a história da mpb

Post on 16-Apr-2017

29.020 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

A HISTÓRIA DA MPB

(MÚSICA POPULAR BRASILEIRA)

RodrigoIgorFelipeMarcelo

Podemos dizer que a MPB surgiu ainda no período colonial brasileiro, a partir da mistura de vários estilos. Entre os séculos XVI e XVIII, misturou-se em nossa terra, as cantigas populares, os sons de origem africana, fanfarras militares, músicas religiosas e músicas eruditas européias. Também contribuíram, neste caldeirão musical, os indígenas com seus típicos cantos e sons tribais.

Na segunda metade do século XIX, surge o Choro ou Chorinho, a partir da mistura do lundu, da modinha e da dança de salão européia. Em 1899, a cantora Chiquinha Gonzaga compõe a música Abre Alas, uma das mais conhecidas marchinhas carnavalescas da história.

Durante a história, nota-se claramente a idéia de um “movimento” artístico-cultural, subentendendo-se tudo aquilo que é realmente popular, sendo assim possível a inclusão de ritmos desde o samba ao experimentalismo que beira o barroco do “manguebeat”.

A MPB – PRINCIPAIS NOMES NA HISTÓRIA Noel Rosa, (1910 - 1937) Sambista, cantor, compositor,

bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no "asfalto", ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época - fato de grande importância, não só o samba, mas a história da música popular brasileira

NOEL ROSA

Carmen Miranda Jorge Ben Secos e Molhados Chico Science

João Gilberto Chico Buarque Nara Leão Novos Baianos

OS “MARGINAIS” DA MPB

Jards Macalé Sérgio Sampaio Belchior Itamar Assumpção

ADONIRAN BARBOSA

Trem das Onze

Não posso ficar nem mais um minuto com vocêSinto muito amor, mas não pode serMoro em Jaçanã,Se eu perder esse tremQue sai agora às onze horasSó amanhã de manhã.Além disso, mulherTem outra coisa,Minha mãe não dormeEnquanto eu não chegar,Sou filho únicoTenho minha casa para olharE eu não posso ficar.

DÉCADAS MARCANTES – 1960 E 70 A Tropicália Movimento tropicalista foi

um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo); misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Tinha objetivos comportamentais, que encontraram

(...) eco em boa parte da sociedade, sob o regime militar, no final da década de 1960. O movimento manifestou-se principalmente na música, nas artes plásticas, no cinema e no teatro.

A “TROPICÁLIA”

Caetano Veloso Gilberto Gil Torquato Neto Os Mutantes Tom Zé

CAETANO VELOSO

Caetano Veloso (nascido Caetano Emanuel Viana Teles Veloso em Santo Amaro da Purificação, 7 de agosto de 1942) é um músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro. Com uma carreira que já ultrapassa quatro décadas, Caetano construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação, considerada de grande valor intelectual e poético.

INFLUÊNCIA NA GERAÇÃO A música popular brasileira passou a

ter grande apelo comportamental durante a fase do regime militar, onde compositores como Geraldo Vandré e Chico Buarque iniciaram uma onda de músicas de protesto ao sistema político nacional, sendo uma espécie de alavanca para a movimentação do povo em passeatas, apresentando sucessos como “Pra não dizer que não falei das flores” e “Apesar de Você”

Verso inicial de “Apesar de Você”, composição de Chico Buarque.

A NOVA MPB Depois de alguns anos em desuso,

atualmente a música popular vai voltando aos grandes dias, há de se ressaltar a qualidade dos novos compositores brasileiros. Artistas como Marisa Monte, Adriana Calcanhotto e a banda carioca Los Hermanos iniciaram uma nova era da música nacional sem a atenção das grandes “indústrias” de música, porém com letras e instrumentais invejáveis até para os revolucionários do Tropicalismo.

top related