8º ano - filosofia

Post on 23-Jan-2016

47 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

filosofia

TRANSCRIPT

1. A Patrística é o primeiro momento da filosofia cristã. Sobre esta tendência filosófica, leia as seguintes afirmativas: I. a Patrística é um movimento de pensadores cristãos que procura justificar teórica e filosoficamente a concepção de vida e de mundo depreendida (alcançado, compreendido) da Bíblia. II. Boécio não é considerado um pensador da Patrística. III. Plotino é um pensador considerado como participante da Patrística. IV. a Patrística sempre rejeitou a filosofia greco-romana em seu todo. V. Santo Agostinho é considerado o maior pensador da Patrística latina. VI. um dos temas fundamentais da Patrística é a discussão do sentido da Santíssima Trindade.

Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. b) Somente as afirmativas I, II, V e VI são corretas. c) Somente as afirmativas III, V e VI são corretas. d) Somente as afirmativas I, V e VI são corretas. e) Somente as afirmativas II, V e VI são corretas.

2. Leia a seguinte passagem de Santo Agostinho: "Incorre em erro a alma quando se identifica tanto a essas imagens [exteriores], e, levada por tal amor, vem a considerar-se da mesma natureza que elas." (A trindade) Conforme o pensamento de Santo Agostinho, analise as afirmativas abaixo derivadas do trecho citado: I. o amor nunca nos engana. II. o erro deve-se à ação da própria alma. III. o erro acontece quando a alma se identifica com coisas exteriores a ela. IV. a alma erra porque, no pecado original, foi abandonada por Deus. V. a alma erra porque faz parte da natureza.

Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas II e III são corretas. b) Somente a afirmativa V é correta. c) Somente as afirmativas I e IV são corretas. d) Somente a afirmativa II é correta. e) Somente a afirmativa III é correta.

3. Analise as afirmativas abaixo sobre a importância que Santo Agostinho atribui à memória. Mas o que é o mais importante a ser lembrado? I. Nossa infância. II. Nosso eu. III. O pecado original. IV. Deus. V. Nossas imagens externas.

Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas III e IV são corretas. c) Somente a afirmativa II é correta. d) Somente a afirmativa III é correta. e) Somente a afirmativa IV é correta.

4. Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Segundo Santo Agostinho, através de qual procedimento podemos descobrir a verdade? a) Pela experiência empírica. b) Pelo diálogo ecumênico.

c) Pela iluminação interior. d) Pela ação do Demiurgo. e) Pela dedução transcendental das categorias.

5. (Faap) A doutrina de Platão influenciou os primeiros filósofos medievais, Santo Agostinho, bispo de Hipona (354 a 430) e Boécio (480 a 524), autores de "Confissões" e "Consolação da Filosofia", respectivamente. Mas a Filosofia que predominou na Idade Média foi a:

a) Sofística b) Epicurista c) Escolásticad) Existencialista e) Fenomenológica

6. (Puccamp) Preparando seu livro sobre o imperador Adriano, Marguerite Yourcenar encontrou numa carta de Flaubert esta frase: "Quando os deuses tinham deixado de existir e o Cristo ainda não viera, houve um momento único na história, entre Cícero e Marco Aurélio, em que o homem ficou sozinho". Os deuses pagãos nunca deixaram de existir, mesmo com o triunfo cristão, e Roma não era o mundo, mas no breve momento de solidão flagrado por Flaubert o homem ocidental se viu livre da metafísica - e não gostou, claro. Quem quer ficar sozinho num mundo que não domina e mal compreende, sem o apoio e o consolo de uma teologia, qualquer teologia? (Luiz Fernando Veríssimo. Banquete com os deuses)

A compreensão do mundo por meio da religião é uma disposição que traduz o pensamento medieval, cujo pressuposto éa) o antropocentrismo: a valorização do homem como centro do Universo e a crença no caráter divino da natureza humana.b) a escolástica: a busca da salvação através do conhecimento da filosofia clássica e da assimilação do paganismo.c) o panteísmo: a defesa da convivência harmônica de fé e razão, uma vez que o Universo, infinito, é parte da substância divina.d) o positivismo: submissão do homem aos dogmas instituídos pela Igreja e não questionamento das leis divinas.e) o teocentrismo: concepção predominante na produção intelectual e artística medieval, que considera Deus o centro do Universo.

7. Santo Agostinho de Hipona (cidade africana) foi o mais importante filósofo da Alta Idade Média. Além de filósofo e teólogo, Agostinho também exercia uma função eclesiástica na cidade citada. Qual função era essa?

a) Cônsul b) Cardeal c) Bispod) Pároco e) Delegado

8. (UFU 09/2002) A Patrística, filosofia cristã dos primeiros séculos, poderia ser definida comoa) retomada do pensamento de Platão, conforme os modelos teológicos da época, estabelecendo estreita relação entre filosofia e religião.b) configuração de um novo horizonte filosófico, proposto por Santo Agostinho, inspirado em Platão, de modo a resgatar a importância das coisas sensíveis, da materialidade.c) adaptação do pensamento aristotélico, conforme os moldes teológicos da época.

d) criação de uma escola filosófica, que visava combater os ataques dos pagãos, rompendo com o dualismo grego.

9. (Ufu 2004) Considere o trecho abaixo. “Quando, pois, se trata das coisas que percebemos pela mente (...). estamos falando ainda em coisas que vemos como presentes naquela luz interior da verdade, pela qual é iluminado e de que frui o homem interior”. Santo Agostinho. Do Mestre. São Paulo: Abril Cultural. 1973. p. 320. (Os Pensadores)

Segundo o pensamento de Santo Agostinho, as verdades contidas na filosofia pagã provêm de que fonte? Assinale a alternativa correta. a) De fonte diferente de onde emanam as verdades cristãs, pois há oposição entre as verdades pagãs e as verdades cristãs. b) Da mesma fonte de onde emanam as verdades cristãs, pois não há oposição entre as verdades pagãs e cristãs. c) De Platão, por ter chegado a conceber a ideia Suprema do Bem. d) De Aristóteles, por ter concebido o Ser Supremo corno primeiro motor imóvel.

10. (Uncisal) A filosofia de Santo Agostinho é essencialmente uma fusão das concepções cristãs com o pensamento platônico. Subordinando a razão à fé, Agostinho de Hipona afirma existirem verdades superiores e inferiores, sendo as primeiras compreendidas a partir da ação de Deus. Como se chama a teoria agostiniana que afirma ser a ação de Deus que leva o homem a atingir as verdades superiores? a) Teoria da Predestinação. b) Teoria da Providência. c) Teoria Dualista. d) Teoria da Emanação. e) Teoria da Iluminação.

top related