as escavações em pompéia aconteceram no sec. xviii

Post on 06-Jan-2016

37 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Em agosto do ano 79 d.C, uma erupção do monte Vesúvio escureceu o céu e sepultou a cidade. As únicas crônicas confiáveis do ocorrido foram escritas por Plínio o Jovem numa carta enviada ao historiador Tácito. Plínio observou desde a sua vila em Miseno (a 30 Km do Vesúvio) um estranho fenômeno: - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Em agosto do ano 79 d.C, uma erupção do monte Vesúvio escureceu o céu e sepultou a cidade. As únicas crônicas confiáveis do ocorrido foram escritas por Plínio o Jovem numa carta enviada ao historiador Tácito. Plínio observou desde a sua vila em Miseno (a 30 Km do Vesúvio) um estranho fenômeno: Uma grande nuvem escura com forma de pinheiro saindo do cume do monte. Ao cabo dum tempo, a nuvem desceu pelas bordas do Vesúvio e cobriu tudo pelos arredores, incluindo o mar.

Os arqueólogos acharam além das construções, objetos e afrescos (pinturas em paredes) que revelaram importantes aspectos do cotidiano de uma cidade típica do Império Romano.

Porém, o que mais impressionou os pesquisadores foram os corpos petrificados, em posição de proteção, que foram atingidos pelas lavas vulcânicas.

As escavações em Pompéia aconteceram no sec. XVIII.

IMAGENSdas

ruínas de Pompéia

Duas imagens: Antiga entrada da cidade de Pompéia (esquerda)

reconstituição digitalda via onde se situava o Fórum da cidade (direita).

Sala de Banho da antiga Pompéia.

Ruínas de Pompéia

Rua de Pompéia recuperada (real)A mesma rua recuperada digitalmente

– Esqueleto de uma jovem morta na erupção do Vesúvio no ano 79 d.C. O esqueleto, encontrado nas ruínas de Herculano em 1982, foi chamado de "A Menina dos Anéis" por causa dos anéis de rubis e esmeraldas encontrados nos dedos da sua mão esquerda. Duas pulseiras de ouro e brincos de ouro também estavam ao lado da menina.

Segundo cientistas, vítimas foram mortas por onda de calor

Molde das vítimas

NEOCLÁSSICO

“O juramento dos Horácios”Jacques-Louis David de 1784-1785

“O rapto das Sabinas”

Jacques-Louis David

Jacques-Louis David

E d

“Morte de Marat”, 1973

Jean-Augute Ingres

Influência do clássico na arquitetura

top related