a análise crítica de gêneros e a prática profissional · a análise crítica de gêneros e a...

Post on 08-Jan-2019

214 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

A análise crítica de gêneros A análise crítica de gêneros e a prática profissional: e a prática profissional:

o caso do concurso público para professor o caso do concurso público para professor o caso do concurso público para professor o caso do concurso público para professor em universidadesem universidades

ADAIR BONINI (UNISUL)ADAIR BONINI (UNISUL)

Abordagens Abordagens

sociolinguística interacional (Drew; sociolinguística interacional (Drew; Heritage, 1992); Heritage, 1992); ergológica (Lacoste, 1998; Nouroudine, ergológica (Lacoste, 1998; Nouroudine, 2002) ;2002) ;2002) ;2002) ;discursiva crítica (Gee; Hull; Lankshear, discursiva crítica (Gee; Hull; Lankshear, 1996) 1996) de gêneros textuaisde gêneros textuais (Bazerman; Paradis, (Bazerman; Paradis, 1991; Bhatia, 1993)1991; Bhatia, 1993)

Estudo do gênero em situação Estudo do gênero em situação de trabalho: abordagensde trabalho: abordagens

a análise de gênero (gênero + a análise de gênero (gênero + componentes genéricos) componentes genéricos) a análise crítica de gênero (gênero → a análise crítica de gênero (gênero → a análise crítica de gênero (gênero → a análise crítica de gênero (gênero → discurso) discurso) Análise crítica de discurso (discurso → Análise crítica de discurso (discurso → gênero) gênero)

Os mundos da pesquisa em gênero e Os mundos da pesquisa em gênero e discurso vêm se aproximando nos últimos discurso vêm se aproximando nos últimos anos e, como afirma Mottaanos e, como afirma Motta--Roth (2008): Roth (2008):

“[...] se o pensamento sociológico ou sócio“[...] se o pensamento sociológico ou sócio--histórico representado por Fairclough vem histórico representado por Fairclough vem histórico representado por Fairclough vem histórico representado por Fairclough vem se sedimentando nas discussões sobre se sedimentando nas discussões sobre gêneros textuais ou discursivos, o inverso gêneros textuais ou discursivos, o inverso também é verdadeiro”. também é verdadeiro”.

A análise crítica de gêneros compartilha A análise crítica de gêneros compartilha da concepção de Fairclough (2003) de da concepção de Fairclough (2003) de que a análise de linguagem pode (e deve) que a análise de linguagem pode (e deve) ocorrer como uma forma de participar da ocorrer como uma forma de participar da discussão e da resolução dos problemas discussão e da resolução dos problemas discussão e da resolução dos problemas discussão e da resolução dos problemas sociais. sociais.

Metodologia da Análise Crítica de Metodologia da Análise Crítica de GênerosGêneros

a) identificação e delimitação do objeto são a) identificação e delimitação do objeto são impulsionadas pelo levantamento e impulsionadas pelo levantamento e caracterização de problemas sociais;caracterização de problemas sociais;

b) demonstrar a participação do gênero na b) demonstrar a participação do gênero na prática que se está problematizando: prática que se está problematizando: focalizando aspectos do gênero (práticas focalizando aspectos do gênero (práticas de produção, p. e.) e/ou as relações entre de produção, p. e.) e/ou as relações entre gêneros (sistema de gêneros, p. e.). gêneros (sistema de gêneros, p. e.).

Duas consideraçõesDuas consideraçõesA análise de gêneros apresenta uma A análise de gêneros apresenta uma determinação e operacionalização de determinação e operacionalização de procedimentos conforme as necessidades procedimentos conforme as necessidades do objeto e as contingências do ambiente do objeto e as contingências do ambiente da pesquisa (“da pesquisa (“entrada nos dadosentrada nos dados”);”);da pesquisa (“da pesquisa (“entrada nos dadosentrada nos dados”);”);

DeveDeve--se ter em conta que se ter em conta que já há toda uma já há toda uma discussão da relação discussão da relação linguagem/trabalho realizadalinguagem/trabalho realizada em em inúmeros estudos sob orientações teóricas inúmeros estudos sob orientações teóricas diversas diversas

O concurso público para prof. O concurso público para prof. universitáriosuniversitários

concursos públicos podem ( e têm sido) concursos públicos podem ( e têm sido) utilizados para se observar quais são as utilizados para se observar quais são as práticas e a identidade profissional práticas e a identidade profissional práticas e a identidade profissional práticas e a identidade profissional exigidas.exigidas.

Problemática relacionada e esse Problemática relacionada e esse tipo de concurso tipo de concurso

É uma prática ambígua quanto à É uma prática ambígua quanto à credibilidade;credibilidade;É uma prática assimétrica quanto às É uma prática assimétrica quanto às É uma prática assimétrica quanto às É uma prática assimétrica quanto às possibilidades de participação;possibilidades de participação;Impacta a vida profissional e pessoal dos Impacta a vida profissional e pessoal dos candidatos;candidatos;Impacta a sociedade de várias formas.Impacta a sociedade de várias formas.

É de relevância social, portanto, o É de relevância social, portanto, o levantamento e a avaliação do perfil levantamento e a avaliação do perfil profissional pressuposto por esses profissional pressuposto por esses concursos: quais são as representações concursos: quais são as representações correntes sobre a natureza e a função correntes sobre a natureza e a função social do conhecimento e sobre as social do conhecimento e sobre as social do conhecimento e sobre as social do conhecimento e sobre as práticas que compõem o papel do práticas que compõem o papel do professor universitário.professor universitário.

O concurso para prof. em dez O concurso para prof. em dez universidades brasileirasuniversidades brasileiras

Duas maiores federais de cada região: Duas maiores federais de cada região: UFRGS; UFSC; UFMG; UFRJ; UFMS; UFRGS; UFSC; UFMG; UFRJ; UFMS; UNB; UFC; UFPE; UFAM; UFPA;UNB; UFC; UFPE; UFAM; UFPA;UNB; UFC; UFPE; UFAM; UFPA;UNB; UFC; UFPE; UFAM; UFPA;Material analisado: editais e normas de Material analisado: editais e normas de concurso;.concurso;.

Aspectos observadosAspectos observados

Quais gêneros tomam parte;Quais gêneros tomam parte;Que representação do professor está Que representação do professor está subjacente;subjacente;Que tipo de relação de poder se Que tipo de relação de poder se estabelece.estabelece.

Estão na base dos concursos:Estão na base dos concursos:

A legislação geral da união (lei, decreto, A legislação geral da união (lei, decreto, portaria);portaria);A legislação local (resoluções das A legislação local (resoluções das universidades);universidades);universidades);universidades);As ações administrativas (portaria de As ações administrativas (portaria de autorização de concurso, portaria de autorização de concurso, portaria de distribuição das vagas, edital de abertura distribuição das vagas, edital de abertura de inscrição, etc.). de inscrição, etc.).

Dois padrões de organização das Dois padrões de organização das normas normas

as universidades que apresentam as universidades que apresentam legislação própria (UFRGS, UFSC, legislação própria (UFRGS, UFSC, UFMG, UFRJ, UFMS, UFC, UFAM);UFMG, UFRJ, UFMS, UFC, UFAM);UFMG, UFRJ, UFMS, UFC, UFAM);UFMG, UFRJ, UFMS, UFC, UFAM);as que se baseiam apenas nas normas as que se baseiam apenas nas normas gerais (UNB, UFPE, UFPA).gerais (UNB, UFPE, UFPA).

Três graus liberdade na Três graus liberdade na formatação dos concursos: formatação dos concursos:

mínimomínimo, quando a prática é pensada , quando a prática é pensada como uniforme para todos os como uniforme para todos os departamentos (departamentos (UFRGS, UFSC, UFMG, UFRGS, UFSC, UFMG, UFRJ, UFMS, UFC, UFAMUFRJ, UFMS, UFC, UFAM); ); UFRJ, UFMS, UFC, UFAMUFRJ, UFMS, UFC, UFAM); ); médiomédio, quando a variação na prática está , quando a variação na prática está sujeita à elaboração do edital (sujeita à elaboração do edital (UNB, UFPEUNB, UFPE); ); máximomáximo, quando a variação na prática , quando a variação na prática está aberta a decisão de cada está aberta a decisão de cada departamento (departamento (UFPAUFPA, mediante o plano de , mediante o plano de concurso). concurso).

Os concursos são regidos pela regra: Os concursos são regidos pela regra: prova didática + prova de títulos + outra(s) prova didática + prova de títulos + outra(s) prova(s)prova(s)No arranjo dessa fórmula a prova de No arranjo dessa fórmula a prova de títulos não se destaca o é neutralizada (o títulos não se destaca o é neutralizada (o títulos não se destaca o é neutralizada (o títulos não se destaca o é neutralizada (o que se verifica na atribuição de pesos);que se verifica na atribuição de pesos);

“Art. 22. As provas do Concurso Público “Art. 22. As provas do Concurso Público para as Classes de Professor Auxiliar, para as Classes de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto serão:Assistente e Adjunto serão:I I -- Escrita, com peso três;Escrita, com peso três;II II -- DidáticaDidática, com peso , com peso quatroquatro;;III III -- TítulosTítulos, com peso , com peso um.um.””III III -- TítulosTítulos, com peso , com peso um.um.””(UFMS (UFMS --grifos meus)grifos meus)

Essa ênfase na prova didática sugere que Essa ênfase na prova didática sugere que a representação de professor mais a representação de professor mais adequado para as universidades federais adequado para as universidades federais privilegia centralmente a capacidade da privilegia centralmente a capacidade da oratória em detrimento do conhecimento e oratória em detrimento do conhecimento e da elaboração intelectual.da elaboração intelectual.da elaboração intelectual.da elaboração intelectual.Dentro do modelo mais comum de três Dentro do modelo mais comum de três provas, não é raro que duas delas tenham provas, não é raro que duas delas tenham caráter oratório.caráter oratório.

Assimetria de poder:Assimetria de poder:“Art. 35. [...]“Art. 35. [...]§§ 2º 2º O candidatoO candidato será eliminado será eliminado sese o o tempo da sua Prova Didática for inferior tempo da sua Prova Didática for inferior ao mínimo exigido.ao mínimo exigido.§§ 3º 3º O candidatoO candidato será penalizado será penalizado em três em três §§ 3º 3º O candidatoO candidato será penalizado será penalizado em três em três pontos por minuto excedente no tempo da pontos por minuto excedente no tempo da sua Prova Didáticasua Prova Didática na nota de cada na nota de cada membro da banca examinadora.membro da banca examinadora.§§ 4º 4º O candidato O candidato será interrompidoserá interrompido aoaoalcançar sessenta minutos de alcançar sessenta minutos de apresentação.” (UFMS apresentação.” (UFMS -- grifos meus)grifos meus)

top related