anexo 2 histÓria das ciÊncias sociais - ufrgs.br · surgimento da sociologia: august comte,...

Post on 07-Nov-2018

213 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ANEXO 2

HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS As reflexões sobre a história da organização da vida dos seres humanos e, dos diferentes grupos sociais foram modificando durante milhares de anos:

� Pensamento Mítico: Sociedades tribais. � Pensamento Filosófico: Sócrates, Platão e Aristóteles. � Teologia Cristã Europa Ocidental: Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. � Racionalismo: Galileu, Newton, Descartes, Loocke. � Surgimento da Sociologia: August Comte, Émile Durkheim, Max Weber e

Karl Marx. SOCIOLOGIA: ORIGENS E CONSTITUIÇÃO Transformações econômicas e sociais ocorridas desde meados do século XVIII decorrentes da Revolução Industrial; do surgimento da sociedade de classes e do desenvolvimento do método científico, proporcionaram a necessidade de uma nova compreensão das relações sociais. Surge no século XIX, então, a organização da Sociologia como disciplina, sistematizada como Ciência. Primeira Revolução Industrial (1760-1860) ocorre na Europa. Uma máquina à vapor Locomotiva à vapor

� Invenção das máquinas à vapor - locomotiva à vapor e navio) acelera a circulação das mercadorias.

� A fiandeira mecânica e o tear mecânico causam uma revolução na indústria têxtil. � A aplicação da força motriz e a mecanização se difundem na mineração. � A nova estrutura industrial transforma as relações e cria novas classes sociais. � Os empresários, denominados Capitalistas, possuem os meios materiais da

produção: capital, prédios, máquinas, matéria-prima e os bens produzidos pelo trabalho.

� Os operários, denominados proletários, possuem sua força de trabalho e a vendem para os empresários para produzir mercadorias em troca de salário.

Conseqüências

� Alteram-se profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades. Criando enormes concentrações urbanas.

� Duras condições de trabalho aos operários; aumento da produção para garantir a margem de lucro crescente, sem proporcional reajuste salarial.

� Disciplina rigorosa, mas em condições de trabalho, na maioria das vezes, insalubre e precarizado. Algumas fábricas chegavam a um expediente de até 80 horas por semana, sem férias, descanso remunerado, e com muita exploração de trabalho infantil.

� Movimento dos operários - surgem devido a conflitos entre operários revoltados com as péssimas condições de trabalho e seus empregadores.

� Sindicalismo – resultado de um longo processo de conquista gradativa do direito de associação, em 1864 na França, em 1866 nos Estados Unidos e em 1869 na Alemanha.

Segunda fase da Revolução Industrial (1860-1900)

� Difusão dos princípios de industrialização na França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda, Estados Unidos e Japão.

� Cresce a concorrência e expande-se indústria de bens de produção. Visualizam-se mudanças no processo produtivo devido ao implemento de novas formas de energia elétrica, e, derivada do petróleo. Desenvolvem-se novos produtos químicos e substitui-se o ferro pelo aço.

Terceira fase da Revolução Industrial (1900 até os dias de hoje)

� Surgimento de complexos industriais e empresas multinacionais focadas na reestruturação produtiva decorrentes da implementação da automatização e informatização.

� Expansão da indústria química e eletrônica. � Avanços da robótica e da engenharia genética incorporada ao processo produção.

Conseqüências A Revolução Industrial, de um lado, proporcionou métodos de produção mais eficientes, assim, os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, apresentando preços inferiores e atendendo a um mercado de consumo em expansão. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade. Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades.

CONCEITO As Ciências Sociais – a Sociologia é um dos ramos – é a ciência que estuda o comportamento social humano e suas várias formas de organização. O objeto das Ciências Sociais é, portanto, o ser humano em suas relações sociais. SOCIOLOGIA Estuda e pesquisa a problematização das relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia abrange os estudos dos grupos sociais; das instituições sociais; dos fatos sociais; dos processos sociais de competição, cooperação, conflito, assimilação e acomodação. ANTROPOLOGIA Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre vários grupamentos humanos. Estuda a cultura dos povos pré-letrados, a diversidade cultural da sociedade industrial. São objetos de estudo da Antropologia os tipos de organização familiar, as religiões, a magia e os rituais de passagem. CIÊNCIA POLÍ TICA Estuda e pesquisa a distribuição a distribuição das relações de poder na sociedade, bem como, a formação e o desenvolvimento das diversas formas de governo. Seus objetos são os partidos políticos, os sistemas políticos dos diversos países, e outros. TEMAS ATUAIS

� Conseqüências do processo de globalização econômica, tecnológica e social; tipos de desemprego; tipos de violência; cidadania, exclusão social; minorias étnicas; relações de trabalho; Democracia e outros Regimes Políticos; movimentos sociais; desagregação familiar e desenvolvimento sustentável, entre outros.

� O Sociólogo utiliza a teoria para sair do senso comum. São funções básicas do Sociólogo: coordenação, planejamento, trabalhos e pesquisas referentes às relações sociais. A profissão foi regulamentada, no Brasil, apenas em 1989, e exige do profissional formação teórica e atualização constante para acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CIENTISTA SOCIAL : � O profissional de Ciências Sociais está apto para trabalhar nas áreas de

Antropologia, Ciência Política e Sociologia. � Pode integrar equipes multidisciplinares para planejamento, formulação e

execução de projetos nos setores da saúde, educação e promoção social em áreas referentes a políticas sociais.

� Nas áreas de treinamento de recursos humanos, em empresas públicas e privadas.

DIVI SÕES

� Prestar assessoria ou consultorias a sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais.

� Atuar como docente em Ensino Fundamental, Médio e universitário. � Como pesquisador social, em agências de regulação e de pesquisa, órgãos

públicos (federais, estaduais e municipais), empresas e organizações não-governamentais (ONGS), desenvolvendo atividades de pesquisa e planejamento, análise de dados, assessoria e consultoria em diferentes áreas.

OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, 2001. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_I ndustrial> Acesso em: 24 abr. 2006.

top related