a colonização inglesa

Post on 19-Jan-2016

18 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

A COLONIZAÇÃO INGLESA

A COLONIZAÇÃO INGLESANo século XVI, Portugal e Espanha eram as mais importantes potências da Europa. Foram elas que iniciaram as grandes navegações, realizaram a descoberta do Novo Mundo e dividiram entre si as novas áreas através do Tratado de Tordesilhas.

A COLONIZAÇÃO INGLESATratado de Tordesilhas dividiam as terras do continente Americano entre espanhóis e portugueses.

A COLONIZAÇÃO INGLESAPortugal e Espanha, motivados pelo mercantilismo, estavam interessados nos metais preciosos e nos produtos tropicais que tinham alto valor comercial no mercado europeu. Os territórios considerados menos valiosos aos interesses ibéricos foram relegados, propiciando a investida dos países marginalizados pelo Tratado de Tordesilhas nessas regiões.

A COLONIZAÇÃO INGLESA

A COLONIZAÇÃO INGLESA

A COLONIZAÇÃO INGLESACoube à Inglaterra a colonização da costa litorânea atlântica do atual território dos Estados Unidos. Na primeira metade do século XVIII, já estavam constituídas as Treze Colônias Inglesas na América do Norte, consideradas o princípio do que viria a ser os Estados Unidos no futuro.

A COLONIZAÇÃO INGLESA

A COLONIZAÇÃO INGLESA

A COLONIZAÇÃO INGLESAOs processos de colonização não foram iguais nas Treze Colônias.Na região norte desenvolveu-se a colonização de povoamento baseada em pequenas e médias propriedades agrícolas policultoras e no trabalho livre e assalariado, com produção voltada para o mercado interno. O objetivo dos colonos era criar uma nova pátria na América.No sul, estabeleceram-se colônias de exploração, baseadas nas grandes propriedades agrícolas monocultoras e no trabalho escravo, com produção voltada para o mercado externo.

A COLONIZAÇÃO INGLESA

Nas colônias do norte prevaleceu a colonização de povoamento, com pequenas e médias propriedades policultoras e trabalho livre e assalariado.

Nas colônias do sul prevaleceu a colonização deexploração, com grandes propriedade monocul-toras que utilizavam o trabalho escravo.

A COLONIZAÇÃO INGLESAApesar das diferenças entre as colônias do norte e do sul, as 13 colônias tinham certa dose de autonomia, com governadores eleitos pela população local. As colônias tinham liberdade absoluta umas em relação às outras e apresentavam-se ao poder real da Inglaterra totalmente separadas.

A COLONIZAÇÃO INGLESAAs colônias do norte conseguiram desenvolver uma economia autônoma baseada na combinação da pequena e média propriedade policultora junto à criação de manufaturas. Um dos grandes responsáveis por isso foi o desenvolvimento do comércio triangular.

A COLONIZAÇÃO INGLESAEsse termo designa a intensa atividade mercantil que começou a integrar as colônias norte-americanas às economias da América Central, África e Europa. Em linhas gerais, esse comércio tinha origem na exportação de gado, peixe, madeira e outros produtos alimentícios que saíam da América do Norte com destino às Antilhas. Ao chegarem à América Central, os comerciantes norte-americanos aproveitavam para realizar a aquisição de rum, açúcar e melaço.

A COLONIZAÇÃO INGLESAOs produtos adquiridos eram utilizados para consumo interno e o rum era usado para se adquirir escravos no litoral africano. Por fim, os escravos trazidos da África eram revendidos para regiões das Antilhas e para as colônias agroexportadoras da região Sul.

A COLONIZAÇÃO INGLESANão restringindo sua atuação no mercado europeu, os colonos também foram capazes de estabelecer laços comerciais com nações como Portugal e Espanha. Chegando à Península Ibérica com carregamentos de cereais, madeira e peixe, os norte-americanos obtinham carregamentos de vinho, sal e frutas.

A COLONIZAÇÃO INGLESA

A COLONIZAÇÃO INGLESAA ausência de leis inglesas que pudessem restringir a economia das Treze Colônias foi um dos principais fatores que explicaram a articulação de todas essas movimentadas negociações. Contundo, quando o comércio colonial passou a representar uma visível ameaça aos interesses da Inglaterra, se desenvolveram uma série de atritos que desembocaram no processo de independência dos Estados Unidos da América.

top related