apresentação corevisa

Post on 22-Jun-2015

1.058 Views

Category:

Business

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Cooperativa de Reciclagem

dos Visitadores Sanitários Ltda.

Data de Fundação: 25/03/2011.

Missão:

Promover a inclusão dos “Catadores de Recicláveis” existentes no município de Patos de Minas no processo pós-coleta seletiva: triagem dos resíduos sólidos recicláveis.

Gerir o máximo de volume desses resíduos, dando-lhes vazão à comercialização, garantindo renda e seguridade social aos “Catadores de Recicláveis”, além de fomentar projetos biopsicossociais.

Visão:Gerir 100% do volume de resíduos sólidos gerados no município de Patos de Minas em cooperação com nossos colaboradores e ainda através de uma rede local formada a partir de outras Cooperativas e/ou Associações com essa finalidade, já existentes, ou que possam vir a existir.

Tornar-se um empreendimento modelo em gestão sócio ambiental voltado ao desenvolvimento sustentável, buscando sempre a melhoria na qualidade de vida dos nossos munícipes.

Valores:

Ética, transparência, compromisso, humanização, equidade, cooperação e qualidade.

Negócio:

Triagem e comercialização em rede dos resíduos sólidos recicláveis, promoção de valores sócio ambientais por meio da execução de projetos sociais voltados aos cooperados, colaboradores e familiares.

“Projeto COREVISA”

Ficha técnica:

• 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO• 1.1 Projeto da Criação de Cooperativa Técnica

Multidisciplinar para Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Manutenção de Projetos Sociais direcionados aos “Catadores de Recicláveis” em Patos de Minas.

• 1.2 Nome da entidade: Visitadores Sanitários da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretária Municipal de Saúde de Patos de Minas.

• 1.3 Coordenador do projeto: Emerson Campos Lima Salles.

• 1.4 Fones: (34) 8835 34-29/ 3822 97-55 - e-mail: emersoncamposlima@yahoo.com.br/ emerson_lima7@hotmail.com

JUSTIFICATIVA

•A Cooperativa foi fundada com base no que dispõe a lei federal nº 5.764/1971 que define a Política Nacional de Cooperativismo e institui o regime jurídico das sociedades cooperativas e;

no que dispõe o art. 5º, inciso XVII, da Constituição Federal: a criação de associações

e, na forma da lei, a de cooperativas que independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.

(...) Com a implantação em 05 de junho de 2009 do Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Classe II, a Fundação Estadual do Meio Ambiente –FEAM determinou algumas condicionantes para regulamentação do Aterro Sanitário, as quais orienta o município a implantar a coleta seletiva reduzindo assim, o volume depositado nos solos do mesmo (...)

(...) De acordo com dados fornecidos pela empresa terceirizada são geradas, diariamente em Patos de Minas, noventa toneladas de resíduos, sendo que 65% são sólidos recicláveis (...)

Objetivo Geral

Criar uma cooperativa nos termos da Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos,

voltada para uma redução,reeducação,e aproveitamento, reutilização e reciclagem eficazes,

assegurando, por um lado, uma imediata melhoria na qualidade de vida dos habitantes da região, e por

outro, um ambiente saudável que beneficiará de todas essas práticas sustentáveis.

Principais objetivos específicos

•Viabilizar a implantação das práticas de políticas públicas voltadas à coleta seletiva que ainda não existem no município.•Cadastrar os catadores ambulantes residentes e domiciliados no município.•Criar emprego e renda para a população patense.•Garantir a seguridade social dos catadores de recicláveis.•Reduzir possíveis criadouros de vetores de doenças como a Dengue e a progressão de diversas endemias no nosso município.

•Mobilizar os habitantes e empresas do município acerca da coleta seletiva e da logística reversa enfocando às vantagens e meios corretos de aplicação promovendo ações de educação ambiental no município e sensibilizando a população para que realize a segregação adequada dos resíduos sólidos urbanos.•Dar a destinação final aos resíduos sólidos recicláveis agregando valores.•Criar oficinas de reciclagem transformando resíduos em peças artesanais.•Aumentar a vida útil do Aterro de Resíduos Sólidos Classe II do município de Patos de Minas.

A COREVISA surgiu após 4 (quatro) anos de elaborada pesquisa, e diversas consultorias técnicas. A Cooperativa enquanto empreendimento se embasa na inclusão da mão de obra do Catador de Recicláveis na triagem e comercialização de resíduos sólidos recicláveis, sob a coordenação de uma equipe multidisciplinar de qualificados profissionais. Estes encontrados entre os Visitadores Sanitários, além de suas experiências em “Saúde Ambiental”.

Entre os Visitadores Sanitários existem várias formações profissionais extracurricular de nível médio técnico, tecnológico e superior:

Técnicos de Nível Superior:

Administrador de Empresas (3); Biólogo (1); Secretária Executiva(1); Educador Físico (1); Licenciaturas diversas (3) e Assistente Social (1).

Técnicos de Nível Médio/ Tecnológicos e Cursos

Profissionalizantes:Técnico em Gestão de Meio Ambiente

(2); Técnico em Segurança do Trabalho (1); Elétrica de Manutenção e Eficiência

Energética (1); Mecânica Elétrica (1); Manutenção de Computadores e Redes

(2); Informática (45); Técnico em Contabilidade (6); Magistério (3);

Enfermagem (5) e Administração de Empresas (1).

Acreditamos que nos projetos sociais esteja o ápice da COREVISA. Nossa equipe elaborou alguns projetos e foi a campo formar parcerias a fim de desenvolvê-los.

Projetos Sociais anexos:

•Projeto Pedagógico de Complementação Educacional e Sócio Ambiental em Horário

Inverso ao Escolar Para Filhos de Cooperados e de Colaboradores.

Projeto...

•Implantação de cursos de alfabetização para os catadores;

•Implantação de programa de recuperação de dependentes

químicos;

•Implementação de programas de educação

ambiental para os catadores e sociedade;

•Projeto Arte em Pneus;

•Projeto Lixo Gera Arte.

Consultorias Técnicas:

•SEBRAE – MG•CEMPRE – Compromisso Empresarial com a Reciclagem.•Geize Carla Soares – Bióloga/ Chefe do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental/ Coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue.•Dr. Cléver Alves Araújo – Advogado/ Assessor Jurídico da COREVISA.

Obrigado!

Emerson Campos Lima Salles

top related