alcool e direção 1

Post on 09-Apr-2016

220 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Aula sobre os efeitos do alcool quando dirigindo.

TRANSCRIPT

Professor Moisés Bueno de Oliveira

O ALCOOL DA Á IMPRESSÃO DE QUE TUDO ESTÁ NORMAL E QUE OS REFLEXOS E AS REAÇÕES PESSOAIS ESTÃO EM PERFEITO FUNCIONAMENTO DEVIDO À SENSAÇÃO ENGANOSA DE LEVEZA E BEM ESTAR.

O ALCOOL PRODUZ TAMBÉM OUTRAS FALSAS TENTAÇÕES: EXCESSO CONFIANÇA,AUSÊNCIA DA NOÇÃO DE PERIGO E DE RESPEITO Á VIDA(PRÓPRIA E ALHEIA).

É NOSSA VIDA

SE VOCÊ DIRIGIR EM ESTADO DE ALCOOLEMIA,TERÁ GRANDE CHANCE DE MORRER E MATAR PESSOAS INOCENTES.

QUE CUIDADOS DEVEMOS TOMAR NO TRÂNSITO

OFEREÇA-SE PARA DIRIGIR SE OS SEUS AMIGOS NÃO SE ENCONTRAREM EM CONDIÇÕES.

TENTE IMPEDIR ALGUÉM EMBRIAGADO DE DIRIGIR.

NUNCA INSISTA PARA QUE ALGUÉM TOME MAIS UM DRINQUE.

SE FOR SAIR E SOUBER QUE VAI BEBER,VÁ DE TÁXI.

NUNCA ACEITE CARONA DE ALGUÉM ALCOOLIZADO.

ÁLCOOL NÃO COMBINA COM TRÂNSITO E ÁLCOOL NÃO COMBINA COM TRÂNSITO E COM VIDACOM VIDA

Os estudos mais recentes mostram que em 61% dos acidentes de trânsito, o condutor havia ingerido bebida alcoólica.

Uma capacidade indispensável ao motorista é prejudicada pelo consumo de bebida alcoólica: a percepção.

O condutor que insistir em se embebedar e depois dirigir, corre o risco de sofrer diminuição dos reflexos e terá predisposição a acidentes de todo o tipo – que podem ir de um tropeço a um acidente automobilístico

Por isso, é muito importante que se tenha sempre em mente que VOLANTE e ÁLCOOL não combinam. É contra a vida.

Sabe o que as estatísticas mostram como resultado dessa mistura?

28 mil mortos por ano e 199 mil feridos. Geralmente quem bebe e acha que tem condições de dirigir pensa que o álcool não influencia em sua habilidade como motorista. É comum ouvir que a ingestão do álcool em doses determinadas não altera os efeitos psicológicos. Isso é falso pois muitas vezes o indivíduo ingere uma pequena dose e o efeito acaba sendo idêntico a ingestão de uma grande dosagem alcoólica.

A ingestão de álcool, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos, comprometendo a capacidade de dirigir veículos, ou operar outras máquinas.

Pesquisas revelam que grande parte dos acidentes são provocados por motoristas que haviam bebido antes de dirigir, neste sentido, segundo a legislação brasileira (Código Nacional de Trânsito, que passou a vigorar em Janeiro de 1998) deverá ser penalizado todo o motorista que apresentar mais de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue.

A quantidade de álcool necessária para atingir essa concentração no sangue é equivalente a beber cerca de 600 ml de cerveja (duas latas de cerveja ou três copos de chope), 200 ml de vinho (duas taças) ou 80 ml de destilados (duas doses).

O álcool não destrói só você!O álcool não destrói só você!

A nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, já provocou mudanças nos hábitos da população brasileira.

Antes, era permitida a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja), agora é preciso ser muito cauteloso na ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir.

Com esta nova legislação, o motorista que for flagrado com nível de álcool acima do permitido (0,1 mg/l de sangue) terá que pagar uma multa de R$ 955, terá o carro apreendido e ainda perde a habilitação.

A pior consequência é para quem estiver embriagado (níveis acima de 0,3 mg/l): o motorista corre o risco de ser preso, e a detenção é de 6 meses a 1 ano.

E por que a nova lei coloca o Brasil entre os países mais rígidos do mundo?

- A Polícia Rodoviária Federal está bem equipada, possui 1 bafômetro para cada 122 Km de rodovias.

- A dose fatal: é correspondente a 0,1 mg de álcool por litro de baforada. Para atingir esta concentração, basta uma taça de vinho ou uma tulipa de chope.

-

Como se vê, o bafômetro é um simples aparelhinho portátil que permite medir toda e qualquer concentração de álcool no sangue do motorista, ou seja, é mais fácil ficar só no refrigerante que enganar a tecnologia. Veja agora quanto tempo em média o álcool leva para desaparecer de seu corpo:

Um copo de cerveja (350 ml) – 1 hora;

Uma dose de vinho (150 ml) – 1 hora e 25 minutos;

Uma dose de uísque, tequila ou pinga (50 ml) – 1 hora e 15 minutos.

E não adianta reclamar dizendo que o aparelho está estragado, a margem de erro do bafômetro, segundo o Inmetro, é de apenas 1 %

Álcool X Organismo

O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon. A concentração do álcool que chega ao sangue depende de fatores como: quantidade de álcool consumida em um determinado tempo, massa corporal, e metabolismo de quem bebe, quantidade de comida no estômago. Quando o álcool já está no sangue, não há comida ou bebida que interfira em seus efeitos.

Os efeitos do álcool dependem de fatores como: a quantidade de álcool ingerido em determinado período, uso anterior de álcool e a concentração de álcool no sangue. O uso do álcool causa desde uma sensação de calor até o coma e a morte dependendo da concentração que o álcool atinge no sangue. Os sintomas que se observam são:

- Doses até 99mg/dl: sensação de calor/rubor facial, prejuízo de julgamento, diminuição da inibição, coordenação reduzida e euforia; - Doses entre 100 e 199mg/dl: aumento do prejuízo do julgamento, humor instável, diminuição da atenção, diminuição dos reflexos e incoordenação motora;- Doses entre 200 e 299mg/dl: fala arrastada, visão dupla, prejuízo de memória e da capacidade de concentração, diminuição de resposta a estímulos, vômitos; - Doses entre 300 e 399mg/dl: anestesia, lapsos de memória, sonolência;- Doses maiores de 400mg/dl: insuficiência respiratória, coma, morte.

Como funciona o bafômetro?O bafômetro tem um tubo transparente que contém substâncias químicas, um bocal e uma bolsa plástica inflável; quando a pessoa sopra através do bocal, o álcool exalado reage com a mistura fazendo-a mudar de cor.

CONSIDERAÇÕES FINAISÉ tudo uma questão de atitude! O trânsito hoje é, realmente, uma ameaça maior à vida e à saúde do cidadão do que qualquer outro fator, por isso é muito importante nossa participação em favor da campanha contra à violência e contra o consumo de bebida alcoólica para quem for dirigir. Só assim poderemos poupar vidas, contribuir para redução dos acidentes e a diminuição dos sofrimentos. Precisamos agir com determinação e com regras, acreditando sempre que podemos mudar esse quadro!

OBRIGADO

Professor : Moisés Bueno de Oliveira

top related