ambiente moodle josete

Post on 06-Jun-2015

1.887 Views

Category:

Education

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Este estudo trata-se de uma pequena introdução à origem e as potencialidade educacionais do Moodle.

TRANSCRIPT

O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM MOODLE: Origem e potencialidades

Por Josete Maria Zimmer

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade apresentar um pequeno tutorial a respeito do Ambiente de Aprendizagem Moodle a fim de realizar uma tarefa para o Curso de formação de tutores do LANTE (Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino) da Universidade Federal Fluminense.

MAS, O QUE É ?

O Moodle é um software livre de código aberto e foi desenvolvido por uma comunidade de centenas de programadores de todo o mundo, que também constituem um grupo de suporte aos usuários.

O Moodle não está finalizado, ele continua sendo aprimorado com acréscimo de novas funcionalidades sob a filosofia aberta (General Public License).

O site www.moodle.org fornece, respectivamente, o apoio para o desenvolvimento do software e sua tradução para dezenas de idiomas, além de apoio profissional à sua instalação.

O MOODLE A palavra Moodle refere-se ao acrônimo:

“Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment”, que pode-se traduzir em “um modelo de desenvolvimento sustentável que seja aplicável em nível local e com projeções em escala regional”. (Tradução do Dicionário Inglês/Português (Linguee).

O Moodle apresenta-se como um ambiente de aprendizagem rico em possibilidades pedagógicas para a educação, principalmente no contexto da Educação a Distância (EaD).

Possui uma variedade de ferramentas que possibilitam o ensino e aprendizagens em diversos níveis e áreas do conhecimento.

Site do Moodle (www.moodle.org)

ORIGEM

O pesquisador Martin Dougiamas criou o conceito Moodle em 2001 enquanto desenvolvia sua investigação de doutorado na Universidade de Tecnologia em Perth, na Austrália.

O Moodle é também um sistema de gestão do ensino e aprendizagem (conhecidos por suas siglas em inglês, LMS - Learning Management System, ou CMS – Course Management System), ou seja, foi desenvolvido para ajudar aos educadores a criar cursos on-line.

Martin Dougiamas

CARACTERÍSTICAS

O Moodle possui características que permitem dimensionar grandes implantações para centenas de milhares de estudantes.

Muitas instituições utilizam o Moodle como plataforma para realização de cursos totalmente on-line, enquanto outras utilizam para aumentar cursos blended learning (cursos semi-presenciais).

Uma das grandes vantagens de uso do Moodle é que ele possibilita ao professor pensar e planejar em médio e longo prazo.

FILOSOFIA MOODLE

As ferramentas, como fóruns, bancos de dados e wikis, servem para construir comunidades amplamente colaborativas de aprendizagem em torno da filosofia sócio-construtivista.

O investimento no trabalho inicial quando da elaboração de um curso propicia um melhor acompanhamento durante o percurso de aprendizagem dos alunos.

Livro Moodle 2 para professores de Antônio Vilela

FUNCIONALIDADES

A página inicial de uma disciplina em um Ambiente Moodle é totalmente personalizável, em termos de aparência visual, organização e disposição das ferramentas de informação.

O processo de navegação é simples, uma vez que a atividade está posta, logo aparece ao lado esquerdo da tela, e ao mesmo tempo chega à caixa postal do estudante.

Na página principal do Moodle é possível saber quem está online, ver o calendário, e as últimas postagens realizadas.

Página Inicial do aluno LANTE

FERRAMENTAS

O Moodle possui ferramenta de co-edição como a Wiki e o Glossário;

Permite inserir imagens, planilhas, e links na sua página de edição.

Tem questionário, pesquisa de opinião, tarefa, banco de dados, entre outras ferramentas importantes como Fórum e chat.

A agenda do Moodle pode ficar visível no modo calendário, basta clicar na data para aparecer maiores explicações.

A parte visual da plataforma Moodle pode ser configurada de modo a permitir edições e variadas disposições, como uso de cores, negrito, tamanho de letra, imagens, entre outras coisas, usando uma interface HTML.

RECURSOS

Descritivo do curso, logotipo, mensagem de boas vindas

Busca por palavras-chave nos fóruns

Lista de usuários ativos nos últimos 5 minutos

Lista de participantes (professores e alunos) e de grupos

Últimas notícias

Calendário mensal

Últimas modificações no site

Índice de acesso direto aos módulos

Configurações do curso

Lista de outros cursos

Para cada módulo do curso são criados tópicos que separa por semanas.

CONSIDERAÇÕES

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) baseado no Moodle tem todas as ferramentas que os professores necessitam para construir o ambiente on-line. Recomenda-se que estes tenham formação sobre a filosofia pedagógica desse ambiente.

Os professores que pretendem utilizar o Moodle em seus cursos/disciplinas precisam inicialmente realizar um planejamento conciso com objetivos gerais e específicos, conteúdos a serem trabalhados e as ferramentas a serem utilizados. Devem trazer o cronograma do curso, a metodologia utilizada e avaliação.

Lembra-se nesse estudo, que nenhuma ferramenta substitui o professor/tutor. Mesmo na plataforma Moodle há necessidade do acompanhamento virtual/presencial do professor a fim de dar o apoio necessários à aprendizagem dos alunos.

REFERÊNCIAS

ALVES, Lynn; Barros Daniela; OKADA, Alexandra (Orgs.). MOODLE: estratégias pedagógicas e estudos de caso. Salvador/BA: EDUNEB, 2009. Disponivel em: http://www.moodle.ufba.br/file.php/1/Moodle_1911_web.pdf. Acesso em 21/09/2013.

DICIONÁRIO Linguee: Inglês/Português, disponívem em: http://www.linguee.com.br/ingles-portugues/traducao/modular+object+oriented+dynamic+learning+environment.htmAcesso em 21/09/2013.

LANTE, Laboratório de Novas Tecnologias da UFF, disponível em: http://www.lante.uff.br/sitenovo/ Acesso em 21/09/2013.

SABBATIN, Renato M. E. Dr. Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet. A Plataforma Moodle. Disponível em: http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf. Acesso em 21/09/2013.

top related