altitude e press a o

4

Click here to load reader

Upload: rafaelabertolo

Post on 19-Jan-2016

7 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Altitude e Press a o

Altitude e Pressão: Motivo de Desculpa?Em 2004, o Brasil perdeu para o Equador de 1x0, na Eliminatórias Sul-Americanas. Porém, a desculpa dos brasileiros foi de que a altitude atrapalhou o jogo, dificultando a respiração. Muitos reclamaram de cansaço, tonturas e enjoos. Mas, a altitude realmente afeta as condições dos jogadores? Primeiramente, vamos saber o que é altitude.

Altitude

Altitude é a distância vertical medida entre um determinado ponto e o nível médio do mar. A altitude e a temperatura do local em que ela é mensurada são grandezas inversamente proporcionais, pois quando a altitude aumenta, a temperatura ambiente diminui aproximadamente 1 grau Celsius.

A altitude pode ser dividida em ortométrica e elipsoidal. Altitude ortométrica é a distância vertical de um ponto, situado sobre a superfície terrestre, em relação a um geoide de referência, e altitude elipsoidal é a distância vertical de um ponto a um elipsoide de referência. As altitudes indicadas pelos receptores dos Sistemas de Posicionamento Global (GPS), por exemplo, são do tipo elipsoidal.

Além da altitude, a pressão atmosférica também influencia muito nos jogos. Vejamos porquê.

Pressão Atmosférica

A atmosfera terrestre é composta por vários gases, que exercem uma pressão na superfície terrestre. Essa pressão é conhecida como pressão atmosférica. Essa pressão, depende muito da altitude em que se encontra. Veja a foto abaixo:

Page 2: Altitude e Press a o

Essa imagem mostra claramente como funciona a pressão atmosférica. Note que na imagem, há várias bolinhas azuis flutuando. Essas bolinhas são uma representação das moléculas de oxigênio. Podemos perceber que, quanto mais alto, menos tem dessas bolinhas. Assim é a pressão. Quanto mais alto for o local, menos pressão há.

Imagine uma equipe de animadoras de torcida formando uma pirâmide humana. As meninas da fileira de base portam o peso das que estão logo acima, e as que estão por cima não portam peso algum. Situação semelhante existe na atmosfera. O ar é menos pressurizado no limite do espaço, onde nada ou quase nada pesa sobre ele. Já o ar ao nível do mar, sustenta o peso de todo o ar por sobre ele, como as meninas que formam a base da pirâmide. A pressão também pressiona as moléculas que formam a porção interior da atmosfera e as mantêm próximas umas das outras.

Consequências

Quem vive em cidades ao nível do mar ou em localidades relativamente baixas não está acostumado às condições atmosféricas das grandes altitudes – portanto, o organismo sente o impacto da mudança e precisa de tempo para se adaptar. O corpo responde da seguinte maneira: a frequência respiratória aumenta, a frequência cardíaca se acelera e a concentração de glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio para os músculos, aumenta no sangue. Porém, como vimos anteriormente, quando estamos em altitudes altas, não há muito oxigênio, com isso, as pessoas passam mal devido ao fato de não ter o tanto de oxigênio acostumado em altitudes mais baixas e precisam de um período de adaptação. Nesse período de adaptação, os sintomas mais comuns são respiração curta, dores de cabeça, náusea, vômitos, tontura, insônia e perda de apetite.

Page 3: Altitude e Press a o

Segue abaixo uma reportagem falando de como “sobreviver” na atitude:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2014/02/com-ajuda-de-moreno-cruzeiro-faz-cartilha-de-sobrevivencia-na-altitude.html

https://www.youtube.com/watch?v=O_qIGhYrPuA

Bibliografia

http://www.efdeportes.com/efd129/efeitos-da-exposicao-a-altitude-no-desempenho-fisico.htm

http://www.einstein.br/blog/Paginas/post.aspx?post=1246

http://www.fade.up.pt/rpcd/_arquivo/artigos_soltos/vol.2_nr.1/08.pdf

http://www.dca.iag.usp.br/www/material/fgoncalv/biometeo/aula10%5B1%5D.pdf

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2014/02/com-ajuda-de-moreno-cruzeiro-faz-cartilha-de-sobrevivencia-na-altitude.html