[apresentação 1] civilizações pré-colombianas

Post on 06-Jun-2015

8.701 Views

Category:

Education

11 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Slides sobre as civilizações pré-colombianas - 7º Ano - História

TRANSCRIPT

Civilizaçõespré-colombianas

Escola Municipal Dr. Nelcy Noronha (09.18.032)

Prof. Danilo de Lima

Rio de Janeiro – Agosto/2013

Espaço e diversidade cultural

Estima-se que antes da chegada do navegador genovês Cristóvão Colombo, em 1492, viviam na América entre 50 a 75 milhões de pessoas. Essas pessoas pertenciam a povos bem diferentes entre si, não só na aparência ou no nome, mas também no modo de viver e de pensar.

Séculos mais tardes, quando essas civilizações já não existiam, os historiadores costumam chamá-las de pré-colombianas – isto é, anteriores a chegada de Cristóvão Colombo.

Ao estudar História, você vai encontrar muitas vezes a expressão “pré-colombiano”. Embora ela seja muito utilizada, é importante lembrar que a chegada de Colombo às terras do continente americano é apenas um marco histórico, escolhido pelos europeus, para distinguir o que aconteceu antes e depois desse fato.

Espaço e diversidade cultural

Entre as civilizações pré-colombianas mais famosas estão a dos astecas e a dos incas.

Nessa aula, vocês vão conhecer alguns aspectos da rica história da América Pré-colombiana, desde o surgimento das primeiras cidades até a época da chegada dos conquistadores espanhóis. Até então, os povos do continente americano nunca haviam tido contato regular com civilizações de outros continentes.

Espaço e diversidade cultural

As primeiras civilizações americanas desenvolveram-se basicamente em duas regiões: a Mesoamérica (que corresponde ao sul do atual México e grande parte da América Central) e a Andina Central, assim chamada por ser atravessada pela cordilheira dos Andes.

Principais fontes para o estudo dos povos americanos

Usamos diversas fontes para o conhecimento da História dos povos da América antes da chegada dos europeus, entre as quais podemos citar:

1º) fontes da cultura material (restos de túmulos, templos, objetos de cerâmica, esculturas, pinturas rupestres etc.). Como a maioria dos povos da América não possuía escrita, os materiais pesquisados pelos arqueólogos tornam-se as principais fontes para o estudo desses povos.

Pintura rupestre (Toca do Boqueirão da Pedra Furada - Serra da Capivara – PI)

Cabeças colossais – cultura olmeca (1. Jalapa, México, c. 850 a.C.; 2. c. 1.200 a.C.; 3. c. 850 a.C.)

Calendário Asteca, também conhecido como Pedra do Sol, é o calendário utilizado pelos astecas, povo que habitou a região do México até meados do século XVI. Este calendário era baseado no ano solar, assim possuindo 365 dias.

Templo de Kukulcán ou Pirâmide de Kukulcán foi construído no século XII d.C., pelos maias itzáes na antiga cidade de Chichén Itzá, no território pertencente ao estado mexicano do Iucatã.

Principais fontes para o estudo dos povos americanos

2º) fontes escritas:

a) códices: manuscritos feitos em pergaminho e em formato de livro que contam histórias, mitos e tradições de um povo. Os códices são compostos em escrita pictográfica, sistema que utiliza figuras ou símbolos para expressar ideias.

b) textos escritos deixados por europeus que vieram à América, como as cartas de Cristóvão Colombo ao rei da Espanha.

Exemplos de códices produzidos pelos maias, mixtecas e astecas.

Escrita nahuatl (língua falada por vários povos da América pré-colombiana, entre eles os astecas).

Principais fontes para o estudo dos povos americanos

3º) fontes orais: entrevistas e testemunhos de pessoas que descendem de povos que aqui viviam antes da chegada dos europeus.

Os astecas Os astecas habitavam a atual região do México. Era um povo

conquistador que permaneceu em constante guerra com seus vizinhos pela posse da terra ou pelo acesso à água. Sua sociedade se organizava segundo uma hierarquia rígida, com classes sociais bem distintas. Sua economia era agrícola, baseada, principalmente, no cultivo do milho e do cacau. Seguia uma religião politeísta, com rituais de sacrifício, e acreditava na vida após a morte. Desenvolveu conhecimentos astronômicos e uma forma de escrita.

Os astecas (atividade) O professor lhes apresentará o vídeo Grandes Civilizações – O Império

Asteca (veiculado no Brasil pela TV Escola). ASSISTAM-NO com atenção e, a partir do vídeo, REGISTREM em seus cadernos os seguintes aspectos sobre o Império Asteca:

A) Como foi formado o Império Asteca?

B) Como se chamava a sua capital? Descrevam-na.

C) Quais eram os principais alimentos consumidos pelos astecas?

D) O que eram as chinampas? E por que elas foram construídas?

E) Qual era a importância da guerra para os astecas?

F) Como era a educação dos astecas?

G) Como podemos caracterizar a sua religião? E qual era a importância dos sacrifícios para essa civilização?

H) Como se deu o fim do Império Asteca?

Os incas

Os incas viviam na região andina central, desde o norte do atual Equador até a Bolívia e o Peru. Compunha um grande império chefiado pelo “Inca”, o Filho do Sol, na capital Cuzco. Assim como os astecas, não fazia uso da roda. Tinha uma economia baseada na mineração, na tecelagem e, principalmente, na agricultura praticada em regime coletivo. Teve uma arte suntuosa, construiu grandes vias de comunicação, além de impressionantes terraços nos terrenos elevados, para a prática da agricultura.

Os incas (atividade) O professor lhes apresentará o vídeo Grandes Civilizações – O Império

Inca (veiculado no Brasil pela TV Escola). ASSISTAM-NO com atenção e, a partir do vídeo, REGISTREM em seus cadernos os seguintes aspectos sobre o Império Inca:

A) Em que região do continente americano viviam os incas?

B) De acordo com o mito inca, como essa civilização surgiu?

C) Que técnicas foram usadas pelos incas para o desenvolvimento da agricultura? E quais eram os principais alimentos cultivados?

D) Como os incas puderam expandir o seu território?

E) Para que serviam as estradas construídas por essa civilização?

F) O que eram e para que serviam os quipus?

G) O que era o ayllu?

H) Os incas não possuíam escrita. Como podemos conhecer a sua história?

top related