ano 18, nº 804 embrapa clima temperado 01/11 a 09/11/2012 a … · linha aberta nº 804, de 01/11...

Post on 16-Dec-2018

217 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Ano 18, nº 804

A pesquisa está na Praça

Acesso à literatura diferen-ciada é uma das propostas da UD para a 40ª Feira do Livro de Pelotas, que este ano tem como temática 40 anos de Literatura na Praça. A UD apresenta na feira, realizada de 31 de outubro a 18 de novembro, na Praça Coronel Pedro Osório, lançamentos cien-tíficos, publicações de resultados de pesquisa, livros para o cidadão e para crianças e adolescentes.

No dia 9, será realizada a di-vulgação de quatro novas publi-cações da unidade de pesquisas: o Atlas Climático da Região Sul do Brasil, o Sistema de Produção: Cultivo de Citros sem Sementes e os livros Transição Agroecológica e 500 Perguntas 500 Respostas sobre Pequenas Frutas. O dia 14, mar-ca o lançamento da obra Comu-nicação para o Desenvolvimento.

Os livros infantis e adoles-centes também terão oportunida-de de serem mostrados a esta ca-

Embrapa Clima Temperado 01/11 a 09/11/2012

UD lança títulos, faz ofertas promocionais e ações ambientais na Feira do Livro

Pau

lo L

anze

tta

tegoria de público. As publicações terão descontos de 10%, tendo um preço médio de 15 reais. Já as demais publicações, serão ofere-cidas com descontos de até 30%.

Segundo a analista Carolina Vaz, a Empresa vai desenvolver junto a escolas agendadas ativida-des de educação ambiental, onde serão distribuídas cartilhas sobre o Pensamento do Ciclo da Vida. A pesquisadora Lílian Sosinski pre-

para atividades de reciclagem de lixo, com atividades socioecológi-cas. Outros materiais também se-rão distribuídos às escolas como: Hortaliças, uma publicação que estimula as crianças a conhecer e a consumir hortaliças, contendo jogos educativos; a revista Emília e a Turma do Sítio Arroz e Feijão, mostrando porque a dupla arroz e feijão é um dos pratos mais impor-tantes na alimentação brasileira.

O analista Fábio Cordeiro, responsável pela biblioteca da Uni-dade de pesquisas, fala que será dada orientação aos interessados de como acessar os repositórios institucionais da Embrapa, o Alice e o Infoteca-e. “Temos um note-book com acesso à internet para demonstrar na hora e o usuário poderá identificar os resultados di-vulgados pela pesquisa”, destacou.

O espaço da UD na Feira fun-ciona diariamente, das 14h às 22h.

Pau

lo L

anze

tta

Linha Aberta nº 804, de 01/11 a 09/11/2012

Mudança de hábitos e segurança

O Laboratório de En-tomologia está em busca de ajustes para melhorar ain-da mais o CO. Segundo a pesquisadora Mirtes Melo, infraestrutura, segurança e mudança de hábitos são as questões em evidência.

O grupo levantou a ne-cessidade de uma mobília adequada ao uso de lupas, como cadeiras apropriadas e suportes, assim como a conscientização de utiliza-ção de jalecos e manipulação correta dos EPIs. “O CO é importante porque vai refle-tir nos resultados da empre-sa para a sociedade”, disse.

Heitor Lisboa é bolsis-ta há três anos e vem contri-buindo para estas melhorias no laboratório. “Procuro aju-dar na organização dos ma-teriais, facilitando assim o trabalho de quem for utilizá-los depois”, comentou. Heitor ainda destaca que essa atitu-de trouxe uma mudança de comportamento para estagiá-rios e bolsistas que começam a trabalhar no laboratório.

Mirtes lembra que além da organização a parceria com outras instituições faz parte do CO. “A Emater, por exemplo, nos traz as infor-mações dos agricultores e de instituições como prefeitu-ras, associações e sindicatos. Isso é segurança”, finalizou.

2

Em 2003, a Embrapa Clima Temperado implantou um mo-delo de gestão participativa que predomina até os dias de hoje. A Chefia geral atua em um colegia-do chamado G6, composto pelo chefe-geral, chefe-adjunto de Pes-quisa e Desenvolvimento (P&D), chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia (TT), chefe-adjunto de administração, coordenador téc-nico da Estação Experimental Cas-cata (EEC) e coordenador técnico da Estação Terras Baixas (ETB).

Pau

lo L

anze

tta

Gestão à Vista

Além do G6, responsável pela gestão estratégica, a estrutu-ra de liderança é composta tam-bém pelo G30, grupo de super-visores responsáveis pela gestão tática da organização. Funciona como um grupo de suporte para o planejamento, implementação e acompanhamento das deci-sões, inclusive elaborando rela-tórios referentes às ações da UD.

Nas próximas edições você co-nhecerá as equipes que compõem o G30 e suas respectivas funções.

UD sob supervisão participativa

- coordenar o processo de pla-nejamento e de atualização das estratégias da UD, bem como o processo de elaboração e revisão do PDU;- analisar as demandas estratégi-cas relacionadas à UD e estabele-cer sua agenda institucional, por meio da consolidação das agen-das de P&D, TT e DI;- coordenar o acompanhamento e avaliação das atividades técni-cas e administrativas da UD;- promover o relacionamento e integração da UD com outras Unidades da Embrapa e com or-ganizações públicas e privadas;- realizar reuniões permanen-

tes com o Colegiado de Gestão Tática e Operacional, para com-partilhar informações, orientar e alinhar a tomada de decisão;- implementar os atos necessá-rios ao cumprimento dos objeti-vos e da missão da UD;- apoiar a Diretoria Executiva e as Unidades Centrais nos assun-tos relacionados à UD;- coordenar e orientar ações das áreas sob sua responsabilidade;- articular programas e ações de P&D, TT e Inovação com as de-mais Unidades da Embrapa, OE-PAs e outras instituições para o desenvolvimento sustentável da região de clima temperado.

Atribuições da Chefia geral

Grupo formado por seis gestores se reúne mensalmente para traçar estratégias de atuação da UD

Linha Aberta nº 804, de 01/11 a 09/11/2012

Giro pela Unidade

3

Pela segunda vez, uma comitiva da Coréia do Sul veio dis-cutir atividades para o melhoramento da cultura do moran-go. A ideia é construir uma casa de vegetação para o projeto entre os dois países. “Esta visita foi muito importante para nós, além da internacionalização da informação, estamos prevendo uma troca de germoplasma”, contou a pesqui-sadora Ana Barneche. O grupo visitou trabalhos em ne-matóides, fitotecnia e biologia molecular para morangos.

A Fapeg tem nova diretoria. Na posse foi feito o balanço de ações dos dois anos de José Carlos Leite Reis na presi-dência. O novo presidente, Nei Fernandes Lopes, espera fazer uma administração paralela à UD. “Espero que 5% a 10% de recursos de projetos de pesquisas sejam cana-lizados à Fundação, assim realizaremos mais ações so-ciais”, falou. A atual gestão continua a apoiar a UD para alocar recursos e manter o funcionamento de P&DI.

Conscientizar as pessoas para uma conduta ética foi tema da palestra Ética na Embrapa, levada aos empre-gados pela secretária executiva da Comissão de Ética da Empresa, Regina Lúcia Ramos Lourenço. “A gente precisa não só ser ético, mas parecer ético”, expôs. O re-presentante local Irajá Antunes falou da importância de divulgar os princípios deste programa para todos da UD. “A Embrapa está fazendo a sua parte”, comentou. O en-contro aconteceu no auditório Ailton Raseira, na Sede.

O 10° Curso de Reciclagem para Inseminadores de Bovinos, realizado na ETB, serviu para um aperfeiçoamento so-bre as novas tecnologias. Para a instrutora da Emater/RS, Mara Saalfeld, é uma oportunidade dos produtores rece-berem um certificado. “Apesar da inseminação artificial ser uma das técnicas de reprodução mais antigas, ainda é a mais importante para eles”, comentou. Participaram produtores de vários municípios da região Sul do Estado.

Laco

Afo

nso

Laco

Afo

nso

Laco

Afo

nso

Laco

Afo

nso

25/10 - Visita de Coreanos

25/10 - Curso de Inseminação Bovina

26/10 - Posse Fapeg

30/10 - Palestra sobre Ética

Linha Aberta nº 804, de 01/11 a 09/11/2012

Pé na estrada

Pelo segundo ano consecu-tivo, o Setor de Gestão de Pesso-as (SGP) promoveu um encontro entre as equipes ligadas à admi-nistração da UD. O objetivo prin-cipal da ação, realizada no último dia 26, foi promover a integração entre os diversos setores que com-põem o quadro.

Este ano, a cidade de São Lourenço do Sul/RS foi escolhida para sediar o encontro, que con-tou com a participação de 60 pes-soas. O chefe-geral, Clenio Pillon, e o chefe-adjunto de Administra-ção, José Dias Vianna Filho, fala-ram aos empregados sobre a im-portância do trabalho em equipe, tema também tratado na palestra do consultor Sérgio Pureza e na realização de dinâmicas. “Desde o primeiro encontro, realizado em

4

EXPEDIENTE - O jornal interno Linha Aberta é editado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Clenio Pillon. Chefe Administração: José Dias Vianna Filho. Chefe TT: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Sergio Renan. Edição: Cristiane Betemps (7418RS) e Francisco Lima (13696RS) Diagramação: Manuelle Motta. Circulação: Equipe NCO. Redação: Cristiane Betemps, Laco Afonso (15785RS); Manuelle Motta (estagiária). Fone: (53) 3275-8113. E-mail: cpact.pauta@embrapa.br

01/11 - José Maria Filippini Alba

03/11 - Glaucia Nachtigal

04/11 - Maria do Carmo Raseira

04/11 - Vanderlei Caetano

05/11 - Claudio Nolasco da Luz

07/11 - Aquiles Soares de Moura

07/11 - Gilson Vaz Nachtigal

07/11 - Oscar Castro

09/11 - Antonio Maximino Jr.

09/11 - Natércia Lobato Pinheiro

Administração

Agenda

Aniversários

2011, pudemos identificar uma integração maior entre os empre-gados, isso porque compreendem melhor o trabalho que o colega da sala ao lado desenvolve”, expôs o supervisor do SGP, Paulo César Garcia.

O grupo ainda visitou micro indústrias familiares e o caminho pomerano, um dos principais pontos turísticos do município lourenciano. Para Joice Fortes Etchepare, na Unidade desde de-zembro do ano apssado, o encon-tro propicia uma unidade maior entre os setores. “Em função da rotina de trabalho acabamos não tendo a oportunidade de interagir com os colegas. Ações como essa nos permitem conhecer as pesso-as, melhorando assim o resultado final do nosso trabalho”, disse.

União entre setores

03 a 07/11 Daniela Leite Recife/PE Participar de reunião técnica do projeto Macro 2

06 e 07/11 Arione Pereira Campinas/SP Participar de reunião com a Associação Brasileira de Batata e

outros associados

06 a 08/11 Andrea Noronha,

Cíntia Franco,

Cristiane Betemps,

Rosane Martinazzo

Porto Alegre/RS Participar do Simpósio Estadual de Agroenergia

Pau

lo C

. Gar

cia

31/10 a 18/11 - Feira do livro

(Pel/RS)

05 a 09/11 - Curso sobre Plane-

jamento Participativo (Pel/RS)

06 e 07/11 - Curso de Sanea-

mento Básico Rural (Candiota/

RS)

06 a 08/11 - Simpósio Estadu-

al de Agroenergia e IV Reunião

Técnica de Agroenergia do RS

(PoA/RS)

08 e 09/11 - Reunião Técnica

Nacional de Olivicultura (Bagé/

RS)

09/11 - Jornada Técnica Pisci-

cultura em Assentamentos da

Metade Sul (EEC)

Dinâmicas realizadas durante o encontro estimulou o trabalho em equipe

Veja o calendário completo na Intranet em NCO/Eventos

top related