controladoria profª karine r. de souza. gestÃo empresarial a partir da década de 1990 o ambiente...

Post on 18-Apr-2015

103 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

.

Controladoria

Profª Karine R. de Souza

Gestão da Empresa

GESTÃO EMPRESARIAL

A partir da década de 1990 o ambiente de negócios se tornou mais complexo. Fenômenos econômicos e sociais de alcance mundial estão reestruturando o ambiente empresarial.

Grande desafio desta última década – levar a todos os níveis hierárquicos e funcionais, da alta gerência ao piso de fábrica, a incorporação de novos modelos, técnicas, instrumentos, atitudes e comportamentos necessários a mudanças, inovações e a sobrevivência sadia e competitiva no mercado.

A globalização da economia, alavancada pela “TI” e da comunicação, é uma realidade inescapável.

As chamadas novas tecnologias, bem como as novas formas de organização do trabalho, tem colocado os métodos tradicionais de gestão das empresas no banco dos réus.

Gestão da Empresa

GESTÃO EMPRESARIAL

O ambiente de negócios sofre constantes transformações:

É necessário desenvolver a sensibilidade para perceber que as mudanças na gestão empresarial são um imperativo e não uma simples opção.

nas bases da concorrência,

mudanças significativas no perfil dos clientes e suas relações com as empresas

com o surgimento de novos modelos de gestão,

Gestão da EmpresaGESTÃO EMPRESARIAL

Gerir hoje envolve uma gama muito mais abrangente e diversificada de atividades do que no passado.

Nesse ambiente, a diferença entre sucesso e fracasso, entre lucro e falência, entre o bom e o mau desempenho está no melhor uso dos recursos disponíveis para atingir os objetivos focados.

Interdisciplinaridade (equipes)

O QUE É GESTÃO HOJE? O gestor hoje precisa estar apto a perceber, refletir, decidir e agir, em condições totalmente diferentes das de antes.

Complexidade (variáveis)

Exigüidade (tempo) Multiculturalidade (culturas)

Inovação (oportunidades e ameaças)

Competitividade (competidores – produtos substitutos)

Ambiente e Competitividade

O ambiente de uma organização é composto por forças e instituições externas a ela que pode afetar o seu desempenho O ambiente normalmente inclui fornecedores, clientes, concorrente, sindicados, organismos governamentais regulamentares e grupos de interesses especiais. O ambiente de cada organização é diferente. Em qualquer momento, o seu caráter preciso depende do "nicho" que a empresa demarcou para si mesma em relação a gama de produtos ou serviços que oferece e os mercados a que atende.

Gestão da Empresa

Numa economia basicamente competitiva e global, consideram-se, segundo Catelli três tipos de ambiente: ambiente externo, ambiente remoto e ambiente próximo.

O ambiente externo da empresa compõe-se de um conjunto de entidades que, direta ou indiretamente, impactam ou são impactados por sua atuação. Esses impactos ocorrem tanto por um processo de troca de produtos/recursos, dinheiro, informação, tecnologia, quanto pela influência dessas entidades sobre variáveis políticas, sociais, econômicas, ecológicas, regulatórias, etc.

O ambiente remoto de uma empresa compõe-se de entidades que, embora possam não se relacionar diretamente com ela, possuem autoridade, domínio ou influência suficiente para definir variáveis conjunturais, regulamentares e outras condicionantes da sua atuação. Exemplos dessas entidades são: governos, entidade regulatórias e fiscalizadoras, entidade de classe, associações empresariais, entidades de outros segmentos, governos de outros países

Gestão da Empresa

O ambiente próximo da empresa compõem-se de entidades que compõem o segmento em que atua e compete, tais como: fornecedores, concorrente, clientes, consumidores. As variáveis que determinam a amplitude da gestão de cada uma dessas entidades referem-se aos preços, volumes, qualidade, prazos de entrega, prazos de pagamento, etc. E caracterizam as transações realizadas entre as mesmas.

O ambiente próximo segundo o mesmo autor, é constituído por Segmentos, que são conjuntos de atividades que constituem determinado estágio de um ciclo econômico, que vai desde a obtenção dos insumos necessários às atividades dos participantes desse ciclo até o consumo final dos produtos e serviços gerados

Gestão da Empresa

Gestão da Empresa GESTÃO EMPRESARIAL

Na administração estamos na era da ênfase no talento dos indivíduos e na sinergia do trabalho em equipe.

COMO MELHORAR A GESTÃO ?

No ambiente de negócios atual, alguns fatores são fundamentais: Inovação, Qualidade, Agilidade e Atenção ao cliente.

Gestão da EmpresaGESTÃO EMPRESARIAL

COMO MELHORAR A GESTÃO ?

Estratégia e transformação organizacional (visão prospectiva e sistêmica) Arquitetura organizacional e orientação a processos

Aprendizado organizacional (coletivo permanente)

Processo de decisão

Os elementos necessários para que as pessoas em posição de responsabilidade pela gestão possam atingir seus objetivos organizacionais são:

Qualidade e marketing (expectativas e percepção dos clientes internos e externos)

Gestão de projetos

Controle orçamentário

Cultura organizacional (valores e práticas)

Qualidade de vida

Gestão da EmpresaGESTÃO EMPRESARIAL

Da mesma forma é fundamental determinar se as técnicas de gestão estão produzindo resultados, ou seja é necessário uma: avaliação do desempenho empresarial.

COMO MELHORAR A GESTÃO ?

Medir o desempenho é algo fundamental em qualquer atividade que realizemos.

A utilização de um modelo adequado de avaliação de resultados leva a empresa a realizar um diagnóstico situacional, a fim de descobrir suas inter-relações com o mercado competitivo.

.

Atividade Complementar

A partir do estudo sobre as mudanças no ambiente empresarial apresentadas e do que você entendeu, reflita a respeito e tente escrever com as suas próprias palavras, sobre a seguinte frase: A continuidade da empresa decorre das suas relações internas e externas, evidenciando a necessidade de manter uma capacidade de competição, adaptando a mudança em relação ao seu mundo exterior.

top related