3ª aula de história da igreja

Post on 26-Jun-2015

1.473 Views

Category:

Documents

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Instituto Teológico de Barueri

“História da Igreja”

“História da Igreja”

Lição I

ITEB

Pr. Henrique Regis

“História da Igreja”

Contatos ITEB

Contatos Henrique Regis

E-mailpastorhenriqueregis@hotmail.com

Fone4198 - 2094

Blogbatepapopastoral.blogspot.com

Cel. Vivo99661-7249

“História da Igreja”

“De fato, o cristianismo é velho, cada vez mais velho, ano após ano. No entanto, ele é também novo, cada vez mais novo, manhã após manhã”

John Stott – 1921 - 2011

“História da Igreja”

Indicação Literária...

Livro: ‘Didaqué’

Autor: Os primeiros Cristãos

Editora: Paulus

“História da Igreja”

“Orai sem cessar”. 1 Ts 5.17

“História da Igreja”

Orem nessa semana...

Líbia: Ore por estabilidade, unidade e paz nesta nação conturbada. Ore para que o povo possa se recuperar dos terríveis efeitos da guerra e que o país possa se reconstruir em paz. Ore pelas pessoas que estão tentando tornar a Palavra de Deus acessível, apesar das dificuldades.

Egito: Louve a Deus pelo generoso apoio das Sociedades Bíblicas irmãs à nossa resposta com Escrituras à Revolução de janeiro de 2011. Ore por nossa presença contínua e por operações sólidas neste momento de incerteza política. Também peça para que possamos equipar a Igreja para responder com fé com base em uma estrutura bíblica. Ore pelo desenvolvimento de materiais bíblicos criativos que promovam a relevância da Palavra de Deus na vida pública, especialmente no campo de mídias digitais e entre os jovens.

Malta: Em 2011 enfrentamos muitas dificuldades financeiras, mas – Deus seja louvado – conseguimos publicar uma nova edição da Bíblia em maltês para jovens leitores. Agora esperamos ampliar nosso trabalho com escolas e alcançar um público maior por meio de uma série sobre assuntos bíblicos que estreará em breve na TV. Ore para que nosso trabalho cresça para novas áreas e que possamos atingir pessoas mais jovens e nossa população cada vez mais secular com a atemporal mensagem da Bíblia.

“História da Igreja”

Observações Importantes...

1º - Plano de Aula- 8 - Aulas Expositivas Presenciais- 1 – Aula para aplicação de Avaliação

“História da Igreja”

Observações Importantes...

2º - Avaliação- Prova aplicada em sala – 8 Pontos na média- Trabalho - 2 Pontos na média- Pontos necessários para se formar na matéria – 6

Pontos

“História da Igreja”

Observações Importantes...

3º - Trabalho de Pesquisa- Tema: “Os reformadores – Lutero, Calvino,

Ulrich Zuinglio”

“História da Igreja”

Observações Importantes...

3º - Trabalho de Pesquisa- Data de entrega: Dia da prova

-Turma “C” – 25 de Junho- Turma “I” – 02 de Julho- Turma “H” – 20 de Junho- Turma “D” – 27 de Junho- Turma “G” – 30 de Junho

“História da Igreja”

Observações Importantes...

3º - Trabalho de Pesquisa- Estrutura:

- Capa- Introdução- conteúdo- Conclusão- Bibliografia.

“História da Igreja”

O que é a Igreja?

“História da Igreja”

- A palavra igreja vem da expressão grega ‘Eclesia’, que significa chamados para fora.

-Isso significa que Igreja é a comunidade de homens, mulheres e crianças que foram chamados para fora...

- Chamados para fora de quê, ou da onde???

“História da Igreja”

- Chamados para fora do domínio de Satanás

- Chamados para fora do domínio do pecado

- Chamados para fora da influência negativa do mundo Sistêmico.

- Chamados para fora do judaísmo (Representante das religiões!)

“História da Igreja”

Então, surge o cristianismo...

“História da Igreja”

Fases que dividem os 2000 anos de cristianismo...

- Igreja Apostólica – 30 até 100 d.C- Igreja Patrística – 101 até 450 d.C- Igreja Medieval – 451 até 1300 d.C- Igreja Pré-Reforma – 1300 até 1500 d.C- Igreja Reformadores – 1500 até 1600 d.C- Igreja Avivalistas – 1600 até 1900 d.C- Igreja Pentecostal – 1906 até dias atuais- Igreja Neopentecostal – 1970 até dias atuais- Igreja Evangélica Ecumênica – 2000 até dias atuais

“História da Igreja”

Conclusão

A Igreja, que no sentido espiritual, é o corpo místico de Jesus Cristo na terra, organismo vivo e poderoso, o qual se exterioriza por meio da igreja osculável, e física, tem pouco mais de 2000 mil anos, que se dividem em fases, as quais estudaremos nas próximas aulas.

Instituto Teológico de Barueri

“História da Igreja”

“História da Igreja”

Lição II

ITEB

Pr. Henrique Regis

“História da Igreja”

“Deus é corporificado em Cristo;

Cristo é experimentado pelos homens na pessoa do Espírito; e o Espírito é o elemento constituinte da igreja, o Corpo de Cristo."

Witness Lee – 1905 - 1997

“História da Igreja”

Indicação Literária...

Livro: ‘História Eclesiástica’

Autor: Eusébio de Cesaréia

Editora: CPAD

“História da Igreja”

“Orai sem cessar”. 1 Ts 5.17

“História da Igreja”

Orem nessa semana...

Chipre: Louve a Deus para que a Sociedade Bíblica no Chipre continue a levar a Palavra de Deus aos muitos turistas e refugiados que vêm para este país. Agradeça-o pelos Novos Testamentos em grego que o Ministério da Educação e a Igreja do Chipre distribuem gratuitamente para escolas todos os anos. Agradeça-o também boa cooperação com todas as Igrejas. Ore para que mais pessoas leiam a Bíblia e encontrem esperança em Deus.

Líbano: Louve a Deus por sua contínua misericórdia com o Líbano. Ore pelo sucesso de nossos programas de distribuição e engajamento na Bíblia para católicos, que declararam 2012 o Ano da Bíblia. Ore por nossos programas de Evangelho para crianças, especificamente o novo Mundo da Bíblia que receberá milhares de visitantes desafiando-os a apreciar a Palavra de Deus. Ore também por nossas atividades e nosso Centro de Recursos para jovens e por nossa contínua promoção da Bíblia por meio de programas públicos e comunitários.

Turquia: Há muito a agradecer a Deus: sua proteção de nossa equipe e nosso trabalho; a publicação a edição acadêmica dos Salmos em siríaco, e as oportunidades de participar de várias feiras de livros e de visitar seminários islâmicos. Peça a Deus para nos ajudar a concluir o trabalho no primeiro Dicionário da Bíblia em turco e no projeto de tradução do Antigo Testamento para curdo. Ore também por mais unidade entre as Igrejas.

“História da Igreja”

Igreja Apostólica

“História da Igreja”

O que é?

“História da Igreja”

É a comunidade dos primeiros cristãos, os quais andaram com Jesus enquanto este viveu e desenvolveu seu ministério terreno, tendo também convivido com nosso Senhor após a ressurreição. Nasceu no ano 33 d.C, no evento do Pentecostes e seguiu até a morte do último apóstolo, João, no ano 95 ou 98 d.C. Também sendo conhecida como a comunidade dos discípulos dos discípulos.

“História da Igreja”

Vida, ministério e Morte... Pedro...

• Mas, também, eu procurarei em toda a ocasião que, depois da minha morte, tenhais lembrança destas coisas. Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando, da magnífica glória, lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz, dirigida

do céu, estando nós com ele no monte santo. (2 Pe 1.15-18)

“História da Igreja”

Vida, ministério e morte... João...

• O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho, Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. Deus é luz: aqueles que não andam na luz não têm comunhão com Ele E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz e não há nele trevas nenhumas.santo.

(1 Jo 1.1-4)

“História da Igreja”

Vida, ministério e morte... João...

Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito, E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele e ele em Deus.

(1 Jo 4.13-15)

“História da Igreja”

Ressurreição... Lucas...

• FIZ o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;

• Aos quais, também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando do que respeita ao reino de Deus. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João baptizou com água, mas vós sereis baptizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.eus, Deus está nele e ele em Deus.

(At 1.1-5)

“História da Igreja”

Ressurreição... Paulo...

• TAMBEM vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual, também, sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive, ainda, a maior parte, mas alguns já dormem, também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo.

(1 Co 15.1-8)

“História da Igreja”

Surgimento da Igreja

“História da Igreja”

- Jesus iniciou seu ministério aos trinta anos

“E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli”. (Lc 3.23)

- Por três anos exerceu seu ministério, conforme diz os biógrafos patrísticos e a tradição cristã.

- Nesse período de ministério, Ele vocacionou doze homens: Mt 10.1-4; Mc 3, Lc 6, At 1.13

- Ainda segundo a tradição cristã Jesus exerceu sua vocação por três anos e foi crucificado, morrendo assim com trinta e três anos.

- E esses doze continuaram sua mensagem e igreja, aliás, eles eram a igreja: At 1.13

- Fazendo surgir assim a Igreja no evento do Pentecostes em Jerusalém – At 2

“História da Igreja”

Por que o Pentecostes é o nascedouro da Igreja?

1° - Separação da Igreja e do Judaísmo

2° - Recebimento do Espírito Santo

3° - Início das Missões

“História da Igreja”

Principais eventos

“História da Igreja”

Duas fontes Históricas

1 – Atos dos Apóstolos

2 – Tradição Cristã

“História da Igreja”

-Nomeação de Matia em substituição de Judas - At 1- O Pentecostes – At 2- Curas e Libertações de Endemoninhados – At 3, 16- Perseguição por parte dos judeus – At 4- Primeira morte dentro da Igreja – At 5- Instituição do Diaconato – At 6- Primeiro Martírio (Estevão) - At 7- Pregações em Samaria – At 8- Conversão de Saulo – At 9-

“História da Igreja”

- Ressurreição de Tabita, Dorcas – At 10- Fome e necessidade da Igreja de Jerusalém – At 11, 12- Morte de Tiago – At 12- Chamada ministerial paulina e início das missões transculturais – At 13- Viagens Paulinas – At 13 – até 28- Primeiro Concílio da Igreja em Jerusalém (Tiago) – At 15- Ministério paulino – At 16 – 24- Julgamentos de Paulo e ida para Roma – At 25 – 28- Pedro foi para Roma- Livros do Novo Testamento foram escritos- João para Éfeso, Ilha de Patmos e o Apocalipse- Os apóstolos respondem as questões doutrinárias- João morre e termina essa era

“História da Igreja”

Principais personagens

“História da Igreja”

- Jesus Cristo...- Pedro- João- Barnabé- Saulo/Paulo- Timóteo- Tiago irmão do Senhor- Judas Irmão do Senhor- Apolo- Áquila e Priscila- Silas- Lídia

“História da Igreja”

Principais Dificuldades e desafios

“História da Igreja”

- Perseguição dos judeus- Perseguição dos romanos- Hereges mau intencionados- Infantilidade da fé dos irmãos- Conflito entre a igreja judia e gentílica- Falta de tempo para preparar melhor quem estava ficando com a igreja

“História da Igreja”

Principais Ensinos e práticas

“História da Igreja”

E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos,

varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, paraperdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhose a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. E com muitas outras palavras istotestificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram baptizados os que, debom grado, receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; E perseveravam na doutrinados apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitasmaravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.E vendiam as suas propriedades e fazendas, e repartiam com todos, segundo cada um necessitasse.E, perseverandounânimes, todos os dias, no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor, à igreja, aqueles que se haviam de salvar.

“História da Igreja”

Como a Igreja Apostólica Termina

“História da Igreja”

- Os apóstolos morreram...- A igreja estava em todo mundo conhecido...- Havia muitos hereges- Não havia um Cânon definido- Faltava estrutura organizacional

“História da Igreja”

Conclusão...A igreja apostólica, também chamada primitiva, ocupou os cem primeiros anos do cristianismo. Após João esse período termina, mas é para nós o mais próximo do ideal de igreja que temos, após esse período a igreja foi se distanciando do planejado no que cerne a estrutura. Mesmo assim é ainda a Igreja de Cristo na terra, o corpo de Cristo!!!

Instituto Teológico de Barueri

“História da Igreja”

“História da Igreja”

Lição III

ITEB

Pr. Henrique Regis

“História da Igreja”

“A Igreja só será avivada quando;

os pregadores acenderem uma fogueira no púlpito"

D. L. Moody

“História da Igreja”

Indicação Literária...

Livro:‘Os 100 acontecimentos mais importantes da História do

cristianismo’

Autor: A. Kenneth Curts J. Stephen Lang Randy Petersen

Editora: Vida

“História da Igreja”

“Orai sem cessar”. 1 Ts 5.17

“História da Igreja”

Orem nessa semana...Finlândia: Agradeça as novas oportunidades de trabalho de desenvolvimento em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Ore pelas comemorações que marcam nosso bicentenário e pelas campanhas nacionais que planejamos realizar voltadas para vários públicos ao longo do ano. Lembre-se especificamente de nosso trabalho na área de mídias sociais.

Suécia: Agradecemos a Deus pela tradução ‘Bibel 2000’ – um presente do estado para o povo sueco uma década atrás. No entanto, como é necessária uma nova tradução contemporânea para os próximos anos, estamos embarcando no primeiro projeto de tradução da Sociedade Bíblica. Ore para que as habilidades e a sabedoria necessárias estejam disponíveis para torná-lo um sucesso. Ore também para que os jovens encontrem Deus por meio de nosso programa Aventuras da Bíblia em escolas e do aplicativo para celular BibleMe.

Noruega: Agradeça o lançamento no ano passado de duas novas traduções da Bíblia em norueguês. Esperamos que elas ajudem a reviver a leitura e a audição da Bíblia entre Cristãos e não religiosos, e que estimulem o engajamento na Bíblia por parte dos jovens. Ore para que nosso povo continue a lutar contra o terrorismo e o ódio com amor, como fizemos após 22 de julho de 2011. Ore também por nossa nova Secretária Geral, Ingeborg Mongstad Kvammen.

“História da Igreja”

Igreja Patrística

“História da Igreja”

O que é?

“História da Igreja”

É a comunidade dos primeiros cristãos que foram discípulos dos apóstolos.

“História da Igreja”

Surgimento da Igreja

“História da Igreja”

- A igreja patrística nasceu no ano 100 d.C, com a morte dos apóstolos, os discípulos dos apóstolos assumiram o controle da igreja. Esse governo dos pais durou até o ano 450 d.C

“História da Igreja”

Desafios para os Pais da Igreja

“História da Igreja”

1° - Resgatar os ensinos apostólico – At 20.31; At 2.42.

2° - Unificar a igreja – Não em cultura, mas em crença em modo de vida...

3° - Apologistas – Apologética, Apologia

4° - Formar um Cânon – Reunir os livros, selecionar por meio de critérios, Conservar a estrutura original.

5° - Organizar a Igreja – Definindo: Um lugar de culto, um dia de culto, uma liturgia, modo de contribuições, etc.

“História da Igreja”

Principais eventos

“História da Igreja”

Anos e Acontecimentos

• Justino Mártir escreve sua Apologia – 150

• O martírio de Policarpo - 156

• Irineu se torna bispo de Lion (Lião) - 177

• Tertuliano começa a escrever livros cristãos - 196

• Orígenes escreve comentários e doutrinas bíblicas – 205

• São Cipriano compõe a sua obra “Unidade da Igreja” - 251

“História da Igreja”

Anos e Acontecimentos

• São Antão começa sua vida de eremita (monastérios) - 270• A conversão do imperador Constantino - 312• Casamento da Igreja com o Estado Romano - 315• O Concílio de Éfeso - 318• O Concilio de Nicéia – 325• Atanásio reconhece o Novo Testamento - 367• A vida do bispo Ambrosio - 385• Conversão de Santo Agostinho - 387• João Crisóstomo, o boca de ouro, bispo de Constantinopla - 398• São Jerônimo traduz por completo a Vulgata Latina - 405• Missões na Irlanda com Patrício - 432• O Concilio de Calcedonia - 451

“História da Igreja”

Principais personagens

“História da Igreja”

- Justino o mártir- Policarpo de Esmirna- Irineu de Lião- Orígenes de Alexandria- Imperador Constantino- Clemente de Roma- Clemente de Alexandria- Tertuliano- Atanásio- Ário- São Jerônimo- João Crisóstomo- Ambrósio- Gregório Magno- Santo Agostinho- Pelágio

“História da Igreja”

Como a Igreja Patrística Termina

“História da Igreja”

- Os pais transferiram o poder da igreja para o Estado Romano

- Não há mais perseguição...

- Muitas doutrinas estão definidas

- Há hereges, mas estes enfrentam a fúria de Roma, são perseguidos e mortos

- O Cânon está todo formado e já traduzido para alguns idiomas

- A Igreja está institucionalizada

“História da Igreja”

Conclusão...A igreja patrística acabou, os pais conseguiram realizar grandes obras, entretanto se inicia aqui o período de declínio e calamidade clerical, a parir do casamento com o Estado de Roma, a igreja se mistura e os próximos anos serão negros...

top related