amada ovelha,...jesus cristo não tinha preconceito algum, ele não era racista, aceitava e aceita...

5
diante de Deus somos todos iguais e devemos tratar uns aos outros em igualdade, sem desmerecer ninguém. Jesus nos ensina a não termos preconceitos, racismo, porque aquele que os tem ou os alimenta em seu coração, nunca desfrutará toda a vontade de Deus, o Pai, aqui na Terra. O preconceituoso levanta muralhas, obstáculos intransponíveis, que impedem o bom relacionamento com as pessoas. Normalmente, o homem, na sua concepção seletiva, escolhe o mais forte, o melhor... Mas na perspectiva de Deus, a escolha não é pelo mais capaz, mais ágil, mais bonito, com essa ou aquela cor de pele. Nada disso conta para o Senhor. Ele diz: “Não fostes vós que me escolhestes a mim, pelo contrário eu vos escolhi a vós outros”. O amor de Deus envolve todas as pessoas, mas nem todas querem estar no plano de escolha do Senhor. Isso não significa que Deus escolheu uns para a salvação e outros para a perdição. No plano eterno de Deus e da Sua vontade absoluta, Ele nos escolheu Amada ovelha,

Upload: others

Post on 30-Jan-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • diante de Deus somos todos iguais e devemos tratar uns aos outros em igualdade, sem desmerecer ninguém. Jesus nos ensina a não termos preconceitos, racismo, porque aquele que os tem ou os alimenta em seu coração, nunca desfrutará toda a vontade de Deus, o Pai, aqui na Terra. O preconceituoso levanta muralhas, obstáculos intransponíveis, que impedem o bom relacionamento com as pessoas.

    Normalmente, o homem, na sua concepção seletiva, escolhe o mais forte, o melhor... Mas na perspectiva de Deus, a escolha não é pelo mais capaz, mais ágil, mais bonito, com essa ou aquela cor de pele. Nada disso conta para o Senhor. Ele diz: “Não fostes vós que me escolhestes a mim, pelo contrário eu vos escolhi a vós outros”. O amor de Deus envolve todas as pessoas, mas nem todas querem estar no plano de escolha do Senhor. Isso não significa que Deus escolheu uns para a salvação e outros para a perdição. No plano eterno de Deus e da Sua vontade absoluta, Ele nos escolheu

    Amada ovelha,

  • antes da fundação do mundo. Antes que o mundo existisse, você e eu já havíamos sido escolhidos e todos somos do jeito que Ele planejou.

    Está registrado em Mateus 3.16 que “Deus amou o mundo de tal maneira...” e não que “Ele amou brancos, amarelos, azuis de tal maneira”. Uma das coisas mais bonitas que se lê nas Escrituras é quando ela nos diz que somos a Igreja do Senhor. Porém, só podemos dizer que somos a Igreja do Senhor se não formos preconceituosos.

    Jesus Cristo não tinha preconceito algum, Ele não era racista, aceitava e aceita todos de braços abertos. Jesus se indignava apenas com o pecado e com os religiosos, que achavam que pelos seus atos, cheios de preconceitos, estavam agradando a Deus. O que agrada ao Senhor é tão simples, ame-O acima de todas as coisas e o seu próximo como a você mesmo. Jesus trouxe essa revelação dizendo que devemos amar ao nosso próximo assim como Ele nos amou. E Ele nos amou de que maneira? A ponto de dar a sua vida em nosso lugar. Ele abriu seus braços na cruz por você (João 3.16).

    Todos os casos de racismo que temos visto fere de maneira inimaginável o coração de Deus, o Criador, que determinou toda cor de pele. Racismo no Brasil é crime; porém, toda maldade e desigualdade social estão instauradas por conta de cor e raça em nosso país e no mundo inteiro.

    Os casos de racismo têm sido evidenciados pela intolerância, sentimento de ódio e superioridade, completamente contrários ao que Deus ensina em Sua Palavra. De acordo com os dados do IBGE, mulatos são descentes de negros e brancos; caboclos são descendentes de índios e brancos; cafuzos são descendentes de índios e negros; indígenas são nativos da região brasileira; brancos são os que apresentam pouca pigmentação, ou seja, pele clara; e negros os que apresentam grande pigmentação, ou seja, pele escura. Perceba que todos nós temos melanina (uns mais, outros menos), logo, todas as pessoas pertencem a uma única raça, a humana. Sejam cablocos, cafuzos, indígenas, brancos e negros, a raça humana é uma só. Preconceito racial na Bíblia é pecado. Temos muitos textos bíblicos que mostram que o preconceito tem sido terrível na humanidade por milhares de anos. Contudo, isso nunca partiu Daquele que é perfeito, que é só amor, que jamais fez acepção de pessoas, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    “Mas o povo dali não o recebeu porque se notava em seu semblante que ele ia para Jerusalém” (Lc 9:53).

    “A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? ” (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos) (Jo 4.9).

    “E lhes disse: ‘Vocês sabem muito bem que é contra a nossa lei um judeu associar-se a um gentio ou mesmo visitá-lo. Mas Deus me mostrou que eu não deveria chamar impuro ou imundo a homem nenhum” (Atos 10.28).

    “Mas, quando ficaram sabendo que ele era judeu, todos gritaram a uma só voz durante cerca de duas horas: “Grande é a Ártemis dos efésios!” (At 19.34).

    “Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão” (Gl 2.12).

  • Que Deus nos ajude a ter um coração livre de qualquer preconceito, racismo, pois temos nosso modelo que é Jesus Cristo. Se estamos hoje salvos é porque Ele escolheu não ter preconceitos. Jesus não tinha pré-compreensões ou prejulgamentos a respeito das pessoas, muito pelo contrário, Ele sempre acolheu todas elas. Na Bíblia vemos momentos em que Jesus foi desfazendo prejulgamentos e quebrando preconceitos. Quando tivermos a graça de viver com intensidade esse modelo de receptividade e amor deixado por Jesus, estaremos abertos para receber as pessoas e respeitá-las. E é exatamente esse amor ágape que nos leva a pregar o evangelho a toda a criatura. Acredito que é isso o que a Palavra de Deus se refere ao dizer que a natureza aguarda a manifestação dos filhos de Deus. Essa manifestação dos filhos do Senhor é exatamente como o modelo de Jesus, sem preconceitos, sem racismo.

  • Telefones da Paz:(31) 3429-9550 / Vivo: (31) 97177-3300 Claro: (31) 98309-0064 / Oi: (31) 98878-0054 Tim: (31) 99481-8023 ou(31) 98793-2633 (WhatsApp). Caso prefira, temos um canal para contato também em nosso site: lagoinha.com.

    Igreja Batista da LagoinhaRua Manoel Macedo, 360 - São CristóvãoBelo Horizonte / MG | Cep: 31110-440. Telefone: (31) 3429-9450

    http://www.lagoinha.com