adubaçao organica e hidroponia

Post on 13-Apr-2017

799 Views

Category:

Education

9 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

HIDROPONIA E ADUBAÇÃOORGÂNICA

Adubação orgânica

O adubo orgânico é constituído de resíduos de origem animal e vegetal: folhas secas, gramas, restos vegetais, restos de alimentos, esterco animal e tudo mais que se decompõem, virando húmus.

Formação do adubo orgânico

Tipos de adubos orgânico

Humos de Minhoca  - Além de um excelente adubo é também um recondicionante das condições físicas e biológicas do solo.

Farinha de Sangue – é uma fonte natural de proteínas  de origem bovina para processamento em nossas planta.

Cinza de Madeira - É rica em Potássio, Cálcio e Magnésio. É quase imperceptível a presença de Nitrogênio e Fósforo 

Estercos -matéria orgânica de origem vegetal misturada à terra para torná-la mais fértil.

Vantagens da adubação orgânica

Ausência de agrotóxicos Aumenta a capacidade de retenção de água Ameniza a variação da temperatura do solo Possui mais nutrientes Não prejudica o solo

Alimentos orgânicos produzidos no Brasil Soja Hortaliças Café Frutas Cana Palmito

HidroponiaA hidroponia é uma técnica bastante difundida em todo o mundo. Ela está sendo empregada como uma ferramenta para resolver um amplo leque de problemas, que incluem tratamentos que reduzem acontaminação do solo e da água subterrânea, e manipulação dos níveis de nutrientes no produto.

Alimentos Hidropônicos produzidos no Brasil  Alface Rúcula Agrião Radiche Salsa Cebolinha E também frutos, flores e plantas medicinais

Vantagens do sistema hidropônico produção de melhor qualidade: as plantas crescem em um

ambiente controlado, procurando atender as exigências da cultura e com isso o tamanho e a aparência de qualquer produto hidropônico são sempre iguais durante todo o ano

menor uso de agrotóxicos: como não se emprega solo, os insetos e microrganismos de solo, os nematoides e as plantas daninhas não atacam, reduzindo a quantidade de defensivos utilizada.

mínimo desperdício de água e nutrientes: já que o aproveitamento dos insumos em questão é mais racional; 

Sistemas de cultivo da hidroponia SISTEMA DE PAVIO: muito utilizado em vasos decorativos. Neste

sistema, há um vaso contendo a planta e um pequeno reservatório contendo a solução ambos, interligados por um pavio, por onde a solução sobe por capilaridade.

SISTEMA FLOATING (sistema flutuante): as plantas ficam flutuando numa espécie de piscina com solução nutritiva. Em geral, são apoiadas em placas de isopor com furinhos.

SISTEMA DE SUB-IRRIGAÇÃO: a irrigação, junto a zona radicular, é feita de baixo para cima e de tempos em tempos. Entre uma irrigação e outra quase toda solução retorna ao reservatório.

SISTEMA NFT : é uma técnica de cultivo em água, no qual as plantas crescem tendo o seu sistema radicular dentro de um canal ou canaleta através do qual circula uma solução nutritiva composta de água e nutrientes.

SISTEMA DE GOTEJAMENTO: as plantas são irrigadas gota à gota. Os dispositivos chamados gotejadores ficam na superfície do substrato, junto ao pé da planta.

SISTEMA AEROPONICO :provavelmente é o sistema hidropônico de mais alta tecnologia, até certo ponto similar ao sistema N.F.T. O meio de cultura utilizado é o  Ar Úmido. Neste sistema, as raízes das plantas ficam suspensas e imersas numa Câmara de Cultivo, onde são aspergidas com uma névoa de solução nutritiva.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!!

top related