alergias, coceiras, queda de pêlo, aquele cheirinho de ... · tudo que você precisa saber, e...

21
Alergias, coceiras, queda de pêlo, aquele cheirinho de cachorro? Estes são problemas muitas vezes fáceis de se resolver sem remédios e sem gastar mais dinheiro. Tudo que você precisa saber, e fazer, para cuidar bem do seu peludo e ainda economizar seu dinheiro em um só lugar! Clique aqui e aproveite a mega oferta super especial para você.

Upload: dodieu

Post on 21-Jan-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Alergias, coceiras, queda de pêlo, aquele cheirinho de cachorro? Estes são problemas muitas vezes fáceis de se

resolver sem remédios e sem gastar mais dinheiro.

Tudo que você precisa saber, e fazer, para cuidar bem do seu peludo

e ainda economizar seu dinheiro em um só lugar! Clique aqui e aproveite a mega oferta super especial para você.

Pág. 2

Informações Legais

Apresentação

Introdução

Fatores prevalentes responsáveis pela alergia da pele em cães

Oque causa alergia cutânea em cães

5 Sinais que seu peludo tem alergias alimentares

#1 Infecções crônicas na orelha

#2 Veia (ou sabugo) da unha vermelha, marrom ou bronze

#3 Escurecimento ao redor dos lábios

#4 Peito com coceira, abdômen vermelho e pele e/ou pelagem ressecada

#5 Olhos aquosos

Mudança de dieta pode ajudar

Alérgenos alimentares mais comuns

Porque as rações comerciais industrializadas frequentemente são as grandes vilãs

Tratamentos alimentares

Suportes nutricionais e remédios naturais que podem ser úteis

Uma proposta para ajudar você que chegou até aqui

Pág. 3

Informações Legais Esta é uma parte chata, mas necessária. Peço que leia com atenção e siga as orientações contidas aqui.

O conteúdo desse livro é apresentado com as melhores das intenções, contudo, têm caráter meramente informativo e em nenhuma circunstância substitui, em absoluto, a orientação de um médico-veterinário, especialmente, mas não somente, no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos.

Cada cão e gato é um indivíduo com histórico e particularidades únicas e são muitos os fatores que podem influenciar sua saúde e bem-estar, além de não termos controle sobre a qualidade dos ingredientes usados, como a dieta é preparada, armazenada, o ambiente em que vive e o estado de saúde atual do seu animal, entre outros fatores.

Deste modo, não posso me responsabilizar por resultados diferentes dos desejados, incluindo - mas se não se limitado a - quaisquer prejuízos ou danos resultantes da tentativa de seguir as informações contidas aqui.

Assim, antes de colocar em prática as sugestões deste livro, consulte um médico-veterinário de sua confiança para verificar se seu animal se encontra apto a receber qualquer uma das sugestões e cuidados descritos aqui.

A nutrição é um pilar fundamental para a saúde e deve ser tratada de forma responsável e séria. Mas não é o único. Tenha em mente que você sempre precisará contar com o acompanhamento do médico-veterinário, aliás, como já deve ou deveria estar fazendo.

Pág. 4

Apresentação Nosso principal objetivo é levar a você, tutor de um cão ou gato, informações sérias e

relevantes para que seu animal de estimação tenha uma vida mais longa e saudável, livre

de sofrimentos que muitas vezes são totalmente evitáveis.

Se gostar do conteúdo deste e-book ajude-nos a divulgar nosso trabalho, não custa nada

e estaremos fazendo o bem também para outros que precisam de ajuda e informação.

Nosso site: https://petsupersaudavel.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/PetSuperSaudavel/

Ao final deste e-Book tenho uma proposta para você, espero que goste.

Ajude a levar a saúde e o bem-estar de nossos animais a sério.

Gabriel Muniz

Pág. 5

Introdução Uma alergia é uma reação anormalmente intensa para algo que geralmente seria inofensivo para o corpo, como poeira doméstica ou pólen de plantas, por exemplo.

A reação contra uma parte do corpo, como a pele, pâncreas ou tireoide, é chamada de doença autoimune. A incidência de alergias e doenças imunológicas aumentou muito nas últimas décadas e é a afecção mais comum vista nos consultórios veterinários.

Alergias se apresentam de forma diferente em cães do que em gatos. Cães normalmente têm coceira na pele e erupções, especialmente na parte inferior das costas perto da base da cauda. No entanto, essas erupções podem ocorrer em qualquer lugar no corpo.

Outros sintomas comumente associados são ouvidos inflamados, lambedura excessiva dos pés dianteiros, problemas digestivos (gases e uma tendência para a diarreia), inflamação dos dedos dos pés, e irritação na extremidade traseira (ânus, órgãos genitais), lamber e arrastar a parte traseira no chão, embora outros sintomas também possam ocorrer.

Como os cães, os gatos também podem ter erupções de pele, muitas vezes chamada de dermatite miliar (ou eczema). Os gatos são mais propensos a cistite (inflamação da bexiga) e a problemas digestivos. Muitas vezes, não há nenhuma erupção visível na pele, mas os gatos ficam muito irritados com sensações de ardor e agulhadas, de modo que eles estão sempre pulando, lambendo-se freneticamente e puxando os pêlos em tufos. Eles agem como se estivessem infestados de pulgas (que, naturalmente, às vezes pode ser o caso).

Dois distúrbios imunológicos semelhantes que ocorrem - hipertireoidismo e doença intestinal inflamatória - são condições crônicas e graves que exigem tratamento cuidadoso. Na opinião de especialistas, as principais causas desses distúrbios imunológicos são o uso frequente de vacinas “combinadas” (tríplice, tetra, óctupla e etc.), a alimentação de dietas alimentares comerciais (industriais) e o uso excessivo de drogas a base de cortisona para suprimir os sintomas - que juntos enfraqueceram demais o sistema imunológico de animais ao longo de gerações

Sejam quais forem as causas, uma vez estabelecida, o problema pode ser difícil de eliminar. O sucesso do tratamento pode ser realizado com a abordagem descrita a seguir, mas é preciso um longo período de tempo.

Em casos leves, as ações que você pode tomar podem ser suficientes. Por exemplo, algumas pesquisas sugerem que cerca de um terço de todas as alergias são causadas por substâncias nos alimentos. Você pode identificar o gatilho ao mudar para uma dieta simplificada por um tempo. Se os sintomas diminuem, mas retornam quando você retorna à dieta original, você pode assumir que seu animal de estimação é alérgico a um ou mais ingredientes na dieta diária.

Uma dica valiosa é, quando administrada em doses suficientes, a Vitamina C atua como um anti-histamínico natural para controlar alergias. O complexo B, encontrada nos suplementos para animais, também é muito útil para esse fim.

Pág. 6

Fatores Prevalentes Responsáveis pela Alergia da Pele O seu animal está constantemente a coçar as orelhas, caudas e outras partes do corpo? Isso pode ser um sinal de alergia à pele. Você não quer que seu animal sofra dessas alergias de pele desagradáveis que não só reduzem a beleza da pele e pelagem, mas também enfraquecem sua saúde. A pele é o ornamento que dá beleza e mostra o quão bem cuidado e saudável ele está. Aqui está uma breve informação que você precisa saber sobre as alergias da pele do seu animal de estimação.

O que causa alergia cutânea em animais de estimação?

Existem várias causas por trás, por exemplo, do seu cão coçando a pele e se ferindo. Abaixo estão algumas das causas da infecção da pele:

Ingestão de alimentos

Mordida de pulgas

Produtos lácteos

Ácaros de poeira e pó

Meio ambiente (sujeira, fumaça de cigarro e produtos químicos)

Pólens

Antes de ir para o tratamento da pele do seu animal, tratar do que está aparente, você precisa entender a causa da alergia. Não adianta tratar a pele do seu animal sem descobrir o real motivo de sua alergia. Esta é a razão de determinadas alergias parecerem incuráveis, retornando de tempos em tempos: remédios mascaram, não curam.

As causas são categorizadas em três mais prevalentes

Alimentação

Ambiente

Pulga

Alimentação: Não confunda alergia alimentar com intolerância alimentar.

A intolerância alimentar significa que o corpo do seu animal não está aceitando o alimento e começa a vomitar ou sofrer de diarreia ou um de algum problema gastrointestinal.

A alergia alimentar pode se transformar em coceira, arranhões e vermelhidão na pele do seu animal. Muitos amantes da comida são atraídos a fornecer novos alimentos para a refeição do seu animal. Pode acontecer que o corpo dele não aceite os alimentos e crie uma alergia de pele.

Pág. 7

Alergias ambientais: as alergias ambientais são sazonais. É visto principalmente em animais jovens com menos de três anos de idade. Pólen, gramado e ácaros são alguns alérgenos do ambiente. Entrar em contato com esses alérgenos inicia a coceira.

Pulgas: a infestação de pulgas em seu cão gera muito desconforto para o animal, entre outros problemas mais sérios (como doenças e anemias). As pulgas em cães são fáceis de detectar. Eles são encontrados em uma área quente. Você precisa verificar a área, a virilha e as axilas. Trate o seu cão assim que encontrar a infestação de pulgas neles.

(se este for o caso, pulgas, entre em contato que lhe enviaremos uma excelente matéria a respeito juntamente com tratamentos naturais de excelente eficácia)

Pág. 8

5 Sinais que seu peludo tem alergias alimentares Ter um cão ou um gato com problemas de alergia pode ser incrivelmente frustrante para você e seu animal. A alergia alimentar é a mais comum, principalmente em animais alimentados com rações industrializadas.

Alergias significa

Comichão na pele

Infecções recorrentes

Coceiras nas orelhas, patas, rosto e nas costas, que deixam ele louco

Seu veterinário pode ter prescrito uma dose sazonal de Benadryl ou Claritin, mas a coceira persiste. Talvez tenha indicado também suplementos de omegas para hidratar melhor a pele.

Você trata, espera e... nada ajuda. Você já está perdendo a esperança e a paciência... as alergias sazonais realmente não devem durar tanto tempo.

Não só as alergias são frustrantes, mas se você está expondo o seu cão a alérgenos, apenas tratar os sintomas (efeitos) pode não ser suficiente.

As alergias são respostas do sistema imunológico, onde o corpo do seu animal fica um pouco excitado e confuso em resposta a um gatilho. E não importa o que faça para tratá-los, se você está expondo o seu cão a alérgenos, os problemas e o desconforto continuarão.

Pág. 9

Alguns sinais comuns, mas pouco conhecidos, de que seu animal, um cão por exemplo, pode estar sofrendo de alergias alimentares

# 1 Infecções crônicas da orelha

Infecções frequentes na orelha ... necessitando mais de 2 ou 3 tratamentos por ano ... é um sinal revelador de uma alergia alimentar. Enquanto as infecções fúngicas, os ácaros da orelha e a "orelha de nadador" podem ser causas comuns de infecções no ouvido, as infecções no ouvido que persistem ao longo do ano podem indicar uma alergia alimentar.

O que parece: orelhas fedidas, com urdidura com acúmulo preto ou marrom. Agitação persistente e arranhões na orelha irritada. A limpeza frequente (várias vezes por semana) faz pouco para evitar a reaparição. Você pode ter tentado pomadas corticais (a base de cortisona) sem receita sem sucesso, pois tratará os sintomas, mas não resolverá o problema holístico.

O que isso significa: alergia alimentar. Mas primeiro desconsidere ácaros na orelha, infecção por fermento ou água (cães que nadam são propensos a isso).

Experimente isso: Use uma solução ótica caseira feita com 50/50 de água purificada e vinagre de cidra de maçã orgânico para limpar a orelha

Limpe dentro da orelha com uma bola de algodão embebida em óleo de avelã, o que pode reduzir a inflamação e dar bastante alívio ao animal.

Se as infecções da orelha persistirem, experimente uma dieta de eliminação de alimentos ou teste de alergia alimentar para identificar o alimento desencadeante (eu vou lhe dizer como fazer isso mais adiante).

Pág. 10

# 2 Veia da unha (sabugo) vermelha, marrom ou bronze

Isto é mais fácil de observar em cachorros com unhas brancas, e de raças como Dalmata, Boxer, Bulldog e Spaniel.

O que isso parece: você pode notar que a base das unhas do seu cão é vermelha, mesmo sangrenta. Este é o sinal de uma resposta imune inflamatória. As unhas brancas do seu cão devem ser brancas, com um tom rosa pálido. Uma base de unha vermelha, marrom ou vermelho-marrom indica que algo está acontecendo. As unhas podem ser sensíveis e seu cão parece coçar ou lambe-las com frequência.

O que isso significa: alergia alimentar. Mas primeiro descarte alguma lesão no pé (traumatismo) e distúrbios da tireoide.

Experimente isso: Por ser sistêmico, você precisa conduzir uma dieta de eliminação de alimentos para identificar o alimento desencadeante, o gatilho alérgico. Mantenha o espaço entre os dedos do seu cão limpo e usando uma bola de algodão encharcada em óleo de avelã.

Pág. 11

# 3 Escurecimento ao redor dos lábios

Isso é mais notável, novamente, em raças com pelagem claras. Você notará que seus lábios, pés ou pele estão rosa e inflamados. Isso pode indicar uma colonização de leveduras (fermentos), muitas vezes desencadeada por uma alergia.

O que isso parece: lábios, bochechas e dedos podem estar vermelhos, rosa e inflamados. O animal vai coçar com frequência.

O que isso significa: infecção baseada em fermento ou alergia alimentar. Mas primeiro descarte Infecção por fermento ou queimadura solar (sim, os cães também podem ficar queimados pelo sol!)

Experimente isso: Limpe a área com uma mistura 50/50 de água purificada e vinagre de cidra de maçã orgânico. Você também pode adicionar vinagre de cidra de maçã (1/4 a 1/2 colher de chá por dia) para a água ou comida do seu cão para reduzir a acidez e desencorajar leveduras.

Evite muitas soluções de grau veterinário, tais como produtos à base de peróxido de benzoíla (pomada indicada para acne comedoniana, papular e pustular), que podem ressecar a pele, aumentando a irritação.

Pág. 12

# 4 Peito com coceira, abdômen vermelho e pele e/ou pelagem ressecada

Juntos, esses sinais podem indicar uma alergia. Seu cão coça constantemente sem alívio, possivelmente causando perda de pêlo nas áreas afetadas.

O que isso parece: a pele embaixo do pêlo é vermelha ou rosa, seca e inflamada. Sem alívio com banhos, condicionadores ou medicamentos de alergia sem receita médica. Feridas excessiva e constantes.

O que isso significa: alergias ambientais, possivelmente alergias alimentares.

Mas primeiro desconsidere:

Shampoo: O resíduo de shampoo na pele do seu animal é uma das principais causas de dermatite de contato e, muitas vezes, resolve-se mudando para um shampoo mais suave e enxaguando completamente. (Se você não tiver certeza se enxaguou completamente, experimente este truque: dê um banho no seu animal e enxágue-o até pensar que está pronto. Em seguida, enxágue mais duas vezes para estar seguro).

Os shampoos que contêm cores artificiais (FD & C, Amarelo 5), lauratos de sódio, ftalatos, óleos minerais e fragrâncias podem causar irritação. Tente mudar para um shampoo natural. (Temos várias receitas naturais de shampoos e condicionadores naturais econômicos de preparar e de ótima eficácia)

Pólen: o seu cão também pode ter uma alergia ao pólen. Tente limpá-lo com um pano fresco e úmido para eliminar a exposição ao pólen.

Pulgas: Certifique-se de que seu cão não tenha pulga, pois a dermatite de alergia à pulga também causará pele irritada. Gatos são mais asseados neste quesito.

Pág. 13

Experimente isso: Trate os sintomas aplicando o gel de uma folha de aloe vera (disponível na maioria dos supermercados) às áreas afetadas até 3 vezes por dia. Dá um grande alívio ao animal.

Ou faça uma pasta de bicarbonato de sódio: misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com algumas colheres de sopa de água para formar uma pasta; aplique à área afetada e deixe-a secar.

Ou para cães que não têm alergias a grãos, você pode fazer uma cataplasma de aveia ou pó de aveia e água para acalmar a pele. É muito bom.

Pág. 14

# 5 Olhos aquosos

Assim como as pessoas, eles também podem experimentar comichões, dermatites de contato, olhos aquosos e narizes entupidos.

O que isso parece: coçam os olhos com frequência, com descarga de fluído ou um duto de lágrimas entupidos podem ter um excesso de produção de lágrimas. Isso causa manchas e irritações.

O que isso significa: alergias alimentares ou ambientais. Mas primeiro descarte a possibilidade de algum trauma ocular.

Experimente isso: limpe suavemente os olhos do seu animal com um pano morno, limpo, pelo menos uma vez por dia. Procure manter a área sempre limpa.

Faça uma pequena quantidade de chá de camomila, deixe esfriar, então aperte o excesso de água do saquinho de chá e use-o esfregando suavemente, para aliviar a irritação.

Colírios homeopáticos como Similisan pode proporcionar alívio dos olhos.

É uma boa ideia consultar seu veterinário ou um especialista em olhos se os problemas oculares persistirem.

Pág. 15

Mudança de dieta pode ajudar Estes pequenos sintomas podem se somar para indicar em grande parte uma alergia não tratada. Considere a mudança de uma ração comercial para uma dieta natural crua caseira. Isso reduz significativamente a quantidade de aditivos químicos, grãos mofados e outros componentes artificiais na dieta do seu animal.

Mas lembre-se: alimentos naturais não é garantia de ficar livre de alergias. Se o seu animal é alérgico a batatas doces por exemplo, nem um banho com todo óleo de avelã do mundo resolverá o problema se ele estiver recebendo batata doce diariamente. Veja o quadro ao lado para obter uma lista de alérgenos comuns que você pode alimentar seu animal.

Alérgenos alimentares mais comuns

Muitos desses alimentos são encontrados tanto em alimentos comerciais quanto os prontamente usados em dietas naturais caseiras. Realizar um teste de alergia alimentar pode te dar informações importantes sobre como manter seu animal mais feliz e saudável.

Considerações

No caso de alergia alimentar, que é a mais comum entre cães e gatos, é muito mais fácil você descobrir a qual ingrediente seu animal é alérgico fornecendo uma dieta natural caseira do que fornecendo uma ração comercial que impossibilita isolar um ou outro ingrediente.

É muito possível também que seu animal não seja alérgico a nenhum alimento, mesmo nos utilizados na ração comercial e sim a apenas aos aditivos químicos contidos nelas, como corantes, aromatizantes, conservantes e etc.

Pág. 16

As Rações comerciais normalmente são as grandes vilãs

As rações comerciais frequentemente é a principal responsável pela alergia alimentar em animais de estimação. Isto ocorre principalmente por 3 motivos:

Ingredientes – utilização de resíduos industriais como matéria prima, resultado da indústria de alimentos processados para “humanos“, que gera gigantescas quantidades de resíduos de matadouros, moinhos de grãos e de todo tipo de fábricas de transformação.

Processamento – para que estes “ingredientes” possam ser consumidos, são misturados e cozidos sob pressão em altíssimas temperaturas, o que gera todos os tipos de reações químicas tóxicas, incluindo produtos finais de glicação avançada (conhecida como Reação de Maillard) e aminas heterocíclicas (conhecidas por poderem provocar tumores cancerígenos);

Aditivos químicos – tais como corantes, aromatizantes e grandes quantidades de conservantes (BHT e BHA), considerados vilões na alimentação humana e que inclusive foram classificadas como cancerígenos pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), um braço da Organização Mundial de Saúde.

As rações comerciais não contêm muitas coisas que desejamos que tivessem

Quantidade e qualidade adequados de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, como têm os alimentos frescos.

AS rações comerciais contêm muitas outras coisas que gostaríamos que elas não tivessem

Resíduos de matadouros

Produtos tóxicos de alimentos rançosos e impróprios para consumo humano

Enchimentos não nutritivos

Açúcares

Corantes, aromatizantes e conservantes

Resíduos de drogas, pesticidas e herbicidas

Contaminantes de metais pesados, bactérias e fungos

Quando você alimenta o seu animal de estimação com estes alimentos de conveniência, sem saber, ajuda a criar um outro problema: A presença de várias toxinas e agentes químicos aumentam a necessidade do corpo por nutrientes de alta qualidade necessários para combater ou eliminar esses mesmos contaminantes. Ainda pior, quando esta nutrição, em geral, já é menor do que deveria ser, estamos abrindo as portas do organismo para mais problemas.

(Entre no nosso site e baixe o e-book “o que é a ração comercial” para mais detalhes)

Pág. 17

Dietas alimentares naturais caseiras

Para dar a essas dietas uma chance adequada de chegar a um resultado, mantenha seu animal nela por pelo menos dois meses - e seja rigoroso sobre isso.

Se o problema desaparecer ou melhorar, reintroduza lentamente os alimentos omitidos, um a cada vez, para descobrir qual deles está causando o problema. Ao determinar quais ingredientes estão causando uma reação, você pode mudar para uma dieta que exclua o ingrediente causador do problema alimentar.

Se a condição do seu animal de estimação não melhorou após alguns meses em uma dieta natural restrita, a causa do problema pode não ser uma alergia alimentar. Tenha em mente que as alergias podem ser desencadeadas por uma variedade de fatores ambientais, como cloro e outros contaminantes na água, produtos químicos para limpeza doméstica, liberação de gases de formaldeído (comum em produtos químicos de uso geral) e outros produtos químicos de móveis, tapetes e estofados sintéticos, tigelas de alimentos plásticas, certas plantas ou gramíneas, drogas regularmente administradas como medicina preventiva ou substâncias químicas contra pulga e, claro, picadas de pulga.

Além disso, enquanto muitas pessoas ouviram que podem ser alérgicas aos seus animais de estimação, poucos percebem que seus animais de estimação podem ser alérgicos a eles! Acontece.

Determinar exatamente quais as substâncias estão causando uma reação alérgica pode ser difícil. Certos procedimentos de diagnóstico podem ser usados, porém nem sempre se correlacionam com a situação clínica.

Tratamento alimentar

A abordagem que funciona melhor é colocar o animal em uma dieta natural orgânica (o que por si só, elimina e/ou reduz muitos problemas) e usar o tratamento homeopático para remover a tendência alérgica subjacente. Em muitos casos, as tendências alérgicas podem ser muito suavizadas ou eliminadas completamente. Entre as coisas que você pode fazer que serão mais úteis é utilizar uma dieta de carne crua, preparada em casa (a carne crua não causa a mesma reação alérgica que a carne cozida).

Além dos suportes nutricionais, existem remédios naturais que podem ser úteis

Colostro bovino

O colostro bovino (extraído de leite de vaca) fornece ao seu cão anticorpos contra alérgenos comuns. Estes anticorpos são acumulados ao longo do tempo nas vacas, pois eles próprios respondem aos mesmos alérgenos. Quando um cão toma um suplemento de colostro, ele toma os anticorpos contidos no colostro que se tornam disponíveis no seu corpo para responder aos alérgenos. Dê ⅓ de uma colher de chá de colostro em pó por 10 kg de peso corporal, duas vezes por dia; ou para cães pequenos 1 cápsula duas vezes ao dia; Médios a grandes: 2 cápsulas duas vezes ao dia.

Pág. 18

Quercetina

A quercetina é um flavonoide (um grupo de fitonutrientes encontrados em frutas e vegetais) que tem propriedades antioxidantes, anti-histamínicas e anti-inflamatórias. Tem sido chamado de Benadryl da natureza por sua capacidade de desligar a produção de histamina e ajudar a gerir a inflamação e a coceira. Os suplementos de quercetina vêm em forma de comprimidos e cápsulas, e geralmente vêm com bromelina, uma enzima que aumenta a biodisponibilidade da quercetina, tornando-a mais efetiva. A quercetina é melhor administrada com o estômago vazio. A dose recomendada é de 8 miligramas por cada 500 gramas do peso corporal do seu cão. Então, para um cachorro de 9 kg, você daria 160 mg, 400 mg para um cão de 22 kg.

ERVAS | Nettle (Urtiga-comum ou Urtica dioica): Use a Agenda de Ervas Medicinais 2. Muitos herbalistas recomendam urtigas para ajudar a gerenciar as alergias. Em seu livro Herbs for Pets, Gregory Tilford e Mary Wulff explicam que a eficácia das urtigas contra as alergias pode ser devido ao seu conteúdo de histamina. Eles sugerem que o efeito é semelhante ao conceito de "curas semelhantes" na homeopatia: a planta estimula o corpo a se proteger de um ataque de alérgenos. A Nettle também contém quercetina (ver acima), o que aumenta seus efeitos antialérgicos.

ERVAS | Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) O alcaçuz é um harmonizador que foi usado por formuladores chineses e ayurvédicos para pacientes alérgicos por milhares de anos. Tilford e Wulff (Herbs for Pets) recomendam consultar um profissional porque a dosagem varia muito, dependendo da condição do seu cão. No entanto, eles sugerem que comece com 12-20 gotas por 10 kg de peso corporal duas vezes ao dia, usando um extrato de alcaçuz de baixo teor de álcool, ou se estiver usando um chá, triplique essa dose.

ERVAS | Chá verde Os polifenóis no chá verde têm um efeito anti-inflamatório e anti-histamínico que pode ajudar a aliviar a coceira e a pele inflamada do seu cão ou gato. Primeiro, limpe os locais afetados com o óleo de amêndoa (acima) e use esse tratamento a partir do dia seguinte. Faça um chá bem forte: Coloque 2-3 sachês (ou 2-3 colheres de chá) em uma caneca, adicione água fervente e deixe descansar por 15-20 minutos. Após esfriar, aplique nas áreas com coceira por cerca de 10 minutos para acalmá-las, se o seu animal permitir. Guarde o que sobrar na geladeira para usar mais tarde. Você também pode molhar um pano umedecido com o chá verde e aplique-o à pele, especialmente nas áreas avermelhas.

ERVAS | Aloe vera Para áreas que estão dolorosas, sensíveis. Mantenha uma planta de aloe em casa, você pode usá-la para todos os tipos de doenças de pele, desde queimaduras de sol até a pele com comichão do seu cão. Ou você pode comprar folhas frescas muitas mercearias - elas permanecerão por três dias na geladeira. O gel fresco contém enzimas que ajudam a curar a coceira da pele e diminuir a inflamação. Essas enzimas são apenas na planta fresca. Corte a folha aberta e aplique o gel de dentro da folha, isto esfriará e acalmará a pele.

Pág. 19

ERVAS | Folhas de repolho

Este é um remédio antigo para ajudar a remover a febre e a inflamação. Coloque uma folha de repolho na área inflamada. A folha ficará quente, pois desencadeia a inflamação. Remova após alguns minutos.

Bicarbonato de sódio

Outro item comum, o bicarbonato de sódio pode fazer maravilhas para ajudar a acalmar a pele inflamada ou avermelhada. Existem duas maneiras de fazer isso: Pasta de Bicarbonato de sódio: Misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com um pouco de água (não clorada ou fluoretada) para fazer uma pasta. Passe nas áreas avermelhadas e deixe-a por algumas horas antes de lavá-la. Isso é muito útil se o seu cão tiver coceiras nos pés. Aplique também entre os dedos. Não tem problema se cair no seu tapete, depois de secar basta aspirar. Spray de Bicarbonato de sódio: Misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 250 ml de água (não clorada ou fluoretada). Coloque a mistura em uma garrafa de spray e pulverize a pele do seu cão, conforme necessário. Agite a mistura cada vez antes de usar.

Testes para alergias

É uma boa ideia executar um teste de alergia ambiental, teste de alergia alimentar ou uma dieta de eliminação de alergia alimentar. Seu veterinário holístico pode executar um teste de saliva (ou comprar um kit caseiro) para medir anticorpos contra alérgenos alimentares comuns para ajudá-lo a identificar rapidamente a origem da irritação do seu animal. Esta é uma maneira não invasiva e efetiva de determinar alergias alimentares.

-----------

Recomenda-se sempre que, se qualquer alergia durar mais de 24 horas, é necessário consultar o seu veterinário.

-----------

Pág. 20

Uma proposta para ajudar você que chegou até aqui Se você chegou até aqui, com certeza é um tutor bem informado e preocupado com a

saúde e bem-estar de seu animal de estimação.

Não é difícil deduzir que ninguém, e muito menos o seu peludo, consegue manter a

saúde e a boa forma comendo apenas alimentos ensacados. Certo?

A verdade é que estes pequenos problemas de saúde como alergias, queda de pêlos,

diarreias e pequenas inflamações, entre muitas outras, são apenas prenúncios que algo

não está indo na direção certa.

Muitas doenças se desenvolvem silenciosamente e a gente só percebe quando já estão

completas.

Embora as implicações não sejam tão óbvias no início, são certeiras com o passar do

tempo: doenças degenerativas crônicas, autoimunes, obesidade, diabetes, doenças

renais, pancreáticas e hepáticas estão desenfreadas na população de cães e gatos, e as

taxas de câncer crescem de forma alarmante a cada ano.

Existem muitas pesquisas, depoimentos de especialistas confirmando e reportagens em

veículos de comunicação sérios que já alertam para estes perigos, por exemplo abaixo:

Com certeza, é muito menos sofrido para seu animal e muito mais econômico

para você prevenir do que remediar. E isto é muito mais simples e prazeroso do

que as pessoas pensam.

Pág. 21

Uma proposta totalmente sem riscos para você Proponho a que leia a Coleção Pet Super saudável. Você terá muitas outras informações

importantes que ajudarão não só seu peludo a viver melhor, mas também sua família.

Os ensinamentos destes livros são simples, extremamente úteis, comprovados e

utilizados por milhares e milhares de pessoas pelo mundo.

São especialistas, veterinários, criadores e pessoas comuns como nós que comprovaram

seus inúmeros benefícios, mesmo que não se decida por fornecer uma alimentação

natural caseira saudável para seu animal.

Clicando no link ao final da página você terá um desconto de 70% e parcelamento em até

10 x 14,90 sem juros no cartão de crédito. O valor é tão pouco que, a economia que lhe

proporcionará já equivale ao investimento.

E, para que você não tenha riscos, por eu ter absoluta certeza que você utilizará

muitas das informações contidas nestes e-books, que seu animal vai adorar a novidade,

que muito rapidamente você vai notar a diferença na pelagem, no brilho dos olhos, na

vitalidade e até no comportamento dele, e mais, que o estado de saúde geral dele vai

rapidamente paro topo como tantos outros que também trocaram a ração pelo alimento

natural caseiro, que vou lhe dar 07 dias de garantia incondicional. Assim você

experimenta, tira a prova, e, se por qualquer motivo, achar que não valeu a pena eu

devolvo seu dinheiro. Sem perguntas.

Ao clicar no link, você será levado para a Hotmart, uma plataforma de pagamento 100%

segura, onde você só precisará preencher seus dados, escolher sua forma de pagamento.

E se escolher pagar através de cartão de crédito, seu acesso aos e-books já é liberado

instantaneamente, assim que seu pagamento for aprovado.

Se escolher por boleto bancário, geralmente o banco leva até 72h úteis para compensar

o boleto e informar o pagamento. E assim que for compensado, seus e-books são

liberados automaticamente.

Clique aqui para baixar sua coleção Pet Super Saudável com desconto e garantia ilimitada