCarteira de Trabalho e Previdência Social assinada,quegaranteaotrabalhador,aofinaldeumdeterminadonúmerodeanosdecontribuiçãoparaaPrevidência Sociale,observandosuaidade,odireitoàaposentadoria.

Outro direito, este conquistado em 1962, é o décimo terceiro salário,também conhecido como gratificação natalina. Trata-se de um salárioextraqueotrabalhadorrecebeaofinaldecadaano.AostrabalhadoresquetiveremcontribuídocomaPrevidênciaSocialporumdeterminadotempo,éasseguradooauxílio-doença,oqualprevêopagamentodeumbenefícioenquanto o trabalhador estiver comprovadamente impossibilitadode exercer sua função laboral por motivo justificado, como doençaincapacitante,porexemplo.

A contribuição com a Previdência Social garante, ainda, o seguro-desemprego,talvezamaiorconquistadotrabalhadorbrasileiro.Esteseguroprevêopagamentodobenefício,poratécincomeses,aotrabalhadorquetenhasidodemitidosemjustacausa.Umacategoriaquevemconquistandodireitos fundamentais ao longo dos anos é a do trabalhador doméstico.SegundodadosdaOrganizaçãoInternacionaldoTrabalho(OIT),oBrasilocupaoprimeirolugaremnúmerodetrabalhadoresdessacategoria,com

Mídia integradaCarteira de trabalho: um

direito de todo trabalhadorAcesseamídiaintegradaparasaberumpoucomaissobreosdireitostrabalhistasnoBrasil.

GlossárioAposentadoria: valorem

dinheirorecebidomensalmentepelobeneficiário(trabalhadoraposentado)comoresultado

desuascontribuiçõesparaaPrevidênciaSocial

porumcertotempo.Beneficio: auxíliofinanceiro

garantidoporlegislação.Laboral: referenteaotrabalho.

Saiba maisAcategoriadostrabalhadores

domésticosabrangeprofissionaisqueexercematividades

comoasdeempregado(a)doméstico(a),cozinheiro(a),governanta,babá,lavadeira,vigia,motoristaparticular,

jardineiro(a),acompanhantedeidosos,caseiro(a). ¹Textobaseadonainformaçõesdosite<http://www.mte.gov.br/index.php>Acessoem13jan.2016.

Aula 10- Um grande mal-entendido! 57 e-Tec Brasil

cercade7,2milhõesdeempregadosnomercado formal².Recentemente,otrabalhador domésticoadquiriu,também,odireitoaoFundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).OFGTSéumvalorrecolhidopeloempregadormensalmente e que o empregado poderá retirar por ocasião de suademissão sem justa causa,bemcomoemoutroscasosespecíficos,comoaaquisiçãodacasaprópria³.

3. Comunicando-seTendo lido o texto que trata dos direitos trabalhistas, revejamais umahistóriasinistradomaisnovofuncionáriodoprédio,oporteiroMarcão.Noepisódiodestaaula,donaAnacontaàTâniaquedescobriuoporquêdaantipatiadeGigicomrelaçãoaMarcão.Leiaeescuteotrechoemqueelasconversamaesserespeito:

Dona Ana:Tânia,vocênemimaginaoqueeudescobri sobreoMarcão!

Tânia:Garantoqueboacoisanãoé!

Dona Ana:Deixadisso,Tânia.ÉqueagoraeuseiporqueaGigisempreficava

rosnandoparaele:eraporcausadoOliver.

Tânia:Oliver?Ah,entendi.DeveseralgumcomparsadoMarcão.Bemquedizem

queosanimaissentemquandoháalgoerrado.

Dona Ana:Tânia,oOliveréumbichinhodeestimação,éumgatinho.Umagraça,

masmuitobravo.Nãoémesmo,Gigi?

GlossárioSinistra: estranha,suspeita.

Mídia integradaVocê nem imagina o que eu descobri sobre o Marcão!AcesseamídiaevejaoquedonaAnadescobriu!

GlossárioRosnar: (animal)emitirsom,diferentedeumlatido,geralmenteemsinaldeameaçaearreganhandoosdentes.

²Textobaseadonainformaçõesdosite<http://www.pco.org.br/movimento-operario/brasil-tem-o-maior-numero-de-empregados-domesticos-no-mundo/epas,i.html>Acessoem11jan.2016.³Textobaseadonainformaçõesdosite<http://www.fgts.gov.br/perguntas/trabalhador/pergunta07.asp>Acessoem11jan.2016.

Português como língua adicionale-Tec Brasil 58

Tânia:Ah,agoraeuentendi.AGigisentiaocheirodogatonoMarcãoe,porisso,

ficavaagitada.

Comovocêpodeverno trechododiálogo,aocomunicarsobreeventospassados fazendo referência a fatos já concluídos, podemos utilizar opretérito perfeito do indicativo,comonaprimeirafaladedonaAna,emquesedestacaoverbodescobri.Alémdele,opretérito imperfeito do indicativo éusadopara indicaraçõesqueeramrecorrentesnopassado,comonaúltimafaladeTânia,aexemplodosverbossentiaeficava.Aseguir,vocêverácomo falarde fatosocorridosnopassado:primeiramente,aquelesquedãoumaideiadeaçãoemprogressonopassadoetambémdeumaaçãoqueinterrompeoutraqueestavaemandamento.

3.1 O que Gigi ficava fazendo? Ações em progresso no passado

Parafalardeaçõesqueeramrecorrentesnopassadoetinhamcertaduraçãonotempo,vocêusaráalgunsverbos de ligaçãocomoverbosauxiliares.

Veja,novamente,afaladedonaAnasobreGigi:

Dona Ana: Deixa disso, Tânia. É que agora eu sei por que a Gigi sempre ficava rosnando para ele: era por causa do Oliver.

Como você pode ver, ao afirmar que Gigi sempre ficava rosnando paraMarcão, dona Ana fala de uma ação que era recorrente e que tinhaumaduraçãonotempopassado.Paraisso,usaoverboauxiliarficarnopretérito imperfeito do indicativo(ficava)+overbo principal rosnarnogerúndio(rosnando).Parafalardeaçõesqueeramrecorrentesetinhamumaduraçãonotempopassado,osverbos de ligação, jáestudadosnomódulo1,sãoutilizadoscomoverbosauxiliares.Entreeles,omaisfrequenteéoverboestar.Veja,aseguir,algunsexemplosdeaçõesemprogressonopassado:

Ontem à tarde, Rudinei, seu Pepe e Marcão estavam conversando na portaria.

Ângela continuava vigiando Rudinei, ainda em licença e afastado do trabalho.

Dona Ana andava sentindo dores estranhas no peito.

Léo e Marta permaneciam viajando, por isso não estavam presentes na última reunião de condomínio.

Áudio

AtençãoAdistinçãoentreousodo

pretéritoperfeitoedoimperfeitodoindicativofoiestudadanaaula12domódulo1.

AtençãoAlémdosverbosestare ficar,

outrosverbosauxiliarescomunsparaaexpressãodeaçõesemprogressono

passadosãoosverbosandar,continuarepermanecer.

Aula 10- Um grande mal-entendido! 59 e-Tec Brasil

Agora que você já estudou a expressão de fatos em progresso notempopassado,realizeaatividadeO que estava acontecendo?paratestarseusconhecimentos.

Aseguir,vocêverácomoexpressaraçõesqueocorreramsimultaneamentenotempopassado.

3.2 Quando duas ações acontecem simultaneamente no passado

Quando se relata fatos ocorridos no passado, é comum que se falesobre episódiosqueaconteceramsimultaneamenteno tempo.Observeosexemplos:

Enquanto Marcão ouvia e pouco participava do assunto, seu Pepe e Rudinei conversavam na portaria.

Enquanto Marcão permanecia ouvindo e pouco participava do assunto, seu Pepe e Rudinei estavam conversando na portaria do prédio.

Nos exemplos dados, as formas verbais conversavam e estavam conversando são equivalentes no sentido de expressar uma ação emprogresso e não concluída no passado. Omesmo ocorre com ouvia epermanecia ouvindo.Portanto,parafalardeaçõesnãoconcluídasouemprogressonotempopassadovocêpodeutilizartantooverbonopretérito imperfeito do indicativoquantoaestruturacompostacomoverbo auxiliar no pretérito imperfeito do indicativoseguidadoverbo principal no gerúndio.Vejaqueoconectivoenquanto,nosexemplosdados,éotermoqueestabelecearelaçãoentreasaçõesqueestavamemprogresso.Outraformadefalarsobreeventosqueaconteceramsimultaneamentenotempopassadoéoquevocêveráaseguir.

Áudio

Atividade de aprendizagemO que estava acontecendo?

Português como língua adicionale-Tec Brasil 60

3.3 Quando uma ação acontece enquanto outra estava em progresso no passado

Para falardeaçõesqueocorreramsimultaneamenteaoutrasaçõesnopassadoutiliza-seostemposverbaispretéritoperfeitoeimperfeito,bemcomooauxíliodeconectivostemporais.

Observeosseguintesexemplos:

Quando Flávio chegou em casa, Luíza já estava almoçando.

Quando Flávio chegou em casa, Luíza já almoçava.

Nosexemplosquevocêacaboudeler,aaçãodechegaraconteceuefoiconcluída nomesmo instante, não tendo uma continuidade no tempo.Nestecaso,opretérito perfeitoéotempoverbalutilizadoparaexpressaressetipodesituação,emquenãoháosentidodecontinuidadedaação.Aqui,éoconectivoquandoqueiráintroduziraação.Vejaque,nasegundapartedafrase,asaçõesemcontinuidadenotempopodemserdescritasutilizando-se tanto o pretérito imperfeito do indicativo quanto a formacompostacomgerúndio.

Observeque,quandootrechoquecontémaexpressãotemporalquandoouenquantoiniciandoafrase,recomenda-seousodavírgula.

Veja,agora,queaordemdeapresentaçãodoseventospodeserinvertida,já que estamos falando de fatos que ocorreram concomitantementenotempo:

Marcão ouvia e pouco participava do assunto, enquanto Seu Pepe e Rudinei conversavam na portaria do prédio.

Luíza já estava almoçando quando Flávio chegou em casa.

Observeque,quandoaideiadetempointroduzasegundapartedafrase,avírgulatorna-seopcional.

Agora que você conhece as formas de relatar fatos que aconteceramsimultaneamente no tempo, bem como a utilização dos conectivosquandoeenquanto,realizeasatividadesO que faziam no Condomínio Brasil? eOrdenando ideiasparaverificarseusconhecimentos.

Áudio

Atividade de aprendizagemO que faziam no

Condomínio Brasil?Ordenando ideias

Aula 10- Um grande mal-entendido! 61 e-Tec Brasil

Ao conversar sobre fatos já ocorridos, é comum ampliarmos asinformações, acrescentando comentários relacionados a causas,consequências, adversidades e conclusões aos eventos narrados. Estetópicoseráabordadoaseguir.

3.4 Desenvolvendo argumentos com apoio de conectivos adequados

Ao relatar alguma situação já ocorrida, normalmente acrescentamosinformaçõesafimdequeodiálogosejamaisinteressanteetenhaumacontinuidade. Para isso, utilizamos diferentes conectivos que têm porfunçãointroduziroutraspossibilidadesdeexpansãodotexto,relacionandoasinformações,comovocêjáviunasaulasanteriores.

ObserveumtrechodoepisódiodestaaulaemqueRudineiconversacomseuPepesobreasemanaquepassouemcasacomsuaesposaefilhos:

Seu Pepe:Eentão,Rudinei!Comovocêestá?

Rudinei:Aindaestoumeacostumandocomasmuletas.Temunsdiasemquea

pernaincomodaumpouco,masestoubem.

Seu Pepe:Issoéassimmesmo,amigo.Portanto,vácomcalma.Mas vejaolado

bom,pelomenosagoravocêtemtempodesobraparafazeroutrascoisas,nãoé

mesmo?Ah!Ah!Ah!

Rudinei:Éverdade,seuPepe!Osenhortemrazão.Estouconseguindocolocara

agendaemdia!Ah!Ah!Ah!

Seu Pepe:Issomesmo,meurapaz.Aproveitepararelaxar.

AtençãoVocêestudouosconectivoseasrelaçõesqueelesestabelecemnasaulas5,7e8destemódulo.

Mídia integradaA perna incomoda um pouco, mas estou bem.Acesseamídiaeacompanheodiálogoentreospersonagens.

Português como língua adicionale-Tec Brasil 62

Rudinei:Éoqueeumaistenhofeito,seuPepe.Nestaquarta-feira,choveutodoo

dia,euestavacomdornapernae,por isso,passeiodiaderepouso,sóassistindo

ocanaldeesporte.

Seu Pepe:Ih,Rudinei,nemmefale!Foiumaenxurrada!Comotempodechuvadói

tudomesmo!Ah!Ah!Ah!Masvocêmelhoroudepois?

Rudinei:Sim,seuPepe.Naquinta-feirajáestavamesentindomelhor.Por isso,

pelamanhã,aproveiteiparaorganizaraminhacasa.Àtarde,osmeninosnão

tiveramaulaeaTâniatiroufolga,portantopassamostodosjuntos.Ô,vidaboa!

Seu Pepe:Masquebom,Rudinei,issomesmo!Aproveitaparacurtirafamília, pois

otempopassaeosfilhoscrescemmuitorápido.

Rudinei:Éverdade,seuPepe!

No diálogo, foram destacados os conectivosmas, que estabelece umarelaçãodeadversidade, portanto e por isso, relaçãodeconclusão, e pois, comoexplicação.Observeessasrelaçõesnostrechosdestacadosaseguir:

Adversidade

Tem uns dias em que a perna incomoda um pouco, mas estou bem.

Arelaçãoaquiédeadversidade:ainformaçãoqueantecedeomaseaquevemdepoisdesseconectivosãoopostas,poisvãoemsentidoscontrários.Veja,aseguir,outrosconectivosqueestabelecemamesmarelação:

Informação antecedente Conectivo Argumento Relação

Tem uns dias em que a perna incomoda

um pouco,

porém

estou bem. adversidadecontudo

entretanto

Háconectivos,porém,quepossuemoutrossentidos.Vejaaseguir.

Conclusão/ consequência

Isso é assim mesmo, amigo. Portanto, vá com calma.

Eu estava com dor na perna e, por isso, passei o dia em repouso, só assistindo ao canal de esporte.

Áudio

Aula 10- Um grande mal-entendido! 63 e-Tec Brasil

Nos exemplos dados, as expressões portanto e por isso introduzemconclusõesgeradasapartirdasconstataçõesapresentadasnaprimeirapartedecadaestrutura.

Para sua melhor compreensão, observe que, no segundo exemplo, ofatodepassarodiaemrepousofoiumaconsequênciadeRudineiestarcomdornaperna.Aexpressãopor isso,então, introduzumaconclusãoouconsequênciada informaçãoanterior.Observeque,quandoo trechoque contém o conectivo inicia a frase, usa-se a vírgula, como foi ocaso em portanto. Veja, a seguir, outros conectivos que estabelecem amesmarelação:

Informação antecedente Conectivo Argumento Relação

Isso é assim mesmo, amigo.

Assim,

vá com calma. Conclusão/ consequênciaPortanto,

Logo,

Explicação

Aproveita para curtir a família, pois o tempo passa e os filhos crescem muito rápido.

Noexemplo dado, a expressãopois é seguida por umaexplicação paraaafirmaçãocontidanaprimeirapartedaestrutura.Veja,aseguir,outroconectivoqueestabeleceamesmarelação:

Informação antecedente Conectivo Argumento Relação

Aproveita para curtir a família, porque

o tempo passa e os filhos

crescem muito rápido.

Explicação

Agoraquevocêrelembrouousodealgunsconectivoseseuscontextos,realizeaatividadeExpandindo relatosparaverificarsuaaprendizagem.

Áudio

Atividade de aprendizagemExpandindo relatos

Português como língua adicionale-Tec Brasil 64

3.5 Por que Gigi não gostava de Marcão? O uso dos porquês

Aoconversar comTânia, donaAnaanuncia quedescobriu oporquê daantipatiadeGigiporMarcão.DonaAnadizaTânia:“Équeagoraeuseipor queéqueaGigisempreficavarosnandoparaele:eraporcausadoOliver!”.Nosdoisexemplosemdestaque,apalavrapor queestáescritadeformasdistintas.Naverdade,alínguaportuguesapossuiquatrodiferentesformasdeexpressãodosporquês.Paraempregá-loscorretamente,énecessárioconheceralgumasregrasdeusodessasformasdeexpressão.Observeodiálogoaseguir,emqueFláviochegaatrasadoàcasadeChico:

Chico:Puxa,Flávio!Por quevocêfoichegarsomenteagora?Por quê?

Flávio:Porqueeudormidemaiseacabeiperdendoahora.Foimal,Chico!

Chico:Àsvezeseujuroquenãoentendooporquêdetantosatrasos!Seráque

quandovocêcomeçaratrabalharvaiserassimtambém?

Veja,naconversaentreosamigos,queasquatropossibilidadesdeusodoporquêaparecem.Vamoscompreendê-lasmelhor:

Usos do porquê Exemplos

Por que

Utilizado em início de frases interrogativas, ou em frases afirmativas, em substituição

às expressões “por qual motivo” ou “por que motivo”.

Por que Marcão é tão introvertido?

Ninguém entendia por que Gigi não parava de latir sempre que via Marcão.

Por quêEncerra uma pergunta ou frase afirmativa. É sempre seguido

de um sinal de pontuação.

O mau humor constante de Ângela não tem por quê!

Áudio

Mídia integradaPor que Gigi não gostava

de Marcão?Acesseamídiaeacompanheodiálogoentreospersonagens.

Aula 10- Um grande mal-entendido! 65 e-Tec Brasil

Porque Introduz uma explicação. Equivale a “pois”, “já que”, “uma vez que”.

Gigi rosnava para Marcão porque ele tinha

o cheiro do Oliver.

PorquêVem sempre precedido do

artigo “o”. Pode ser substituído por “motivo” ou “razão”.

Os moradores do Condomínio Brasil querem saber o

porquê de tantos parafusos soltos na escada que provocou sua queda.

Agoraquevocêestudouasdiferençasentreousodosporquês,realizeaatividadeNão sei por quê!Everifiqueseuaprendizado.

4. E por falar em…Na língua portuguesa, como você já sabe, o mesmo som poderá serrepresentadopelaescritadeletrasdistintas.

Acompanhe:

Seu Pepe:Masquebom,Rudinei!Issomesmo!Aproveitaparacurtirafamília,pois

otempopassaeosfilhoscrescemmuitorápido.

NafraseditaporseuPepe,noepisódiodestaaula,aspalavrasemdestaqueapresentamomesmosom,porémsãoescritasdediferentesformas.

Áudio

Atividade de aprendizagemNão sei por quê!

Mídia integradaO tempo passa!Acesseamídiaepresteatençãoaosomdaspalavraspassae crescem.

Português como língua adicionale-Tec Brasil 66

4.1 Um som e muitas grafiasNalínguaportuguesa,vocêveráqueexistemsonsmuitosimilares,mascomformasdegrafiaquesediferem.

Veja, a seguir, mais algumas palavras que apresentam essamesmaparticularidade:

s ss sc sç

sapato assunto descendente nasça

semana profissional rescisão cresça

silêncio compromisso acréscimo desçam

socorro promessa discente rejuvenesça

selo sossegado consciência floresçam

xc c ç x

exceto cebola caçula auxílio

excepcional bicicleta preço próximo

excitado amanhecer criança auxiliar

excipiente ciclovia coração máximo

excêntrico acento açúcar trouxe

Umadasparticularidadesdalínguaportuguesaéoç.Trata-sedaletracjuntoaosinaldiacríticocedilha(,).Seuusodá-sesomenteantesdasletrasa,o,u,comonosexemplosapresentadosnatabela.

Agoraquevocêjáviuasdiferentesescritasparaosom-s,realizeaatividadeUma promoção que é o máximo!parareafirmarseusconhecimentos.

Áudio

AtençãoVocêviuousodosdígrafos

ss,sc,xcesçnaaula07destemódulo.

Atividade de aprendizagemUma promoção que é o máximo!

Aula 10- Um grande mal-entendido! 67 e-Tec Brasil

5. SínteseNestaaula,vocêconheceudiferentesformasderelatarepisódiosocorridosnumpassadorecente.Estudou,ainda,comofalarsobreaçõessimultânease emprogresso no tempo passado, utilizando o pretérito imperfeito doindicativo,bemcomoaformacompostapelosverbosdeligaçãoseguidosdoverboprincipalnogerúndio.Viu,também,queasaçõespassadascoma ideia de simultaneidade e incompletude são frequentemente ligadaspela expressão enquanto. Conheceu estruturas verbais para falar sobreumaaçãoqueaconteceuenquantooutrasedesenvolvia,utilizando,nessecontexto,opretérito perfeito do indicativoparaaaçãoquenãoapresentaaideiadecontinuidadenotempo,introduzidapeloconectorquando.Viuqueosconectivossãoutilizadosparaaexpansãoderelatoseretomouoestudopontualdealgunsdelescomideiadeadversidade,conclusãoeexplicação.Conheceu os diferentesporquês da língua portuguesa e observou seusvariadoscontextosdeusoegrafias.Porfim,identificouasdistintasgrafiaspossíveisparaosom-snoportuguês.

Português como língua adicionale-Tec Brasil 68

top related