alemanha campeã

12
J A seleção tetracampeã levanta a taça e comemora o primeiro título europeu em Copas em solo sul-americano BRUNO DOMINGOS/ MOWA PRESS Alemanha campeã U Título coroa paciência e planejamento do time europeu, que venceu a Argentina por U Apesar do vexame da Seleção Brasileira, BH comemora o bom número de turistas que visitou a cidade. Páginas 6, 7 e 11 AJUDE O PLANETA. RECICLE . U Coluna do PCO PÁGINA 2 ANO 4 / NÚMERO 171 / 12 A 18 DE JULH0 DE 2014 / www.jornaltudobh.com.br Receitas de pães e quitandas para incrementar o café da tarde Pág. 8 U Artigo Lawrence Magrath, diretor comercial da Minas Arena, administradora do Mineirão: “A joia da coroa dos shows” PÁGINA 4 A mistura de ritmos do Nem Secos e shows de Karina Buhr e Marina Lima são atrações musicais da semana. Pág. 9 Na sexta-feira, 18, a Fundação Municipal de Cultura promove a segunda edição do Noturno nos Museus, com programação até a madrugada. Mais de 30 casas participam. Pág. 9 Nem Secos e Vozes do Brasil Museus abertos até a madrugada

Upload: vanphuc

Post on 08-Jan-2017

237 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Alemanha campeã

J A seleção tetracampeã levanta a taça e comemora o primeiro título europeu em Copas em solo sul-americano

BRUNO DOMINGOS/ MOWA PRESS

Alemanha campeãU Título coroa paciência e planejamento do time europeu, que venceu a Argentina por

U Apesar do vexame da Seleção Brasileira, BH comemora o bom número de turistas que visitou a cidade. Páginas 6, 7 e 11

AJU

DE

O P

LAN

ETA

. RE

CIC

LE .

U Coluna doPCOPÁGINA 2

ANO 4 / NÚMERO 171 / 12 A 18 DE JULH0 DE 2014 / www.jornaltudobh.com.br

Receitas de pães e quitandas para

incrementar o café

da tarde Pág. 8

U ArtigoLawrence Magrath, diretor comercial da Minas Arena, administradora do Mineirão: “A joia da coroa dos shows”

PÁGINA 4

A mistura de ritmos do Nem Secos e shows de Karina Buhr e Marina Lima são atrações musicais da semana. Pág. 9

Na sexta-feira, 18, a Fundação Municipal de Cultura promove a segunda edição do Noturno nos Museus, com programação até a madrugada. Mais de 30 casas participam.

Pág. 9

Nem Secos e Vozes do Brasil

Museus abertos até a madrugada

Page 2: Alemanha campeã

EDITORA-ADJUNTACláudia Rezende

[email protected]

Estagiário: Patrícia CarvalhoAssistente de Fotografi a:

Tamara JesusRevisão: Maria Lúcia de Sousa Pires

DIRETORA DE ARTE Oriádina Panicali

[email protected]

Editor de arte: Renato Luiz Equipe de arte: Adroaldo Leal, Gilberto Silva, Luciano Cabral

EDITORA DE WEB Denise MottaAssistente de web: Marcela Soares

Supervisora de distribuição: Kelly Maia

Departamento Comercial (31) 3503-8888

TUDO - BELO HORIZONTE, 12 A 18 DE JULHO DE 2014 2 PAULO CESAR DE OLIVEIRA

PCO

Grande jogada

Vendido nas arenas da Copa do Mundo da Fifa 2014, o cartão pré-pago Visa Itaú, com direito a nome do portador, data e partida gravados no plás-tico do cartão, virou item de colecionador. A partida com a maior procura foi Itália x Uruguai, com 277 emissões. Até o fatídico jogo Brasil x Alemanha, so-mavam mais de 13 mil os cartões pré-pagos emitidos em todos os estádios.

BricsDepois da Copa do

Mundo, as atenções se voltam para Fortaleza que vai sediar, de 14 a 16 deste mês, a 6 Cúpula dos Brics, reunindo presidentes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Cinco anos depois de sua primeira cúpula formal, realizada em Moscou, o Brics deve anunciar a criação de um banco de investimentos e um Arranjo Contingente de Reservas (ACR) ao qual os países podem recorrer em caso de difi culdades.

PosseSerá no próximo dia

Henrique Eduardo Alves mandou preparar a pauta da Câmara para esta semana a partir de sua prioridade número zero: derrubar a decisão de Dilma Rousseff que obriga o Executivo a dar voz aos conselhos populares. O projeto de decreto legislativo que susta os efeitos da canetada de Dilma encabeça a lista de itens do plenário na terça-feira. Henrique Alves não quer nem saber. Assim que a MP for apreciada, ele dará início à votação do projeto de decreto legislativo. E se não houver tempo de votar a MP? Nesse caso, Henrique Alves dará um drible: abrirá uma sessão extraordiná-ria exclusivamente para votar o projeto anticonselhos populares.

TIÃO MOURÃO

Orthocrin é uma das finalistas do Prêmio Top Móbile 2014, que terá o prêmio entregue dia 30 de julho. A premiação tem o objetivo de apresen-tar as marcas mais lembradas dos segmentos de fabricante de móveis, decoração e fornecedores da indústria. “O prêmio incentiva o setor a trabalhar e investir, cada vez mais, na sua marca, alcançando o reconhecimento da sua força e liderança por quem entende do assunto”, disse o diretor comercial da empresa Alexandre Prates.

Pelo quinto ano con-secutivo, a Unimed-BH é agraciada com o Selo Uni-med de Sustentabilidade no estágio máximo de ex-celência, a categoria Dia-mante. “Reconhecimentos como o Selo Diamante de Sustentabilidade atestam a importância do cuidado e do respeito que permeiam as ações da Unimed-BH”, avalia a gestora do Instituto Unimed-BH, Cíntia Cam-pos.

Orthocrin na memória de todos

Unimed-BH conquista Selo de Sustentabilidade

Felipão, Felipinho, o cara de pau

Realmente é de impressionar a “cara de pau” – para usar uma expressão bem popular – do ain-da técnico da seleção brasileira, Felipão, que se tornou Felipinho depois da tragédia em que o Bra-sil levou uma goleada de 7 a 1 da Alemanha. E teria sido de mais ainda se o técnico alemão não tivesse pedido ao seu time para parar. Nossos adversários se de-ram ao luxo de reduzirem o ritmo, poupando energia para a final, já no primeiro tempo. Se não

chegado a 10 gols. Júlio Cesar foi endeusado depois que defendeu um pênalti contra o Chile, no que foi chamado de recuperação após o goleiro ter passado por um vexa-me na última Copa do Mundo, a de 2010, quando foi o responsável por nossa eliminação. Felipão ou

com a competência que demons-trou, na maior cara de pau, disse, em várias entrevistas que a seleção brasileira passou por um “tsunami”, um apagão, e por isso levou tantos gols. Uma explicação sem o menor sentido, que nin-guém entendeu. A verdade é que fazer uma seleção com jogadores que não moram no Brasil, que se encontram raramente para jogos caça-níquel e já estão com sua situação financeira garantida, não leva a lugar algum. A seleção deveria ser formada com o maior número possível de jogadores que moram e atuam no Brasil. Nessa do Felipinho, apenas três – Vitor, Jô e Fred jogam por aqui. O atual presidente da CBF, José Maria Marin, que está deixando o cargo, deveria adotar algumas provi-dências antes de sair. Realmente o futebol brasileiro tem que ser reformulado, pois, como está, vai se desmoralizar cada vez mais. Quem sabe a Fifa não interfere aqui, como fez em tudo para que a Copa desse certo? A Fifa tem o mando de tudo durante a Copa, mostrou que tem uma organiza-ção perfeita. Só agora é possível entender que ela tinha razão. Imaginem se não tivesse a mão forte da Fifa. O vexame teria sido fora do campo também.

Com a colaboração de Ana Lúcia Cortez, Eliane Hardy, Flávio Penna e Jaqueline da Mata

18 a posse de Luiz Felipe Lopes Bosn e Milton Vasques Thi-bau de Almeida como desembargadores

do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais. A cerimônia de posse, conduzida pela presidente do tr ibu-

nal, desembargadora Maria Laura Francisco Lima de Faria, será às 17h30,no plenário do TRT-MG.

DIRETOR-GERALPaulo Cesar de Oliveira

[email protected]

DIRETOR DE REDAÇÃOHomero Dolabella

[email protected]

DIRETORA-EXECUTIVA Eliana Paula

[email protected]

EDITORA-GERALMaria Eugênia Lages

[email protected]

DIRETORESGustavo Cesar de Oliveira (licenciado)Paulo Cesar Alkimim de Oliveira

DIRETORESJosé Chebly FilhoLeonardo Chebly

TUDO é uma publicação da VB

Editora e Comunicação Ltda. em conjunto

com a J.Chebly Comunicação Ltda.

Rodovia MG-030, 8.625, Torre 2, Nível 4 – Serena Mall – Vale do

Sereno – CEP 34000-000 – Nova Lima – MG - Redação: 3503-8850

[email protected]

Impressão: Rede Editora Gráfi caTiragem semanal: 38 mil exemplares

Decreto vai cair

DIVULGAÇÃORODOLFO STUCKERT/ABR

Page 3: Alemanha campeã

TUDO - BELO HORIZONTE, 12 A 18 DE JULHO DE 2014 3GERAL

Máf ia dos ingressos S u s p e i t o d e p a r t i c i p a r d e e s q u e m a i l e -g a l d e v e n d a d e i n g r e s s o s da Copa, Ray-mond Whelan, CEO da Match S e r v i c e s , e m -presa que detém direitos exclusivos para comercializar ingressos da Fifa, está fora-gido. Ele foi preso no dia 7, no hotel Copa-cabana Palace, no Rio, mas foi liberado por um habeas corpus. Com a prisão preventiva decretada,deveria voltar à prisão, mas não foi encontrado até a sexta, 11.

Homem é preso em metrô Na manhã de quinta, 10, um homem de 50 anos foi preso na es-tação do metrô Eldo-rado, em Contagem, Região Metropolitana d e B H, d e p o i s d e f i l m a r p a r t e s í n t i -mas de uma mulher. S e g u n d o a Po l í c i a C i v i l , A . G. A v i n h a s e n d o m o n i t o r a d o há cerca de um mês e responderá por im-portunação ofensiva ao pudor.

Aconteceu na semana

D S ST Q Q S

Ataques no Oriente Médio Ofensiva de Israel contra a Palesti-na, iniciada na terça, 8, deixa mais de 98 mortos e 600 feridos, na Fai-xa de Gaza, no Oriente Médio. As tensões têm aumentado desde que militantes palestinos supostamente

sequestraram três adolescentes israelenses na Cisjordânia em 12 de junho. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou ser mais ur-gente do que nunca a declaração de um cessar-fogo imediato para evitar uma guerra.

DIVULGAÇÃO

Doutor em economia p e l a U n i v e r s i d a d e d e Chicago, Paulo Rabello de Castro é o próximo palestrante convidado do Conexão Empresa-rial, evento promovido pela VB Comunicação,

no dia 15 de julho, em N o v a l i m a , c o m o p a -trocínio da Usiminas, Embratel, MBR, Anglo American, Assembleia Legislativa de Minas Ge-rais, Clube de Permuta, Vaslpe e Pad.

U Paulo Rabello de Castro é o próximo palestrante

Conexão Empresarial

Page 4: Alemanha campeã

TUDO - BELO HORIZONTE, 12 A 18 DE JULHO DE 20144 OPINIÃO

Com um rápido estudo no discutido ca-lendário do futebol brasileiro, percebemos que um clube atua, em média, 70 a 80 vezes por ano. Um número alto quando pensamos nas viagens realizadas pelos clubes e nas distâncias continentais do país. O clube é mandante em metade dessas partidas. Quan-do transferimos o pensamento dessa quanti-dade de dias, entre 35 e 40, para um estádio de futebol, percebemos que pouco mais de 10% das datas do calendário são utilizadas para a prática do esporte. Como comparação, o economista Ricardo Araújo, em sua obra “Arenas Esportivas: do conceito básico ao estado da arte”, aponta que o equipamento esportivo de maior rotatividade de eventos, em todo o mundo, é o Madison Square Garden, em Nova Iorque, com uma ocupação média de 250 datas/ano.

Alternativa e oportunidade de negócios para aumentar a ocupação dos estádios, no país, já empregada por admi-nistradores, é utilizá-los como espaço para shows. A consultora Andressa Rufino, em seu livro “Arenas Multiuso – um novo campo de ne-gócios”, cita essa possibilidade, mas ressalta que o espaço não é frequentemente utilizado

as partidas de futebol, carros-chefes desses espaços.

so como locais que desempenham mais de uma função para o público, inclusive, os in-vestidores. Contudo, com o agravante de não poder utilizar frequentemente o gramado para shows, como garantir essa multifuncio-nalidade de um estádio?

O maior diferencial do Mineirão em relação às outras arenas construídas ou refor-madas para a Copa do Mundo, e que o torna multiuso na total concepção do termo, é a Es-planada no entorno do conhecido Gigante da Pampulha. A ampla Esplanada do Mineirão, com 80 mil metros quadrados livres e vista privilegiada para a Lagoa da Pampulha, rece-

be a comunidade diariamente para a prática de esportes e tem a capacidade de receber shows em diversos formatos.

No ano passado, os produtores da turnê das bandas Black Sabbath e Megadeath utilizaram aquele espaço para a realização dos shows. Como o evento foi realizado na Esplanada e toda a estrutura ligada aos shows não utilizou as áreas internas do estádio, no dia seguinte, mais de 30 mil pessoas tiveram a oportunidade de assistir, no Gigante da Pampulha, à partida entre Cruzeiro e Flumi-nense, válida pelo Campeonato Brasileiro. Em março deste ano, o Festival Planeta Brasil

aconteceu no estádio, com shows de várias bandas nacionais e internacionais, dentre elas, o Guns n’ Roses. O festival contou com dois palcos e uma área para bo-ates, na Esplanada. O mais interessante é que, no dia seguinte à apresentação de Axl Rose e sua banda, estava programada para o Mineirão uma partida da semifinal do Campeonato Mineiro de Futebol.

Sabe-se que Belo Horizonte ficou fora da rota de grandes shows, durante anos, por falta de local adequado para receber megae-ventos. Essa situação mudou a partir da volta

uma campanha chamada “Paul, vem falar uai” mobilizou milhares de mineiros na tentativa de que o ex-beatle Paul McCartney tocasse no Mineirão, o que de fato aconteceu e fez BH viver uma noite inesquecível.

Com sua multifuncionalidade compro-vada, o Mineirão está, mais do que nunca, estruturado e de braços abertos para receber os grandes gênios da música nacional e internacional. O estádio está apto, sete dias por semana, a receber grandes eventos. Com toda a estrutura da Esplanada, espaço é o que não falta no, cada vez maior, Gigante da Pampulha.

*Lawrence Magrath é diretor comercial da Minas Arena, administradora do Mineirão

A joia da coroa dos shows

A ampla Esplanada do Mineirão, com 80 mil metros quadrados livres e vista privilegiada para a Lagoa da Pampulha, recebe a comunidade diariamente para a prática de esportes e tem a capacidade de receber shows em diversos formatos”

Lawrence Magrath

exodus.tur.br /exodusviagens www

E JOHANN STRAUSS ORCHESTRAANDRÉ RIEU 10

OUT2014Ginásio do Ibirapuera (SP)

*Por pessoa em apartamento duplo

R$ 1.690,00

Belo Horizonte: (31) 2125.3939 (31) 3689.2794São Paulo: (11) 3014.0540Rio de Janeiro: (21) 3513.8800

Forma de pagamento: 25% entrada à vista + 5 parcelas iguais no cartão de crédito

* Tarifa válida para grupo mínimo de 10 pessoas e sujeita a alteração sem aviso prévio.

Av. do Contorno, 7.213 Lourdes | Belo Horizonte-MG

AS MAIS LIDAS DO PORTAL ENTRE OS DIAS 5 E 11 DE JULHO

1 - Prefeitura decreta feriado em BH

2 - Confi ra as fotos da derrota do Brasil para a Alemanha

3 - Saiba o que abre e fecha em BH no feriado desta terça-feira (8)

4 - Fuleco é piada na internet; veja fotos

5 - Conheça a lipo sem cortes

Facebook: www.facebook.com/TudoBH

Twitter: @TudoBH Portal: www.jornaltudobh.com.br

O PORTAL DE NOTÍCIAS DA VB COMUNICAÇÃO

NO TWITTER

FRASES

Minha revolta é a falência do futebol brasileiro. @Ro-marioOnze, deputado federal

Não consigo prestar atenção ao jogo devido a minha santa crise de auto amor! @lobaoeletrico, cantor

Mais uma bela história de superação. Superamos todos os micos da nossa história! @lapena, humorista

Consigo ser totalmente submissa ao meu marido e ser uma mulher totalmente independente, gerenciando minhas empresas e negócios.”

Joana Prado, ex-modelo, sobre seu casamento com o luta-dor MMA Vítor Belfort.

Vou ser lembrado pela pior derrota, mas era o risco. Quando assume o risco, tem que assimilar e seguir a vida”

Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção brasileira, sobre a derrota contra a Alemanha.

TUDOBH

PAULO WERNER

Page 5: Alemanha campeã

“Nos gramados de Minas Gerais, temos pági-nas heroicas e imortais”, assim começa o hino e a história do Cruzeiro Esporte Clube, tradicio-nal time celeste de Belo Horizonte, tricampeão brasileiro de futebol, que completou, no dia 2 janeiro, 91 anos.

Fundado em 1921, por imigrantes italianos, que vieram ao Brasil ajudar na construção de Belo Horizonte. O Cruzeiro iniciou sua trajetória com um campo de futebol, no bairro Barro Preto, que tornou-se, no decorrer dos anos, sua primeira sede social. Hoje, conta com duas sedes sociais e dois centros de treina-mento, a Toca 1 e Toca 2.

Campeão dentro e fora

U 91 anos de história e tradição do Cruzeiro Esporte Clube

O azul celeste da capital mineira

TUDO - BELO HORIZONTE, 12 A 18 DE JULHO DE 2014 5LAZER

J Sedes do Cruzeiro, no Barro Preto e na Pampulha: estrutura de peso para os sócios

sidente administrativo.No quesito festa, o

clube tem uma extensa programação para os só-cios. Ao longo do ano, re-alizam a noite italiana, o grito de carnaval, a festa junina, comemorações do dia das crianças, das mães, dos pais e a tradi-cional Confraria – jantar às terças-feiras, realiza-do há 12 anos, com con-selheiros e sócios.

Não deixando de lado os torcedores e apaixo-nados pelo time, o clube promove, anualmente, o Churrascão do Cruzeiro, que, em maio, reuniu na sede da Pampulha, oito mil pessoas, ao som du-pla sertaneja Fernando e Sorocaba.

“Já temos data e atra-ções confirmadas para o p r ó x i m o . E m 2 0 1 5 , chegaremos a nossa 30ª edição, no dia 30 maio. Os mineiros e cruzeirenses da banda Skank anima-rão a festa”, afirma, José Francisco.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

EspecialClubes de BH

dos gramados, o clube vem se destacando em outras modalidades esportivas, além do futebol. Em 2013, conquistou o Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol Masculino e os campeonatos Mineiro,

Sul-Americano, Brasileiro, com a equipe masculina do Sada Cruzeiro.

Na escolinha de es-portes, cerca de dois mil a l u n o s p a r t i c i p a m d e aulas de natação, vôlei, futebol de campo e de sa-

lão. “Somos um dos únicos em Belo Horizonte, junta-mente com o a Sociedade Recreativa Palmeiras, que mantém a prática do bocha, esporte de origem italiana”, ressalta José Francisco Lemos, vice-pre-

Page 6: Alemanha campeã

TUDO - BELO HORIZONTE, 12 A 18 DE JULHO DE 20146 ESPECIAL

Denise MottaEDITORA DE WEB

Expectativa grande para sediar uma Copa do Mundo em Belo Horizon-te. Os mais pessimistas previam caos, gerado por manifestações, e o clima de temor acabou abafado por uma festa sem igual na capital, que recebeu mi-lhares de turistas de mais de 60 nacionalidades, se-gundo dados da prefeitura. Se a seleção brasileira quebrou recorde ao sofrer a goleada histórica de 7 a 1 para a Alemanha, no dia 8 de julho, BH também re-gistrou números atípicos durante a Copa.

Conforme a Associa-ção Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os bares da capital aumenta-ram as vendas em cerca de 25%, na média. As regiões mais frequentadas foram Savassi, Mercado Central e Lourdes, no Centro-Sul, onde houve até 200% de incremento no comércio.

Tradicional ponto tu-rístico, o Mercado Central recebeu quase 2 milhões de visitas no mês de junho, aumento de 30%, o dobro

da expectativa. Deles, esti-ma-se, 400 mil eram turis-tas e 50 mil, estrangeiros.

O cenário positivo foi vivenciado pelo comer-ciante Ronaldo Garcia Costa. Trabalhando em uma loja de cachaça, licores e queijos, com de-gustação de produtos, ele diz que muitos gringos estavam gastando mais em bares do mercado, sem preocupação em levar para casa produto tipica-mente mineiro. Mesmo assim, Costa comemora porque as visitas dão visi-bilidade, e frutos poderão ser colhidos no futuro.

“Os turistas brasileiros foram os que mais com-praram, mas os estrangei-ros agora já conhecem o mercado, e isso dá visibi-lidade”. Sobre os gringos mais simpáticos, ele desta-ca os costa-riquenhos. “Os colombianos diziam que estavam sem dinheiro. Os ingleses estavam passe-ando e os alemães que ex-perimentavam a cachaça

melhos. Já o queijo, mui-tos estrangeiros tinham medo de experimentar”. Para atender os estrangei-

ros, a proprietária da loja, Rafaela Cristina Garcia, estava com o inglês na pon-ta da língua, já que morou no Canadá.

Em muitos pontos de BH, entretanto, o turista de fora do Brasil teve difi-culdade em se comunicar, pois não havia atendentes que falavam inglês, espa-nhol. Bruno Falci, presi-dente da CDL-BH, destaca que a falta de capacitação não atrapalhou o resultado

que “o comércio precisa se adaptar a essa era global”.

A movimentação, a partir de 12 de junho, quando começou a Copa, foi tão grande que os co-merciantes precisaram se adequar para atender à demanda. Estoques de bebidas acabaram e foi ne-cessário reforço da equipe para manter a festa.

Gerente de um bar na Savassi, Gustavo Batista, 29, diz que o movimento foi “surpreendente”. As vendas dele cresceram 60%, e tudo transcorreu sem incidentes. Batista conta um dos episódios mais curiosos, após Ingla-terra e Costa Rica.

U Cidade foi descoberta pelos turistas durante o Mundial

Para BH, festa sem igual

Fonte: PBH, PM e PF. Números aproximados

345.350 torcedores nos seis jogos no estádio

225 mil pessoas passaram pela Fifa Fan Fest em BH

2,5 toneladas de feijão tropeiro comercializadasCerca de 800 kg de pão de queijo vendidosNenhum registro grave de segurança e atendimento médico

SAVASSI CULTURAL

130 mil pessoas até 10 de julho

70% de crescimento da demanda durante a Copa nos bares e restaurantes de Belo Horizonte, segundo a Abrasel-MG

Taxa média de ocupação de junho é de 61,31%. Semifinal com 100% de ocupação.

Embarques e desembarques no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte: em relação a dias de semana comum o movimento tem sofrido um acréscimo em torno de 20%

100 mil passageiros transportados pelos Terminais Copa Municipais

30 mil passageiros no serviço especial Move Copa.

U BALANÇO DA COPA DO MUNDO

MINEIRÃO

FAN FEST

EVENTOS

HOTELARIA

RODOVIÁRIA

MOBILIDADE

“O jogo não valia nada, pois os ingleses já estavam eliminados. E a manei-ra de se divertirem foi diferente. Um deles caiu ao subir em uma árvore. Outros improvisaram um taco de beisebol com uma vassoura e quebraram bal-des. Tivemos prejuízo com os baldes, só”.

O gerente ainda desta-ca que o legado da Copa em BH é que, só mesmo em uma oportunidade como essa, a cidade receberia tantos turistas, pois nem para brasileiros a capital é tida como destino turís-tico. “Existe uma imagem diferente do Brasil lá fora. Os estrangeiros ficaram impressionados com nos-

sa organização, gostaram da receptividade. A festa foi animada com os turistas cantando, vendo jogos, tro-cando camisetas e fazendo amizades. O mais legal é que eles vão fazer uma pro-paganda positiva e trazer muita gente para cá”.

E não foi só gringo que veio para cá. BH recebeu brasileiros de muitos estados, como Ricardo Meneses, 36, contador, de São Paulo. Na porta do Mineirão, para Brasil x Alemanha, era o point de fotos. “É minha quarta Copa. Sempre reencontro nos lugares a que vou pes-soas que foram a outros mundiais, brasileiros e de outros países”.

Marcello Casal Jr. /Agência Brasil

J Savassi foi um dos pontos preferidos dos turistas: bares comemoram aumento nas vendas

Page 7: Alemanha campeã

TUDO - BELO HORIZONTE, 12 A 18 DE JULHO DE 2014 7ESPECIAL

“É seguro andar aqui à noite?”, perguntava em inglês um turista alemão por volta de meia-noite, após o jogo entre Brasil e sua seleção, no Mineirão. A resposta do garçom de um bar na Savassi foi um sinal de positivo. Os estrangeiros chegaram temendo a falta de se-gurança no Brasil e se surpreenderam. As forças

de segurança de Minas também tiveram suas expectativas frustradas. Chefe de Comunicação da Polícia Militar de Minas Gerais, o tenente-coronel Alberto Luiz afirma que pelo grande número de estrangeiros e o volume de pessoas nas ruas o volume de ocorrências ficou muito aquém do esperado.

Uso de documento fal-so, porte ilegal de arma, dano ao patrimônio e ou-tros tipos de ocorrências de não tanto destaque le-varam à prisão de 181 pes-soas, sendo nove menores de 18 anos e 62 estrangei-ros adultos. “Com certeza a maioria das ocorrências estava relacionada ao uso de bebida alcoólica”, des-taca o militar.J Ricardo Meneses, em sua quarta Copa: reencontros

Circuitos culturais batem recordes

Cláudia Rezende

Desde o início da Copa do Mundo, mais de 50 mil visitantes vindos de mais de 30 países passaram pelo Inhotim, que reúne obras de artes e espaço botânico com milhares de espécies, em Bruma-dinho, na Grande Belo Horizonte. O percentual de estrangeiros triplicou. Os latino- americanos

lideram o ranking. Os colombianos são os mais frequentes no parque. Eles visitaram o instituto t o d o s o s d i a s d e s d e o início do Mundial. Gente vinda do Paquistão, Irã, África do Sul, Estados Unidos, China, Ucrânia, e n t r e o u t r o s p a í s e s , também já passou pelo instituto.

Outros museus, na capital mineira, bate-ram recorde de público tamb é m . N o C i r c u i t o C u l t u r a l P r a ç a d a L i -berdade, foram 125 mil visitantes só no mês de j u n h o . N o m e s m o p e -ríodo do ano passado, foram 50 mil visitas, ou seja , o número q ua se triplicou.

Ocorrências abaixo da expectativa

J Inhotim recebeu mais de 50 mil visitantes

Rossana Magri

Page 8: Alemanha campeã

INGREDIENTESRECHEIO

1,5 kg de banana caturra 150 g de uvas-passas preta 100 g de avelã sem casca 250 g de leite condensado 5 g de canela em pó

MASSA 1 kg de farinha de trigo 580 g de margarina para folhado 5 g de sal 80 g de manteiga 120 g de farinha de linhaça 100 g de açúcar mascavo

10 g de fermento instantâneo

520 ml de água ACABAMENTO

120 g de gema de ovo

150 g de açúcar mascavo

MODO DE PREPARO Recheio: pese todos os ingredientes e coloque em uma panela. Leve ao fogo por 15 minutos aproximada-mente. Deixe esfriar. Massa: misture

a farinha de trigo com o fermento. Depois acrescente todos os ingre-dientes, menos a margarina folhada e a água. Aos poucos, deixe bater até o ponto de véu grosso. Estique

a massa no formato retangular e espalhe a margarina folhada em dois terços e dobre. Separe a parte sem margarina em três camadas e abra com o rolo. Depois de aberto, faça mais duas dobras de três com espessura de 1 cm. Corte no formato de um croissant, coloque o recheio, enrole e deixe descansar por 2

horas. Para fi nalizar, pincele com gema de ovo, salpique o açúcar mascavo por cima. Leve ao forno a 190 graus por 20 minutos.

TUDO - BELO HORIZONTE, 12 A 18 DE JULHO DE 20148 GASTRONOMIA

FOTOS: DIVULGAÇÃO

INGREDIENTES MASSA

1 kg de farinha de trigo 300 g de açúcar refi nado 250 g de margarina 50 g de leite em pó 50 g de fermento em pó 200 g de gema pasteurizada 250 g de queijo canastra 250 ml de leite pasteurizado Pintura 25 g de gema pasteurizada

MODO DE PREPARO Separe e pese todos os ingredientes. Rale o queijo canastra. Coloque os ingredientes secos sobre a mesa e misture-os, com as mãos, por cerca de 2 minutos. Abra a mistura formando um buraco no centro,

despeje a gema e o leite no centro. Misture bem todos os ingredien-tes até formar uma massa e, em seguida, boleie. Retire aproximada-mente 25 g de massa e boleie cada pedaço. Coloque as bolinhas em assadeiras retangulares e pincele-as com a gema. Leve ao forno, a 180 graus, por 25 minutos.

GOSTINHO DA ROÇA Receita da Pan Mel

CROISSANT RÚSTICO Receita da Big Pão

PAGUE 49,90

na compra de 4 bolas

Campeões Araujocoleção

R$14,99 cada Consulte área de entrega. Alguns

produtos não podem ser comercializados devido à legislação vigente ou por restrições da logística de entrega.Custo de ligação local.

Custo de ligação local.

Em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Sete Lagoas. 0300 313 1010.

ARAUJO.COM.BR

Araujo entregaEM TODO O BRASIL.

PARA OUTRAS LOCALIDADES, LIGUE

Quatro bolas colecionáveis com as oito seleções campeãs de todos os tempos.Promoção válida de 01/07/2014 a 31/07/2014, enquanto durarem os estoques e conforme disponi-bilidade de modelos de bolas em cada loja. Não válida para site, convênio e Drogatel.

PARMACAXI Receita da Carneiro Pães

INGREDIENTES MASSA

100 g de polvilho azedo 25 g de sal refi nado 1,200 kg de farinha

de trigo 5 g de melhorado

de massa 300 g de queijo parmesão 200 g de abacaxi 550 ml de água 300 g de fermento líquido 200g de manteiga

MODO DE PREPARO Coloque a farinha, o sal, o polvilho e o melhorado de massa na masseira e misture, por 2 minutos, na veloci-dade um. Aos poucos, acrescente a água com fermento líquido e a

manteiga até formar uma massa lisa e enxuta. Em seguida, coloque na velocidade dois e deixe até atingir o ponto de véu. Adicione o queijo parmesão e depois o abacaxi, ambos ralados. Retire da masseira e deixe descansar por uma hora. Corte a massa no peso desejado e deixe descansar por mais 15 minu-tos. Coloque para assar, em forno a 200 graus, por 30 minutos.

U Cerca de 22 padarias de BH recebem, até 13 de julho, o Festival Pães e Quitandas

Do forno para a mesa

SHUTTERSTOCK

Page 9: Alemanha campeã

Depois de receber Ma-rina Machado, Marcelo Jeneci, Pedro Morais, Paulinho Moska, Zélia Duncan, entres outros grandes nomes da mú-sica brasileira, o Festival Vo z e s d o B r a s i l , q u e movimentou o Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, nos dias 9, 10 e 11, encerra sua programação cultural no dia 12 de julho, com shows de Karina Buhr e Marina Lima.

Pa r c e i r a s e m “ D e -sencantados”, canção que fez parte do álbum mais recente de Marina, “Clímax”, as cantoras são reconhecidas pelo d e s e m p e n h o n o s p a l -cos, cada uma com suas peculiaridades. Marina se destacou no cenário m u s i c a l n o i n í c i o d o s anos 80, com seu estilo original e contemporâ-neo, e Karina ingressou no ano de 1992, tocando

percussão e cantando em maracatus.

A apresentação acon-t e c e à s 2 1 h o r a s , c o m entrada franca, na ave-nida Afonso Pena, 4001, bairro Mangabeiras. Os ingressos devem ser reti-rados uma hora antes do

show. O projeto é realiza-do por meio da Lei Esta-dual de Incentivo à Cul-tura, com patrocínio da Oi e apoio do Oi Futuro. Informações na página www.facebook.com/festi-valvozesdobrasil ou pelo telefone (31) 3222-3242

TUDO - BELO HORIZONTE, 12 A 18 DE JULHO DE 2014 9CULTURA

U Karina Buhr e Marina Lima estão no último dia do Festival Vozes do Brasil

Em dose dupla

Festival Vozes do Brasil Quando: 12 de julhoOnde: Teatro Oi Futuro Klauss ViannaEntrada franca

SERVIÇO

Dicas...para você se divertir em BH

1.

3.

2.

O fotógrafo mineiro Júlio Toledo expõe até o dia 15 de julho, no Prédio Verde, do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o projeto audio-visual “Sinfonia para uma Cidade-Jardim”. A mostra reúne em quatro grandes telas dispos-tas, imagens de diversas florações, sobretudo dos ipês, em harmonia com locais de BH. Entrada franca. Informações no www.bhcida-dejardim.com.br.

O Centro Cultural São Bernardo, na regional Norte, recebe no sábado, 12, às 15h, o grupo Nem Secos. Em um mix de MPB, samba, rock, maracatu, funk, frevo e outros ritmos, o grupo integra música, dança, poesia e performances cênicas para trazer toda a magia dos musicais. Entrada franca. Infor-mações: (31) 3277-7416

Com 14 metros de altura e capacidade para 28 pessoas, a roda gigante da Galinha Pintadinha, maior indoor do Brasil, chega ao Shopping Del Rel, no bairro Caiçara. Além da roda gigante, as crian-ças podem se divertir até o dia 3 de agosto, com ati-vidades recreativas. Ingressos: R$ 10. Informações: (31) 3479-2000.

Sinfonia para uma Cidade-Jardim

A magia do Nem secos

Diversão para a criançada

A Fundação Municipal de Cultura promove em Belo Horizonte, pela segunda vez, o “Noturno nos Museus”, no dia no dia 18 de julho. Mais de 30 museus ficarão abertos até mais tarde com exposições, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais como “Até que a mor-te nos prepare” (foto). Todas as ações são gratui-tas. A programação completa está disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

Curta

U Noturno nos Museus

Pay just 49,90

for four footballs

araujo ChampionsColl ection

R$14,99 each Check delivery areas. Some products

may not be available due to legislation or delivery restrictions.

Local call rates apply.

In Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima and Sete Lagoas.

Local call rates apply. 0300 313 1010.For other regions call

ARAUJO.COM.BR

Araujo deliversthroughout Brazil.

Choo se from a coll ection decorated in the colours of all eight World Champions.Promotion valid from 01/07/2014 until 31/07/2014, according to the availability of the models in each shop and while stocks last. Not valid for the website, healthcare plan or Drogatel.

DIEGO CIARLARIELLO

JÚLIO TOLEDO

RAILA MELO

ACERVO PESSOAL

Page 10: Alemanha campeã

ÁRIES 20/3 a 20/4 Em alguns momentos, o melhor a fazer é dar uma parada e deixar que algumas situações fl uam em sua naturalidade. Assuntos liga-dos ao trabalho também precisam ser cuidados com cautela.

TOURO 21/4 a 20/5 Individualidade é a palavra-chave destes próximos dias e você deve preservar a sua. A convivência com as pessoas é importante, mas o essencial é saber quem é você de verdade.

GÊMEOS 21/5 a 20/6 Parcerias serão benefi ciadas e, se você tem assuntos pendentes nesse setor, esse é o momento de tomada de decisões. Ótimo momento para conhecer pessoas novas e engatar um relacionamento prazeroso.

CÂNCER 21/6 a 21/7 Aproveite os últimos dias em que o Sol caminha pelo seu signo e dê clareza para alguns setores de sua vida que estão nebulosos. Expresse seus sentimentos. Agindo assim, você torna a sua vida mais fácil.

LEÃO 22/7 a 22/8 Momento de curtir o lar e desfrutar de bons momentos de calma e tranquilidade. Você pode começar a perceber, com mais clareza, aquilo de que realmente gosta e lhe faz bem.

VIRGEM 23/8 a 22/9 Você viveu, durante muito tempo, sob ideias arraigadas e elas agora podem estar ganhando um novo aspecto. Padrões antigos serão facilmente substituídos por novos ideais e novos sonhos.

LIBRA 23/9 a 22/10 Amigo libriano, dê atenção à sua saúde e aproveite o momento para fazer um check up. Entenda que o objetivo é a precaução, não há nada com o que se preocupar nesse setor.

ESCORPIÃO 23/10 a 21/11 A sua vontade precisa ser controlada de maneira positiva, pois algumas coisas que você quer realizar ainda precisam de um certo tempo e preparo. Deixe a ansiedade de lado.

SAGITÁRIO 22/11 a 21/12 Você sai de uma atmosfera mais espiritua-lizada e fi losófi ca e começa a caminhar para o lado mais físico da vida. A tendência é que você perceba um aumento da sua disposição sexual.

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/1 Entenda que a vida é uma constante mudança e que o que realmente importa é o aprendizado. Você poderá contar com a ajuda do seu companheiro (a) nessa nova jornada.

AQUÁRIO 21/1 a 18/2 Destaque para a carreira e para a sua vida social. Ambos estão intrinsecamente ligados e, quando você entender isso, poderá brilhar e criar novas esperanças em muitos corações.

PEIXES 19/2 a 19/3 Tenha calma, respire e relaxe. Saiba ver as coisas como elas realmente são, já que o momento atual pode deixá-lo um pouco mais aéreo e indiferente à realidade. Sonhos são bons, mas precisam de base.

TUDO - BELO HORIZONTE, 12 A 18 DE JULHO DE 201410 PASSATEMPOH

OR

ÓS

CO

PO CÉU DA SEMANA

Semana onde os assuntos ligados a emoções e sentimentos estarão em evidência. Seja no trabalho, seja no lar tudo que envolver emoções deverá ser avaliado com cuidado. Atenção com as decisões precipitadas.

ÔNIBUS EXECUTIVOS DE BETIM PARA O AEROPORTO DE CONFINS OU PAMPULHA.

DE TRÁFEGO, BASTA O AÉREO.

TERMINAL BETIM: AV. BANDEIRANTES, 1210, HOTEL SERRA NEGRA 2572-0061 | CONEXAOAEROPORTO.COM.BR/BETIM

Embarque nessa praticidade

3195

hA BOA NOTÍCIA

BH registrou a maior queda no preço médio da cesta

(7,33%), seguida por Campo Grande (4,55%), Porto

Alegre (4,00%) e São Paulo (3,25%), segundo pesquisa

feita em 18 capitas pelo Departamento Intersindical de

Estatística e Estudos Socioeconômicos.

hA MÁ NOTÍCIANa terça, 8, na zona leste de São Paulo, uma creche

desabou, uma hora depois de crianças e funcionários

serem dispensados para assistir ao jogo do Brasil.

Segundo o Corpo de Bombeiros, um operário de 58

anos, que trabalhava no local fi cou ferido.

PR

EV

ISÃ

O D

O T

EM

PO CIDADE

Quinta

17

Sexta

18

Belo Horizonte Rio de Janeiro São Paulo Brasília

Sábado

12Máx.:

25º Min.:

14º Máx.:

26º Min.:

13º Máx.:

21º Min.:

12º Máx.:

27º Min.:

14º

Segunda

14Máx.:

25º Min.:

12º Máx.:

25º Min.:

15º Máx.:

23º Min.:

11º Máx.:

26º Min.:

13º

Terça

15Máx.:

24º Min.:

11º Máx.:

25º Min.:

15º Máx.:

24º Min.:

11º Máx.:

26º Min.:

13º

Quarta

16Máx.:

24º Min.:

11º Máx.:

27º Min.:

14º Máx.:

24º Min.:

10º Máx.:

27º Min.:

12º

Máx.:

23º Min.:

10º Máx.:

26º Min.:

18º Máx.:

24º Min.:

11º Máx.:

23º Min.:

12º

Máx.:

23º Min.:

10º Máx.:

27º Min.:

19º Máx.:

23º Min.:

12º Máx.:

23º Min.:

12º

Domingo

13Máx.:

25º Min.:

13º Máx.:

25º Min.:

15º Máx.:

23º Min.:

11º Máx.:

27º Min.:

14º

www.climatempo.com.br

Page 11: Alemanha campeã

TUDO - BELO HORIZONTE, 12 A 18 DE JULHO DE 2014 11ESPORTES

RIO - Dos pés de um jo-vem reserva, que mal jogou nesta Copa do Mundo, que saiu o gol decisivo, consa-grando a Alemanha como tetracampeã mundial e adiando o tri da Argentina. Goetze, 22 anos, atacante, também jogador do Bayer de Munique. Foi ele que, aos 7 minutos do segundo tempo da prorrogação, fez o primeiro gol de uma partida disputada, dente por dente, olho por olho. A luta pela taça foi na arena do Rio de Janeiro, o grande Maracanã, que, no dia 13 de julho, recebeu Alemanha x Argentina, a final da Copa do Mundo no Brasil, diante de 74.738 pessoas.

Alemães contaram, e muito com os brasileiros, que assumiram o papel

de ser a torcida alemã no estádio, abafando qualquer tentativa da vibrante torci-da argentina de fazer um barulho estrondoso ou de fazer pressão sobre os ad-versários. Se os alvicelestes gritavam, os brasileiros, ajudados pela minoria alemã, e cantavam qual-quer coisa mais alto ainda, especialmente a versão que fizeram para a música de torcida dos argentinos para o Brasil.

Dois vitoriosos, os téc-nicos Alejandro Sabella, o argentino, e Joachim Loew, o alemão, foram inteligentes,conseguiram acertar a marcação das peças mais importantes, transformar suas próprias zagas em verdadeiras mu-ralhas, auxiliadas por dois goleiros que estavam entre os melhores do mundo, tanto que Neuer, da Alema-

nha recebeu o troféu Luvas de Ouro, como o melhor na posição. Romero, por outro lado, fez defesas incríveis, como as que levaram a Argentina para

O trabalho dos dois técnicos foi tão bom que

das duas seleções, como Messi e Klose – o artilheiro da Copa – ou Muller não conseguiram marcar o de-

de terem chegado perto muitas vezes. E, se as Luvas de Ouro foram para a Ale-manha, é da vice-campeã mundial, a Argentina, o jogador eleito o melhor do Mundial. É Messi, o camisa 10 que tantas vezes decidiu em favor de seu país.

Os dois receberam as premiações, assim como as medalhas de campeão e

vice da comissão formada pelos chefes de estado e Joseph Blatter, no meio das arquibancadas. No gramado, a festa rendeu, com fogos de artifício e chu-va de papel picado. Todo o bonito que a torcida fez com a simpática Alemanha foi ofuscado na entrega da premiação, com as vaias à presidente Dilma Rous-sef – que estava ao lado de Angela Merkel, a chanceler alemã .

O tetracampeonato pre-mia todo o planejamento da Alemanha, que estabe-leceu em 2002 um vitorioso plano para renovar o fute-bol nacional. Os resultados culminaram na revelação de jogadores que passaram a atuar juntos desde a Copa de 2006. Naquele ano e em 2010, a seleção terminou em terceiro lugar, após o vice-campeonato de 2002. A busca pelo quarto título,

U Tetracampeonato da Alemanha coroa planejamento iniciado em 2002 e boa

campanha na Copa

BRUNO DOMINGOS/ MOWA PRESS

A derrota por 3 a 0

fazer o presidente da C B F, J o s é M a r i a M a -r i n , m u d a r o s p l a n o s e m r e l a ç ã o a o f u t u r o t r e i n a d o r d a s e l e ç ã o brasileira. Além de estar abandonando a ideia de manter Luiz Felipe Sco-

do ano, ele vem sendo aconselhado a anunciar logo o substituto, para começar a “virar a pági-na” do fracasso na Copa.

Na véspera da derrota

estava disposto a dar so-brevida a Felipão, entre o u t r o s m o t i v o s , p a r a não dar a impressão de que o “jogou aos leões”. M a s , a p ó s m a i s u m a derrota, percebeu que não vale a pena ir contra a maré. Marin espera par a e sta segunda ou terça-feira o relatório de Felipão. Scolari colocou

o cargo à disposição e isso facilitará as coisas. C o m o b o m p o l í t i c o , vai aceitar. Ele não de-cidiu quando anuncia o substituto. Pode ser Alexandre Gallo, ainda que interinamente, com a desculpa da Olimpíada de 2016, no Rio.

Desde 1974 o Brasil n ã o p e r d i a d u a s p a r -tidas em um Mundial. Em todos os 100 anos de história, a seleção nunca havia levado uma golea-da como a de 7 a 1 diante da Alemanha. A zaga é a pior das Copas. Mas, na análise de Felipão, o que deve ser levado da Copa do Mundo é a posição f i n a l : o q u a r t o l u g a r . “Tenho que ver o lado positivo. Em 2006 não chegamos entre os qua-tro, em 2010 não chega-mos entre os quatro, em 2014 chegamos entre os quatro.”

Brasil deve ter novo técnico

A vitória da paciência

Cláudia RezendeENVIADA ESPECIAL

J O jovem reserva Goetze comemora o gol do título

Page 12: Alemanha campeã