mateus 28 falso ou verdadeiro

34
MATEUS 28:19 É UM TEXTO ORIGINAL OU UMA ADULTERAÇÃO? Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Devemos batizar "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" ou "em nome de Jesus?"

Upload: eduardo-sousa-gomes

Post on 26-Jul-2015

259 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

MATEUS 28:19 É UM TEXTO ORIGINAL OU UMA ADULTERAÇÃO?“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

Devemos batizar "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" ou "em nome de Jesus?"

Foi o ensino de Jesus em Mateus 28:19 que determinou a prática dos apóstolos, ou é o ensino dos apóstolos em Atos que determina o ensino de Jesus?

• “Não podemos manter a opinião de que uma posição uma vez assumida, uma vez advogada a idéia, não deve, sob qualquer circunstância ser abandonada. Há apenas Um que é infalível: Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida”. (Test. Para Ministro, p.105,106)

• •“Temem alguns que se reconhecerem estar em erro, ainda que seja num simples ponto, outros espíritos serão levados a duvidar de toda a teoria da verdade. Têm, portanto, achado que não se deve permitir a pesquisa; que ela tenderia para a dissensão e a desunião. Mas se tal é o resultado da pesquisa, quanto mais depressa vier, melhor. Se há aqueles cuja fé na Palavra de Deus não suportará a prova de uma pesquisa das Escrituras, quanto mais depressa forem revelados melhor”; (Test. Para Ministro, p.106)

• Alguns tem argumentado que o BATISMO DEVE SER SÓ EM NOME DE JESUS, porque em Atos aproximadamente 8 vezes cita que os discípulos ao batizarem usaram a expressão “EM NOME DE JESUS”. Esse pensamento está de acordo com a Bíblia e os Testemunhos?

A BÍBLIA E OS TESTEMUNHOS NÃO SE CONTRADIZEM:

• “A Bíblia deve ser o vosso conselheiro. Estudai-a e os Testemunhos que Deus tem dado; pois eles nunca contradizem Sua Palavra.” (Mensagens Escolhidas, vol.3 p.32)

• “O amor sincero à verdade e a cuidadosa obediência às instruções do Espírito de Profecia serão nossa única proteção contra os enganos do inimigo, os espíritos sedutores e as doutrinas de demônios.” (Crise e Vitória, p.11)

• “Homens podem levantar esquema após esquema, e o inimigo buscará seduzir almas da verdade, mas todos quantos crêem que o Senhor tem falado mediante a irmã White, e lhe concedeu uma mensagem, estarão seguros dos muitos enganos que sobrevirão nestes últimos dias.” (Mensagens escolhidas, Vol. 3, págs. 83-84).

É o plano de Satanás abalar a fé do povo de Deus nos Testemunhos. Satanás sabe como dirigir seus ataques... vem depois a dúvida sobre as Escrituras Sagradas, e, finalmente, a marcha definitiva para a perdição. Quando os Testemunhos, em que uma vez se acreditou, são postos em dúvida e rejeitados, Satanás sabe que os iludidos não se deixarão ficar por aí...”. (Testmunhos Seletos vol.2, p.287).

EUSÉBIO NÃO É UMA PESSOA CONFIÁVEL, E NÃO DEVEMOS USAR OS TEXTOS DELES PARA PROVAR ALGUMA COISA...

ENTRE ELLEN WHITE E EUSÉBIO, QUEM VOCÊ PREFERE CONFIAR?

FONTE:

http://www.ccel.org

As palavras “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” aparecem também em todas

as traduções antigas do

evangelho de Mateus ou do

Novo Testamento completo, tais

como a Peshitta Siríaca, a Copta e

as versões eslovacas. É interessante

observar que os cristãos sírios e

coptas (que possuíam sua

própria tradução do Novo

Testamento) não estavam ligados à

Igreja Católica Romana, mas

aceitavam essa passagem bíblica como autêntica.

Após analisar esses fatos, um

estudioso afirmou: “É

incrível que uma interpolação desse caráter

tenha sido feita no texto de Mateus sem

deixar qualquer traço de sua

inautenticidade em um simples manuscrito ou

versão [tradução]. A

evidência de sua genuinidade é esmagadora.”

[Alfred Plummer, An Exegetical

Commentary on the Gospel of Matthew

(James Family Reprint, s/d), p. 432.]

TEXTUS RECEPTUS

• Textus Receptus, (Texto Recebido) São documentos escritos em grego, do Novo Testamento, que serviu de base para diversas traduções dos século XVI ao XIX, como a Bíblia de Lutero, a Bíblia Rei James e para a maioria das traduções do Novo Testamento da Reforma Protestante, inclusive a tradução portuguesa por Almeida.

• Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Textus_Receptus#cite_note-1

OS VALDENSES

“Os valdenses foram os primeiros dentre os povos da Europa a obter a tradução das Sagradas Escrituras. Centenas de anos antes da Reforma, possuíam a Bíblia em manuscrito, na língua materna. Tinham a verdade incontaminada, e isto os tornava objeto especial do ódio e perseguição. Declaravam ser a Igreja de Roma a Babilônia apóstata do Apocalipse, e com perigo de vida erguiam-se para resistir a suas corrupções”. (O Grande Conflito, p.65).

NA BÍBLIA DOS VALDENSES ESTAVA O BATISMO EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.

• Cerca de 5.000 cópias do texto grego do Novo Testamento existem em todo o mundo. A grande maioria destes são idênticos ou quase idêntico ao "texto recebido" (também chamado de "de Textus Receptus ). Este texto foi usado pelos valdenses, e foi preservado pela verdadeira igreja através dos tempos. A versão King James no idioma Inglês foi traduzido a partir deste texto.

• FONTE:http://www.giveshare.org/library/bible/waldensesandbible.html

• V

OS PIONEIROS ADVENTISTAS

Muitos de nós ouvimos dizer

que os pioneiros adventistas

batizavam em NOME DE JESUS, mas quantos de

nós fomos investigar se isso

era verdade?

Ellen White:

• “Os compromissos que assumimos no ato do batismo são assaz compreensivos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo fomos sepultados com Cristo na semelhança de Sua morte e com Ele ressuscitamos na de Sua ressurreição, a fim de andarmos em novidade de vida... O fato de que fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma garantia de que essas potências nos assistirão em todos as nossas dificuldades, quando quer que os invoquemos”. (Testemunhos Seletos, vol. 2 p. 396).

SÃO MAIS DE 160 TEXTOS DE ELLEN WHITE AFIRMANDO O BATISMO EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. VEJA ALGUNS EXEMPLOS:

“{Os discípulos} Havendo recebido sua comissão da parte de Deus e tendo a aprovação da igreja, saíram batizando no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e administrando as ordenanças da casa do Senhor”. (Primeiros Escritos, p.100).

O texto que mais impressiona sobre esse assunto é o que está na página 136, do volume 2 do livro Spirit of Prophecy:

“João batizava no arrependimento, mas os discípulos de Jesus, em profissão de fé, batizavam em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”

ELA ESTÁ SE CONTRADIZENDO?Não, quando entendemos a EXPRESSÃO: “EM NOME DE JESUS”.

“Com profundo interesse e grata e pasma alegria, os irmãos atentaram para as palavras de Paulo. Pela fé aprenderam a maravilhosa verdade do sacrifício expiatório de Cristo, e receberam-nO como seu Redentor. Foram então batizados em nome de Jesus”. (Atos dos Apóstolos, p.283).

A respeito daqueles que confiam em Sua Palavra, o Senhor declara: “A este Eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da Minha Palavra”.(Isaías 66:2).

EM NOME DE JESUS

• Os judeus perguntaram: "por que poder ou em nome de quem você fez isso?" • Pedro responde e diz que foi em nome de Jesus que tinha curado. • Em outras palavras, "em nome de Jesus" significa que é pelo poder e autoridade

encontrada em Cristo. Podemos ver esse uso em muitos lugares no Novo Testamento.

• Atos 3: 6 "Mas Pedro disse:" Eu não possuo prata e ouro, mas o que eu tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno levanta-te”.

• Atos 16:18, e ela continuou fazendo isso por muitos dias. Mas Paul estava muito irritado, e virou-se e disse ao espírito: "Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela!" E ele saiu naquele momento. "

• 2 Tessalonicenses. 3: 6 ", mandamo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vocês mantenham distante de todo irmão que leva uma vida desregrado e não segundo a tradição que você recebeu de nós."

• Como você pode ver, "em nome do Senhor Jesus" e "em nome de Jesus" fala da "autoridade de Jesus.“.

• Portanto, quando alguém é devidamente batizado, ele é batizado em nome de Jesus; isto é, pela autoridade de Jesus. Portanto, quando era batizado em nome de Jesus, eles deveriam dizer: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", assim como Jesus nos mandou fazer.

• O Espírito de Profecia está em perfeita harmonia com a Bíblia quando recomendam o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

• O que está por trás da rejeição do batismo EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO?

• Com a rejeição do batismo citado em Mateus 28:19 vem não somente a rejeição da grande comissão dada por Jesus como também a rejeição aos Testemunhos, uma vez que ignorar a interpretação profética é ignorar aquilo que Deus nos deu justamente para esclarecer os pontos controversos naqueles assuntos que não estão bem claros para nós.

“...toda a terra está cheia da sua glória.” (Isaías 6:3).

Estudo preparado pelo Grupo Adventista de Cotia (Defendendo o verdadeiro adventismo Histórico)