alguns falso mitos sobre a bíblia

3
ALGUNS FALSOS MITOS SOBRE A BÍBLIA "A Bíblia perdeu parte de seu conteúdo original devido as sucessivas traduções" Apesar de que qualquer tradução sem dúvida prejudique a essência de uma obra, não é procedente acreditar que a Bíblia que possuímos hoje seja diferente daquela que foi originalmente escrita. Ao contrário do que se pensa, a Bíblia não sofreu diversas traduções sucessivas. Mesmo as que possuímos em Português foram em sua maioria traduzidas de seu idioma original. O Antigo Testamento foi escrito em Hebraico e Aramaico, e o Novo em Grego. Nenhuma dessas línguas está morta como ocorreu com o Latim, a primeira língua para a qual foi traduzida. Qualquer um desses idiomas é ainda hoje falado por milhões de pessoas no mundo e qualquer um pode aprendê-lo com facilidade em cursos, escolas especializadas ou universidades. A maioria dos estudiosos afirma que a melhor tradução da Bíblia é a versão para o Inglês demoninada King James Bible, em Português as preferências recaem para a versão de João Ferreira de Almeida, utilizada pelos Protestantes, e para a Bíblia Católica de Jerusalém. "A Bíblia teve seu conteúdo original deliberadamente alterado pela Igreja Católica" Este é um mito sem o menor fundamento, embora de fato alguns trechos de certas versões da Bíblia tenham sofrido interpretações temporais, ela não sofreu nenhuma alteração em sua essência. Além da Igreja Católica, a Bíblia também foi guardada por diversas comunidades do oriente médio, principalmente árabes, pela Igreja Ortodoxa Oriental e o Velho Testamento também pelos Judeus. Não há qualquer diferença significativa entre elas. Ademais seria muito estranho que tal fosse verdade, pois pareceria um trabalho de péssima qualidade uma vez que diversas posturas da Igreja Católica são claramente Anti-Bíblicas, e se ela a tivesse alterado, teria pelo menos atenuado tais contradições. Vale lembrar que o Catolicismo é uma religião baseada não somente na Bíblia, mas também em quase 2.000 anos de obras filosóficas, éditos e bulas papais. "A Bíblia traz, disfarçadamente, o conceito de Reencarnação"

Upload: luiz-augusto-de-jesus

Post on 05-Nov-2015

14 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Sete mitos sobre a Bíblia

TRANSCRIPT

ALGUNS FALSOS MITOS SOBRE A BBLIA

"A Bblia perdeu parte de seu contedo original devido as sucessivas tradues"

Apesar de que qualquer traduo sem dvida prejudique a essncia de uma obra, no procedente acreditar que a Bblia que possumos hoje seja diferente daquela que foi originalmente escrita. Ao contrrio do que se pensa, a Bblia no sofreu diversas tradues sucessivas. Mesmo as que possumos em Portugus foram em sua maioria traduzidas de seu idioma original.

O Antigo Testamento foi escrito em Hebraico e Aramaico, e o Novo em Grego. Nenhuma dessas lnguas est morta como ocorreu com o Latim, a primeira lngua para a qual foi traduzida. Qualquer um desses idiomas ainda hoje falado por milhes de pessoas no mundo e qualquer um pode aprend-lo com facilidade em cursos, escolas especializadas ou universidades.

A maioria dos estudiosos afirma que a melhor traduo da Bblia a verso para o Ingls demoninada King James Bible, em Portugus as preferncias recaem para a verso de Joo Ferreira de Almeida, utilizada pelos Protestantes, e para a Bblia Catlica de Jerusalm.

"A Bblia teve seu contedo original deliberadamente alterado pela Igreja Catlica"

Este um mito sem o menor fundamento, embora de fato alguns trechos de certas verses da Bblia tenham sofrido interpretaes temporais, ela no sofreu nenhuma alterao em sua essncia.

Alm da Igreja Catlica, a Bblia tambm foi guardada por diversas comunidades do oriente mdio, principalmente rabes, pela Igreja Ortodoxa Oriental e o Velho Testamento tambm pelos Judeus. No h qualquer diferena significativa entre elas.

Ademais seria muito estranho que tal fosse verdade, pois pareceria um trabalho de pssima qualidade uma vez que diversas posturas da Igreja Catlica so claramente Anti-Bblicas, e se ela a tivesse alterado, teria pelo menos atenuado tais contradies.

Vale lembrar que o Catolicismo uma religio baseada no somente na Bblia, mas tambm em quase 2.000 anos de obras filosficas, ditos e bulas papais.

"A Bblia traz, disfaradamente, o conceito de Reencarnao"

Esse mito em geral alimentado pelos dois anteriores.

Apesar de ser este o desejo de diversos msticos, preciso muita distoro interpretativa para se retirar a idia de reencarnao diretamente da Bblia. H inmeras citaes que inviabilzam tal possibilidade, e pouqussimas que se interpretadas isoladamente, poderiam sugerir qualquer apoio crena da reencarnao.

"De acordo com a Bblia, as pessoas boas esto no Cu e as Ms no Inferno"

Essa uma das mais flagrantes evidncias do quanto a maioria dos cristos no conhece sequer o bsico sobre seu prprio livro sagrado.

Qualquer interpretao teolgica sria da Bblia mostra claramente que at hoje, NINGUM foi para o Cu ou Paraso, nem exatamente para o Inferno ou mesmo Purgatrio. De acordo com a Bblia TODOS OS MORTOS ESTO MORTOS! Deixaram de existir! E sendo assim no tem qualquer conscincia. Ou no mximo estariam em algum plano incogniscvel.

Os mortos s sero ressuscitados no dia do Juzo Final, quando finalmente sero julgado por Deus e a sim, os ditos mpios sero lanados ao Abismo/Inferno e os escolhidos PERMANECERO NA TERRA, que voltar a ser um Paraso como fora o Jardim do den. Pela maioria das teologias, ningum ira exatamente para o Cu!

A Bblia tambm no menciona o Purgatrio.

"A Bblia declara que os condenados ao Inferno sofrero Eternamente"

Embora essa idia seja predominantemente difundida entre boa parte dos cristos, ela no declarada explicitamente na Bblia. No Velho Testamenteo com certeza no h qualquer meno a Condenao Eterna, mas h sim citaes no Novo Testamento que do essa idia. Entretanto ela extremamente duvidosa uma vez que as palavras empregadas, inclusive a usada para "eterno", tem outros significados.

Muitos telogos e igrejas especficas propem que os condenados sero aniquilados pelas chamas do Inferno, ou seja, deixaro definitivamente de existir. a doutrina do Aniquilacionismo.

Alm disso a prpria expresso "Punio Eterna" possui uma contradio bsica que pode ser evidenciada em qualquer dicionrio. "Eterno" um conceito que est fora do Tempo, tendo sempre existido, j "punio" ou "condenao" claramente dependem do conceito de Tempo, s se pode ser julgado ou condenado por algo que se fez no passado, e s se pode ser punido a partir de algum momento no tempo, o que contraria a idia de Eterno.

O termo mais correto seria Punio Perptua, que mesmo assim, no possui base Bblica clara.

"Pela Bblia o Ser Humano possui uma alma imortal que transcende o corpo fsico"

Outro mito difundido mas sem base. Pela Biblia, o Ser Humano s possui alma enquanto possuir corpo. No h uma essncia espiritual independente. Aps a Ressureio no Juzo Final, que ressucita tanto a alma quanto o corpo, os escolhidos para o Paraso vivero fisicamente nele, assim como os lanado ao Inferno.

"A Bblia, se bem interpretada, no apresenta erros sobre a concepo da natureza"

Esse um mito pr-bblico recente disseminado em geral por fundamentalistas cristos, em especial pela Sociedade Torre de Viglia e vrias designaes batistas. Trata-se de tentar provar, sacando versculos isolados e alterando-lhes a interpretao, que a Bblia contm uma viso de mundo plenamente compatvel com a viso cientfica atual. Fao uma abordagem que demonstra uma viso Geocntrica e Plana da Terra no texto CINCIA X BBLIA. H inmeros outros erros de ordem cientfica na Bblia, que pretendo abordar pouco a pouco.

A ser continuado...

Embora seja evidente que a Bblia d margens a mltiplas interpretaes, h limites para tais. H de fato muito pontos discutveis, contraditrios e dbios, porm, nada muda o fato de que a Bblia Crist seja um livro RELIGIOSO, CRIACIONISTA, MONOTESTA, NO-REENCARNACIONISTA, SALVACIONISTA, de considervel teor MANIQUESTA e sobretudo MITOLGICO.

Disponvel em: . Acesso em: 10 nov. 2014.