alemanha! - mateus.servicos.ws · alemanha!! eu cheguei na alemanha no dia 14 de agosto de 2014, e...

10
Alemanha Eu cheguei na Alemanha no dia 14 de Agosto de 2014, e desde então moro em Potsdam, a capital de Brandeburgo e 30 minutos de Berlim A minha host family me buscou no aeroporto e desde o primeiro encontro deixou bem claro que só falaríamos alemão, o que vem contribuído bastante com o aprendizado da língua. Na primeira semana eles me levaram para Dresden, que é uma cidade, ao leste da Alemanha, quase na República Checa. Nós chegamos lá no final de semana da festa de Dresden, e havia um palco montado para atrações . Minha família gosta muito de fazer esportes, então o eles me levaram para fazer uma trilha, o lugar era muito bonito, e como de costume a Kimi, a cadela, foi conosco.

Upload: doanque

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Alemanha!!Eu cheguei na Alemanha no dia 14 de Agosto de 2014, e desde então moro em Potsdam, a capital de Brandeburgo e 30 minutos de Berlim!A minha host family me buscou no aeroporto e desde o primeiro encontro deixou bem claro que só falaríamos alemão, o que vem contribuído bastante com o aprendizado da língua.!!Na primeira semana eles me levaram para Dresden, que é uma cidade, ao leste da Alemanha, quase na República Checa.!Nós chegamos lá no final de semana da festa de Dresden, e havia um palco montado para atrações .!!

!Minha família gosta muito de fazer esportes, então o eles me levaram para fazer uma trilha, o lugar era muito bonito, e como de costume a Kimi, a cadela, foi conosco.!!

!!!!

!!!Nós ficamos em Dresden por uma semana, eu gostei muito da viagem e acho que foi uma ótima oportunidade para conhecer um pouco da cultura alemã, porém estava muito ansiosa com o retorno pois ele significava que eu iniciaria a escola.!!Meu primeiro dia de escola foi legal, foram apenas introduções, e conheci meu tutor Senhor Mixdorf, ele é bem legal e interessado, aqui na Alemanha é extremamente desrespeitoso se direcionar ao professor sem senhor/senhora, enquanto no Brasil é normal chamar os professores pelo primeiro nome, não é falta de respeito alguma somente nossa cultura.!!Minhas aulas preferidas são história, inglês, espanhol, biologia e alemão, pois são as que tenho mais facilidade para entender, logo interajo como mais pessoas e participo mais. A pior para mim é matemática, já que por ser algo internacional, mas mesmo assim não entendo nada, já que eles estão mais avançados do que eu e a matéria não é ensinada no Brasil, pelo menos não na minha escola.!!Eu vou para o Rotary quase todas as quartas-feiras (só não fui em períodos de férias), nós temos um almoço seguido de uma palestra feita por um rotariano ou um convidado. Eu já fiz minha apresentação sobre mim e minha vida no Brasil, eu acho que fui bem, porém em um momento eu usei uma gíria que eu não sabia que era gíria, já que é o vocabulário que as pessoas aqui da escola falam comigo, eles riram muito na hora e eu não tinha ideia do por que de tantas risadas, só no final eles me explicaram, eu fiquei aliviada!!!Eu já fiz uma apresentação para minha turma de inglês da escola, nela eu expliquei para eles um pouco do Brasil e mostrei várias fotos, essa apresentação para mim foi muito mais difícil porque eu pedi para minha professora para apresentar em alemão ao invés de inglês, e ela deixou, então apresentei para toda a turma em alemão, eles se mostraram bem interessados e me mostraram que não havia motivo para o meu nervosismo.!!Uma das melhores coisas, na minha opinião, sobre o intercâmbio do Rotary é que ele nos dá a oportunidade de conhecer não só o país que você faz seu intercâmbio, mas também as pessoas que estão fazendo o intercâmbio no mesmo país que o seu, de várias partes do mundo, e a primeira vez que nos reunimos foi na orientação em Neuruppin !

!!!!!

Uma das minhas paixões é viajar, e eu não posso reclamar de não ter viajado, logo em setembro eu tive a minha primeira viagem “sozinha”, para a Bavária, sul da Alemanha.!

!A viagem foi muito legal, eu fui hospedada pelo Stefan, um amigo da família, que é muito legal, para ser sincera a família toda é muito legal, e me trataram incrivelmente bem e tentaram me mostrar o máximo da região, me levaram para Oktoberfest, Neuschwanstein (o castelo da Cinderella), e tudo foi tão especial, mas se eu tivesse que escolher meu momento preferido seria conhecer a família que recebeu a minha irmã enquanto ela fez o intercâmbio, em Augsburg, eles são extremamente simpáticos, e tem um carinho muito grande pela Sofia, minha irmã, tem até foto da família com ela pendurada na parede.!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!

! !!!!!!

host family que recebeu minha irmã em 2010/2011 em Augsburg

Castelo neuschwanstein/neuschwanenstein em Fussen

Oktoberfest Museu da Audi com o Stefan

!!Imediatamente uma semana após dessa viagem eu fui convidada à uma viagem com o meu Rotary Club (RC Potsdam), para Lünenburg. !

!A viagem foi legal e o tempo estava perfeito, foi uma ótima oportunidade para conhecer as pessoas do nosso Rotary, e deles de nos conhecerem.!!Quando eu voltei fui visitar a minha terceira família, que moram nas margens de um lago e trabalham consertando barcos e tem um “estacionamento de barcos” aonde as pessoas guardam seus barcos até quererem os usar. Eles também tem um barcos que são deles.!!!!!!!!!!!!!!!!

!

Intercâmbistas do RC Potsdam e Anna Festival medieval em Lünenburg

Werder Dörner, o melhor Kebab do mundo, e a Heidi, o pônei da minha terceira família

Remando no lago.

!!Eles moram 8 minutos de Potsdam com o trem regional ou 40 minutos de ônibus em uma cidade chamada Werder, conhecida pelos lagos e por um festival de vinhos (o segundo maior festival da Alemanha após da Oktoberfest).!A família parece ser bem legal, infelizmente eu não tenho fotos deles e/ou com eles (só com a Heidi).!!Uma das melhores coisas aqui, na minha opinião é que temos férias em todas as estações, então nos tivemos duas semanas livres em outubro.!!Essas duas semanas foram muito boas pois eu, junto como uma amiga, Olivia, fomos viajar, e nos divertimos à beça!!!!Nossa viagem começou na Suíça, em Zurique, nos fomos hospedadas pela Bettina, ela é muito gente boa, muito tranquila, eu conheci ela no inicio do ano, ela foi morar seis meses no Rio de Janeiro e nesse período ficou uma temporada na minha casa, e antes de voltar me convidou para visita-la na Suíça, então na primeira oportunidade que tive fui vê-la! Infelizmente ela não tinha muito tempo livre, já que não estava de férias e estava ocupadíssima com a universidade, porém todo o tempo livre que ela tinha, passava conosco e fazia o possível e o impossível para ter tempo livre.!!O apartamento aonde ficamos era bem no centro, então podíamos fazer tudo à pé, ir a museus, igrejas, o rio… !!A família que nos recebeu era muito legal, a mãe um dia nos levou para almoçar, nos comprou chocolates e macaroons e após fomos ao Uetliburg aonde subimos para ver Zürich de cima.!

A Bettina não é a minha única amiga Suíça, e durante a viagem eu conheci encontrar com as minhas outras duas amigas suíças, a Leandra e a Romaine, as duas fizeram um intercâmbio no Rio. Na viagem também encontramos com a Karina, que está fazendo o intercâmbio dela na Suíça, ela mora na casa da Romaine.!!!!!!

Aproveitando a vista de Zürich com a Olivia

!!!!Encontramos a Karina e a Romaine em Luzern, já que elas não moram em Zürich, Luzern é a cidade mais bonita no meio do caminho e foi o lugar perfeito para o nosso encontro!!!Depois da Suíça fomos à Áustria, lá fomos hospedadas pela família da menina que a Olivia está recebendo nos Estados Unidos. A família é muito legal, bastante interessada, e eles estão recebendo uma menina, a Hannah, que também é americana, porém ela não estava lá todos os dias, pois ela foi para uma viagem do Rotary da Áustria.!!

!Eu adorei Vienna, é belíssimo, existe tanto foco nas artes na Áustria em geral, desde vários bons museus com excelentes exibições, tanto quanto em casa, aonde na família todos tocavam um instrumento pelo menos, até a filha mais nova e todos os dias à noite após o jantar eles tocariam uma música no acordeão ou no piano, acompanhados dos vocais da família toda (a familia são 4 filhas e 2 filhos, mais os pais)!!!!!!!

Da esquerda para a direita : Karina, Romaine, Olivia e eu.

Eu e a Leandra

!

Quando voltamos para Potsdam só deu tempo de arrumar as malas de novo para a ir a viagem do Rotary a Paris, já que viajaríamos dois dias depois, nós e mais 104 intercâmbistas, durante 4 dias em Paris. A viagem foi uma das coisas mais incríveis que já presenciei, pois você realmente aproveita de forma única, com pessoas que em tão pouco tempo viram quase seu mundo inteiro e cria memórias para vida inteira.!!!!!!

Os pais e a filha mais nova (Hamma) Eu, Olivia, Hamma, Ysabel e o amigo delas

Como vida de intercâmbista não tem descanso no mesmo dia da volta da viagem de Paris, dia 9 de novembro foi também a celebração do muro de Berlim, e para a festa foram colocados balões pelo caminho aonde o muro cortava a cidade em dois (não todo, uns 12km ou 15km).!!Eu fui com duas amigas, Olivia, dos Estados Unidos (direita) e com a Elisa, da Itália. Nós demos muita sorte, porque chegamos umas duas horas mais cedo do outro lado do Portão de Brandeburgo, e menos de meia hora depois a área aonde estávamos foi fechada e ninguém podia entrar. !!Como não estávamos no outro lado, consideramos sair e ir para lá, já que era o lugar aonde o evento estava acontecendo, porém antes de sair uma menina veio falar com a gente e nos avisou

que o outro lado era VIP, logo se saíssemos iríamos perder nosso lugar (que era quase no portão)!!Quando estávamos saindo nos demos conta da multidão atrás de nós (muitas pessoas que saíram da área aonde estávamos afim de ver do outro lado e foram barrados e quando tentaram voltar não conseguiram), essa com certeza será uma história que eu contarei alegremente para os

meus netos, bisnetos, assim como todas essas histórias/viagens acima, já que memórias tão boas quanto essas devem ser compartilhadas.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!