1 alzheimer tipo mais comum de demência. É uma doença degenerativa, progressiva que afeta o...

Post on 07-Apr-2016

230 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

1

AlzheimerAlzheimerTipo mais comum de demência.Tipo mais comum de demência.É uma doença degenerativa, É uma doença degenerativa, progressiva que progressiva que afeta o cérebro, afeta o cérebro, principalmente as áreas da principalmente as áreas da memória e da linguagem, levando memória e da linguagem, levando a um progressivo prejuízo dessas a um progressivo prejuízo dessas funçõesfunções. . Foi descrita inicialmente por Alois Foi descrita inicialmente por Alois Alzheimer.Alzheimer.

2

TIPOS DE ALZHEIMERTIPOS DE ALZHEIMER

Há dois tipos de Alzheimer:Há dois tipos de Alzheimer: início prematuro ou de início início prematuro ou de início

tardio. tardio.

3

TIPOS DE ALZHEIMERTIPOS DE ALZHEIMER No de início prematuro, os No de início prematuro, os

primeiros sintomas surgem antes primeiros sintomas surgem antes dos 60 anos. Este quadro é raro, dos 60 anos. Este quadro é raro, respondendo por apenas 5 a 10% respondendo por apenas 5 a 10% dos casos. No entanto, tende a dos casos. No entanto, tende a progredir rapidamente.progredir rapidamente.

Inicio tardio é a forma mais Inicio tardio é a forma mais comum da doença e se desenvolve comum da doença e se desenvolve em pessoas a partir dos 60 anos.em pessoas a partir dos 60 anos.

4

SINTOMASSINTOMAS

Estágio I (forma inicial): alterações Estágio I (forma inicial): alterações na memória, personalidade e na memória, personalidade e habilidades espaciais e visuais; habilidades espaciais e visuais;

Estágio II (forma moderada): Estágio II (forma moderada): dificuldade para falar, realizar dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar tarefas simples e coordenar movimentos; agitação e insônia;movimentos; agitação e insônia;

5

SINTOMASSINTOMAS

Estágio III ( forma grave): Estágio III ( forma grave): resistência à execução de tarefas resistência à execução de tarefas diárias, incontinência urinária e diárias, incontinência urinária e fecal, dificuldade para comer, fecal, dificuldade para comer, deficiência motora progressiva; deficiência motora progressiva;

Estágio IV (terminal): restrição ao Estágio IV (terminal): restrição ao leito, mutismo, dor à deglutição, leito, mutismo, dor à deglutição, infecções intercorrentes.infecções intercorrentes.

6

DIAGNÓSTICODIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito através de O diagnóstico é feito através de cuidadosa  história do paciente cuidadosa  história do paciente relatada por seu familiar junto relatada por seu familiar junto com o exame físico e mental do com o exame físico e mental do paciente. É importante excluir paciente. É importante excluir outras hipóteses diagnósticas que outras hipóteses diagnósticas que causam perda de memória.causam perda de memória.

7

CAUSASCAUSAS Não se tem conhecimento sobre Não se tem conhecimento sobre

a causa especifica. No entanto há a causa especifica. No entanto há algumas hipóteses: algumas hipóteses:

- Predisposição genética - Predisposição genética - Vírus e a deficiência de certas - Vírus e a deficiência de certas

enzimas e proteínas enzimas e proteínas - Estilo de vida (sedentarismo, má - Estilo de vida (sedentarismo, má

alimentação, fumo, etc)alimentação, fumo, etc)

8

TRATAMENTOTRATAMENTO Infelizmente, não há cura para o Infelizmente, não há cura para o

mal de Alzheimer. Os objetivos do mal de Alzheimer. Os objetivos do tratamento são os seguintes:tratamento são os seguintes:

- reduzir a progressão da doença; - reduzir a progressão da doença; - gerenciar problemas - gerenciar problemas

comportamentais, confusão e comportamentais, confusão e agitação; agitação;

9

TRATAMENTOTRATAMENTO Diversos medicamentos estão Diversos medicamentos estão

disponíveis para tentar conter a disponíveis para tentar conter a evolução do Alzheimer e possivelmente evolução do Alzheimer e possivelmente melhorar a capacidade mental da melhorar a capacidade mental da pessoa.  Atualmente, a Memantina é pessoa.  Atualmente, a Memantina é um dos medicamentos utilizados no um dos medicamentos utilizados no tratamento de doença moderada a tratamento de doença moderada a grave do mal de Alzheimer.grave do mal de Alzheimer.

10

FISIOTERAPIAFISIOTERAPIA- Evitar ou diminuir complicações - Evitar ou diminuir complicações

e deformidades,e deformidades,- Manter as capacidades - Manter as capacidades

funcionais do pacientefuncionais do paciente- Manter ou devolver a ADM - Manter ou devolver a ADM - Evitar contraturas e - Evitar contraturas e

encurtamento musculares encurtamento musculares - Evitar a atrofia por desuso e - Evitar a atrofia por desuso e

fraqueza muscular,fraqueza muscular,

11

FISIOTERAPIAFISIOTERAPIA- Incentivar e promover o - Incentivar e promover o

funcionamento motor e funcionamento motor e mobilidademobilidade

- Treino do padrão da marcha,- Treino do padrão da marcha,- Manter ou recuperar a - Manter ou recuperar a

independência funcional nas AVDsindependência funcional nas AVDs- Orientação aos familiares e - Orientação aos familiares e

cuidadores quanto aos perigos e cuidadores quanto aos perigos e adaptação do ambienteadaptação do ambiente

12

PREVALÊNCIA E PREVALÊNCIA E INCIDÊNCIAINCIDÊNCIA

Estimativas da OMS revelam que Estimativas da OMS revelam que

18 milhões de homens e 18 milhões de homens e mulheres sofrem de Alzheimer, e mulheres sofrem de Alzheimer, e a projeção é de que esse número a projeção é de que esse número possa quase dobrar até 2025, possa quase dobrar até 2025, atingindo pelo menos 34 milhões atingindo pelo menos 34 milhões de pessoas.de pessoas.

13

PAPEL DO GOVERNOPAPEL DO GOVERNO O Ministério da Saúde instituiu no O Ministério da Saúde instituiu no

âmbito do SUS o Programa de âmbito do SUS o Programa de Assistência aos portadores da Doença Assistência aos portadores da Doença de Alzheimer.de Alzheimer.

O programa funciona por meio dos O programa funciona por meio dos Centros de Referência e é responsável Centros de Referência e é responsável pelo diagnóstico, tratamento e pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente e acompanhamento do paciente e orientação aos familiares e orientação aos familiares e cuidadores.cuidadores.

14

FAMÍLIAFAMÍLIA A família sofre junto com o idoso, A família sofre junto com o idoso,

deve-se ter força para ampará-lo deve-se ter força para ampará-lo apesar da dor que se está sentindo.apesar da dor que se está sentindo.

O portador da Doença de Alzheimer O portador da Doença de Alzheimer pode não se lembrar do rosto ou do pode não se lembrar do rosto ou do nome de um ente querido, mas essa nome de um ente querido, mas essa pessoa deve lembrar de todo amor e pessoa deve lembrar de todo amor e dedicação que lhe foi dado a vida dedicação que lhe foi dado a vida inteira podendo retribuir agora.inteira podendo retribuir agora.

15

MUITO OBRIGADO (A)MUITO OBRIGADO (A)

16

BIBLIOGRAFIABIBLIOGRAFIA http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/

fisioterapia/neuro/doenca_alzheimer.htmfisioterapia/neuro/doenca_alzheimer.htm

http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/290/http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/290/alzheimeralzheimer

www.materiasespeciais.com.br/saude/info_alzheimerwww.materiasespeciais.com.br/saude/info_alzheimer

http://www.abraz.com.br/default.aspxhttp://www.abraz.com.br/default.aspx

http://emedix.uol.com.br/com/alzheimer/http://emedix.uol.com.br/com/alzheimer/neu006_1i_alzheimer.phpneu006_1i_alzheimer.php

http://saude.hsw.uol.com.br/alzheimer4.htmhttp://saude.hsw.uol.com.br/alzheimer4.htm

top related