1 violência reflexo da sociedade

Post on 05-Jul-2015

1.410 Views

Category:

Education

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Traz o resumo e a Estratégia desse projeto que deve ser realizado interdisciplinarmente. pois sozinho torna-se isolado.

TRANSCRIPT

Violência - reflexo da sociedade

Vamos refletir na escola

Escola: E.E. São Paulo da Cruz - Professora de Inglês

E.E. Tarsila do Amaral - Professora de Leitura e Educadora Profissional do Programa Escola da Família

Glace Augusta Motta Silva

1 – E.E. São Paulo da Cruz

2 – Área Livre

3 – Córrego sem tratamento de esgoto que corta a Área Livre

4 – EMEF Quirino – escola de 1ª à 4ª - Clientes diretos do São Paulo da Cruz.

As Escolas foram inaugurada para atender a demanda da comunidade dessa região.

Outra região de grande risco, a violência esta presente como se fosse natural e não exceção.

-A violência assola essas regiões, como exigir de nossos alunos valores, se cresceram e são muitas vezes sobreviventes dessa realidade.

-A violência as vezes aparece em atos inocentes, sendo realizados dentro do ambiente escolar. Como nós educadores podemos lidar com isso?

- Buscar mecanismos que faça com que esse aluno descubra os valores dentro dele.

- Fazer com que ele perceba que esse atos violentos causam indignação dentro dele e isso é o grito de alerta de seus valores.

- criar momentos de reflexão e mostrar que é possível se pensar na escola, pensar e refletir sobre os problemas da sociedade, consequentemente seus problemas, nossos problemas.

-Possibilitar ao aluno experiências que possam faze-lo refletir e mediar esse caminho até a descoberta de seu ato de pensar e refletir sobre as suas ações e de outros.

- Mostrar a interação entre as disciplinas e que elas comunicam-se entre si.

-Utilizar ferramentas que atraia o aluno,

-Buscar dentro do universo do aluno subsidio para sua reflexão

-Orientar e faze-lo descobrir a importância da Pesquisa bibliográfica e de campo, para suas reflexões.

-Foi pensando em tudo isso que Preparei esse projeto.

Possibilitar reflexão dos envolvidos sobre um tema que vem crescendo dentro do ambienteescolar. Através da pesquisa e confecção dos trabalhos os alunos vão buscar dentro dosambientes : sociais, culturais e esportivos as causas de uma situação que se torna enorme todosos dias dentro de nosso país, em nossas escolas, e sociedade. A reflexão do individuo sobre o queparece ser inofensivo, mas pode levar a situações extremas. Oferecer com esse projetoferramentas para que o aluno encontre soluções para evitar a situação que leva aviolência, trabalhando com preconceitos e valores para chegar a denominadores comuns: apaz, tolerância e o respeito pelo outro. Oferecer uma gama de pesquisa, onde ele torna-sepesquisador, observando a importância das pesquisas teóricas, torna-se pesquisador decampo, onde ele colha material de seu próprio cotidiano e fundamente sua pesquisa, e ajude emsua reflexão sobre o problema. As perguntas necessárias Onde, Como, Por quê ocorre e o quefazer para evitar essa situação. Oferecer ferramentas para a preparação dos trabalhos paraapresentação, e mostrar que o professor é mediador entre o conhecimento, a aprendizagem ereflexão, mostrando que o espaço escolar é na realidade o lugar onde nos apropriarmos deferramentas para exercitar nossa cidadania nossa autonomia. Dentro deste projeto os alunosaprenderam a utilizar os softwares do pacote office, como Power Point, trabalharam com MovieMaker, word, Excell, windows Média Player, utilizaram o Internet explorer 8 e precisaram do RealPlayer para baixar e converter vídeos e músicas sobre o tema. Integrar e interagir num diálogopróprio com todas as disciplinas, pois o projeto é embasado nos temas transversais einterdisciplinar por excelencia.

Objetivos gerais:

Foi pensando em todas essas hipóteses que idealizei esse projeto.

Projeto interdisciplinar - Norteado pelos Temas Transversais – embasado pelos PCN(s).- Pode ser desenvolvido tanto no Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio

Matemática – na confecção de gráficos, leitura de estatísticas e montagem dos próprios gráficos, utilizando o Excel

Trabalhando o contexto histórico da Violência dentro da história, Como nossos antepassados lidaram com a violência e se a violência atual não é reflexo de atos passados. Utilizando sites de buscas e livros. Utilizando o Word.

Em geografia lidar contextualizar e demarcar as regiões de maior violência.Utilizando o Google Earth, internet Explorer e Livros.

A Filosofia e o tratamento que se dá a violência. Utilizando o Word, para digitar as reflexões, Internet Explorer, e livros.

Artes – encenação de peças e Músicas criadas pelos alunos –Violência retratada pelos artistasFilmes e vídeos produzidos e assistidos.

Educação física – A violência no esporte – retratada pelos esportistas e por torcidas.

Língua Portuguesa, Trabalhar textos como o de Manoel Bandeira o Bicho, Que gera indignação e propõe reflexão. Em Literatura podemos trabalhar livros como:

Utilizando o Word, Internet Explorer, celulares com leitor de e-books para ler os livros, internet Explorer, emprestando os livros na biblioteca.

Realizar redações, textos reflexivos, dissertações após as discussões, criar, escrever utilizando o Word.

A filosofia trata de assuntos relacionados a violência.

A violência tratada pela Sociologia, praticada pela sociedade. A discussão sobre os valores, o que são e onde estão no Ser Humano.

Todas as disciplinas dialogando entre si, a proposta é que se procure trabalhar textos relacionados por exemplo contextualizar na história o Cortiço, as regiões onde apareceram os cortiços, a importância social em fim todas as disciplinas trabalharem utilizando dados e informações relacionadas.

Trabalhar com Pacote Office 2003 2007 e 2010 – orientar a utilização e aprimoramento das habilidades dos alunos. Utilizar Informações eletrônicas dos maiores jornais do País

Trabalharemos com as ferramentas propostas que seja de fácil manuseio e que todos os alunos possam participar.

Computador, internet e monitoria.A maioria das Escolas estaduais contam com laboratórios de computadores com monitores. Chamamos de Sala do Acessa escola

Sala de Vídeo, Todas as escolas do estados possuem.

Sala de Leitura e Biblioteca, para realizar pesquisas, ler e emprestar livros.

Com o Projeto lugares de aprender, os alunos fazem pesquisa de campo.

Para realizar os trabalhos poderiam utilizar o Celular para gravar entrevista, vídeos utilizar a internet, gravar as músicas.- Trazer gravados em Pen drives- Imprimir o trabalho físico- Escancear imagens - Gravar em CDs e DVDs- Utilizar maquina fotográfica e filmadoras

Se apropriar dos aparelhos que o aluno tivesse a sua mão.

Para efetiva comunicação, utilizamos e-mails, MSN, para correção e trocas de ideias e ajudar a solucionar dúvidas.

Os alunos gostam dessa atenção, o projeto saiu da sala de aula e foi além dos muros da escola. A experiência foi dividida com os alunos que obtinha o retorno, através das resposta obtidas

Os alunos produziram e procuraram músicas e vídeos que retratassem o que estavam sentido em relação as pesquisas e reflexão que fizeram

Realizando a leitura do que podem encontrar, observando a criação do outro, para poder criar seus próprios vídeos.

Vídeos compartilhados com a professora, assistimos juntos e trocamos experiências.

Produção da Aluna Katharina da 6ªA – postando produção no Youtube. Vídeo realizado no MovieMaker.

Experimentando impacto.

Trabalho da 8ª Série Formatado seguindo asNormas da ABNT

Esboço de redação reflexivaSuelen aluna da 6ªA

Apresentação dos Trabalhos utilizando Power Point com Notebook

VÍDEOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS

Grupo Tayna P. Barbosa 6ªA Katharina 6ªA

Raul, Marcelo e Jorge 8ªA

VÍDEOS INDICADOS PELOS ALUNOS

Apresentação, Orientação e conversa com os alunos. 8ª C

Os trabalhos estão em andamento – fase apresentações dos trabalhos – osalunos apresentam os trabalhos com suas opiniões e reflexões, produzindoseus próprios vídeos influenciados pelos que já viram e encontraram nainternet. Será realizado um fórum eletrônico colocado no BLOG, junto comtodos os vídeos das apresentações.

http://cheetos2010.blogspot.com

My Students, My inspiration

A proposta é fazer com que os próprios alunos tenham a iniciativa de quererapresentar suas reflexões para os outros alunos. E assim criar uma onda depensamentos e reflexões. São sementes que foram semeadas, esperamos quegerminem e cresçam até tornarem-se Arvores frondosa, fortes e bem enraizadas.

Foram criada peças de teatros e músicas pelos próprios alunos que aguardam sua apresentação.

Formatado por: Glace Augusta Motta Silva

top related