alerta servidor - sindserv.com servidor/jornais/109.pdf · companheiro (a): convocamos você para...

8
Novembro de 2012 - Ano IX - Edição 109 - Distribuição Dirigida ALERTA SERVIDOR Informativo do SINDSERV - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião JURÍDICO CIPA Pág. 8 Leia, participe e divulgue o site do Sindicato, o site do servidor municipal. www.sindserv.com Fique forte: Filie-se ao Sindserv! Companheiro (a): convocamos você para fazer parte do quadro de associados do Sindicato. Venha, filie-se, juntos lutaremos para fazer a diferença! MÊS DO SERVIDOR Pág. 2 DENÚNCIAS Pág. 3 FESTA DO SINDICATO Pág. 4 e 5 GCM: MAIS PERSEGUIÇÃO! Pág. 6 CONHECE A LEI DO PISO Pág. 7 Festa do Sindica esta do Sindica esta do Sindica esta do Sindica esta do Sindicato to to to to é um sucesso!!! é um sucesso!!! é um sucesso!!! é um sucesso!!! é um sucesso!!! O SINDSERV não foi convidado!!! Se não sairem a reunião está cancelada! Sr. Coronel: não gostaria de provocar sua ira. Mas, onde estiver o servidor o Sindicato estará! O SINDSERV foi proibido de participar da reunião na SEGUR dia 2 de outubro Chega de coronelismo!!!

Upload: vuongtu

Post on 11-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ALERTA SERVIDOR - sindserv.com Servidor/jornais/109.pdf · Companheiro (a): convocamos você para ... Na noite do dia 17 de outu- ... com brincadeiras e sorvete p ara as crianças,

Novembro de 2012 - Ano IX - Edição 109 - Distribuição Dirigida

ALERTA SERVIDORInformativo do SINDSERV - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião

JURÍDICO

CIPA

Pág. 8

Leia, participe e divulgueo site do Sindicato, o site

do servidor municipal.

www.sindserv.com

Fique forte: Filie-se ao Sindserv!Companheiro (a): convocamos você parafazer parte do quadro de associados doSindicato. Venha, filie-se, juntos lutaremos

para fazer a diferença!

MÊS DO

SERVIDOR

Pág. 2

DENÚNCIAS

Pág. 3

FESTA DO

SINDICATO

Pág. 4 e 5

GCM: MAIS

PERSEGUIÇÃO!

Pág. 6

CONHECE A

LEI DO PISO

Pág. 7

FFFFFesta do Sindicaesta do Sindicaesta do Sindicaesta do Sindicaesta do Sindicatototototoé um sucesso!!!é um sucesso!!!é um sucesso!!!é um sucesso!!!é um sucesso!!!

O SINDSERV nãofoi convidado!!!

Se não sairem a reuniãoestá cancelada!

Sr. Coronel: não gostariade provocar sua ira. Mas,onde estiver o servidor o

Sindicato estará!

O SINDSERV foi proibido de participar da reunião na SEGUR dia 2 de outubro

Chega de coronelismo!!!

Page 2: ALERTA SERVIDOR - sindserv.com Servidor/jornais/109.pdf · Companheiro (a): convocamos você para ... Na noite do dia 17 de outu- ... com brincadeiras e sorvete p ara as crianças,

2 Novembro de 2012 ALERTA SERVIDOR

Jornalista:Alline Costa - MTB 37.404/SPDiagramação:Manuel Iraola - MTB 58.611 SPImpressão: Atlântica Gráfica e Edi-tora. Tiragem: 3 mil exemplares

Mês do SerMês do SerMês do SerMês do SerMês do Servidor Sindservidor Sindservidor Sindservidor Sindservidor Sindserv rv rv rv rv realiza palestrealiza palestrealiza palestrealiza palestrealiza palestra de economia domésticaa de economia domésticaa de economia domésticaa de economia domésticaa de economia domésticaNa noite do dia 17 de outu-

bro, o Sindserv sediou uma pa-lestra sobre economia domésti-ca, ministrada pelo economistae servidor de carreira, Cláudio daSilva, com o apoio do tambémservidor e conselheiro do FAPS,Fábio André Daltoé.

Os palestrantes são volun-tários, é gente nossa! “São os co-laboradores doando conheci-mento e seu tempo, ajudandotrabalhadores! Acredito que de-vemos incentivar ao máximoesse tipo de atitude, nessa soci-edade onde tudo se troca pordinheiro ainda existem pessoasdecentes!”, declara o secretáriogeral do Sindserv, Alexandre Lis-boa.

Alguns dos tópicos aborda-dos durante a palestra foram

sobre o consumo consciente;poupança; investimentos einadimplências.

De acordo com opalestrante, Cláudio da Silva, vi-vemos em uma sociedade capi-talista, onde o consumo propor-ciona sentimento de satisfaçãoe felicidade. “A necessidade hu-mana é infinita, mas os recursossão escassos”, declara. “É mui-to importante que o planejamen-to do consumo seja feito em cimado salário base, sem contar osbenefícios, como horas extras,que não estão incorporadas nosalário, o que pode prejudicar arenda quando tiver sem essashoras extras, por exemplo”.

Uma dica válida, passadapelo economista, foi anotar todasas despesas realizadas, sema-

nalmente, depois fazer um ba-lanço mensal e avaliar o que, defato é necessário e o que podeser reduzido ou retirado do con-sumo.

Outro tema abordado du-rante a palestra foi com relaçãoa poupança, e quem deu as di-cas foi o conselheiro do FAPS e,também servidor, Fábio Daltoé.A poupança, de acordo com oconselheiro, pode ser incluída noplanejamento familiar não ape-nas como “o que sobra”, mas narealidade a pessoapode separar, men-salmente, um valor eguardar em uma pou-pança, fazendo des-sa atitude um hábito,que poderá auxiliarmuito no futuro. “Para

poupar, primeiro você tem queter um objetivo, o porquê guar-dar aquele dinheiro; depois terequilíbrio para o uso daquela re-serva, que geralmente vem paraum imprevisto, ou mesmo paraalgo que você queria muito, pou-pou e conseguiu comprar a vis-ta, o que é o aconselhável”.

Daltoé enfatiza ainda queos juros compostos, em umapoupança, são poderosos e,exemplifica o cálculo em uma ta-bela:

MÊS DE OUTUBRO, MÊS DOSERVIDOR PUBLICO

Neste mês, no dia15 comemo-ração do Professor e no dia 28,o dia do Servidor Publico emgeral. Realizamos alguns even-tos, homenagens e comemora-ções, mas ficou marcado pelafesta de confraternização naquadra da Marinha, onde con-seguimos reunir servidores detodos os setores e classes comseus dependentes, para umaverdadeira festa do trabalhador,com dignidade.

A CRIAÇÃO DE ASSOCIA-ÇÃO de professores comoato de CISÃO da categoria.

Importante frisar que somenteo sindicato tem legitimidadepara levar a administração àjustiça com a finalidade de dis-cutir direitos de uma categoriade servidores sindicalizados e

não sindicalizados. Os Benefí-cios se revertem para todos.Uma associação tem a sua im-portância, porem esta só defen-de os interesses dos associa-dos, pode enriquecer o cenáriopolítico-educacional gerandodiscussões, debates e refle-xões, contribuindo para o am-biente democrático depluralidade de ideias. Porem,esta deverá encaminhar pro-postas e sugestões ao órgão derepresentação da classe, nes-te caso o SINDSERV. A criaçãode uma associação de profes-sores é um desejo antigo doprofessorado municipal. Fatoeste, que nos fez criar no inicioda gestão desta diretoria a Co-missão de Educação, quepossui entre as suas atribuiçõesdesenvolver atividades voltadasàs condições adequadas de tra-balho, apresentar e defenderpropostas voltadas ao bem es-tar, lutar por condições adequa-

das de trabalho, bem como re-presentar e participar das deci-sões da categoria juntamente àSEDUC. Uma associação podecriar possibilidades do debatede ideias. Mas não poderá de-fender os interesses da catego-ria inteira!

Não somos contra a cria-ção de nenhuma associação.Mas, somos extremamente fa-voráveis ao debate de ideias eao dialogo. Hoje a comissão deeducação vem encaminhandocom muito êxito às várias de-mandas desta parcela dos ser-vidores públicos municipais.Fato lamentável, é que algumasmentes brilhantes não se jun-taram na LUTA com o Sindserv(Comissão de Educação) e re-solveram desagregar,seccionar ou trilhar o caminhoda discórdia ao invés de somare multiplicar com o órgão de re-presentação legalmente cons-tituído da categoria.

Portanto, venha participardesta LUTA do seu Sindicato!!

Ivan Moreira Silvapresidente

Editorial

Page 3: ALERTA SERVIDOR - sindserv.com Servidor/jornais/109.pdf · Companheiro (a): convocamos você para ... Na noite do dia 17 de outu- ... com brincadeiras e sorvete p ara as crianças,

ALERTA SERVIDOR Novembro de 2012 3

Todo último dia de cada mês o Sindserv pro-move um café da manhã aos servidores sindica-lizados, para um momento de confraternização ebate-papo. Participe você também! O próximoserá no dia 30 de novembro, sexta-feira.

Café com servidor

Servidor municipal, o jornal “Alerta Servidor” abremais um espaço para você! A partir da próxima edição oservidor que quiser pode enviar sua denúncia atravésdo e-mail [email protected], com ou sem fotos,entregar para algum diretor do Sindicato ou trazerpessoalmente nas sedes da entidade.

DenúnciasDenuncie perseguições,

condições de trabalhoprecárias, equipamentos ouveículos em mal estado,EPI’s... Sua identificaçãoficará guardada em sigilo, sefor solicitado.

Participe, vamos lutarpela qualidade do trabalho epreservação da categoria!

No dia 27 de outubro a prefeitura fezuma festa no Sirena, Costa Sul, do Dia dosProfessores, que é comemorado dia 15. OSindserv, que não foi convidado, tem maisde 500 professores sindicalizados. Algunsprofessores aposentados e afastados porlicenças de vários motivos, não receberamconvite para a confraternização. Que discri-minação brava! Afinal, afastado, aposenta-do, ou não, todos são professores!!!

Festa de ProfessoresConvite seletivo

Há cerca de 15 dias a diretoriado Sindserv observa a falta de com-prometimento com a segurança doservidor lotado na Segur - Secretariade Segurança Urbana, onde o telha-do da frente esta em risco de queda,com faixas zebradas e dois troncosde madeira eucalipto, sustentando aestrutura frontal da Segur. Tal Secre-taria deveria ser exemplo, já que é de“segurança”!

Porém, ainda preocupado, o sin-dicato enviou um relatório à DefesaCivil solicitando providências.

Secretariada Insegurança!!!

Ação “Mudando o Visual”No dia 30 de outubro, na sede do Sindserv,

aconteceu a ação “mudando o visual”. Osprofissionais do Curso do Centro de TreinamentoEmbrav – CTE, de cabeleireiro do Sindservrealizaram, gratuitamente, das 9h às 16h30, corte,escova, hidratação e penteados para todos osservidores e seus dependentes, que compareceramno sindicato.

Esta ação foi uma homenagem ao mês doservidor, que com muito empenho e dedicaçãodesenvolve seus trabalhos. Os participantes doevento ficaram muito satisfeitos e elogiaram ainiciativa. “Esta ação esta de parabéns,inclusive esta melhor do que em outros cursos.Excelente iniciativa”, comenta a moradora daTopolândia, Elízia Faustino, 40 anos.

Já a moradora do Olaria, Eunice Garcia,33 anos, conta que veio outras vezes nosindicato apoia tanto o curso quanto a iniciativada instituição. “Sempre que posso venho noSindserv cuidar do cabelo e as meninas estãode parabéns, além de que a professora émaravilhosa e muito competente. A iniciativaé muito boa mesmo!”, enfatiza.

Para a moradora do Centroda cidade, Elaine Ferraz, 31 anos,esta é a primeira vez que vem aoSindserv e participa de um eventoe dia que toda a equipe está deparabéns.

As aulas do curso decabeleireiro, na sede do Sindserv,no Centro, são divididas em doisperíodos, com atendimento aopúblico também, às terças-feiras,das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Page 4: ALERTA SERVIDOR - sindserv.com Servidor/jornais/109.pdf · Companheiro (a): convocamos você para ... Na noite do dia 17 de outu- ... com brincadeiras e sorvete p ara as crianças,

4 Novembro de 2012 ALERTA SERVIDOR

SindserSindserSindserSindserSindserv rv rv rv rv realiza fealiza fealiza fealiza fealiza festa paresta paresta paresta paresta para os Sindicalizados em homenaa os Sindicalizados em homenaa os Sindicalizados em homenaa os Sindicalizados em homenaa os Sindicalizados em homenaO Sindserv de São Sebastião

realizou, no último dia 28, uma grandefesta para os sindicalizados, emhomenagem ao dia do Servidor Público.

A confraternização aconteceu desdea hora do almoço, até às 18h, na quadrada marinha, com comes e bebes, alémde sorteio de brindes e um bingo de uma

TV LCD 32’’.

Para os servidores da Costa Sul, oSindserv disponibilizou dois ônibus,passando pela Regional de Juquehy epontos na Rodovia. Outro ônibus deBoiçucança, passando por Maresias edemais pontos de ônibus na Rodovia.

Já para os servidores da CostaNorte, o ônibus saiu da Regional naEnseada, passando pelo Centro

Comunitário do

Jaraguá, Posto de Saúde da Enseada,Quadra da Marinha, na Rua da Praia,Centro da Cidade.

A festa contou com cerca de 1.500pessoas, entre funcionários sindicalizadose seus dependentes, que puderamaproveitar o dia, com brincadeiras esorvete para as crianças, além de bebidase churrasco e frutas para todos.

Ap

oia

do

res

do

eve

nto

Page 5: ALERTA SERVIDOR - sindserv.com Servidor/jornais/109.pdf · Companheiro (a): convocamos você para ... Na noite do dia 17 de outu- ... com brincadeiras e sorvete p ara as crianças,

ALERTA SERVIDOR Novembro de 2012 5

a os Sindicalizados em homenaa os Sindicalizados em homenaa os Sindicalizados em homenaa os Sindicalizados em homenaa os Sindicalizados em homenagggggem ao dia do Serem ao dia do Serem ao dia do Serem ao dia do Serem ao dia do Servidor Púbvidor Púbvidor Púbvidor Púbvidor PúblicolicolicolicolicoFalam alguns participantes da nossaFesta de confraternização:

Rosana Ribeiro Costa(professora) – “Partici-po dessa festa todos osanos e este é um mo-mento de integração, derever os amigos de ou-tros setores e outras es-colas, que não pode-mos encontrar no nos-so dia-a-dia. O Sindserv

esta de parabéns pela iniciativa, o servidoragradece por ser lembrado!”

Derly Cristina Go-mes de Melo (pro-fessora) – “Gostomuito de prestigiar afesta, pois é um mo-mento de encontroscom vários colegasque não vimos diari-amente. É uma inici-ativa muito legal dosindicato, não ape-

ComemoraçãoNo dia 28 de outubro comemora-se o dia

do servidor público. A data foi instituída nogoverno do presidente Getúlio Vargas, atravésda criação do Conselho Federal do ServiçoPúblico Civil, em 1937.

Em 1938 foi fundado o DepartamentoAdministrativo do Serviço Público do Brasil, ondeesse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dosfuncionários que prestam serviços públicos estãono decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939,motivo pelo qual é o dia da comemoração desteprofissional.

nas pela comida e pela premiação, massim pela confraternização com os amigos,servidores”.

Carmem Léia deOliveira Silva Ribei-ro (aposentada) –“Todos os anos par-ticipo deste eventocom minha família e,é um momento deconf ra tern izaçãocom os servidores detodas as Secretarias.Quero agradecer oSindserv, em especi-al ao presidente, Ivan, que para mim émuito especial e até agora foi o melhor!”

Haroldo CostaRibeiro (eletri-cista) – “É umevento maravi-lhoso, sempremuito bem orga-nizado, com mui-ta competência.Parabéns aopresidente doSindserv, Ivan, que consegue reunir todosos servidores num mesmo dia, os quais não

encontramos diariamente. Parabéns à di-retoria do sindicato e que continuem comeste sucesso!”

Antonio MarcosFaustino (braçal/vigia) – “Esta é aprimeira festa quereúne todos os ser-vidores, de norte asul e vejo que a or-ganização esta im-pecável. OSindserv está deparabéns, um trabalho que atende os ser-vidores e proporciona este momento dealegria!”

Marisa Ferreira(auxiliar de En-fermagem) – “Éuma feste muitobem organizada,com um trabalhode equipe quefaz do evento umsucesso. O pre-sidente doSindserv, Ivan, esua equipe estão de parabéns. Nós servi-dores, merecemos. Que continue assim!”

Page 6: ALERTA SERVIDOR - sindserv.com Servidor/jornais/109.pdf · Companheiro (a): convocamos você para ... Na noite do dia 17 de outu- ... com brincadeiras e sorvete p ara as crianças,

6 Novembro de 2012 ALERTA SERVIDOR

Mais um caso de perseguição contra funcionário da SEGUR“Servidor sofre alta carga de stress, por conta de perseguição, e tem crise de pânico”

Há cerca de dois anos oservidor municipal, GCM, AndréLuiz Coutinho, vem sofrendoperseguição por parte de seussuperiores.

Coutinho conta que desdeseu primeiro contato com o co-mandante vem percebendodesfavorecimentos e retalia-ções. “Nosso primeiro contatoaconteceu na sala do coman-dante, em dezembro de 2010,e na ocasião ele me olhou e dis-se: Coutinho né? Então, vocêjá esta na minha lista”, conta.“Desde então venho sofrendo,com proibição de horas extrase uso de viaturas para desloca-mento durante o trabalho, alémde trocas de escalas sem pré-vio aviso”.

As situações de pressãopsicológica, aberturas de pro-cessos administrativos, semsindicâncias, inclusive, só vi-nham aumentando e piorandoo ambiente de trabalho do ser-vidor, quando na última sexta-feira, 26 de outubro, por voltade 6h45, ao chegar na base daGCM, o servidor foi informado,pelo seu inspetor-chefe, que aviatura não iria para a Costa Sule que a ordem do comandanteera para que Coutinho fossepara seu posto, em Juquehy,por meios próprios. “Neste mo-mento o comandante saiu de

sua sala e me per-guntou o que aindafazia na base. Quan-do respondi queaguardava a viaturapara me deslocar atéa Costa Sul ele medisse que não seriapossível, pois essaviatura seria utilizadana região central, en-tão comuniquei aocomando que não ti-nha condições de medeslocar, pois nemvale transporte tinha,então o comandanteme disse para “darmeus pulos” e “ir até a pé sefosse o caso”, desabafa. “Co-mecei a ficar transtornado como sarcasmo e com a falta derespeito dentro do trabalho, poissem razão, ele começa a falarcoisas que ofendem, moral-mente, o servidor, chegando atéao tom de ameaça”. Com isso,o servidor foi, gradativamente,tendo a crise de pânico, comfalta de ar, vertigem, aceleraçãono coração, até que foi encami-nhado ao hospital, transtorna-do. “Quando percebi que esta-

va passando muito mal entre-guei minha arma aosubcomandante visando evitarqualquer incidente mais grave”.

Já no hospital a crise foi se agra-vando, quando o médico que oatendeu ministrou uma injeçãopara acalmar e tirar as dores docorpo. Ao solicitar a abertura daCAT, o médico se recusou, ale-gando não haver CAT para estasituação.

“Durante o atendimento omédico me questionou se ha-via apoiado outro candidato na

última eleição e, ao respon-der que sim, ele lamentou”,comenta Coutinho. “Mes-mo com o atendimento,confesso que ainda não mesinto seguro para voltar atrabalhar armado. Acordono meio da noite assusta-do, com palpitações, issoquando consigo dormir,pois desde que se iniciaramas perseguições, por partedo comandante, tenho quetomar remédio controladoe, com este episódio tiveque aumentar a dose”, con-ta. “Espero que depois detudo isso a justiça seja feita

e esta administração saiba es-colher melhor as pessoas quevão ter o poder. E que seja umaadministração sem persegui-ções, mais humana, com respei-to ao servidor como pregavamno palanque!”, finaliza.

O Sindicato esclarece quejá houve um caso de assédio naSEGUR onde o trabalhador ga-nhou o processo na justiça.Estamos a disposição doCoutinho e de todo servidor queprecise entrar com processo deassédio moral.

EDITALCONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA ODINÁRINA

O SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICOS MUNICIPAIS DE SÃO SEBASTIÃO,com sede e foro na Rua José David do Vale n.º 33, Centro, na cidade e comarca de São Sebastião,Estado de São Paulo, possuidora do CNPJ n.º 50.322.130/0001-19, em conformidade com os termosdispostos nos Artigos 15 e 17, combinados com o Artigo 41 “usque” à 54 do Estatuto do Sindicatodos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião, convoca para comparecerem à AssembléiaGeral Extraordinária que se realizará, conforme datas, locais e horários, e pauta abaixo descrita:

Dia: 29/11/2012 – Quinta Feira – Na sede central.HORÁRIO: 1ª Convocação 17:30 horas - 2ª Convocação 18:30 horas

PAUTA: APRESENTAÇÃO E DELIBERAÇÃO DE PROPOSTA ORCAMENTÁRIA PARA 2013.São Sebastião, 08 de Novembro de 2012.

IVAN MOREIRA SILVAPresidente

Page 7: ALERTA SERVIDOR - sindserv.com Servidor/jornais/109.pdf · Companheiro (a): convocamos você para ... Na noite do dia 17 de outu- ... com brincadeiras e sorvete p ara as crianças,

ALERTA SERVIDOR Novembro de 2012 7

ASSEMBLEIA GERALEXTRAORDINÁRIA

Dia: 24/11/2012 - SábadoNa sede central do SINDSERV

Rua José David do Vale n.º 33, Centro, São Sebastião/SP

HORÁRIO: 1ª Convocação 13H30’, 2ª Convocação 14H30’

PAUTA: DISCUSSÃO E DELIBERAÇÃO SOBRE APROPOSTA FINAL DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DO PISO

REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO

O trabalho do professorvai muito além do que minis-trar aulas. Para que sua atua-ção tenha mais qualidade, oprofessor precisa, além de umaótima formação inicial, qualifi-car-se permanentemente ecumprir tarefas que envolvema melhor preparação de suasatividades em sala de aula,bem como tempo e tranqüilida-de para avaliar corretamente aaprendizagem e o desenvolvi-mento dos alunos.

No mínimo 1/3 (um terço)do tempo do professor deve serdedicado a atividadesextraclasses. A Lei reconhecee regulamenta o trabalho doprofessor fora da sala de aula,mas deixa aos sistemas de en-sino a regulamentação da com-posição da jornada.

E baseado nesta Lei e va-lorizando a categoria que oSindserv de São Sebastiãovem, incansavelmente, lutandopara que a administração mu-nicipal implemente a Lei corre-tamente, aplicando a jornadade trabalho aos professores.

“Lei do piso é um direito adquirido dos professores PEB I e PEB II”

SindserSindserSindserSindserSindserv junto aos prv junto aos prv junto aos prv junto aos prv junto aos profofofofofessoressoressoressoressores lutaes lutaes lutaes lutaes lutaparparparparpara a implantação adequada da Lei do Pisoa a implantação adequada da Lei do Pisoa a implantação adequada da Lei do Pisoa a implantação adequada da Lei do Pisoa a implantação adequada da Lei do Piso

“Como é uma Lei de 2008,o órgão de classe, Sindserv, vemtentando uma conversa com aadministração para aplicação daLei, mas não esta obtendo su-cesso, haja vista o mandado desegurança impetrado em no-vembro passado, para que aprefeitura, através da Seduc,cumprisse a Lei, mas mesmoassim, até o momento não hou-ve manifestação”, conta o presi-dente do Sindicato, Ivan MoreiraSilva. “Então resolvemos, alémde tomar medidas judiciais, mo-bilizar a categoria e solicitarapoio aos vereadores, como nocaso dos vereadores, PauloHenrique (PH), Ernaninho, Mar-cos Tenório e o professorGleivison Gaspar”.

As ações para a catego-ria, com as mobilizações foramdesenvolvidas da seguinte ma-neira: no dia 20 foi realizada,na sede do sindicato, uma reu-nião com a comissão de edu-cação e professores para a dis-cussão e início de elaboraçãoda proposta a ser apresentadaà administração; e por 10 dias,

o Sindserv entregou nas esco-las uma minuta da pré-propos-ta da referida Lei; já no dia 30de outubro, houve uma segun-da reunião com os professores,no Sindserv, às 18h, para dis-cussão e finalização da propos-ta e, nesta ocasião ficou deci-dido que a diretoria doSindserv, juntamente com a co-missão de educação a realiza-ção de uma reunião com a se-cretária da Educação, e assim,o Sindserv protocolou o ofícionº 298/12, no dia 01 de novem-bro, na Seduc solicitando uma

audiência com a secretáriapara tratar do assunto.

E ficou ainda, para o dia10 de novembro, às 14h30, umfórum de discussão das pro-postas e sugestões apresenta-das e novas ações, finalizan-do, de fato, a proposta, queserá apresentada emAssembleia Geral Extraordiná-ria, para deliberação e aprova-ção, no dia 24 de novembro, às14h30. Todos os atos aconte-cem na sede do Sindserv, quefica na Rua José David do Vale,33 – Centro.

Ivan Moreira Silva,presidente do Sindserv,esteve dia 23/10, na Rá-dio Morada FM, na entre-vista ele relatou a trajetó-ria de luta do Sindicato embusca da implementaçãodigna da Lei do Piso aosprofessores da rede.

Também participouo vereador e professor,Gleivison Gaspar. O vere-ador protocolou três re-querimentos na Câmara,

solicitando que esta Lei esteja pre-vista no orçamento de 2013, comsua implementação correta.

EDITAL

Page 8: ALERTA SERVIDOR - sindserv.com Servidor/jornais/109.pdf · Companheiro (a): convocamos você para ... Na noite do dia 17 de outu- ... com brincadeiras e sorvete p ara as crianças,

8 Novembro de 2012 ALERTA SERVIDORJurídico do Sindserv em ação

para defender o trabalhador sindicalizado

PREFEITURASINDICATO

ELEIÇÃO DA CIPA

EDITAL: O Edital da eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevençãode Acidentes), Nº 001/2012, convoca ao processo eleitoral da CIPA. Operíodo de inscrição para os candidatos vai de 31/10 até 13/12/2012.Fique atento para não perder o prazo. A data daeleição ainda não foi divulgada.

PARTICIPE: Escolher bons cipeiros, comprometidoscom a luta dos trabalhadores (as), é um passoimportante para defender nossa saúde e preveniros riscos de acidente de trabalho. Participe!

Mandado de “Injunção”do Risco Atividade

O Man-dado deInjunção foirequerido peloSindserv nodia 9 de outu-bro, Apósdada entradano Fórum, ojuiz da 1º varacível de SãoS e b a s t i ã o ,mandou notifi-car o prefeito, dia 31 de outubro, afim deque ele preste informação relevante so-bre o adicional de risco atividade, no pra-zo de 10 dias, a contar a partir do dia 5de novembro. Isso significa mais um tri-unfo no caminho de reivindicar o direitodo adicional de risco atividade.

O mandado de injunção é um ins-trumento de garantia jurídico-constituci-onal, para que o cidadão possa reclamara efetividade de direitos contidos naConstituição Federal, em que não foi de-finida a forma de aplicação de tais direi-tos. Ai esse Mandado, via o Judiciário,

pode viabilizar o exercício desta garantiaconstitucional. Em nosso caso, o adici-onal de risco atividade está previsto noEstatuto do Servidor, mas não estáregulamentado.

Sexta Parte

A sexta parteé concedida após 20 anos(7300 dias) de efetivo exercí-cio, passando a receber o valorcorrespondente a 1/6 da soma dos va-lores de salário base e dos 4 quinquêniosa que faz jus. A concessão será imediataa partir do dia emque completar os20 anos de efetivoexercício, rece-bendo o benefíciono holerite. O valorco r responderátambém, a 1/6 dosproventos de aposentadoria do servidor.

A maioria das ações do Sindicatosobre a sexta-parte refere-se ao retroati-vo da mesma, já que desde a volta doEstatuto do Servidor a administração estápagando este direito. O Sindserv tem êxi-to na maioria das ações deste tipo.

Adicional de Insalubridade

A equipe do jurídico do Sindservestá elaborandoum Mandado deSegurança parareivindicar o pa-gamento do Adi-cional de Insalu-bridade aosAgentes Comuni-tários de Saúde(ACS), em todo omunicípio, quehoje supera mais de 150 trabalhadores.

Atenção trabalhadores!!!

Data de inscrição: de 31/10 a 13/12/2012Reflexão Saúde