wallaceprofessor.files.wordpress.com  · web viewdecadência das velhas oligarquias, abolição,...

Post on 20-Nov-2018

213 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

GABARITO DOS EXERCÍCIOS HISTÓRIA – 12thMÓDULO 21 – CAPÍTULO 1

EXERCÍCIOS DOS CONCEITOS:1. a) Ele era contra a escravidão no Brasil.b) Para ele, a escravidão:

Arruína o país, desvia os capitais, afasta as máquinas: são argumentos econômicos; Corrompe o caráter do país: argumento moral; Excita o ódio entre as classes: argumento social; Tem aparência ilusória de ordem: argumento político.

c) Os proprietários de escravos pensavam que a escravidão devia ser mantida, e que precisariam ser indenizados pelo “prejuízo” caso ela fosse extinta. Contratavam capangas para dissolver as reuniões contra a escravidão, reagiam à ação dos abolicionistas por meio de calúnias, difamações, punições e ameaças de morte.

d) A Inglaterra, que tinha abolido a escravidão em suas colônias para ampliar o trabalho livre e assalariado e, com isso, aumentar o número de consumidores para suas prósperas indústrias. Em 1845, o Parlamento britânico aprovou um projeto de lei que tornava legal o apresamento, pela marinha britânica, de navios negreiros de qualquer nacionalidade e estabelecia que caberia aos tribunais ingleses o julgamento da tripulação “infratora”. Conhecida como Bill Aberdeen, a lei contribuiu para que o governo imperial brasileiro proibisse o tráfico negreiro.

e) Em 1844, Alves Branco aprovou a implantação das novas tarifas alfandegárias que visavam proteger a indústria brasileira, o que provocou a represália inglesa.

f) Em 1887, o marechal Deodoro da Fonseca, um dos principais líderes do exército, enviou um documento à princesa Isabel, filha de D. Pedro II, comunicando que os militares se recusariam, dali em diante, a perseguir escravos. No mesmo ano, a Igreja Católica pronunciou-se, pela primeira vez, em favor da abolição. A sobrevivência do Império se entrelaçava à do escravismo, numa imagem invertida da articulação entre os movimentos abolicionista e republicano. Quando os escravos foram libertados, a vitória republicana tornou-se uma questão de tempo. Nos últimos anos do Império, as campanhas dos abolicionistas e dos republicanos se reforçavam mutuamente. RETOMADA DOS CONCEITOS:1. a) Brasil, Argentina e Uruguai.b) Em 1865, os paraguaios invadiram a província argentina de Corrientes, e dali pretendiam alcançar o Rio grande do Sul e o Uruguai. López esperava obter o apoio da população local e dos habitantes da vizinha província de Entre Rios. Acreditava ainda que o governo argentino permaneceria neutro no conflito e que o Brasil desistiria de intervir no Uruguai.Em janeiro de 1865, todavia, apoiados pelo Brasil, os colorados tomaram o poder no Uruguai; em março, o Paraguai declarou guerra à Argentina; em maio, Brasil, Argentina e Uruguai assinaram o Tratado da Tríplice Aliança.

2. a) Em 1844, Alves Branco gerou uma significativa modificação na política alfandegária brasileira, que beneficiava a Inglaterra desde os Tratados de 1810. A Tarifa Alves Branco aumentou os impostos cobrados para cerca de 3 mil artigos importados. Se houvesse similar nacional, o produto importado pagaria imposto de 60% caso contrário, o percentual seria de 30%.b) A política alfandegária, adotada inicialmente para resolver a questão orçamentária, serviu de incentivo para a produção industrial, em razão do protecionismo que havia se instalado. Assim, o governo imperial estimulou a industrialização, sobretudo no Sudeste. Mas a manutenção da escravidão impossibilitou a ampliação do mercado interno, e a aristocracia agrária continuou investindo no setor agrário. 3. C4. A5. D6. C7. E8. a) Recém-proclamada a República, o país vivia um quadro de mudanças. Decadência das velhas oligarquias, abolição, imigração e uma incipiente industrialização e urbanização, principalmente na região Sudeste e em São Paulo, com a riqueza gerada pelo café.

b) O país viveu uma grande imigração, principalmente de italianos que trabalhavam no campo e nas áreas urbanas.

CAPÍTULO 02EXERCÍCIOS DOS CONCEITOS1. Sim, pois enquanto os centros urbanos assistiram a um período de modernização, a maioria da população que viva nas áreas rurais não tinha acesso á educação e continuava sendo explorada pelos grandes proprietários de terras. Os operários, apesar de viverem nos centros urbanos, eram submetidos a extensas jornadas de trabalho e não tinham direitos trabalhistas.

2. O ministro da Fazenda de Deodoro, Rui Barbosa, acreditava que uma forma de incentivar a industrialização era emitir dinheiro e fazer empréstimos aos empresários. No entanto, essa política levou à criação de diversas empresas “fantasmas” e desencadeou uma crise nas bolsas de valores. O aumento de moeda circulante provocou alta da inflação, o dinheiro perdeu valor, levando empresas e bancos à falência, além de ter esvaziado os cofres públicos.

3. Revolução Federalista: Classes: Federalistas e republicanos do Rio Grande do Sul.Resultados: Nenhuma mudança significativa do ponto de vista político no restante do país. Depois de muitos mortos e repressão aos rebeldes, foi assinado um acordo de paz entre federalistas e republicanos no governo de Prudente de Moraes. Revolta da Armada: Classes: Oficiais do exército e da marinha.Resultados: O levante foi vencido pelas tropas federais e batalhões populares de Floriano Peixoto.

RETOMADA DOS CONCEITOS:

1. D2. C3. C4. E5. E6. A

CAPÍTULO 3EXERCÍCIOS DOS CONCEITOS

1. a) Um personagem vestido como um rei absolutista tem como cetro uma vassoura na mão direita e, na esquerda, uma seringa. No centro do escudo há uma cruz, com um nome inscrito, ratos e mosquitos como brasões. O personagem é Oswaldo Cruz, cientista e sanitarista brasileiro. b) Ele decidiu vacinar a população para impedir epidemias de febre amarela e, como sua decisão não foi bem recebida, a polícia entrava nas casas e obrigava a população do Rio de Janeiro a se vacinar. c) A charge refere-se à Revolta da Vacina (1904). Durante o governo de Rodrigues Alves (1902-1906), o saneamento e a modernização do Rio de Janeiro tornaram-se prioridades, pois era preciso melhorar a imagem da capital federal no exterior. O prefeito Pereira Passos mandou derrubar casebres e cortiços para abrir avenidas, expulsando parte da população para os morros; reformou praças, cemitérios e canais de drenagem; proibiu a circulação de mendigos e animais e instituiu visitas domiciliares de agentes sanitaristas, contra as quais a população se revoltou, pois eram feitas sem nenhum esclarecimento. O médico sanitarista Oswaldo Cruz foi encarregado de implementar medidas de higiene pública a fim de combater a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Por mais de uma semana a população enfrentou a polícia nas ruas, em barricadas, lutas corporais e com quebradeiras. Ao fim, mais de mil pessoas foram presas e deportadas para o território do Acre.

RETOMADA DOS CONCEITOS1. B2. C3. C4. D5. D6. B7. C

CAPÍTULO 4EXERCÍCIOS DOS CONCEITOS

1. O documento é um panfleto redigido pelos comunistas entre 1930 e 1931 e era dirigido à população.

2. Trata-se da crise de 1929, iniciada nos EUA. No Brasil, manifestou-se como uma crise de superprodução do café e crise do nascente setor industrial, já que ambos dependiam do mercado e do financiamento externos.

3. Todas as classes foram atingidas: os trabalhadores rurais e urbanos ficaram sem trabalho ou tiveram redução de salário, sofrendo miséria e fome; os capitalistas quebravam ou faziam empréstimos que escravizavam ainda mais o país.

4. Continuavam a produzir, mas deixavam os produtos apodrecerem, ou os queimavam, para fazer o preço deles aumentar.

5. Novas alianças políticas eram feitas entre a grande e a pequena burguesia.

6. Os comunistas entendiam que não havia saída para a crise nos quadros do capitalismo e propunham a revolução, a luta aberta contra os fazendeiros e industriais pelo poder.

7. Não. Houve uma aliança que deu origem a um golpe da Aliança Liberal em 1930, com apoio de militares.

8. Os vencedores em 1930 foram os grupos contrários à política do café-com-leite, reunidos na Aliança Liberal. Enfraquecidos econômica e politicamente, os latifundiários de São Paulo e Minas Gerais, que se alternavam no poder, tiveram de aceitar uma nova república, fazer outras alianças.

RETOMADA DOS CONCEITOS

1. C2. B3. D4. D5. A6. C

EXERCÍCIOS DE INTEGRAÇÃO

1. a) A Guerra do Paraguai (1865-1870)b) Pelo seu título e pela forma como a figura central está representada, numa cena de devastação, trata-se do fim da guerra, que deixou o Paraguai Arrasado. c) O exército, que conquistara prestígio após a Guerra do Paraguai, passou a figurar no imaginário social como “salvador da pátria”. Os movimentos abolicionista e republicano e as transformações sociais e econômicas do fim do século XIX foram fatores atuantes na crise da monarquia e na proclamação da República.

2. Os civis evolucionistas, liderados por Quintino Bocaiuva, eram mais moderados e propunham uma transição pacífica, sem alterações socioeconômicas e sem participação

popular. Já os revolucionários, chefiados por Silva Jardim, defendiam a necessidade de um movimento armado para pôr fim ao Império.A tendência que predominou foi a dos evolucionistas, pois a passagem para a República não foi revolucionária e não produzia alterações substanciais nas estruturas econômica e social do país.

3. a) Ao tenentismo.b) O movimento tenentista expressou o inconformismo político dos setores médios urbanos contra a ordem oligárquica. Paralelamente, trouxe à superfície a revolta da corporação militar contra os baixos salários e sua marginalização política. Os tenentes exigiam o voto secreto e o fim da corrupção oligárquica, podendo ser considerados, dessa perspectiva, defensores da democracia e do liberalismo.c) a Coluna Prestes.d) A Coluna Prestes (1924-1927) foi formada por um destacamento de guerrilheiros e civis que, sob liderança de Luis Carlos prestes, atravessou mais de 24 mil quilômetros do território brasileiro, escapando a sucessivos cercos das polícias, tropas estaduais e federais. A epopéia da Coluna Prestes encheu os brasileiros de admiração, mas o movimento fracassou em seu objetivo de servir de estopim para novas rebeliões contra o poder oligárquico.

LEITURA VISUAL

a) A imagem 1 é uma fotografia, e a 2 é uma pintura. Ambas representam cenas cotidianas, mas em lugares diferentes: enquanto a primeira mostra uma cena de trabalho na cidade de São Paulo, a segunda representa uma cena rural. A primeira mostra homens bem vestidos e trabalhadores simples, transportando produtos. A segunda mostra um homem e um menino pescando, no campo.

b) Eles fazem referência ao processo de modernização do país, que acelerou a urbanização, a imigração e as contradições entre a cidade e campo. O fotógrafo mostra a imagem do trabalho e do progresso, enquanto o artista representa o caipira e seus costumes, a vida simples do campo.

top related