3 - as primeiras sociedades

Post on 13-Apr-2017

34 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

AS PRIMEIRAS SOCIEDADESCAPÍTULO 3 – PÁG. 34

1ºANO

HISTÓRIA

2 CAP. 3 PÁG.

34

Na figura Vênus de Laussel, observe as formas representadas do corpo feminino.

Em sua opinião, essa representação seria um “padrão de beleza”, ou haveria outras explicações?

A Vênus de Laussel é uma estatueta talhada em bloco de calcário, além de possuir vestígios de ocre. Representa uma mulher nua, com formas exageradas, que na mão direita sustenta um corno de bisão.Alguns pesquisadores acreditam ver treze linhas ao redor da silhueta da mulher, que poderiam representar um ciclo lunar ou menstrual. Graças a isso, algumas interpretações feitas relacionam a Vênus a uma deusa da fertilidade, pois a relação entre a gravidez, que ocorre em 10 lunações e o ciclo lunar/menstrual, em 13 lunações, evidencia para muitos estudiosos, um dos primeiros registros da interação entre os ciclos do Universo e os ciclos humanos.

3

Repare que a divisão da Pré-História em dois períodos.Baseia-se nas técnicas nos materiais que nossos

antepassados usavam para fazer seus utensílios.

CAP. 3 PÁG.

34

PALEOLÍTICO NEOLÍTICO

Surgimento do gênero Homoc. 2 milhões de

anos.

Invenção da

agricultura 10 mil a.c.

Descoberta de metais 5 mil a.c.

Invenção da escrita 3 mil a.c.

4PERIODIZAÇÕES Uma das periodizações mais conhecidas (John Lubbock)

conta o grau de habilidade tecnológica na produção dos instrumentos e distingue pelo menos dois grandes períodos: paleolítico e neolítico.

CAP. 3 PÁG.

34

O Paleolítico: A guerra do fogo

Duração: 3min45s

– Paleolítico

Em que a produção de objetos e instrumentos era bastante rudimentar. Note que o termo paleolítico é de origem Grega (Palaiós = Antigo e Líthos = Pedra) é pode ser traduzido como “velha idade da pedra”. Nesse período, os Seres Humanos viviam da caça, da pesca, da coleta de grãos, frutos e raízes.

– Neolítico

Em que a criação de objetos e instrumentos passou a ser mais elaborada, menos rudimentar. Note que o termo neolítico também é de origem Grega (Neo = Novo e Líthos = Pedra) e significa “nova idade da pedra”. Nesse período, grupos humanos passaram a produzir seus alimentos, ou seja, desenvolveram a Agricultura e a criação de animais.

CAP. 3 PÁG.

34

Paleolítico: os caçadores-coletores CAP. 3 PÁG.

34

Além de utensílios, outros vestígios humanos dos grupos caçadores-coletores foram encontrados, sobretudo nas paredes de cavernas, são as pinturas rupestres. Em algumas aparecem figuras humanas, mas a maioria é de mãos abertas e de animais, sobretudo mamutes, cavalos e bisontes.

Pinturas Rupestres

Imagem: Negativo de mão pré-histórica na caverna de Pech Merle / Autor: Desconhecido / public domain.

CAP. 3 PÁG.

34

Pinturas Rupestres do Paleolítico

Imagem: Aurignacien (31.000 anos atrás) / Autor: Thomas T. de algum lugar na Terra / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

Imagem: Photography of Lascaux animal painting / Autor: Prof saxx / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

CAP. 3 PÁG.

34

9 CAP. 3 PÁG.

34

Paleolítico (Idade da Pedra Lascada)

Características

Primeiros instrumentos

Feitos de madeira, ossos, chifres e pedras.

Alimentação e nomadismo

Grupos nômades caçadores-coletores. Consumiam frutos, grãos e raízes e o que caçavam e pescavam.

Controle do fogo O controle do fogo foi uma das maiores conquistas.

Abrigos e roupas Construíram os primeiros abrigos e produziram as primeiras roupas, com peles de animais (couro).

Formas de organização social

As sociedades de caçadores-coletores estabeleceram alguns modos de cooperação entre os membros de cada grupo. Segundo os estudiosos, é possível que tenham ocorrido uma divisão do trabalho de acordo com o sexo e a idade.

10Neolítico: as sociedades agropastoris CAP. 3 PÁG.

34

11 CAP. 3 PÁG.

34

Neolítico (Idade da Pedra Polida) Características

Produção agropastoril Produção de sues próprios alimentos.Comunidades agropastoris acabaram adotando modo de vida sedentário.Desenvolvimento da agricultura, da criação de animais e das aldeias sedentárias.Muitos estudiosos costumam referir-se a esse processo como Revolução agrícola. A Revolução agrícola e pastoril contribuiu para o aumento da população humana.

Inovações técnicas Construção de casas; instrumentos de pedra (facas, machados, foices, enxadas e pilões); cerâmica (vasos e potes); tecelagem.

Nascimento da metalurgia Por volta de 4000 a.C. Produção do cobre, bronze, ferro.Representou enorme conquista tecnológica, pois possibilitou a produção de instrumentos e objetos resistentes, das mais variadas formas.

A vida nas aldeias neolíticas Comunidade de poucas famílias extensas clãs

Clã antepassado comum

Tribo vários clãs

Anciãos: chefes de família administrar conflitos.

Patriarca: líder religioso e político; devia protegera comunidade dos ataques de grupos rivais, que investiam contra as aldeias em busca de alimentose de animais domesticados.

CAP. 3 PÁG.

34

A vida nas aldeias neolíticasCultivo dos campos (colheita coletiva) trigo e cevada

Divisão do trabalho: diferenciação entre as tarefas dos homens e as das mulheres; não há trabalhadores especializados.

Economia: de subsistência (poucos excedentes)

Criação: cabras, porcos e bovinos

Fabricação de vestimentas: linho e lã

CAP. 3 PÁG.

34

As condições para a formação das cidadesAldeias: cercadas de muros de proteçãoConhecimento do regime das chuvas e das estiagensDrenagem dos pântanos para ampliar as áreas de cultivo.Construção de diques e canais de irrigaçãoNovas técnicas de plantio: arado semeador

Agricultura irrigada + avanços tecnológicos

Aumento na produção de alimentos

Excedentes em grande escala

Crescimento das colheitas

Melhores condições de sobrevivência

Crescimento populacional

Camponeses: dedicados apenas ao cultivo

Troca: excedentes agrícolas x arados e outros objetos

Comércio escambo (troca de produtos)

CAP. 3 PÁG.

34

Civilização Nova fase da organização socialAldeias eprimeiras cidades

As primeiras aldeias sedentárias dedicaram-se à atividade agrícola.Ampliou-se a oferta de alimentos, a população cresceu, e a vida social foi se tornando cada vez mais complexa.Ampliação gradativa da divisão do trabalho. Permitiu o surgimento de funções sociais específicas (tecelão, sacerdote, soldado, etc.).Algumas dessas aldeias foram incorporando às suas estruturas físicas novos elementos(muralhas, templos, edifício-palácio, armazéns, etc.Todo esse processo faz parte do surgimento das primeiras cidades.Cidades mais antigas: Jericó (8000ª.C.) e Beidha (7200 a.C.), Catal Huyuk (6500/6700 a.C.).

Formação do Estado

Latim status= estar firme, significando a permanência de uma situação de convivência humana ligada à sociedade política.Determinadas funções político-administrativas e militares acabaram sendo assumidas por um grupo social específico. Esse grupo passou a deter o poder de impor normas à vida coletiva. Assim teria surgido o governo, por meio do qual se desenvolveu o Estado.

Relações sociais

Baseavam-se principalmente nos laços de parentesco, nos usos e costumes comuns, nas formas de cooperação entre os membros do grupo. O alimento, a terra e o rebanho compunham propriedades coletivas da comunidade.O surgimento de trabalhadores especializados, levou a uma competição social. O acúmulo desigual de bens materiais pelos indivíduos passou a diferencias as pessoas, designando-as como mais ricas ou mais pobres, dependendo do poder econômico.

17 CAP. 3 PÁG.

34

A região do planeta onde surgiram as primeiras civilizações de que temos conhecimento corresponde a área conhecida como Crescente Fértil.

Suas terras eram férteis devido às enchentes dos rios Tigre, Eufrates, Nilo e Jordão.

Pág. 43

Crescente fértil:

Pág. 37: Compreendendo (1 a 3); Pág. 39: Compreendendo (1 a 4); Pág. 43 : Compreendendo (1 a 4). De olho na universidade pág. 45 – questão

1, 3 e 4.

Atividade nº 3 CAP. 3 PÁG.

34

PERGUNTAS E

RESPOSTAS

top related