aluno monitor 2013

3
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUAIANASES EMEF “VER. ANNA LAMBERGA ZÉGLIO” PROJETO ALUNO MONITOR - 2013 Pauta para o 1º Encontro Introdução: Texto para refletir... Segundo José Ángel Valente (1993): “Para a implantação de recursos tecnológicos de forma eficaz na educação são necessários quatro ingredientes básicos: o computador, o software educativo, o professor capacitado para usar o computador como meio educacional e o aluno”. Na educação não é diferente o computador se faz presente, a busca por informações tornou-se mais rápida e prática. Adaptar uma cultura escolar no mundo ao seu redor é fator principal para favorecer uma educação voltada para o desenvolvimento científico, tecnológico e humano. A educação, na atualidade está sendo direcionada para um tipo de conhecimento que permita independência dos indivíduos. Apresentação do Projeto Aluno-Monitor: O Projeto Aluno-Monitor é um programa que “visa atender às novas exigências da sociedade da informação e da comunicação, uma vez que contribui para o desenvolvimento das competências tecnológicas básicas necessárias à inclusão do aluno no universo digital e para o aprofundamento de conhecimentos anteriormente adquiridos” . (Portaria 1997/09) Objetivos do Aluno-Monitor: - Conhecer e dominar o uso das ferramentas tecnológicas (áudio e vídeo, comunicação e informação) - Desenvolver o protagonismo infanto-juvenil; - Formar alunos que auxiliem, desenvolvam e criem projetos na escola; - Ter contato com a área jornalística integrando com o Projeto de Comunicação; - Melhorar a convivência ente alunos e professores através da cooperação e respeito mútuos, integrar os diferentes períodos; - Abrir canais de comunicação e divulgação dos trabalhos e atividades da escola com o mundo virtual, através de Blogs, Redes Sociais e ambientes colaborativos. Atuação do Aluno-Monitor Conforme a Portaria 1997/09:

Upload: anna-zeglio

Post on 07-Mar-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Diretrizes para desenvolvimento do projeto aluno Monitor 2013 na EMEF Ver. Anna Lamberga Zéglio.

TRANSCRIPT

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUAIANASES

EMEF “VER. ANNA LAMBERGA ZÉGLIO”

PROJETO ALUNO MONITOR - 2013

Pauta para o 1º Encontro

Introdução:

Texto para refletir...

Segundo José Ángel Valente (1993): “Para a implantação de recursos tecnológicos de forma eficaz na educação são necessários quatro ingredientes básicos: o computador, o software educativo, o professor capacitado para usar o computador como meio educacional e o aluno”.

Na educação não é diferente o computador se faz presente, a busca por informações tornou-se mais rápida e prática. Adaptar uma cultura escolar no mundo ao seu redor é fator principal para favorecer uma educação voltada para o desenvolvimento científico, tecnológico e humano. A educação, na atualidade está sendo direcionada para um tipo de conhecimento que permita independência dos indivíduos.

Apresentação do Projeto Aluno-Monitor:

O Projeto Aluno-Monitor é um programa que “visa atender às novas exigências da sociedade da informação e da comunicação, uma vez que contribui para o desenvolvimento das competências tecnológicas básicas necessárias à inclusão do aluno no universo digital e para o aprofundamento de conhecimentos anteriormente adquiridos”. (Portaria 1997/09)

Objetivos do Aluno-Monitor:

- Conhecer e dominar o uso das ferramentas tecnológicas (áudio e vídeo, comunicação e informação)

- Desenvolver o protagonismo infanto-juvenil;- Formar alunos que auxiliem, desenvolvam e criem projetos na escola;- Ter contato com a área jornalística integrando com o Projeto de Comunicação;- Melhorar a convivência ente alunos e professores através da cooperação e respeito mútuos,

integrar os diferentes períodos;- Abrir canais de comunicação e divulgação dos trabalhos e atividades da escola com o

mundo virtual, através de Blogs, Redes Sociais e ambientes colaborativos.

Atuação do Aluno-Monitor

Conforme a Portaria 1997/09:

Art. 3º - A atuação do aluno-monitor ocorrerá:

I – no Laboratório de Informática Educativa, com uma classe de alunos em cada horário, e obrigatoriamente com a presença do POIE ou Professor regente ou um educador da Unidade Escolar;

II – nos diferentes espaços escolares para desenvolvimento de propostas com uso de mídias e de projetos de comunicação, que envolvam equipamentos ou programas de áudio.

Requisitos para participar do Aluno Monitor

Conforme a Portaria 1997/09:

Art. 4º - O candidato a aluno-monitor deverá apresentar os seguintes requisitos:

I – estar matriculado no Ensino Fundamental, no 4º ano/termo do Ciclo I ou no Ciclo II, ou no Ensino Médio;

II – identificar-se com a proposta do Programa Aluno-Monitor;

III – ter familiaridade com tecnologias;

IV – comprometer-se a desenvolver monitoria voluntária na escola, fora do seu horário regular de aulas, como colaborador nas ações desenvolvidas nos Laboratórios de Informática Educativa, no uso de mídias nos diferentes espaços escolares e projetos de comunicação que envolvam equipamentos ou programas de áudio;

V – ter disponibilidade de tempo e meios para participação no curso de formação continuada e grupos de estudo e para desenvolver ações como aluno-monitor na Unidade Escolar, em dias e horários pré-estabelecidos, de acordo com a necessidade da UE;

VI – ter bom nível de relacionamento com educadores e demais alunos da UE;

VII – ter facilidade para desenvolver trabalho em grupo e respeitar normas e regras;

VIII – ser organizado e conseguir gerenciar o tempo para seu estudo e para acompanhamento do Programa.

Metodologia:

A formação dos Alunos Monitores seguirá as recomendações da Portaria 1997/09:

“III - estabelecer critérios com o grupo de alunos monitores, em relação ao seu papel, postura ética e definição das formas de participação e intervenção do Poie, do professor regente e do aluno-monitor;”“IV - promover formação continuada dos alunos-monitores em reuniões de grupo de estudos para exploração e avaliação de “sites”, elaboração de propostas, encaminhamentos e avaliação da sistemática do processo;”“V - orientar o uso e avaliação de novos programas, novas tecnologias e “softwares”;I - conteúdos dos programas e “softwares” que compõem a estrutura dos laboratórios da rede, com desenvolvimento de projetos;II - formação para metodologia da atuação do aluno-monitor: a) definição de papéis: do aluno-monitor, do professor orientador de informática educativa (Poie) e do professor regente de classe;b) ética nas relações;c) aprendizagens em ambientes colaborativos;d) trabalho em grupo;e) responsabilidades e compromissos com a proposta do Programa Aluno-Monitor.

Avaliação

A avaliação dos alunos monitores obedecerá ao que rege a portaria do programa:

Art. 6º - Serão condições para a permanência do aluno-monitor no Programa:I - ser aluno assíduo no horário regular de suas aulas e na atuação como monitor;II - apresentar em todas as áreas do conhecimento/disciplinas o nível de desempenho escolar expresso no conceito “S” – Satisfatório ou “P” - Plenamente Satisfatório;III - participar das reuniões específicas de grupo de estudos e avaliação do programa.

E ainda:- Manter um bom relacionamento com os colegas da monitoria, com os professores e equipe de gestão da escola e com os alunos atendidos, desenvolvendo as propostas do projeto.

Considerações Finais:

“É por meio da educação que podemos atravessar fronteiras construindo um mundo melhor, apenas precisamos conciliar nossa educação a tecnologia.” (Autor desconhecido)

Professores Responsáveis:

Profº. Natanael Bispo de Souza

Profª. Ibelise de Sousa