amigo líder e coordenador, · tempo de qualidade no treinamento de novos líderes. ... cronograma...

4
Parece que foi ontem! Estávamos começando 2015, e, cá estamos! Iniciando o úlmo mês do primeiro semestre. O tempo passa rápido, por isso, não podemos perder o foco! Precisamos “remir o tempo” de forma que nossas ações de liderança alcancem o objevo previsto: “fazer discípulos”. Vamos seguir juntos nesta caminhada, rumo a uma igreja que cresça a cada dia mais e melhor. Mulplicando essa rede de liderança que, a cada primeiro sábado, se reúne neste mo- mento de gerenciamento, pastoreio e ampliação de visão. Seja bem-vindo à nossa úlma reunião de gerenciamento do primeiro semestre de 2015! Se já alcançamos nossos alvos nesta primeira parte do ano, parabéns, mas lembre-se: Deus quer muito mais de nós! Se ainda não estamos como deveríamos, saiba que com nosso esforço, juntando-se ao poder de Deus, avançaremos à vitória! Dia 29 de agosto está chegando, os protópos pastorais estão se reunindo, nos PG’s os líderes estão treinando líderes associados… O movimento rumo a mulplicação está mais crescendo e se fortalecendo a cada dia. Vislumbro uma gran- de festa, vislumbro muitos novos Pequenos Grupos nascen- do a parr desta data, e, como resultado, vejo uma parcela ainda maior da igreja sendo cuidada, pastoreada e treinada. Será uma experiência maravilhosa para a Igreja no Nordeste do Brasil e você não pode ficar de fora desta grande festa de mulplicação! Vamos à mulplicação! Pr. Cleber Aragão Ministério Pessoal - Associação Pernambucana Boletim mensal de estudo para Pastor, Coordenador e Líder de PG Junho | 2015 Amigo líder e coordenador, 1. Invista tempo para desenvolver seu relacionamento com Deus; 2. Ore regularmente pelos jovens, adolescentes e juvenis de seu PG. Organize-se com seu associado para que cada pessoa do PG seja atendida diariamente; 3. Encoraje cada um a viver uma vida de prestação de contas. Seu objevo é ver cada um deles andando com Deus na Comunhão, Relacionamento e Missão; 4. Parcipe da reunião de líderes de PG’s promovido pelo seu coordenador; 5. Observe e procure ouvir sobre áreas de crescimento necessárias na vida dos membros do PG, e adote-as no momento da COMUNHÃO; 6. Ligue para manter-se em contato com todos, além de visitas pessoais e bate-papo na sexta, na Escola Sabana ou em outros momentos em que vocês se encontrarem; 7. Permita que outros assumam responsabilidades no PG sempre que possível. Invista no líder associado; 8. Estude o que vai ensinar no próximo PG. Oração e preparação são importantes; 9. Mantenha contato com seu Pastor e Coordenador para orar e conversar sobre as estratégias de crescimento (29 de Agosto - Dia da Mulplicação); 10. Reúna-se com os líderes de PGs no primeiro sábado de cada mês para estudo do bolem Gerenciamento (preenchimento do relatório mensal, ampliação da visão e testemunho). Pr. Carlos Augusto Ministério Pessoal - União Nordeste Brasileira Os 10 Mandamentos do Líder de PG Jovens/Adolescentes/Juvenis

Upload: dinhnhan

Post on 17-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Parece que foi ontem! Estávamos começando 2015, e, cá estamos! Iniciando o último mês do primeiro semestre. O tempo passa rápido, por isso, não podemos perder o foco! Precisamos “remir o tempo” de forma que nossas ações de liderança alcancem o objetivo previsto: “fazer discípulos”.

Vamos seguir juntos nesta caminhada, rumo a uma igreja que cresça a cada dia mais e melhor. Multiplicando essa rede de liderança que, a cada primeiro sábado, se reúne neste mo-mento de gerenciamento, pastoreio e ampliação de visão.

Seja bem-vindo à nossa última reunião de gerenciamento do primeiro semestre de 2015!

Se já alcançamos nossos alvos nesta primeira parte do ano, parabéns, mas lembre-se: Deus quer muito mais de nós! Se ainda não estamos como deveríamos, saiba que com nosso esforço, juntando-se ao poder de Deus, avançaremos à vitória!

Dia 29 de agosto está chegando, os protótipos pastorais estão se reunindo, nos PG’s os líderes estão treinando líderes associados… O movimento rumo a multiplicação está mais crescendo e se fortalecendo a cada dia. Vislumbro uma gran-de festa, vislumbro muitos novos Pequenos Grupos nascen-do a partir desta data, e, como resultado, vejo uma parcela ainda maior da igreja sendo cuidada, pastoreada e treinada. Será uma experiência maravilhosa para a Igreja no Nordeste do Brasil e você não pode ficar de fora desta grande festa de multiplicação!

Vamos à multiplicação!

Pr. Cleber AragãoMinistério Pessoal - Associação Pernambucana

Boletim mensal de estudo para Pastor, Coordenador e Líder de PGJunho | 2015

Amigo líder e coordenador,

1. Invista tempo para desenvolver seu relacionamento com Deus; 2. Ore regularmente pelos jovens, adolescentes e juvenis de seu PG. Organize-se com seu

associado para que cada pessoa do PG seja atendida diariamente; 3. Encoraje cada um a viver uma vida de prestação de contas. Seu objetivo é ver cada um deles

andando com Deus na Comunhão, Relacionamento e Missão; 4. Participe da reunião de líderes de PG’s promovido pelo seu coordenador; 5. Observe e procure ouvir sobre áreas de crescimento necessárias na vida dos membros do

PG, e adote-as no momento da COMUNHÃO; 6. Ligue para manter-se em contato com todos, além de visitas pessoais e bate-papo na sexta,

na Escola Sabatina ou em outros momentos em que vocês se encontrarem; 7. Permita que outros assumam responsabilidades no PG sempre que possível. Invista no líder

associado; 8. Estude o que vai ensinar no próximo PG. Oração e preparação são importantes; 9. Mantenha contato com seu Pastor e Coordenador para orar e conversar

sobre as estratégias de crescimento (29 de Agosto - Dia da Multiplicação); 10. Reúna-se com os líderes de PGs no primeiro sábado de cada mês para

estudo do boletim Gerenciamento (preenchimento do relatório mensal, ampliação da visão e testemunho).

Pr. Carlos Augusto

Ministério Pessoal - União Nordeste Brasileira

Os 10 Mandamentos do Líder de PG Jovens/Adolescentes/Juvenis

Por Cleber Aragão - MIPES/APe

A multiplicação é um processo natural na vida daquele que está ligado a Cristo (Jo. 15:5). Esta ver-dade na vida de um filho de Deus, também é verdade na comunidade desses crentes, de forma específica no Pequeno Grupo.

Sabemos que não basta apenas multiplicar Peque-nos Grupos, mas, multiplicar Pequenos Grupos saudá-veis. E, para termos novos Pequenos Grupos saudáveis é essencial formação de uma nova liderança que seja comprometida com a visão. Por isso, a palavra chave para uma multiplicação saudável é: DISCIPULADO.

O discipulado quando se torna uma prática comum e natural para o líder, traz consigo, uma gama de be-nefícios para o Pequeno Grupo e, consequentemente para o novo PG que surgirá no final do processo de Multiplicação.

Vamos abordar aqui algumas atitudes de líderes que tem uma visão saudável de multiplicação:

Segundo o “Dicionário Informal da Internet”, men-toreamento é:

“Processo de transmissão de bagagem de conheci-mentos e experiências a pupilos, no sentido de sua orien-tação, da facilitação do seu auto-descobrimento e do aperfeiçoamento de suas potencialidades de liderança.”

Ou seja, quando consideramos o conceito, a essência do mentoreamento, chegamos à conclusão que não se pode fazer mentoreamento a distância e não se pode fa-zer mentoreamento no atacado.

Então, para você multiplicar a sua liderança, escolha uma pessoa e esteja sempre perto dela, acompanhando-a. Simples assim.

Faça disso uma prioridade na sua liderança, não se deixe tentar pelas “urgências presentes”, mas olhe para os novos PG’s que serão Multiplicados no futuro. Gaste tempo de qualidade no treinamento de novos líderes.

John Maxwell diz: “Meu alvo não é formar seguidores que resultem em uma multidão. Meu alvo é desenvolver líderes que se transformem em um movimento”.

É impossível ter uma visão de multiplicação se não pensarmos em evangelismo. A multiplicação é a conse-quência natural do evangelismo. Um PG que não tem um estilo de vida evangelístico nunca crescerá e, portanto, nunca multiplicará.

MentoreamentoEvangelismo

Uma visão multiplicadora saudável não pode ficar na superfície de convidar apenas membros da igreja para participarem do PG. Isso precisa ser expandido para além das portas da igreja, precisa alcançar as pes-soas onde elas estão, inclusive fora da igreja.

Quando um PG tem uma estrutura para o evan-gelismo (Duplas Missionárias, Classes Bíblicas, Evan-gelismo da amizade, Evangelismos de Colheita etc.), ele precisa ter a certeza que crescerá e, consequente-mente, multiplicará.

Não podemos sequer pensar em multiplicação sem considerar um PG envolvido num estilo de vida evangelístico.

Por isso Líder, se você sonha em multiplicar o seu PG, certifique-se que o estilo de vida evangelístico já faz parte do seu PG. Se ainda não, monte a estrutura evangelística necessária e que se adapte aos dons de cada membro do PG e implante esse estilo de vida sau-dável no PG para que ele possa crescer, porquê preci-samos primeiro crescer para então multiplicar!

Um bom cronograma é uma marca indispensável da intencionalidade. A diferença entre um sonho e uma meta é a data. Ou seja, enquanto você tem sonhos e não estabelece datas para que eles se realizem, eles continuarão, eternamente, sendo apenas sonhos. No entanto, quando se estabelece um cronograma deta-lhado de quando cada passo do seu sonho será realiza-do, e você trabalha por isso, então, esses sonhos dei-

xam de ser apenas sonhos, e se tornam, metas, e ainda, com grandes chances de tornarem-se realizações.

Desta forma, é hora de sentar e estabelecer datas para eventos importantes no seu sonho de multiplicar o seu PG. Por exemplo: “quando escolherei a pessoa que irei discipular no meu PG?”, “Quando inicia o protótipo pastoral?”, “Qual a data do final de semana de treina-mento com o pastor?”. Essas são datas que não podem faltar no seu cronograma de multiplicação. Outras tam-bém tão importantes são: “quando irei iniciar o discipu-lado no meu PG”, “que tarefas o meu líder associado irá realizar em cada reunião até a data da multiplicação?”. Veja, respondendo a essas perguntas você já terá um cronograma essencial para seu PG Multiplicar, mas ou-tras datas podem ser acrescentadas, de acordo com seu sonho e com sua necessidade.

Essas datas precisam ser rigorosamente seguidas para que o seu cronograma não atrase e sua meta seja alcançada. Há muitas coisas para serem feitas, o que vai ditar as prioridades é o cronograma.

Mas, uma data você já pode colocar em letras gar-rafais no seu cronograma: 29 de agosto de 2015. Essa é a data que o seu sonho de multiplicação, que se tor-nou uma meta, se tornará numa realidade. Um novo PG surgirá, mais pessoas serão pastoreadas, outras serão al-cançadas pela salvação, e assim, teremos uma Igreja que cresce mais e melhor!

Pr. Cleber AragãoMinistério Pessoal - Associação Pernambucana

Cronograma