amanda lodi nº1 ana clara simões nº2 maya amaral nº

Post on 22-Apr-2015

105 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Amanda Lodi nº1

Ana Clara Simões nº2

Maya Amaral nº

Bloco econômico: Asean(Associação dos Países do

Sudeste Asiático)

Índice:

• Questão 1..............................slide 04

• Questão 2..............................slide 06

• Questão 3..............................slide 08

• Questão 4..............................slide 10

• Questão 5..............................slide 12

• Questão 6..............................slide 15

• Bibliografia...........................slide 18

1. O que é um bloco econômico hoje e como ele serve à economia global?

Blocos econômicos são associações de países que se unem para ampliar suas relações econômicas, realizando trocas com pouca ou nenhuma restrição. Em alguns casos, essa união facilita também a integração social dos países participantes. Embora o objetivo principal do bloco seja o desenvolvimento econômico, ele pode apresentar propostas nos campos social e cultural.

Serve à economia global facilitando e estimulando a circulação de mercadorias, isto é, o comércio entre os países, através da redução ou isenção de tarifas e impostos.

2. Apresentar quais os tipos de blocos que existem em nosso

planeta

Zona de Livre Comércio: em que os acordos comerciais estabelecidos objetivam exclusivamente a redução ou a eliminação de taxas alfandegárias nas trocas comerciais entre os países-membros. Exemplo: APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.

União Aduaneira: além de ser uma Zona de Livre Comércio, resulta de uma mesma regulamentação para o comércio dos países do bloco com outras nações, adotando, assim, a chamada Tarifa Externa Comum (TEC). Exemplo: Comunidade Andina de Nações.

Mercado Comum: engloba a Zona de Livre Comércio e a União Aduaneira, além de permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços entre os países-membros. Exemplo: MERCOSUL – Mercado Comum do Sul.

União Política, Econômica e Monetária: estágio mais avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração acima, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única. Exemplo: União Europeia.

Ao todo, existem pouco mais de trinta blocos econômicos regionais, envolvendo países de todas as partes do globo terrestre, com distintos níveis de integração.

3. Dados gerais do bloco: histórico de formação, bandeira, países membros, país

sede, organização, estrutura, funcionamento, significado da sigla.

Significado da sigla: ASEAN- Associação de Nações do Sudeste Asiático.

Histórico de formação: Foi criado dia 8 de agosto de 1967, na Tailândia, com o objetivo de assegurar a estabilidade política e de acelerar o processo de desenvolvimento da região.

Países membros: Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja, Vietnã, Filipinas, Malásia,

Brunei, Cingapura e Indonésia. País sede: Jacarta, capital da Indonésia.

Bandeiras:

4. Apresentar quais são os objetivos, política e

perspectivas do bloco econômico por você estudado: Os objetivos da Asean são: o

desenvolvimento socioeconômico da região, a promoção da paz, investimentos na educação, a manutenção da estabilidade política, a não ingerência dos assuntos internos de outro país, e a realização de projetos para a agricultura e o setor industrial.

Os princípios fundamentais de Asean são: o respeito mútuo pela independência, soberania, igualdade, integridade territorial e identidade nacional de todas as nações, o direito de cada Estado para conduzir a sua existência nacional livre da interferência externa, a não interferência nos assuntos internos um do outro, a renúncia à ameaça ou uso da força, a cooperação efetiva entre si. Escolhidos no encontro de todos os países do bloco, e ocorreu a assinatura do Tratado de Amizade.

5. Apresentar como suas relações econômicas estão estruturadas

com outros países especialmente com o Brasil.

A Asean possui acordo de cooperação econômica com a UE (União Europeia), com países de sua região geográfica que não integram o bloco (China, Japão, Taiwan e Coréia do Sul), e também com os EUA, porém suas relações comerciais com o Mercosul são consideradas bem tímidas. Isso porque para os países do Mercosul, os acordos são sempre difíceis, pois seus integrantes apresentam grandes diferenças, com o Brasil e a Argentina mais industrializados, enquanto o Uruguai e o Paraguai são países menores e de pouca atividade industrial.

Apesar disso, após a crise financeira mundial de 2008, esses dois blocos (o Mercosul e a Asean) reconheceram a necessidade de promoverem a chamada cooperação sul-sul, como forma de chegar a uma nova geografia econômica mundial, reivindicando mais voz e voto para os países em desenvolvimento.

E o Brasil foi o primeiro país latino-americano a integrar o grupo dos dez países que formam a Asean, assinando, em novembro de 2011, o Tratado de Amizade e Cooperação, na ilha de Bali, na Indonésia.

Na oportunidade, mais de 20 empresas brasileiras participaram de um encontro com o objetivo de fechar negócios nas áreas de infraestrutura e mineração, além do Governo buscar a liberação das exportações brasileiras de carne, açúcar e soja para aqueles países.

Em 2013, a corrente de comércio entre o Brasil e a Asean foi de US$ 17,8 bilhões.O Brasil  tem superavit comercial com o bloco, isto é, vende mais do que compra, e também com a maioria dos países individualmente.Os principais parceiros individuais do Brasil são: Cingapura, Tailândia, Indonésia e Malásia, mas foi com o Vietnã que teve um maior crescimento no comércio em 2013 (42,3%).

6. Apresentar um artigo de jornal ou revista (internet) que trate de

algum aspecto sobre o bloco que você estudou.Os chefes de estado dos 10 integrantes da

Associação das Nações do Sudeste da Ásia (Asean) estão reunidos em Cingapura para a realização do 13o. encontro regional do grupo, onde será assina a Carta Asean e outros documentos.

A reunião deste ano também marca o 40o. aniversário do bloco. E entre a série de documentos que serão assinados estão a Declaração da Comunidade Econômica Asean e a Declaração de Sustentabilidade Econômica.

Falando durante a abertura do evento, o presidente do encontro e primeiro ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, disse que, aos 40 anos, a Asean pode olhar para trás com orgulho para a paz e estabilidade que trouxe para uma complexa região. No entanto, disse, que sob a rápida velocidade das mudanças globais, a Asean tem que se tornar um grupo cada vez mais efetivo.

Para tornar o bloco forte e relevante, ele disse, que é preciso acelerar e aprofundar a integração regional. E para que este objetivo seja atingido é essencial a assinatura da Carta Asean. O documento irá mudar de maneira qualitativa a forma que pensamos sobre a Asean. Tornará a Asean e um grupo mais coerente e efetivo, com regras básicas de regulamentação de políticas e processos decisórios alinhados. Tudo isso irá pavimentar o caminho para uma maior integração nos próximos anos.

Para Lee, a integração não é um fim em si, mas um meio para a Asean expandir seu espaço econômico e político. Também devemos tomar parte como acionistas participantes responsáveis na comunidade internacional, respondendo a assuntos de preocupação global

• http://www.brasilescola.com/geografia/classificacao-dos-blocos-economicos.htm

• http://pt.slideshare.net/Giuliavsr/sadc-e-asean

• http://www.mundoeducacao.com/geografia/asean.htm

• www.blocos-economicos.info

• www.suapesquisa.com

• http://relacoesinternacionais.com.br/negocios-internacionais

Bibliografia

• http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/06/24/ult1808u142411.jhtm

• http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2008/11/24/ult1808u130707.jhtm

• http://www.asiacomentada.com.br/

• http://www.cenariomt.com.br/noticia/347306/pais-ve-mercado-promissor-na-asia.html

• Livro: Jornadas.Geo 8° ano /editora Saraiva

Obrigada

Por Assistir

top related