ama/dor

13
AMA/DOR de Frank Borges

Upload: superamigos-producoes

Post on 16-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

PROJETO DE CAPTAÇÃO

TRANSCRIPT

Page 1: AMA/DOR

AMA/DORde Frank Borges

Page 2: AMA/DOR

ApresentaçãoO projeto Ama / Dor - nome do texto inédito de Frank Borges- traça um panorama sobre o universo de quatro mulheresentre quinze e quarenta e cinco anos de idade vivendo nalinda da borda de suas paixões. Através da utilização dorecurso de projeção de vídeo sobre o cenário - uma casa deacrílico de médio porte, desmontável e de fácil transporte – apeça estabelece uma comunicação dinâmica e estética com oespectador.

A história se dá a partir do olhar de um jovem jogador defutebol, Robson, que ganha à vida como um inexperienteentregador de flores. Thaís, Renata, Fabiana e Carolina sãoquatro mulheres à beira de suas paixões, que revelam aRobson – que nunca se apaixonou – que a paixão queRobson sente por um estádio de futebol lotado pode parecermuda, se comparada à paixão destas quatro mulheres. Umtexto, onde portas separam vidas, vistas por um olho-mágicoapenas, à espera de batidas, às vezes na porta, noutras, no

Texto

Page 3: AMA/DOR

O Projeto Ama / Dor tem como prioridade o exercício da simplicidade. Paraisso, serão utilizados recursos cenográficos que sirvam diretamente aotexto, tais como: uma casa de acrílico de médio porte facilmentedesmontável; a projeção de vídeos sobre esta casa de acrílico, revelando,através de imagens, a intimidade das quatro mulheres trancafiadas em seusapartamentos e o interior da floricultura. A iluminação será disposta emaltos e longos corredores de luz, dando as dimensões necessárias das ruas evielas da grande e opressiva cidade onde Robson pedala entregando flores.Tais “corredores” de luzes, quando cruzados, formam um enorme botão derosas no palco. A trilha sonora será original, e misturará jazz e óperamoderna. O corpo terá enorme ênfase neste projeto trabalho a fim derealçar a delicadeza e a explosão dos corpos dos atores. Para a execuçãodeste trabalho, o projeto reúne uma produção cuidadosa, uma direçãoinvestigativa e eficaz, um elenco criativo e autoral, e uma equipe técnicaeficiente.

Cenário

Page 4: AMA/DOR

O texto Ama / Dor retrata a história de quatro mulheres no limite desuas paixões, vistas a partir do olhar de Robson, um jovem jogador defutebol que ganha à vida como um inexperiente entregador de flores.Na terceira semana de trabalho, Robson se vê frente a frente à históriadestas quatro mulheres vivendo na linha da borda de suas paixões emplena semana dos namorados. A partir de então, além da difícil tarefade entregar flores na hora e no endereço certo, Robson ainda terá delidar com um novo imprevisto: o despertar da sua paixão por umadestas quatro mulheres.

Sinopse

Page 5: AMA/DOR

Objetivo geral

- Realizar a montagem do texto inédito Ama / Dor, de autoria do ator e ator Frank Borges.

- O espetáculo será produzido no Rio de Janeiro e fará temporada de dois meses.

Objetivos específicos

Ao realizar este projeto teatral, pretende-se ainda:

1) Provocar uma reflexão sobre o sentimento da paixão através da síndrome de Borderline.

2) Suscitar no público, o olhar sobre o sentimento da paixão e suas dúvidas.

3) Discutir as relações humanas, a partir da troca de intimidades entre estranhos.

4) Promover um intercâmbio de experiências a partir do olhar de um novo dramaturgo.

5) Colaborar com a crescente produção da nova dramaturgia brasileira.

6) Discutir temas que influenciem ou interfiram no universo da paixão, tais como: a moral, aética, o preconceito, a religião e etc.

7) Propor ao espectador um olhar estético, uma encenação dinâmica, comunicativa, um textoinédito e original que prima pela simplicidade calçado na inventividade cênica.

Objetivos

Page 6: AMA/DOR

O termo Borderline (Limítrofe) deriva da classificação de Adolph Stern que descreveu, nadécada de 1930, a condição como uma patologia que permanece no limite entre a neurose e apsicose. Pelo fato de o termo carecer de especificidade, existe um atual debate se esta doençadeva ser renomeada Borderline é um transtorno de personalidade que traz sériasconseqüências para a pessoa, seus familiares e seus amigos próximos. O termo "fronteiriço" nãose refere ao limite entre um estado normal e um psicótico. Ele se refere a uma instabilidadeconstante de humor. Alguns sintomas:

Medo de abandono: uma necessidade constante, agoniante de nunca se sentirem sozinhas,rejeitadas e sem apoio.

Dificuldade de administrar emoções

Impulsividade.

Instabilidade de humor. As oscilações de humor do DAB ou TAB - Distúrbio ou TranstornoAfetivo Bipolar duram semanas ou meses, mas as Borderline têm oscilações de minutos, horas,dias. Essas oscilações de humor incluem depressões, ataques de ansiedade, irritabilidade,ciúme patológico, hetero- e auto-agressividade. Uma paciente marca a consulta informandoque está super deprimida, querendo morrer. No dia seguinte chega à consulta bem humorada,bem vestida, maquiada, vaidosa.

Comportamento auto-destrutivo (se machucar, se cortar, se queimar). As portadoras deBorderline dizem que se machucam para satisfazer uma necessidade irresistível de sentir dor.Ou porque a dor no corpo "é melhor que a dor na alma".

Tentativas de suicídio, mais freqüentemente as de impulso do que as planejadas.

Mudanças de planos profissionais, de círculos de amizade.

Problemas de auto-estima. Borderlines se sentem desvalorizadas, incompreendidas, vazias.Não tem uma visão muito objetiva de si mesmos.

Muito impulsivas: idealizam pessoas recém conhecidas, se apaixonam e desapaixonam demaneira fulminante.

Desenvolvem admiração e desencanto por alguém muito rapidamente.

Alta sensibilidade a qualquer sensação de rejeição. Pequenas rejeições provocam grandestempestades emocionais. Uma pequena viagem de negócios do namorado ou marido podedesencadear uma tempestade emocional completamente desproporcional (acusações derejeição, de abandono, de não se preocupar com as necessidades dela, de egoísmo, etc.).

A mistura de idealização por alguém e a extrema sensibilidade às pequenas rejeições quefazem parte de qualquer relacionamento são a receita ideal para relacionamentos conturbadose instáveis, para rompimentos e estabelecimento imediato de novos relacionamentos com asmesmas idealizações.

A partir desta fronteira, o projeto, Ama / Dor, se coloca como um espaço de discussão em tornode um tema de alta relevância na sociedade atual.

Justificativa

Page 7: AMA/DOR

Em 1989, com a Companhia de Encenação Teatral, CET, de Moacyr Góes, cria uma ousada estrutura metálica para o espetáculo experimental, A TrágicaHistória do Dr. Fausto, de Christopher Marlowe. O cenário lhe vale o Prêmio Molière do ano. Com Aderbal Freire Filho, em 1990, cenografa A Mulher Cariocaaos 22 Anos, de João de Minas, um dos espetáculos mais marcantes do diretor. Novamente com Moacyr Góes, faz uma série de espetáculos: entre eles, Romeue Julieta, de William Shakesperare, 1993, Divinas Palavras, de Ramón del Valle-Inclán, 1997, que lhe valem, respectivamente, os prêmios Shell e Mambembe.Com Trilogia Tebana, de Sófocles, pelo mesmo diretor, e Lima Barreto ao Terceiro Dia, de Luís Alberto de Abreu, direção de Aderbal Freire Filho, ele recebe osprêmios Shell e Mambembe, em 1996. No ano seguinte, volta a parceria com Moacyr Góes em Divinas Palavras, de Ramón del Valle-Inclán e, em Bispo Jesusdo Rosário, a Via Sacra dos Contrários, de Clara Góes, em 1999.

A partir de 1994 e até 2006, passou a fazer turnês regulares pela Europa, onde realizou cerca de duzentas apresentações em festivais, casas de jazz e bares decidades da Alemanha, Suíça, Áustria, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha e França. Foi lá que conheceu o produtor cultural François Mas, com quemidealizou e passou a produzir, a partir de 1996, o maior festival de música brasileira que acontece na Europa. É o Brasil Festival, evento ao ar livre em plenoverão europeu na cidade de Sanary Sur Mer, à beira do Mediterrâneo, onde já cantaram artistas como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Jorge Benjor, Lenine,Margareth Menezes, Paralamas do Sucesso, Marcelo D2, Ana Carolina, Chico César, Daniela Mercury, Olodum, Elba Ramalho, Carlinhos Brown, Papas daLíngua, Fernanda Abreu, Pagode Jazz Sardinha's Club, Bárbara Mendes, Paula Santoro, O Rappa, Skank, Henri Salvador (convidado especial em 2004), RenatoBorghetti, Trio Mocotó, Funk'n Lata, Dudu Nobre, Bebeto Alves e Gelson Oliveira, entre outros. Tendo Ana Carolina como sua principal intérprete, AntonioVilleroy passou a ser um dos mais requisitados compositores da MPB. Inúmeros artistas passaram a solicitar suas canções, que hoje podem ser ouvidas nasvozes de Maria Bethânia, Ivan Lins, Gal Costa, Mart' Nália, Moska, Paula Lima, Eliana Printes, Sandy e Júnior, Vanessa Camargo,Bárbara Mendes, LucianaMelo, Preta Gil, Luíza Possi, Daniela Procópio, Ednardo e Belchior, entre outros. Ele assinou sete canções do álbum mais vendido no Brasil em 2005, Perfil, dacantora Ana Carolina (um milhão de cópias).

José Dias Cenário

Antonio Villeroy Direção Musical

Frank Borges atuou nos seguintes espetáculos: Essa nossa juventude. Com: Caio Blat, Cauã Raymond e Simone Espoladore. Direção: Maria Luisa Mendonça /A primeira noite de um homem. Com Vera Fischer.Direção: Miguel Falabella / Tartufo. Com Andre Vali. Direção: Jaqueline Laurence / Os Justos. Com CaioJunqueira, Gustavo Falcão e Ângelo Paes Leme. Direção: Moacir Góes / O avarento. Com Jorge Dória. Direção: João Bittencourt / O Doente imaginário. ComTonico Pereira. Direção: Jaqueline Laurence / Em pré-produção: Fala baixo que sou tua mãe. Direção: Miguel Falabella. Na televisão, atuou em: A lua me disse,de Maria Carmem Barbosa e Miguel Falabella. Direção: Roberto Talma / Na mini-série Queridos Amigos, de Maria Adelaide Amaral. Direção: Denise SaraceniNo cinema, atuou em Nome próprio. Com Leandra Leal. Dir: Murilo Sales É autor de: Geração Pocket – Pessoas mal traduzidas / Todos estão surdos – Omusical / O último espectador – morte assistida e Ama / Dor.

Fabiana formou-se pela Escola de Arte Dramática/USP e logo entrou para a Cia. de Ópera Seca, de Gerald Thomas. O trabalho mais recente da cia, O cão queinsultava mulheres – Kepler, the dog, foi transmitido ao vivo pela internet no dia 13 de novembro de 2008. O espetáculo Terra em Trânsito, escritoespecialmente para ela, ficou em cartaz em São Paulo durante todo o ano de 2006, e lhe rendeu uma indicação ao Premio Shell de Melhor Atriz. Emdezembro, a peça fez curta temporada, com versão em inglês, no La MaMa Theater, o mais importante teatro experimental de Nova Yorque. Em 2007, foiconvidada para representar o Brasil no Festival de Teatro de Córdoba, Argentina, onde foi apresentada em espanhol. Em seguida, fez temporada de grandesucesso no espaço Oi Futuro no Rio de Janeiro. Seus outros trabalhos com Gerald são: Um Circo de Rins e Fígados (ao lado do ator Marco Nanini), RainhaMentira, Luartrovado, Ventriloquist, Deus Ex-Machina, Nietzsche X Wagner, a opera Tristão e Isolda, Solos Secos, Príncipe de Copacabana (com ReynaldoGianecchini), Esperando Beckett (com Marília Gabriela), Tragédia Rave e Anchorpectoris (estreou no La MaMa/NYe foi recebida com críticas elogiosas).

A atriz Sara Antunes, é Bacharel em Filosofia pela USP, cursou a EAD-Escola de Arte Dramática/USP, É uma das fundadoras do Grupo Tablado de Arruar e doGrupo XIX de Teatro ambos de são paulo. Tendo realizado turnês pelo Brasil todo, Portugal, França, Inglaterra e Cabo Verde. Atuou em português, francês einglês. Criou e atuou, dentre outras, nas premiadas Hysteria, Hygiene, Arrufos, com o Grupo XIX de Teatro no monólogo de sua própria autoria Negrinha e napeça As Meninas de Maitê Proença e Luis Carlos Goés.Dentre os principais prêmios que recebeu estão APCA,Qualidade Brasil por duas vezes, Nascente, além de ter sido junto ao Grupo mais de uma vez indicadaao prêmio Shell de Teatro. . Foi ainda dirigida por Amir Haddad, Luiz Fernando Marques,Cleyde Yáconis, Cristiane Paoli Quito, Marcelo Lazzarato, Sérgio deCarvalho, Márcio Marciano, Renata Zanetha, Zé Celso, Luiz Damasceno.No cinema participou da preparação de atores do longa Nosso Lar ao lado de CristianDuurvoort e na pesquisa do elenco de Transeunte junto com Eryk Rocha. Como atriz participou do longa Mergulho direção Pedro Henrique, Agreste direçãoPaula Maria Gaitán, Elena de Petra Costa dos curtas Veneno Carmim de Virginia Primo e A Margem do Rio de Sofia saadi. Se prepara para os longa AS HorasVulgares de Rodrigo Oliveira e Victor Grazie e Rendas no Ar de Sandra Vale.

Frank Borges Ator, autor e co-diretor

Fabiana Gugli Atriz e colaboradora textual

Sara Antunes Atriz

Page 8: AMA/DOR

No intuito de facilitar o acesso do público ao espetáculo aprodução de Ama / Dor pretende escolher um teatro ondehaja rampas de acesso para cadeirantes e disponibilizarpessoas preparadas para orientar pessoas com outros tiposde deficiência.

A produção da peça Ama / Dor, no intuito de viabilizar ademocratização cultural, pretende:

- Realizar apresentações gratuitas e/ou a baixo custo paraestudantes e comunidades carentes visando o acesso dascamadas da população que não têm hábito, nem poderaquisitivo para freqüentar uma sala de espetáculo.

- Levar, através de parcerias, alunos de escolas de teatro dacidade ao espetáculo.

AcessibilidadeDemocratização

Estratégias

de ação

Contrapartida

empresarial

e social1) Concepção/Pesquisa/Texto:

Já iniciado, com recursos próprios. A etapa já consumiuum ano de estruturação dramatúrgica para conclusão dotexto teatral.

2) Pré-produção:

Encaminhamento junto ao MinC / Lei do Mecenato.Também nessa fase, dar-se-ão estudos, pesquisas esondagens para encaminhamento das etapas seguintes.

3) Equipe técnica:

Seleção de profissionais altamente capacitados pararealizarem de forma cuidadosa o texto dramatúrgico Oúltimo espectador.

4) Escolha de elenco:

Realização de testes e leituras com possíveis atores,mesclando nomes não-conhecidos com profissionais dereconhecimento artístico nacional.

5) Ensaio:

Preparação dos atores para a peça, respeitando aconcepção original e complexa do texto.

6) Montagem do cenário:

Realizar-se um mês antes da estreia, para que os atores e adireção, possam “afinar” seu trabalho dentro do ambientecênico.

7) Figurinos:

Em paralelo com a estruturação dos cenários e últimosensaios, a pesquisa, a elaboração e a confecção realizar-se-ão segundo os perfis dos personagens e a concepção doespetáculo.

8) Divulgação:

Antes e após a estréia nas duas cidades.

9) Estreia:

Realizar-se-á na cidade do Rio de Janeiro.

- o projeto Ama / Dor se destina a incluir a marca daempresa patrocinadora em destaque, em toda e qualquermídia que o projeta venha a estar incluso: mídia eletrônicae impressa, cartazes, promocionais, folders, banners,outdoors, etc.

- a localização destacada da marca da empresa em toda equalquer espécie de material de divulgação, assim como demídia eletrônica e impressa.

- realizar sessões exclusivas para a direção e funcionáriosda empresa mecenas.

- o projeto se compromete a realizar sua estréia nacionalna cidade(s) em que o patrocinador estiver localizado casohaja interesse por parte da empresa mecenas;

O projeto Ama / Dor se destina a realizar contrapartidassociais, como:

- a realização de sessões especiais para deficientes físicos;

- a reunião dos depoimentos das sessões especiais atravésde material audiovisual para fins institucionais - ou deoutras entidades ligadas à empresa – a fim de que aexperiência teatral fique registrada e sirva de arquivo paraa empresa futuramente;

- a realização de sessões do espetáculo a preços populares;

- a realização de workshops teatrais com o elenco doespetáculo;

- a realização de debates sobre o tema após as sessões doespetáculo.

- receber depoimentos sobre história de paixão de diversosespectadores.

- promover o incentivo do espectador carente, ou poucoassistido, ao teatro.

Page 9: AMA/DOR

Autor FRANK BORGES

Diretor EMILIO DE MELO

Elenco FRANK BORGES, FABIANA GUGLI,TAYANA DANTAS e SARA ANTUNES

Cenário ZÉ DIAS

Figurinos ELEN MILLET

Luz TOMÁS RIBAS

Projeto Gráfico RICO VILAROUCA

Trilha Sonora ANTONIO VILERROY

Direção de Produção ESTELA ALBANI

Ficha técnica

Page 10: AMA/DOR

Planilha Orçamentária

Page 11: AMA/DOR

Planilha Orçamentária

Page 12: AMA/DOR

Planilha Orçamentária

Page 13: AMA/DOR

ContatosAtiva Produções Ltda.

(21) 2547-9862(21) 9316-2470

www.ativaproduçoes.com.br

AMA/DORde Frank Borges