agrupamento de escolas de braga oestenov 09 feira de s. martinho - atividade que incentiva ao...

74
Plano Anual de Atividades 2018/2019 Agrupamento de Escolas de Braga Oeste

Upload: others

Post on 21-Sep-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Plano Anual de Atividades 2018/2019

Agrupamento de Escolas de Braga Oeste

Page 2: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Apresentação/Introdução

O Plano Anual de Atividades (PAA) do Agrupamento de Escolas Braga Oeste (AEBO), para o ano letivo de2018/2019, representa um instrumento do exercício de autonomia e constitui um documento de grande importânciapara toda a Comunidade Educativa, por ser um testemunho de “planeamento, que define, em função do ProjetoEducativo, os objetivos, as formas de organização e programação das atividades e que procede à identificaçãodos recursos necessários à sua execução” (artigo 9º, do Decreto-Lei nº 137/2012, de 2 de julho).

Assim, os dinamismos que se inventariam neste documento foram concebidos tendo em vista dois eixosfundamentais: por um lado, complementar, articular e enriquecer as aprendizagens que se desenrolam no contextoda sala de aula; por outro, reforçar as ligações à Comunidade Educativa, apoiando as famílias e potenciando assinergias geradas pelas parcerias estabelecidas com instituições locais.

É nossa pretensão que este Plano seja um auxiliar de ação e não um documento redutor de outras possíveisiniciativas aqui não contempladas. Trata-se, portanto, de um guia de atividades, a executar com qualidade emmomentos chave e que, ao mesmo tempo, sirva de identificação e de aceção de todo o Agrupamento.

Todas as atividades serão devidamente avaliadas pelos intervenientes, no sentido de promover reflexões sobre oque se realizou, como se realizou e, assim, reverter/melhorar situações.

As atividades de formação não estão integradas neste PAA, uma vez que, já fazem parte de um documentopróprio (Plano de formação 2018-2020 - Agrupamento de escolas de Braga Oeste)

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 2 de 74

Page 3: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

nov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira tradicional, com a venda de produtos da região fornecidos pelos alunos/ Encarregados de Educação das Escolas/Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Braga Oeste (AEBO).- Cada grupo/turma tem uma banca onde coloca os seus produtos e tenta vendê-los, por forma a conseguirem angariar fundos para as suas atividades ao longo do ano.- As Associações de Pais e Encarregados de Educação e outras Associações locais, parceiras do Agrupamento, também poderão participar neste evento.- Atuação dos alunos do Clube da Música e do grupo de dança do Desporto Escolar.- Organização de um almoço convívio para o pessoal docente e não docente do AEBO.

Comunidade Escolar Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Outro; Alunos (P5; 1.º; 2.º; 3.º; 4.º; 5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; )

200 € A4; A8; B2; B8; C1; C2; C3; C5

nov 23 Cerimónia de entrega de prémios dos quadros de mérito.

Cerimónia para promover o mérito e o sucesso escolar, com a entrega de prémios aos alunos dos 2º e 3º Ciclos da Escola Básica de Braga Oeste dos Quadros de Valor, Excelência e de Melhoria Significativa e também a alunos que em 2017/2018 se distinguiram em atividades a nível local, regional e/ou nacional.

Teresa Jesus Martins de Carvalho ; Teresa Carmo Silva Cardoso Borges ; Maria Margarida Pereira Xavier Ferreira ; Jacinta Maria Fernandes Nogueira ; Elisabete Claudia Gonçalves Lezon e Silva ; Cecilia Mariana Macedo Carneiro Silva C Sousa ; Candida Jesus Cunha Ferreira ; Ana Maria Esteves ; Ana Maria da Silva Gomes ; Ana Margarida Leite Mendes Sousa Ribeiro Costa ; Rui Manuel Martins Ribeiro Leite

Docentes; Encarregados de educação/Comunidade; Outro; Alunos (5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; )

200 € A1; A2; A3; A4; A8; A9; B8; C1; C2; C3; C11

Serviço de Psicologia Avaliação psicológica, acompanhamento psicológico, consultadoria a professores e a pais, capacitação parental, intervenção em grupo, dinamização de sessões formativas para toda a comunidade escolar.

PICIIE Barcelos Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (2.º M-2; 2.º P-2; 3.º P-3; 4.º M-3/4; 4.º M-4; 4.º P-4; 1.º M-1; 4.º P-4A; 1.º P-1; 4.º BJ-3/4; 2.º BE-1/2; )

A1; A2; A8; A9; B9; C2; C5; C6

Programa de consciência fonológica. - 1º ano

Promover a estimulação da consciência fonológica; contribuir para uma transição mais adequada para o 1º ciclo; desenvolver iniciativas que previnam dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita; consultadoria para pais/educadores/professores no âmbito da prevenção;orientar os professores para a sinalização precoce de crianças com dificuldades na área, de forma a obter intervenção especializada atempadamente.

PICIIE Barcelos Docentes; Alunos (1.º M-1; 1.º P-1; 2.º BE-1/2; )

A1; A2; A6; A8; A9; B10; C5; C6

Diretora

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 3 de 74

Page 4: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

Projeto Equipa Técnica de Articulação Educativa - ETAE

Reforçar a intervenção socioeducativa com técnicos de psicologia e educação/intervenção comunitária de modo a que as suas ações no terreno sejam complementares a ação educativa das escolas e comunidade, e efetivamente promotoras de sucesso educativo.

PICIIE Braga Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

A1; A2; A8; A9; C2; C5

Projeto Saber Crescer Reforçar a intervenção socioeducativa com técnicos de terapia da fala e animação sociocultural de modo a que as suas ações no terreno sejam complementares a ação educativa das escolas e comunidade, e efetivamente promotoras de sucesso educativo.

PICIIE Braga Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (4.º S-1/4; )

A1; A2; A8; A9; C2; C5

Serviço de Terapia da Fala

Avaliação e intervenção com alunos em situação de insucesso escolar com necessidades de terapia da fala; consultadoria a docentes e pais; sessões formativas e informativas.

PICIIE Barcelos Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (2.º M-2; 2.º P-2; 3.º P-3; 4.º M-3/4; 4.º M-4; 4.º P-4; 1.º M-1; 4.º P-4A; 1.º P-1; 4.º BJ-3/4; 2.º BE-1/2; )

A1; A2; A8; A9; B9; C2; C5; C6

Diretora

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 4 de 74

Page 5: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

out Bibliopaper Em equipas, os alunos consultam fundo documental da biblioteca/páginas Web e respondem a um questionário.Esta atividade tem por finalidade dar a conhecer o espaço/fundo documental da biblioteca.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; )

A3; A4

out Explorar a BE. Exploração dos recursos da Biblioteca Escolar. Esta atividade visa promover o uso da biblioteca e do seu fundo documental.Hora do conto - Atividade de promoção da leitura.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Alunos (1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

A3

out Halloween Hora do conto - Leitura de histórias associadas ao dia das bruxas, seguidas de jogos interativos/quiz. Projeção de vídeos.Estas atividades visam promover hábitos de leitura e o conhecimento de tradições anglo-saxóicas.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

A3

out 8º Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos

Palestras e Workshops promovidos pela Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos, com o objetivo partilhar ideias, experiências e atividades de leitura e escrita.

Biblioteca Docentes B2

dez Semana Concelhia dos Direitos Humanos

No âmbito desta semana concelhia da Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos, a biblioteca irá participar na "Maratona de Cartas" da Amnistia Internacional, que visa divulgar situações de desrespeito pelos direitos humanos. Nas bibliotecas do Agrupamento, haverá exposição de imagens, textos, mensagens dos alunos e origamis.No âmbito da flexibilização curricular, os alunos do 7º E irão trabalhar o tema Igualdade de Oportunidades através de uma apresentação no programa Prezi, com textos/imagens sobre igualdade no acesso à educação e ao emprego em diferentes países. A biblioteca será o espaço de pesquisa, elaboração e apresentação/exposição dos trabalhos.As turmas de 5º ano e os alunos do 4º ano EB1/JI da Pousa irão, a partir da leitura e análise da obra “Os direitos as crianças”, de Luísa Ducla Soares, elaborar cartazes digitais no programa Canva, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para o respeito pelos direitos dos mais pequenos. Estes cartazes serão divulgados no blogue/facebook das bibliotecas e expostos na EB1/JI da Pousa. Nas outras turmas do 1º ciclo e Pré-escolar serão dinamizadas horas do conto alusivas aos direitos humanos e ao respeito pelas diferenças.

Glória Isabel Portugal Marques Tinoco

Alunos (7.º E; 2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

A4; B2

fev S. Valentim Exposição bibliográfica de romances e obras alusivas aos afetos; "A poesia está no ar"- declamação de poemas pelos alunos aos colegas de outras turmas. Estas iniciativas visam promover obras/autores e a articulação curricular.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Alunos (6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 5.º; )

A3; B2

fev Semana da Internet Segura

Ao longo da semana, a biblioteca irá promover sessões sobre as vantagens e perigos da Internet (4º e 5º ano) e a utilização de ferramentas digitais na aprendizagem (7º e 8º ano). Na BE da Pousa, haverá uma palestra para os encarregados de educação sobre a proteção de dados na Internet.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 4.º P-4; 5.º C; )

B5

Biblioteca Escolar da Pousa

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 5 de 74

Page 6: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

mar Semana da Leitura Feira do livro - Atividade promovida pela biblioteca escolar, com a colaboração do Departamento de Línguas e participação de todas as turmas, a realizar-se na BE Mário Cláudio e EB1/JI da Pousa. Atividade aberta a outras escolas do agrupamento e à comunidade local. Hora do Conto - BEMC - Para alunos das outras escolas do agrupamento que visitam a feira.Concurso "Pequenos Grandes Poetas" - Atividade de escrita e declamação, promovida pela Rede de Bibliotecas de Barcelos, e destinada a todos os alunos do agrupamento.Todas estas iniciativas visam desenvolver as competências de escrita e leitora dos alunos, divulgar obras/autores e promover a articulação curricular.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 2.º P-2; 3.º C-3; 3.º P-3; 4.º C-4; 4.º P-4; 5.º C; 4.º P-4A; 1.º P-1; 1.º C-1; 2.º C-2; P5; )

A3; B2

abr 05 Celebração da Páscoa Celebração da Páscoa, respeitando costumes e tradições da localidade. EB1 Pousa Docentes; Pessoal não docente; Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

B7

mai VII Encontro de Escritores do Minho - António Variações

Atividade promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares de Braga que visa homenagear e divulgar a vida e obra de um autor minhoto. As bibliotecas são chamadas a colaborar nos concursos/exposições/performances com trabalhos/atuações dos alunos do agrupamento.

Biblioteca Docentes; Alunos () A3; B2

jan; fev; mar; abr; mai; jun

Vou Aprender com a BE! Atividade de formação de utilizadores em literacia digital e da informação, destinada a alunos do 4º ano, 2º e 3º ciclos.

Formação de utilizadores para docentes - Workshop sobre as ferramentas Kahoot; Quizizz; Educaplay.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Docentes; Alunos (4.º; 5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; )

A1; A2; B2; B5

jan; fev; mar; abr; mai; jun

Os pais vêm à escola. Os encarregados de educação são convidados a dinamizar atividades de leitura /escrita para os alunos na biblioteca escolar. Esta iniciativa visa envolver os pais nas atividades da biblioteca e criar hábitos de leitura/escrita.

Biblioteca Alunos (P5; 1.º; 2.º; 3.º; 4.º; 5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; )

B2

Concurso Nacional de Leitura

Este concurso, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, visa desenvolver o gosto pela leitura e realiza-se em 4 fases: Fase Escolar; Fase Municipal; Fase Intermunicipal; Fase Nacional - A fase escolar decorre até ao final do 1º período onde são selecionados alunos dos diferentes ciclos de ensino que irão representar o Agrupamento nas fases seguintes. A biblioteca escolar, em parceria com o Departamento de Línguas, dinamiza a fase escolar através da organização da atividade nas escolas participantes, elabora e divulga o Regulamento Interno do Concurso, elabora e corrige a prova de seleção, inscreve e acompanha os alunos apurados nas fases seguintes.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 3.º C-3; 3.º P-3; 4.º C-4; 4.º M-4; 4.º P-4; 4.º S-3/4; 5.º C; 4.º P-4A; 4.º S-1/4; )

A1; A2; A3; B2

Hora do Conto + Atividades interativas

Atividade destinada a todos os níveis de ensino que visa promover hábitos de leitura, divulgar obras/autores e desenvolver a competência leitora.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Alunos (P5; 1.º; 2.º; 3.º; 4.º; 5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; )

A1; A2; A3; B2

Organização de baús/mochilas de livros

A equipa da biblioteca organiza e envia baús de livros para as escolas de 1º ciclo para leitura domiciliária. Para os estabelecimentos do Pré-Escolar são enviados baús de livros/filmes para leitura/visualização em sala de aula. O objetivo destas iniciativas é promover hábitos de leitura.

Biblioteca Alunos () B2

Biblioteca Escolar da Pousa

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 6 de 74

Page 7: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

Leitura em Vai e Vem Projeto do Plano Nacional de Leitura dinamizado pela biblioteca escolar e destinado à leitura domiciliar no Jardim de Infância. Esta atividade tem por objetivo incentivar a leitura em família envolvendo os pais e desenvolver nas crianças o gosto pelos livros.

Biblioteca Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (P5; )

B2

Biblioteca Escolar da Pousa

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 7 de 74

Page 8: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

out Conhecer a BE. Atividade de formação de utilizadores, onde são dadas a conhecer o funcionamento, regras, organização e mais valias da biblioteca escolar.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Alunos (5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

A3; A4

out Peddy Paper na BE. Em equipas, os alunos consultam fundo documental da biblioteca/páginas Web e respondem a um questionário.Esta atividade tem por finalidade dar a conhecer o espaço/fundo documental da biblioteca.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Alunos (6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; )

A3; A4

out 8º Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos

Palestras e Workshops promovidos pela Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos, com o objetivo partilhar ideias, experiências e atividades de leitura e escrita.

Biblioteca Docentes B2

nov Semana Concelhia da Ciência

No âmbito desta semana concelhia da Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos, a biblioteca irá realizar o Peddy Paper "Descobre os Cientistas" e a atividade "Experiências na BE", para os alunos do 5º ano. Estas iniciativas visam desenvolver o gosto pela cultura científica, criar hábitos de pesquisa e promover a articulação curricular.Na BE da Pousa serão lidos e explorados textos de caráter científico, seguidos de jogos/questionários digitais.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Alunos (5.º B; 5.º A; 5.º D; 2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 5.º C; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5; )

A3; B2

dez Semana Concelhia dos Direitos Humanos

No âmbito desta semana concelhia da Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos, a biblioteca irá participar na "Maratona de Cartas" da Amnistia Internacional, que visa divulgar situações de desrespeito pelos direitos humanos. Nas bibliotecas do Agrupamento, haverá exposição de imagens, textos, mensagens dos alunos e origamis.No âmbito da flexibilização curricular, os alunos do 7º E irão trabalhar o tema Igualdade de Oportunidades através de uma apresentação no programa Prezi, com textos/imagens sobre igualdade no acesso à educação e ao emprego em diferentes países. A biblioteca será o espaço de pesquisa, elaboração e apresentação/exposição dos trabalhos.As turmas de 5º ano e os alunos do 4º ano EB1/JI da Pousa irão, a partir da leitura e análise da obra “Os direitos as crianças”, de Luísa Ducla Soares, elaborar cartazes digitais no programa Canva, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para o respeito pelos direitos dos mais pequenos. Estes cartazes serão divulgados no blogue/facebook das bibliotecas e expostos na EB1/JI da Pousa. Nas outras turmas do 1º ciclo e Pré-escolar serão dinamizadas horas do conto alusivas aos direitos humanos e ao respeito pelas diferenças.

Glória Isabel Portugal Marques Tinoco

Alunos (7.º E; 2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

A4; B2

fev S. Valentim Exposição bibliográfica de romances e obras alusivas aos afetos; "A poesia está no ar"- declamação de poemas pelos alunos aos colegas de outras turmas. Estas iniciativas visam promover obras/autores e a articulação curricular.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Alunos (6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 5.º; )

A3; B2

fev Semana da Internet Segura

Ao longo da semana, a biblioteca irá promover sessões sobre as vantagens e perigos da Internet (4º e 5º ano) e a utilização de ferramentas digitais na aprendizagem (7º e 8º ano). Na BE da Pousa, haverá uma palestra para os encarregados de educação sobre a proteção de dados na Internet.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 4.º P-4; 5.º C; )

B5

Biblioteca Escolar Mário Cláudio

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 8 de 74

Page 9: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

mar Semana da Leitura Feira do livro - Atividade promovida pela biblioteca escolar, com a colaboração do Departamento de Línguas e participação de todas as turmas, a realizar-se na BE Mário Cláudio e EB1/JI da Pousa. Atividade aberta a outras escolas do agrupamento e à comunidade local. Hora do Conto - BEMC - Para alunos das outras escolas do agrupamento que visitam a feira.Concurso "Pequenos Grandes Poetas" - Atividade de escrita e declamação, promovida pela Rede de Bibliotecas de Barcelos, e destinada a todos os alunos do agrupamento.Todas estas iniciativas visam desenvolver as competências de escrita e leitora dos alunos, divulgar obras/autores e promover a articulação curricular.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 2.º P-2; 3.º C-3; 3.º P-3; 4.º C-4; 4.º P-4; 5.º C; 4.º P-4A; 1.º P-1; 1.º C-1; 2.º C-2; P5; )

A3; B2

mai VII Encontro de Escritores do Minho - António Variações

Atividade promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares de Braga que visa homenagear e divulgar a vida e obra de um autor minhoto. As bibliotecas são chamadas a colaborar nos concursos/exposições/performances com trabalhos/atuações dos alunos do agrupamento.

Biblioteca Docentes; Alunos () A3; B2

jan; fev; mar; abr; mai; jun

Vou Aprender com a BE! Atividade de formação de utilizadores em literacia digital e da informação, destinada a alunos do 4º ano, 2º e 3º ciclos.

Formação de utilizadores para docentes - Workshop sobre as ferramentas Kahoot; Quizizz; Educaplay.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Docentes; Alunos (4.º; 5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; )

A1; A2; B2; B5

jan; fev; mar; abr; mai; jun

Os pais vêm à escola. Os encarregados de educação são convidados a dinamizar atividades de leitura /escrita para os alunos na biblioteca escolar. Esta iniciativa visa envolver os pais nas atividades da biblioteca e criar hábitos de leitura/escrita.

Biblioteca Alunos (P5; 1.º; 2.º; 3.º; 4.º; 5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; )

B2

Concurso Nacional de Leitura

Este concurso, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, visa desenvolver o gosto pela leitura e realiza-se em 4 fases: Fase Escolar; Fase Municipal; Fase Intermunicipal; Fase Nacional - A fase escolar decorre até ao final do 1º período onde são selecionados alunos dos diferentes ciclos de ensino que irão representar o Agrupamento nas fases seguintes. A biblioteca escolar, em parceria com o Departamento de Línguas, dinamiza a fase escolar através da organização da atividade nas escolas participantes, elabora e divulga o Regulamento Interno do Concurso, elabora e corrige a prova de seleção, inscreve e acompanha os alunos apurados nas fases seguintes.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 3.º C-3; 3.º P-3; 4.º C-4; 4.º M-4; 4.º P-4; 4.º S-3/4; 5.º C; 4.º P-4A; 4.º S-1/4; )

A1; A2; A3; B2

Hora do Conto + Atividades interativas

Atividade destinada a todos os níveis de ensino que visa promover hábitos de leitura, divulgar obras/autores e desenvolver a competência leitora.

Gloria Aparecida Gonçalves Sousa Alunos (P5; 1.º; 2.º; 3.º; 4.º; 5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; )

A1; A2; A3; B2

Escrita Criativa - A Rabiscar aprendo a ... CRIAR!

Os alunos inscritos nesta atividade são convidados a redigir textos/poemas sobre temas propostos. Os trabalhos selecionados são publicados no blogue/Facebook da BE.

Biblioteca Alunos (5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; ) A1; A2; A3

A Comemorar Também se Aprende!

Exposições sobre datas ou eventos comemorativos realizadas no placard localizado à entrada da biblioteca. Esta atitividade tem por objetivo sensibilizar a comunidade escolar para efemérides e causas importantes e levar à participação dos alunos através do preenchimento de um quiz.

Biblioteca Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos ()

B2

Biblioteca Escolar Mário Cláudio

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 9 de 74

Page 10: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

Concurso Interno de Leitura

No âmbito do PNL, os alunos de todos os anos de escolaridade realizam um concurso interno, subordinado a obras indicadas no PNL e que fazem parte das metas curriculares.

Maria da Gloria Dias Azeredo; Ana Maria Dias Cunha ; Maria Manuela Cunha Pereira ; Maria Fátima Santos Mateus ; Maria Beatriz Machado Gonçalves Braga ; Justina Mª Morgado Vilaça ; Teresa Jesus Costa Dias ; Emília Cristina Sampaio Osório ; Rosa de Fátima da Silva Caldas

Docentes; Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

A1; A2; A3; A4; A5; B1; B8; B10; C4; C6; C12

Organização de baús/mochilas de livros

A equipa da biblioteca organiza e envia baús de livros para as escolas de 1º ciclo para leitura domiciliária. Para os estabelecimentos do Pré-Escolar são enviados baús de livros/filmes para leitura/visualização em sala de aula. O objetivo destas iniciativas é promover hábitos de leitura.

Biblioteca Alunos () B2

Leitura em Vai e Vem Projeto do Plano Nacional de Leitura dinamizado pela biblioteca escolar e destinado à leitura domiciliar no Jardim de Infância. Esta atividade tem por objetivo incentivar a leitura em família envolvendo os pais e desenvolver nas crianças o gosto pelos livros.

Biblioteca Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (P5; )

B2

"Queres ouvir uma história? Eu conto."

Sessões de conto/formação de utilizadores dinamizadas por alunos do 3º ciclo para alunos de outras turmas/níveis de ensino. Esta atividade visa envolver os alunos nas atividades da biblioteca, desenvolver o gosto pela leitura, partilhar ideias e tarefas.

Biblioteca Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 5.º C; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

B2

Leituras Transversais Atividade de complemento de leitura que pode ser dinamizada em sala de aula ou em momentos que os alunos se encontram sem componente letiva.

Biblioteca Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

A1; A2; A3

Biblioteca Escolar Mário Cláudio

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 10 de 74

Page 11: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

out 18 Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

Campanha de sensibilização, intitulada “Escolas unidas contra o Tráfico de Seres Humanos”. Esta consiste na afixação de cartazes provenientes da OIKOS, nas portas das casas-de-banho em frente aos espelhos e visualização de um vídeo.Objetivos:- Colaborar com Projeto “Informa-te contra o Tráfico de Seres Humanos e Exploração laboral”- Envolver todos os Agrupamentos de Escolas do distrito de Braga por uma causa humanitária.- Reforçar o papel ativo da sociedade civil, em especial dos jovens, das entidades educativas e das associações juvenis do distrito de Braga na prevenção do tráfico de seres humanos (TSH) e da exploração laboral, através do aumento do conhecimento sobre a temática e sobre as formas de prevenir, combater e denunciar este crime.

Suzana Maria Vidrago de Sousa; Maria Jose Pinheiro Gomes Ribeiro ; Maria Fátima Santos Mateus ; Maria Fatima Gonçalves Oliveira ; Julia Maria Hortas Sousa Martins Lezon; Elisabete Claudia Gonçalves Lezon e Silva ; Dulce Conceição Teixeira Costa ; Dina Maria Barroco Carvalhais ; António Aristides Pereira ; Ana Maria Durães Ferraz Pinheiro

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D)

A4; A7; C1

Cidadania e Desenvolvimento

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 11 de 74

Page 12: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

nov Jogos partilhados No âmbito da Oferta Complementar do 1º ciclo e da Formação Pessoal e Social da Educação Pré escolar, realizar-se -ao jogos partilhados, nas diferentes unidades educativas e estabelecimentos de educação de forma a promover a articulação entre estes dois níveis de ensino desenvolvendo a educação para a cidadania na vertente democrática e cooperante.

Conselho de Docentes do Pré-escolar; Conselho de Docentes de 1º Ciclo

Alunos (2.º M-2; 2.º P-2; 2.º S-2; 3.º C-3; 3.º P-3; 4.º C-4; 4.º M-3/4; 4.º M-4; 4.º P-4; 4.º S-3/4; 1.º M-1; 4.º P-4A; 1.º P-1; 4.º BJ-3/4; 2.º BE-1/2; 1.º C-1; 2.º C-2; 4.º S-1/4; P5 BEG-1; P5 BJG-1; P5 EG-1; P5 PG-1; P5 PG-2; P5 MG-1; P5 MG-2; P5 CG-1; P5 CG-2; P5 SG-1; P5 SG-2; )

B2; B7; C1; C5

mar LOAE/Português Na semana da leitura o Departamento de educação Pré escolar em articulação com o Departamento do 1º ciclo irá realizar uma atividade no âmbito da linguagem.trabalhando a consciência linguística,a funcionalidade da linguagem escrita e sua utilização em contexto.

Conselho de Docentes do Pré-escolar; Conselho de Docentes de 1º Ciclo

Alunos (P5; 1.º; 3.º; 4.º; ) A3; A4; B1; C1

mai No âmbito das ciências experimentais.

O Departamento do 1º ciclo e Departamento da Educação Pré escolar, realizará experiências nas diferentes unidades educativas e estabelecimentos de educação de forma a promover a articulação entre estes dois níveis de ensino desenvolvendo e apropriando as crianças/alunos, do processo de da metodologia cientifica nas suas diferentes etapas : questionar, colocar hipóteses, prever como encontrar respostas,experimentar e recolher informação, organizar e analisar a informação para chegar a conclusões e comunicá-las.

Conselho de Docentes do Pré-escolar; Conselho de Docentes de 1º Ciclo

Alunos (P5; 1.º; 2.º; 3.º; 4.º; ) A3; A4; B1; B2; B6; C5

Conselho Docentes do 1º Ciclo - AC

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 12 de 74

Page 13: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

nov Jogos partilhados No âmbito da Oferta Complementar do 1º ciclo e da Formação Pessoal e Social da Educação Pré escolar, realizar-se -ao jogos partilhados, nas diferentes unidades educativas e estabelecimentos de educação de forma a promover a articulação entre estes dois níveis de ensino desenvolvendo a educação para a cidadania na vertente democrática e cooperante.

Conselho de Docentes do Pré-escolar; Conselho de Docentes de 1º Ciclo

Alunos (2.º M-2; 2.º P-2; 2.º S-2; 3.º C-3; 3.º P-3; 4.º C-4; 4.º M-3/4; 4.º M-4; 4.º P-4; 4.º S-3/4; 1.º M-1; 4.º P-4A; 1.º P-1; 4.º BJ-3/4; 2.º BE-1/2; 1.º C-1; 2.º C-2; 4.º S-1/4; P5 BEG-1; P5 BJG-1; P5 EG-1; P5 PG-1; P5 PG-2; P5 MG-1; P5 MG-2; P5 CG-1; P5 CG-2; P5 SG-1; P5 SG-2; )

B2; B7; C1; C5

Debates a partir de várias situações, tais como, acontecimentos do dia-a-dia, leitura de imagens, visualização de filmes, …, que conduzam à construção das regras da sala e facilitem o desenvolvimento da Formação Pessoal e Social.

Através de conversas com as crianças, utilizando diversas estratégias, pretende-se sensibilizar o grupo para o respeito, partilha e a convivência democrática e cidadania, de modo a Incentivar a tomada de decisões individual e coletivamente e ajudar as crianças a resolverem conflitos pelo diálogo.Aprendendo a escutar o que os seus pares dizem, apoiando-as na explicitação das suas opiniões e incentivo à participação ativa nas conversas.

Identificar e valorizar o comportamento positivo da criança.Apoiar a criança a expressar opiniões sobre o que vê, ouve ou sente.Respeitar a diferença e tirar proveito da diversidade como meio de enriquecimento do ambiente educativo e do processo de aprendizagem.

Conselho de Docentes do Pré-escolar

Alunos () A4; A9; B1; B2; B6; C5

mar LOAE/Português Na semana da leitura o Departamento de educação Pré escolar em articulação com o Departamento do 1º ciclo irá realizar uma atividade no âmbito da linguagem.trabalhando a consciência linguística,a funcionalidade da linguagem escrita e sua utilização em contexto.

Conselho de Docentes do Pré-escolar; Conselho de Docentes de 1º Ciclo

Alunos (P5; 1.º; 3.º; 4.º; ) A3; A4; B1; C1

Jogo do dado Mágico Criação de um dado, em que serão colocadas várias intenções e propósitos no âmbito da Formação Pessoal e Social. Nomeadamente em relação à Independência e autonomia, Construção de identidade e autoestima, Convivência democrática e cidadania e Consciência de si como aprendente. Permitindo trabalhar com as crianças através do jogo competências sociais , comportamentais e educativas.

Conselho de Docentes do Pré-escolar

Alunos () A4; A9; B1; B2; B6

nov; fev; mai

Simulacro Envolver a comunidade educativa no processo de prevenção e segurança no estabelecimento de ensino. Demonstração em PowerPoint de situações reais de acidente e sismo numa escola/ área de residência. Exercícios práticos.

Conselho de Docentes do Pré-escolar

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

0 € C7

mai 24 Piquenique, convívio As crianças, as docentes e as assistentes operacionais dos iardins de infância do AEBO, no âmbito do trabalho de articulação, participarão num piquenique convívio no Bom Jesus do Monte , em Braga de forma a conviverem e cooperarem com os seus pares no processo continuo de aprendizagem.

Conselho de Docentes do Pré-escolar

Alunos (P5 BEG-1; P5 BJG-1; P5 EG-1; P5 PG-1; P5 PG-2; P5 MG-1; P5 MG-2; P5 CG-1; P5 CG-2; P5 SG-1; P5 SG-2; )

A4; B7; C5; C6

mai No âmbito das ciências experimentais.

O Departamento do 1º ciclo e Departamento da Educação Pré escolar, realizará experiências nas diferentes unidades educativas e estabelecimentos de educação de forma a promover a articulação entre estes dois níveis de ensino desenvolvendo e apropriando as crianças/alunos, do processo de da metodologia cientifica nas suas diferentes etapas : questionar, colocar hipóteses, prever como encontrar respostas,experimentar e recolher informação, organizar e analisar a informação para chegar a conclusões e comunicá-las.

Conselho de Docentes do Pré-escolar; Conselho de Docentes de 1º Ciclo

Alunos (P5; 1.º; 2.º; 3.º; 4.º; ) A3; A4; B1; B2; B6; C5

Conselho Docentes do Pré-escolar

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 13 de 74

Page 14: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

jogos coletivos Realização de Jogos coletivos que impliquem a aceitação do ganhar e do perder, desenvolvendo a capacidade de lidar com a frustração

Conselho de Docentes do Pré-escolar

Alunos (P5 BEG-1; P5 BJG-1; P5 EG-1; P5 PG-1; P5 PG-2; P5 MG-1; P5 MG-2; P5 CG-1; P5 CG-2; P5 SG-1; P5 SG-2; )

A4; B1; B2; B6; C5

Conselho Docentes do Pré-escolar

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 14 de 74

Page 15: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

set 18 Análise e exploração do conto: "O Cuquedo"

Ouvir ler pequenos textos/contos narrativos e promover estratégias que envolvam a criatividade do aluno.

Marta Assunção Machado Sousa ; Maria Sameiro Monteiro Paixão Amaral Fernandes ; Maria Fernanda Gonçalves Martins ; Justina Gomes Ferreira Castro Monteiro ; Isabel Vieira de Barros

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (1.º M-1; 1.º P-1; 2.º BE-1/2; 1.º C-1; 4.º S-1/4)

A1; A2; A3; A4; A5; C2

mar 01 Atividade realizada ao ar livre: "Despertar os sentidos"

Atividade realizada fora da sala de aula, ao ar livre. Na natureza, explorar diversos sons, cheiros, estímulos visuais e tácteis.

Coordenação 1º Ano Docentes; Pessoal não docente; Alunos (1.º M-1; 1.º P-1; 2.º BE-1/2; 1.º C-1; 4.º S-1/4; )

A1; A2; A3; A4; B7; B8; C2

abr 23 Confeção de "Os Maios" Confeção de grinaldas, subordinada ao tema de "Os Maios" para reavivar a cultura das populações e reviver tradições.

Coordenação 1º Ano Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (1.º M-1; 1.º P-1; 2.º BE-1/2; 1.º C-1; 4.º S-1/4; )

A1; A2; A3; A4; A5; B7; B8; C2

Coordenação do 1º Ano

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 15 de 74

Page 16: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

Realização de uma oficina de escrita criativa "Uma imagem mil palavras!"

Realização de uma oficina de escrita criativa (com uma regularidade de uma por período) com o intuito de promover o desenvolvimento do gosto pela escrita e das capacidades neste domínio que é crucial e transversal a todas as disciplinas.

Coordenação 2º Ano Alunos (2.º M-2; 2.º P-2; 2.º S-2; 2.º BE-1/2; 2.º C-2; )

A1; A2; B1; B2

Coordenação do 2º Ano

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 16 de 74

Page 17: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

fev Quantos queres? Atividade de articulação entre todas as turmas do 3º ano, no âmbito da Educação Literária, com os seguintes objetivos:aprender a ler, obter informação e organizar conhecimento; para aprender a escrever; para construir e expressar conhecimento.Consiste num jogo/ trabalho de grupo com base no jogo tradicional "Quantos Queres".

Coordenação 3º Ano Alunos (3.º C-3; 3.º P-3; ) A1; A2; A3; A4; B2

Coordenação do 3º Ano

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 17 de 74

Page 18: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

Água Segura O projeto tem como destinatários os alunos do 4.º ano de escolaridade e será desenvolvido em ações teóricas e práticas. As ações letivas teóricas são desenvolvidas pelos professores titulares de turma. As ações práticas são dinamizadas pela Empresa Municipal Águas de Barcelos. O projeto tem como objetivo a sensibilização dos alunos para a importância da água e os principais problemas a ela associados, que afetam a humanidade e ecossistemas, nomeadamente a poluição e a utilização excessiva das reservas de água doce proveniente do ciclo natural da água.

Coordenação 4º ano Alunos (4.º C-4; 4.º M-3/4; 4.º M-4; 4.º P-4; 4.º S-3/4; 4.º P-4A; 4.º BJ-3/4; 4.º S-1/4; )

B7; C5; C6

Coordenação do 4º Ano

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 18 de 74

Page 19: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

fev 20 Visita de Estudo ao Porto -6º ano

Os alunos do 6.º ano visitarão o Planetário do Porto no turno da manhã, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e de tarde assistirão à peça de teatro:" A aventura de Ulisses" no âmbito da disciplina de Português.

Teresa Jesus Costa Dias ; Maria Sameiro Pereira Alves Soares ; Maria Felisbela Santos Carvalho ; Emília Cristina Sampaio Osório ; Antonio Augusto Pereira Barroso

Alunos (6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D)

1309 € A2; A3; A4; B1; B6; B7; B8; C1; C3; C5; C6

Coordenação dos DT do 2º Ciclo

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 19 de 74

Page 20: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

jan 14 Visita de estudo ao Porto Os alunos das 4 turmas do 8º ano (A, B, C e D) terão a oportunidade de visitar o WORLD OF DISCOVERIES, Museu Interativo e Parque Temático que trata do encontro de culturas e do alcance de ambições, ideias, esforços e inovações relacionados com os Descobrimentos. No final da visita, existe um restaurante “Mundo de Sabores” com as iguarias exóticas e os melhores sabores de Portugal, África, Índia, China, Japão e Brasil. Quem desejar uma recordação, existe a loja "Sphera Mundi", com diversos e originais objetos alusivos aos Descobrimentos.Durante o percurso, os alunos farão uma visita guiada pela cidade do Porto, para observarem a organização do espaço urbano, no âmbito do tema “As Cidades – principais áreas de fixação humana”.

Subdepartamento de História; Subdepartamento de Geografia

Alunos (8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; )

13 € A1; A2; A4; B1; B6; B7

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 20 de 74

Page 21: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

mar Semana da Leitura Semana da Leitura de 11 a 15 de março - 9ª Edição da atividade «Silêncio! Vamos ler.» a 13 de março“Percursos de Leitura – leituras em cadeia” a 11 e 12 de março Feira do Livro de 11 a 14 de marçoEstas atividades têm por objetivos: fomentar o gosto pela leitura; aprofundar competências de leitura; pPromover o contacto com os livros; dar a conhecer atividades desenvolvidas no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL). Ao longo da semana os alunos terão oportunidade de realizar uma visita à Feira do Livro; durante 2 dias a comunidade educativa participará nas leituras em diferentes locais da escola.

Ana Maria Dias Cunha ; Ana Maria Durães Ferraz Pinheiro ; Emília Cristina Sampaio Osório ; Gloria Aparecida Gonçalves Sousa ; Justina Mª Morgado Vilaça ; Maria Beatriz Machado Gonçalves Braga ; Maria da Gloria Dias Azeredo; Maria Elizabete Rodrigues Gonçalves; Maria Fátima Santos Mateus ; Maria José Coelho Gaspar Miranda Pereira ; Maria Manuela Cunha Pereira ; Rosa de Fátima da Silva Caldas; Suzana Maria Vidrago de Sousa; Teresa Jesus Costa Dias

Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

0 € A1; A2; A3; A4; A6; A7; A8; A9; B1; B2; B6; B8; C1; C4

Departamento de Línguas

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 21 de 74

Page 22: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

out 30; 31 Visita de estudo ao Planetário/Casa da Ciência de Braga

A visita enquadra-se no âmbito do programa das disciplinas de Físico-Químcas (Unidade: Universo) e de Geografia (Subtema: A Localização dos diferentes elementos da superfície terrestre) do 7º ano. Nesta visita, os alunos irão assistir a uma sessão de planetário imersivo e construir um relógio solar. Esta atividade constituirá um DAC do qual se fará a sua planificação em conselho de turma.Devido à lotação máxima ser de 60 alunos, os alunos serão divididos em 2 grupos ( 60 e 41 alunos) e a visita será realizada em dois dias consecutivos (30 e 31 de outubro) durante o período da manhã.

Ana Claudia Arede Bastos Alegria Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E)

A1; A2; A3; A4; B1; B5

fev 07; 08 Dia das Ciências Ao longo de 2 dias , mostra de trabalhos realizados pelos alunos, jogos matemáticos, atividades experimentais

Subdepartamento de Informática; Subdepartamento de Ciências Naturais; Subdepartamento de Matemática; Subdepartamento de Física e Química

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

A1; A3; A4; B1; B5

mar 14 Dia do Pi Elaboração de projetos alusivos ao símbolo e ao significado.O produto final é um instrumento de avaliação.

Rui Manuel Martins Ribeiro Leite; Maria José Ribeiro Machado; Maria da Conceição Lopes Ribeiro Maiato ; Jorge Manuel Martins Correia; Jacinta Maria Fernandes Nogueira ; Antonio Augusto Pereira Barroso; Ana Isabel Gonçalves Castro Silva ; Alexandra da Conceição da Silva Martinho

Alunos (5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º) A1; A2; A3; A4; B1; B5; B6; B8; C1

jan; fev; mar; abr; mai

Concurso Supertmatik de Astronomia

Realização de concursos (intra-turma e inter-turma) para seleção dos 2 representantes na final on-line nacional.Nestes concursos os alunos jogam individualmente contra um adversário respondendo o mais rapidamente possível a questões sobre astronomia. No campeonato intra-turma serão apurados o campeão e vice campeão que irão ao campeonato inter-turma. Neste, serão apurados os dois melhores alunos da escola(do 7º ano) que irão depois competir a nível nacional na final on-line.

Ana Claudia Arede Bastos Alegria Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E)

50 € A1; A2; A3; A4; B5; C2

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 22 de 74

Page 23: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

Clube de Ciência Curiosa O Clube da Ciência Curiosa será um espaço em que se pretende que os alunos desenvolvam atividades extracurriculares, com principal ênfase numa componente científica experimental. Objetivos:Estimular nos alunos o interesse pela Ciência, nomeadamente através da realização de diversas atividades experimentais relacionadas com os conteúdos relacionadas com as ciências naturais;Sensibilizar os alunos para a importância da ciência na interpretação dos fenómenos do dia-a-dia;Estimular nos alunos o interesse e a curiosidade pelo estudo dos fenómenos naturais;Desenvolver o espírito crítico e criativo dos alunos;Desenvolver atitudes de persistência, rigor, gosto pela pesquisa, autonomia, cooperação e respeito pelos outros;Estimular a cooperação, o trabalho de grupo, a prática da autodisciplina, o prazer de aprender e de comunicar, elevando a autoestima dos alunos;Promover a utilização correta de material de laboratório na realização das atividades experimentais;Questionar o comportamento humano perante o mundo, bem como o impacto da Ciência e da Tecnologia no nosso ambiente e na nossa cultura em geral;

Rui Manuel Martins Ribeiro Leite Alunos (5.º; 6.º; ) A1; A2; A3; A4; A5; B6

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 23 de 74

Page 24: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

set 08 Dia Europeu do Desporto Escolar

Realização de várias atividades desportivas como o Voleibol de praia; Andebol;Bbasquetebol; Atletismo; Escalada; Dança e Ragueby. Com o objetivo de promover o desporto e a atividade física em toda a Europa (neste caso na cidade de Braga) através da realização de um conjunto alargado de atividades dirigidas aos alunos ds escola de Braga, independentemente da idade ou do nível de preparação física.

Teresa Carmo Silva Cardoso Borges ; Nuno Miguel Gonçalves Pereira; João Pedro Canha Brito; Joao Narciso Fernandes Martins; Elisabete Claudia Gonçalves Lezon e Silva

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; )

A2; A3; A4; B8; C5; C6

out Dia da Cidade Europeia do Desporto

Atividade realizada em parceria com a Câmara Municipal de Braga.Realização de atividades desportivas diferenciadas e motivadoras,para ser aplicadas a todas as tumas que tenham aula de Educação Física, juntamente com animação durante os intervalos, e ainda o hastear da bandeira da CED na escola.

Teresa Carmo Silva Cardoso Borges ; Nuno Miguel Gonçalves Pereira; João Pedro Canha Brito; Joao Narciso Fernandes Martins; Elisabete Claudia Gonçalves Lezon e Silva

Alunos (5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; ) A3; A4; A7; A8; C5; C7

out; nov; dez

Torneio de Ténis de Mesa Durante o 1º período realiza-se um torneio de ténis de mesa entre os alunos do 2º ciclo e os alunos do 3º ciclo em horários destinados para a atividade interna.

Teresa Carmo Silva Cardoso Borges ; Nuno Miguel Gonçalves Pereira; João Pedro Canha Brito; Joao Narciso Fernandes Martins; Elisabete Claudia Gonçalves Lezon e Silva

Alunos (5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; ) A1; A2; A3; A7; B1; B3; B8; C7

nov Corta Mato Escolar Corta mato escolar realizado nas instalações desportivas da escola. Elisabete Claudia Gonçalves Lezon e Silva ; Joao Narciso Fernandes Martins; João Pedro Canha Brito; Nuno Miguel Gonçalves Pereira; Teresa Carmo Silva Cardoso Borges

Alunos (3.º; 4.º; 5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; )

A1; A2; A3; A4; B6; B8; C1; C7

dez Torneio interturmas de Basquetebol 3X3

Torneio de basquetebol 3x3, realizado no pavilhão desportivo e campos exteriores da escola, realizam-se jogos entre equipas femininas e masculinas do 2º ciclo e 3º ciclo. Apura-se o 1º classificado dos dois ciclos para participar num torneio que se realiza na Universidade do Minho.

Elisabete Claudia Gonçalves Lezon e Silva ; Joao Narciso Fernandes Martins; João Pedro Canha Brito; Nuno Miguel Gonçalves Pereira; Teresa Carmo Silva Cardoso Borges

Alunos (5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; ) A1; A2; A3; A4; A5; A7; B8; C1; C2; C7

Desporto Escolar

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 24 de 74

Page 25: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

set Receção aos alunos Atribuição de um(a) padrinho(a) aos alunos do 1º ano e ás crianças que frequentam pela 1ª vez o JI.Facilitar a integração dos alunos e desenvolver um sentido de pertença

Maria Fernanda Gonçalves Martins ; Filomena Maria Silva Pinto Vilaça

Alunos (2.º BE-1/2; P5 BEG-1; 1.º; )

A4; B2

nov 05; 05; 05; 05

Simulacro de Sismo "A Terra Treme"

Após uma explicação aos alunos, de como atuar em caso de sismo irá realizar-se um exercício prático (simulacro). O objetivo deste Exercício, durante o qual se exercitarão os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – é capacitar os alunos para saberem como agir em caso de sismo.

Maria Fernanda Gonçalves Martins ; Filomena Maria Silva Pinto Vilaça

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (2.º BE-1/2; P5 BEG-1; 1.º; )

A4; A7

dez; jan

Atividades lúdicas livres e diversificadas - AAAF / CAF

Durante a interrupção do natal (17/12 a 3/1)irão realizar-se atividades lúdicas livres e diversificadas com o objetivo de proporcionar momentos de convívio e bem-estar e ocupar os tempos livres de forma lúdica.

AAAF/CAF - EB1/JI S Estêvão Alunos (2.º BE-1/2; P5 BEG-1; 1.º; )

A4; C5

dez Atividades lúdicas, livres e diversificadas

(AAAF/CAF)

Proporcionar momentos de convívio e bem estar;Ocupar os tempos livres de forma lúdica

AAAF/CAF - EB1/JI S João Alunos (4.º BJ-3/4; 2.º BE-1/2; P5 BJG-1; 1.º; 3.º; )

C5

jan Cantar de Reis Cantar de Réis pela localidade, no dias 7 e 8, no período da manhã ,com o objetivo de manter uma tradição.

Maria Fernanda Gonçalves Martins ; Filomena Maria Silva Pinto Vilaça

Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (2.º BE-1/2; P5 BEG-1; 1.º; )

A4; B7; B8

mar Atividades lúdicas, livres e diversificadas

Irão realizar-se nos dias 4 e 6 de março, atividades lúdicas, livres e diversificadas no âmbito da AAAF/CAF com o objetivo de proporcionar momentos de convívio e bem-estar e ocupar os tempos livres de forma lúdica.

AAAF/CAF - EB1/JI S Estêvão Alunos (2.º BE-1/2; P5 BEG-1; 1.º; )

A4

mar Celebração da Páscoa Participar numa Celebração da Palavra juntamente com a EB1/JI de Bastuço João e restante Comunidade Educativa e Local.Esta atividade irá realizar-se na igreja paroquial de Bastuço Sto Estêvão e tem como objetivo celebrar a Páscoa mantendo uma tradição.

Maria Fernanda Gonçalves Martins ; Filomena Maria Silva Pinto Vilaça ; Aurora do Céu da Costa Martins; Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro

Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (4.º BJ-3/4; 2.º BE-1/2; P5 BEG-1; P5 BJG-1; 1.º; 3.º; )

A4; B7

mar Desfile de Carnaval As crianças/alunos percorrerão as ruas da localidade mascaradas, com o objetivo de festejar o Carnaval e manter uma tradição.

Maria Fernanda Gonçalves Martins ; Filomena Maria Silva Pinto Vilaça

Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (2.º BE-1/2; P5 BEG-1; 1.º; )

A4; B2; B7; B8

abr Atividades lúdicas, livres e diversificadas

Durante a interrupção da Páscoa (8 a 22/04/2019)irão realizar-se atividades lúdicas livres e diversificadas com o objetivo de proporcionar momentos de convívio e bem-estar e ocupar os tempos livres de forma lúdica.

AAAF/CAF - EB1/JI S Estêvão Alunos (2.º BE-1/2; P5 BEG-1; 1.º; )

A4

Simulacro de Incêndio Após uma explicação aos alunos, sobre o Plano de Emergência, irá realizar-se um exercício prático (simulacro). O objetivo deste Exercício, é capacitar os alunos para saberem como agir em caso de incêndio bem como conhecerem o local definido para ponto de encontro.

Maria Fernanda Gonçalves Martins ; Filomena Maria Silva Pinto Vilaça

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (P5; 1.º; 2.º; )

A4; A7; C7

jun; jul

Atividades lúdicas, livres e diversificadas

No final do ano letivo, a partir de 24/06 e durante o mês de julho irão realizar-se atividades lúdicas livres e diversificadas com o objetivo de proporcionar momentos de convívio e bem-estar e ocupar os tempos livres de forma lúdica.

AAAF/CAF - EB1/JI S Estêvão Alunos (2.º BE-1/2; P5 BEG-1; 1.º; )

A4

EB Bastuço, Santo Estêvão, Barcelos

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 25 de 74

Page 26: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

jun Visita de Estudo Em data e local a definir , irá realizar-se uma Visita de Estudo, em conjunto com a EB1/JI de Bastuço.

Maria Fernanda Gonçalves Martins ; Filomena Maria Silva Pinto Vilaça ; Aurora do Céu da Costa Martins; Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro

Alunos (4.º BJ-3/4; 2.º BE-1/2; P5 BEG-1; P5 BJG-1; 1.º; 3.º; )

A4; B2; B7

jun Festa de Final do Ano Letivo

Esta atividade será realizada à noite e será dinamizada pelos Encarregados de Educação.

Filomena Maria Silva Pinto Vilaça ; Maria Fernanda Gonçalves Martins

Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (2.º BE-1/2; P5 BEG-1; 1.º; )

A4; B7; B8; C1

EB Bastuço, Santo Estêvão, Barcelos

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 26 de 74

Page 27: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

nov 05 - Simulação de sismo cumprindo o plano de emergência

Simulacro de Sismo.no âmbito do projeto Prevenção e Segurança " A terra Treme", pretende-se alertar e sensibilizar a comunidade educativa para agir Antes, Durante e Depois da ocorrência de um sismo. Durante um minuto a comunidade vai praticar os três gestos que podem salvar vidas em caso de Sismo- BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR.

Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro ; Aurora do Céu da Costa Martins

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (4.º BJ-3/4; P5 BJG-1; 3.º; )

C1

dez 13 Ida ao cinema/teatro. Os alunos da EB1/JI de Bastuço S. João e Sto Estêvão irão ao cinema ou teatro.

Aurora do Céu da Costa Martins; Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro

Alunos (4.º BJ-3/4; P5; 3.º; ) B8

dez Atividades lúdicas, livres e diversificadas

(AAAF/CAF)

Proporcionar momentos de convívio e bem estar;Ocupar os tempos livres de forma lúdica

AAAF/CAF - EB1/JI S João Alunos (4.º BJ-3/4; 2.º BE-1/2; P5 BJG-1; 1.º; 3.º; )

C5

- Receção aos alunos de toda a comunidade escolar

Apresentação dos professores titulares de turma, dos alunos e assistentes operacionais.Diálogo sobre as regras na escola.Jogos de integração entre todos os alunos do estabelecimento

Aurora do Céu da Costa Martins; Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro

Alunos (4.º BJ-3/4; P5; 3.º; ) A4; B8

mar 01 Carnaval Festa de Carnaval na escola com os alunos mascarados e organização de desfile temático, no âmbito da " Educação para os media".

Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro ; Aurora do Céu da Costa Martins

Alunos (4.º BJ-3/4; P5; 3.º; ) B8

mar; abr

Atividades lúdicas, livres e diversificadas

(AAAF/CAF)

Proporcionar momentos de convívio e bem estar;Ocupar os tempos livres de forma lúdica

AAAF/CAF - EB1/JI S João Alunos (4.º BJ-3/4; P5 BJG-1; 1.º; 2.º; 3.º; )

C5

- Simulação de incêndio cumprindo o plano de emergência

Simulação de um incêndio cumprindo o plano de emergência. Aurora do Céu da Costa Martins; Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (4.º BJ-3/4; P5; 3.º; )

C5; C7

Simulação de incêndio cumprindo o plano de emergência

Proceder-se-á a uma simulação de incêndio, cumprindo o plano de emergência.

Aurora do Céu da Costa Martins; Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro

Alunos (4.º BJ-3/4; 3.º; ) C5

mai 31 Dia Mundial da Criança A atividade realizar-se-á em articulação com a escola de Bastuço Stº Estêvão. Atividades a definir, em articulação com a União de Freguesias .

Aurora do Céu da Costa Martins; Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro

Alunos (4.º BJ-3/4; 2.º BE-1/2; P5; 1.º; 3.º; )

B8

jun; jul

Atividades lúdicas, livres e diversificadasPiscina , Praia e saída ao meio (datas a definir)

(AAAF/CAF)

Atividades lúdicas, livres e diversificadasPiscina , Praia e saída ao meio (datas a definir)

(AAAF/CAF)

AAAF/CAF - EB1/JI S João; AAAF/CAF - EB1/JI Sequeira

Alunos (4.º BJ-3/4; 2.º BE-1/2; P5 BJG-1; 1.º; 3.º; )

C5

EB Bastuço, São João, Barcelos

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 27 de 74

Page 28: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

set 17 Receção aos alunos Ao longo do primeiro dia de aulas serão desenvolvidas algumas atividades com o intuito de promover a receção e integração dos novos alunos da escola, bem como a motivação de todos para o arranque do ano letivo. Neste sentido desenvolver-ão as seguintes atividades:. receção nas salas de aula;. receção aos caloiros. Leitura partilhada de uma história (em articulação com os alunos do JI);. Elaboração da árvore dos desejos.. Lanche partilhado

Justina Gomes Ferreira Castro Monteiro ; Ana Margarida Leite Mendes Sousa Ribeiro Costa ; Alexandra Carmelita Ribeiro Fernandes Domingos

Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2)

A4; B1; B2; B6; B8

set 17; 17; 17; 17

Recepção às crianças Para as crianças do jardim de infância far-se-á a projecção da história “Sebastião” e a posterior exploração da mesma em sala de aula/atividades por cada um dos docentes. Esta história será, também trabalhada em articulação com a EB1 de Cabreiros.

Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Justina Mª Morgado Vilaça ; Helena Maria Cunha Correia Carvalho ; Ana Margarida Leite Mendes Sousa Ribeiro Costa ; Alexandra Carmelita Ribeiro Fernandes Domingos

Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2; P5 CG-1; P5 CG-2)

A4; B1

set; dez; mar; abr; jun; jul

Atividades no âmbito da CAF

Atividades recreativas no período de interrupção letiva: para além das atividades de rotina (acolhimento, almoço, higiene oral, lanche) serão realizadas iniciativas nas áreas do desporto, e das expressões plástica, dramática e musical.

CAF - EB1 Cabreiros Alunos () C1; C6

nov 05 Realização de um Simulacro

Realizar-se à um simulacro, enquadrado na temática dos procedimentos de segurança a adotar numa situação de sismo.

EB1 Cabreiros Docentes; Pessoal não docente; Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2)

A4

nov; dez

0+1=som O programa 0+1=Som é um ciclo de workshops realizado em contexto escolar, promovido peloMunicípio de Braga/BragaMedia Arts e desenhado e implementado pelaDigitópia/Casa daMúsica,quevisaexporosalunosdo1ºciclodoensinobásicoàsnovastecnologiasaplicadasàarte.

EB1 Cabreiros Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2; )

A3; A4; B1; B8; C6

dez Festa de Natal /Atividade de natal

Realização de uma festa de Natal com a apresentação de diversas canções, dramatizações, declamação de poesias e outros enquadrados na época natalícia. Em alternativa, ficará aberta a possibilidade da festa ser enquadrada nalguma atividade habitualmente proposta pela Câmara Municipal para o último dia de aulas do 1º período.

EB1 Cabreiros Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2)

A4; B1; B2; B8

dez Espetáculo Musical de Natal

Deslocação de todos os alunos da EB1 e do Jardim-de-infância para a participação num espetáculo de Natal que será definido posteriormente.

EB1 Cabreiros Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2; P5)

B2; B8

jan 06; 07 Cantar os Reis Todos os alunos e professores irão pela freguesia cantando e tocando canções dos reis e das janeiras.

EB1 Cabreiros Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2)

A4; B1; B7; B8

fev Simulacro (prevenção em situação de incêndio)

Realizar-se á um simulacro subordinado à temática da prevenção numa situação de incêndio.

EB1 Cabreiros Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2)

A4; B1

EB Cabreiros, Braga

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 28 de 74

Page 29: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

mar 01 Carnaval As crianças percorrem algumas artérias da freguesia com as fantasias elaboradas com a colaboração dos pais.

Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Justina Mª Morgado Vilaça ; isabel Maria Costa Gomes Peixoto; Helena Maria Cunha Correia Carvalho ; Ana Margarida Vieira de Abreu; Alexandra Carmelita Ribeiro Fernandes Domingos

Encarregados de educação/Comunidade

A4; B8; C2

mar 08 Visita à Quinta Pedagógica de Braga

Os alunos, da turma do 2.º ano, deslocar-se-ão à Quinta pedagógica de Braga para participar num conjunto de atividades propostas pelo Centro de Formação e Experimentação Ambiental (Câmara Municipal de Braga).

Ana Margarida Leite Mendes Sousa Ribeiro Costa

Alunos (2.º C-2; ) A4; B1; C6

mar Semana da Leitura na EB1 de Cabreiros

Realização de um leque diversificado de actividades no âmbito da comemoração da Semana da Leitura: sessões de poesia, música,leituras partilhadas feita pelos professores, pais, contadores de histórias e alunos. Produção de uma painel com os produtos da semana.

EB1 Cabreiros Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2)

A1; A3; A4; A9; B1

mai 31 Dia Mundial da Criança na EB1 de Cabreiros

Realização de vários jogos e atividades lúdicas no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Criança.

EB1 Cabreiros Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2; )

A2; A3; B1; B2

mai Visita de Estudo Realização de uma visita de estudo a um local a definir posteriormente. EB1 Cabreiros Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2; )

A4; B1; B7; B8

jun 18 Festa dos padrinhos Os alunos finalistas do JI deslocar-se-ão à EB1 para realizar a festa dos padrinhos com os alunos da turma C1.

Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Justina Gomes Ferreira Castro Monteiro ; Helena Maria Cunha Correia Carvalho

Alunos (1.º C-1; P5 CG-1; P5 CG-2; )

A4; B2

jun Visita ao MARB A atividade de visita ao MARB enquadra-se no programa "5 ao Dia" que visa promover, nos alunos, o consumo de pelo menos 5 doses de fruta e hortícolas por dia, desenvolvendo hábitos de alimentação mais saudáveis. Os alunos da turma do 4º ano deslocam-se ao MARB para realizar um conjunto de atividades dinamizadas pela equipa do projeto.

isabel Maria Costa Gomes Peixoto Alunos (4.º C-4; ) A1; A2; A4; B1

jun Festa final de ano letivo Espetáculo apresentado por todos os alunos da EB1e Jardim de Infância com a colaboração dos professores, educadoras e técnicos das AEC. A APEE e Junta de Freguesia colaboram ativamente na dinamização da festa.

EB1 Cabreiros; Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Helena Maria Cunha Correia Carvalho

Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2; P5 CG-1; P5 CG-2; )

A4; A8; B1; B2

jun Realização de um simulacro

Realização de um simulacro que envolve todas as turmas da escola e a aplicação prática do plano de evacuação em caso de emergência.

EB1 Cabreiros Docentes; Pessoal não docente; Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2; )

A4; B1; B2

EB Cabreiros, Braga

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 29 de 74

Page 30: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

nov 09 Feira de Outono - Pousa Promover as tradições locais - venda de produtos oferecidos pelos pais e encarregados de educação.

EB1 Pousa Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

A4; C1; C2

nov 12 Magusto Promover as tradições locais: degustação de castanhas assadas, saltar a fogueira, jogos tradicionais.

EB1 Pousa Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

A4; B6

nov Simulacro Realizar simulacros para preparar os alunos para situações de emergência.

Virgílio Fernando Loureiro Magalhaes; Marta Assunção Machado Sousa ; Maria Sameiro Antunes Gomes Silva ; Isabel Maria Azevedo Moreira Santos; Celina Augusta Rodrigues Coelho ; Carla Maria Paulino dos Santos Abreu ; Ana Paula Gomes Soares

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

A4; B6; C7

dez 14 O Natal no Cinema Visionamento de um filme numa sala de cinema. EB1 Pousa; Celina Augusta Rodrigues Coelho

Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º C-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

A4

mar 01 Brincar ao Carnaval na Pousa

Realização de um desfile de Carnaval com o intuito de promover a dimensão artística enquanto elemento fundamental na formação integral dos alunos.

EB1 Pousa; Ana Paula Gomes Soares

Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

A4; B8

mar Simulacro Realizar um simulacro para preparar os alunos para situações de emergência.

Maria Sameiro Antunes Gomes Silva ; Celina Augusta Rodrigues Coelho

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

A4; C7

abr 24 Visita de Estudo à "Magikland".

Visita a um espaço de diversão - Magikland- para promover a formação adequada na área dos valores cívicos, na construção de uma cidadania participativa e na adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis.

EB1 Pousa Docentes; Pessoal não docente; Outro; Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1; )

A4

mai 15 Dia da Família Realização de diversas atividades lúdicas envolvendo toda a comunidade educativa.

EB1 Pousa Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

A8

jun 03 Ser criança é... Atividades lúdicas para comemorar o Dia Mundial da Criança. EB1 Pousa Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

A4; B8

jun 21 Chegamos ao fim... Festa final de ano: apresentação de números pelos alunos; convivío entre toda a comunidade educativa.

EB1 Pousa Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Outro; Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

B8; C1

EB da Pousa, Barcelos

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 30 de 74

Page 31: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

jun Simulacro Realizar um simulacro para preparar os alunos para situações de emergência.

Maria Sameiro Antunes Gomes Silva ; Celina Augusta Rodrigues Coelho

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5 PG-1; P5 PG-2; )

A4; C7

Atividades AAF/CAF Atividades lúdicas livres e diversificadas para ocupação dos alunos da AAF/CAF durante as interrupções letivas.

Virgílio Fernando Loureiro Magalhaes; Marta Assunção Machado Sousa ; Maria Sameiro Antunes Gomes Silva ; Isabel Maria Azevedo Moreira Santos; Carla Maria Paulino dos Santos Abreu ; AAAF/CAF - EB1/JI Pousa

Alunos (P5; 1.º; 2.º; 3.º; 4.º; ) C1

EB da Pousa, Barcelos

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 31 de 74

Page 32: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

dez Espetáculo de Natal Participação/ assistir a um espectáculo de Natal explorando valores de Cidadania, natalícios e afetos.

Conselho de Docentes do Pré-escolar

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

0 € A4; B2; C4; C6

jan Cantar dos Reis Cantar dos Reis envolvendo toda a comunidade educativa EB 1 e JI no recinto(adro ) exterior da Igreja da freguesia de Martim.. Esta atividade está articulada com o Professor de educação musical Carlos Vieira. Este espectáculo terá a visibilidade para toda a freguesia não sendo exclusiva para as famílias.

Conselho de Docentes do Pré-escolar; EB1 Martim; AAAF - JI Martim

Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

0 € B2; B8; C6

mar 01 Carnaval Será programada uma atividade alusiva ao Carnaval,para este dia.Favorecer o acesso a contextos culturais e artísticos diversificados.

Paula Alexandra Leitão Brás da Cunha Fernandes; José Adalberto Fernandes Bastos Castro ; Guiomar de Jesus Fernandes Sá Machado; Alexandra Paula Barroso

Alunos (2.º M-2; 4.º M-4; 1.º M-1; P5; 3.º; )

0 € A3; B8

mar Prevenção e segurança. Exercício de simulação de catastrofe.Desenvolver comportamentos e uma cultura de segurança.

Alexandra Paula Barroso Alunos (P5 EG-1; ) 0 € A4; C7

abr 05 Lanche partilhado em Celebração da Páscoa.

Articulação com a EB1 e JI de Martim e Encourados num lanche partilhado.B6.2D5.1

Alexandra Paula Barroso Alunos (P5 EG-1; ) 0 € A4

mai 31 Visita de estudo Visita de estudo.Favorecer o acesso a contextos culturais e artísticos diversificados.Incremento de parcerias protocolos entre o agrupamento e Juntas de freguesia, pais e encarregados de Educação e outras entidades , que se constituam como mais valias no desenvolvimento do seu plano de ação.

Alexandra Paula Barroso Alunos (P5 EG-1; ) A2; A4; B2

jun Dia Mundial da Criança Dia de convívio entre as crianças dos estabelecimentos de ensino. Atividades culturais, jogos de animação e lanche convívio.

Conselho de Docentes do Pré-escolar; EB1 Martim

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

0 € B2; B8

jun Festa de encerramento de ano lectivo.

Esta atividade envolve a participação dos alunos do pré escolar ao primeiro ciclo, Pais, famílias e comunidade educativa. Como Espectáculo cultural, será dada a conhecer à comunidade algum trabalho articulado entre docentes: A área das Expressões a área da formação Pessoal e social e área do conhecimento do mundo será uma evidencia do trabalho realizado ao longo do ano letivo. Musica, dança e dramatização.

EB1 Martim; AAAF - JI Martim; Guiomar de Jesus Fernandes Sá Machado; Paula Alexandra Leitão Brás da Cunha Fernandes

Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

0 € A8; B1; B7

Visita de estudo Experiência em andar de veleiro no rio douro fazer o percursos das pontes.Visita ao espaço Museu iterativo- Word Of Discoveries alfandega do Porto

Conselho de Docentes do Pré-escolar; EB1 Martim

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

15,00 € C4

EB Martim, Barcelos

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 32 de 74

Page 33: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

out; nov; dez

Os Piratas vão à piscina Ao longo do 1.º período as crianças do JI vão uma vez por semana à piscina de Tebosa, numa iniciativa da Câmara Municipal de Braga. Com esta atividade pretende-se que as crianças, desde cedo, aprendam a lidar com a água com segurança.

EB1 Sequeira; Maria Dores Fernandes Brito Alves ; Maria Rosa Santos Graça

Alunos (P5 SG-1; P5 SG-2; ) C5

nov 05 A terra treme- Sequeira Neste dia todos os alunos da escola e do jardim colocarão em prática os conhecimentos adquiridos até ao momento noutras atividades sobre o mesmo tema, trabalhadas em dias anteriores.

EB1 Sequeira; Maria Dores Fernandes Brito Alves ; Maria Rosa Santos Graça

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (2.º S-2; 4.º S-3/4; 4.º S-1/4; P5 SG-1; P5 SG-2; 1.º; 3.º; )

C7

nov 27 Rastreio Visual na EB1 de Sequeira

Atividade em parceria com a Óticas Minho no âmbito do Programa de Despistagem de Anomalias Visuais. Pretende-se facultar o rastreio visual a todos alunos do 1º ciclo da escola de Sequeira, porque se reconhece a relação existente entre uma visão deficiente e os possíveis problemas de aprendizagem que lhe poderão estar inerentes.

EB1 Sequeira Alunos (2.º S-2; 4.º S-3/4; 4.º S-1/4; 1.º; 3.º; )

A8; C1

dez 14 Espetáculo de Natal Nos dias que precedem esta atividade, dar-se-á realce à vivência da época natalícia através da decoração dos espaços da escola, na construção de um presépio e de uma árvore de Natal. Esta atividade terá como ponto superior uma festa/convívio que envolverá toda a comunidade, na qual será oferecido a toda a comunidade escolar um espetáculo natalício, oferecido pela Associação de Pais e levado a cena pelo grupo de teatro Tim’Bra. Com esta atividade pretende-se comemorar esta época em família, estreitar os laços entre escola e comunidade, bem como promover condições para o desenvolvimento da expressão artistica

EB1 Sequeira; Maria Rosa Santos Graça ; Maria Dores Fernandes Brito Alves

Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (2.º S-2; 4.º BJ-3/4; 4.º S-1/4; P5 SG-1; P5 SG-2; 1.º; 3.º; )

250 € A3; B7; B8; C1

jan Cantar os reis- Sequeira Na segunda quinzena de janeiro os alunos da eb1 e do ji irão cantar os reis pela freguesia. Com esta atividade pretende-se preservar uma tradição, bem como dar a conhecer aos alunos os diversos lugares da freguesia..

EB1 Sequeira; Maria Dores Fernandes Brito Alves ; Maria Rosa Santos Graça

Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (2.º S-2; 4.º S-3/4; 4.º S-1/4; P5 SG-1; P5 SG-2; 1.º; )

B8; C1

mar 01 Desfile de carnaval-Sequeira

De manhã, os alunos da eb1 e as crianças do ji irão desfilar pela freguesia em conjunto com a Edifacoop. O tema é livre. Com esta atividade pretender-se comemorar uma data tão significativa para todos.

EB1 Sequeira; Maria Dores Fernandes Brito Alves ; Maria Rosa Santos Graça

Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (2.º S-2; 4.º S-3/4; 4.º S-1/4; P5 SG-1; P5 SG-2; 1.º; 3.º; )

A4; B7; B8; C1

dez; abr; jul

Atividades CAF e AAAF Atividades lúdicas, livres e diversificadas. Pretende-se proporcionar momentos de convívio e bem estar. Ocupar os tempos livres de forma lúdica

AAAF/CAF - EB1/JI Sequeira Alunos (2.º S-2; 4.º S-3/4; 4.º S-1/4; P5 PG-1; P5 PG-2; 1.º; )

C1

mai 17 Workshop para pais Nesta oficina de trabalho, os pais e encarregados de educação terão oportunidade de se envolverem em diversas atividades alusivas aos trabalhos dos filhos e seus educandos. Com esta atividade pretende-se que os pais sintam a escola como um local de pertença, assim como promover um convívio diferente entre todos os encarregados de educação.

EB1 Sequeira; Maria Dores Fernandes Brito Alves ; Maria Rosa Santos Graça

Encarregados de educação/Comunidade

A4; A9; C1

jun 21 Festa de encerramento do ano letivo-Sequeira

Apresentação de um espetáculo conjunto onde todas as crianças participam e que pretende espelhar o trabalho realizado ao longo do ano nas diversas áreas No final será realizada uma cerimónia de entrega de livros de curso e imposição das cartolas e capas aos alunos finalistas da EB e do JI. Esta festa terminará com um jantar convívio com toda a comunidade.

EB1 Sequeira; Maria Dores Fernandes Brito Alves ; Maria Rosa Santos Graça

Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (2.º S-2; 4.º S-3/4; 4.º S-1/4; P5 SG-1; P5 SG-2; 1.º; 3.º; )

A4; B2; B8; C1

EB Sequeira, Braga

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 33 de 74

Page 34: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

Simulacro Simulacro de evacuação-SequeiraNeste dia todos os alunos da escola e do jardim colocarão em prática os conhecimentos adquiridos até ao momento noutras atividades sobre o mesmo tema, trabalhadas em dias anteriores. Ao toque combinado os alunos procederão à evacuação da escola e do jardim, por causa de um incêndio, obedecendo a todas as regras e sinalética, previamente combinada. Este exercício acontecerá no mesmo dia e à mesma hora mas em espaços diferentes. Os alunos do JI procederão ao exercício no espaço do JI e os da escola no seu próprio espaço.

EB1 Sequeira; Maria Dores Fernandes Brito Alves ; Maria Rosa Santos Graça

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (4.º S-3/4; 4.º S-1/4; P5; 1.º; 2.º; 3.º; )

C7

EB Sequeira, Braga

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 34 de 74

Page 35: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

out 04 Galardão Bandeira Verde Deslocação a Pombal para receber o Galardão bandeira verde. Este galardão encoraja e reconhece o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Ana Isabel Gonçalves Castro Silva Alunos (7.º B; 7.º C) 0 € A1; A3; A4; A8

out 25; 26; 29

Exposição" Floresta Nativa de Portugal"

Conhecer as espécie autóctones da floresta portuguesa. Ana Isabel Gonçalves Castro Silva Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

0 € A4

mar 12; 14 Braval - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A.

Pretende-se com esta visita de estudo que os alunos tenham conhecimento dos processos utilizados na recolha e separação de resíduos sólidos urbanos, tal como a sensibilização ambiental, importante para uma cidadania saudável e participativa.

Paulo Conceição Antunes Castro; Ana Isabel Gonçalves Castro Silva

Alunos (8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D)

A1; A3; A4; B1; B2; B5; B7; C6

abr Concurso de Projetos Criativos "Minha Terra+Sustentável"

Proporcionar a troca de experiências entre alunos, escolas e professores, tendo por base a organização de atividades de apoio didatico.

Maria Felisbela Santos Carvalho ; Ana Isabel Gonçalves Castro Silva

Alunos (6.º D; ) 15 € A4; B1; B6; B7; B8; C4; C6

Eco-Escolas

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 35 de 74

Page 36: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

dez 03 Comemoração do dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Numa dinâmica de sensibilização para a inclusão, projetar:- Nos JI e escolas do 1º ciclo do AEBO, um filme animado sobre um caso real "Cordas";- No 2º e 3º ciclos, em cada turma, no turno da manhã, projetar uma curta metragem "Video Emocionante".No final das projeções, criar um momento de reflexão (brainstorming) onde os alunos deverão ser motivados a expressar o que pensam e o que sentem relativamente a situações de incapacidade/diferença.Para finalizar a atividade, cada grupo/turma, escreverá num pequeno papel uma frase que expresse o sentimento comum relativamente à inclusão.As frases recolhidas de cada grupo/turma serão afixadas num placard previamente construído com o mote "A Inclusão somos nós"

Edite Jesus Simões Gomes Docentes; Pessoal não docente; Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 2.º M-2; 2.º P-2; 2.º S-2; 3.º C-3; 3.º P-3; 4.º C-4; 4.º M-3/4; 4.º M-4; 4.º P-4; 4.º S-3/4; 5.º C; 1.º M-1; 4.º P-4A; 1.º P-1; 4.º BJ-3/4; 2.º BE-1/2; 1.º C-1; 2.º C-2; 4.º S-1/4; P5 BEG-1; P5 BJG-1; P5 EG-1; P5 PG-1; P5 PG-2; P5 MG-1; P5 MG-2; P5 CG-1; P5 CG-2; P5 SG-1; P5 SG-2; )

0 € A4; A7; B6

Mini Olimpíadas Participação nas Mini Olimpíadas do Desporto Adaptado, organizadas pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal de Braga.

Edite Jesus Simões Gomes ; Agrupamento de Escolas de Braga Oeste

Alunos (7.º A; 7.º E; 6.º A; 4.º M-3/4; 4.º P-4; )

0 € A3; A4; B6

Sessão de Esclarecimento sobre Educação Inclusiva

Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva, nomeadamente pais e encarregados de educação.

Edite Jesus Simões Gomes ; Diana Isabel Passeira Torres

Encarregados de educação/Comunidade

A9; B6; B7

Educação Especial

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 36 de 74

Page 37: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

out 11 “Pulseira de Charme Gigante”

Atividade realizada em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro- Delegação de Braga.A atividade sugerida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Consiste na confeção de uma pulseira com sensivelmente 1m de diâmetro, com adereços cor de rosa, acompanhada de uma pequena mensagem alusiva ao cancro da mama e respetiva identificação da escola. Esta "Pulseira de Charme Gigante" será exposta num local bem visível da Escola Básica de Braga Oeste como símbolo comemorativo do mês dedicado ao cancro da mama – “outubro Rosa”.Posteriormente este objeto será entregue na Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro com a finalidade de integrar uma exposição coletiva, onde serão exibidas outras "Pulseiras de Charme Gigantes", representativas das Escolas Básicas do 2º e 3º Ciclo de Braga que participam na iniciativa, no Altice Fórum Braga, no dia 20 de outubro aquando da realização do Congresso Nacional de Oncologia.

Isabel Maria Ribeiro Pereira ; Ana Maria da Silva Gomes

Docentes; Pessoal não docente; Outro; Alunos

A4; C1; C5

out 15 “Pulseiras de charme” Atividade realizada em parceria com a Liga portuguesa Contra o Cancro - Delegação de Braga.Criação de pequenas pulseiras, com vários materiais, alusivas à temática do cancro da mama, nomeadamente com adereços cor-de-rosa, pequenas mensagens, entre outras ideias. Estas “pulseiras de charme” serão, posteriormente, apresentadas e distribuídas a 20 de Outubro no Congresso de Oncologia que irá decorrer no Altice Fórum Braga.A atividade tem como objetivo sensibilizar a população estudantil para a importância da prevenção do cancro da mama e adoção de estilos de vida saudáveis;

Maria Rosa Santos Graça ; Maria Dores Fernandes Brito Alves ; Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Justina Gomes Ferreira Castro Monteiro ; Isabel Maria Ribeiro Pereira ; isabel Maria Costa Gomes Peixoto; Helena Maria Cunha Correia Carvalho ; Ana Margarida Leite Mendes Sousa Ribeiro Costa ; Alexandra Carmelita Ribeiro Fernandes Domingos

Outro; Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2; P5 CG-1; P5 CG-2; P5 SG-1; P5 SG-2)

A4; A8; C5

Educação para a Saúde

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 37 de 74

Page 38: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

out 16 Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Enquadrada no tema da "Alimentação", de acordo com as finalidades primordiais do Projeto PASSE e do Regime de Fruta Escolar, foi distribuída pelas escolas do 1º CEB a história “A Terra do crescer bem”, da DGE, visando a realização de atividades interdisciplinares de leitura, escrita, em torno da exploração da temática da alimentação, bem como atividades expressão plástica e cidadania e desenvolvimento.Em simultâneo, foram facultados os links de acesso à plataforma digital da Biblioteca de Livros Digitais do LER+, aos docentes do pré-escolar e 1º ciclo das histórias digitais de vídeo/áudio sobre as temáticas: “Alimentação Saudável, Segura e Sustentável” e o “Desperdício Zero”. Distribuição de Flyers da DGE visando a promoção e a adoção/manutenção de estilos de vida saudáveis e a prevenção de comportamentos de risco;Estas atividades visaram: Dar a conhecer as bases de uma alimentação saudável e a reflexão/debate sobre a problemática das doenças inerentes a uma alimentação deficitária como a obesidade.

Virgílio Fernando Loureiro Magalhaes; Teresa Maria Silva Vieira Timóteo ; Paula Alexandra Leitão Brás da Cunha Fernandes; Marta Assunção Machado Sousa ; Marisa Macedo de Freitas; Maria Sameiro Monteiro Paixão Amaral Fernandes ; Maria Sameiro Antunes Gomes Silva ; Maria Rosa Santos Graça ; Maria Helena Magalhães Alves ; Maria Fernanda Gonçalves Martins ; Maria Fátima Ferreira Silva ; Maria Dores Fernandes Brito Alves ; Maria Clara Martins Cortez Marques Cruz ; Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Justina Gomes Ferreira Castro Monteiro ; Isabel Vieira de Barros; Isabel Maria Ribeiro Pereira ; isabel Maria Costa Gomes Peixoto; Isabel Maria Azevedo Moreira Santos; Hélia Abreu Freitas; Helena Maria Cunha Correia Carvalho ; Guiomar de Jesus Fernandes Sá Machado; Filomena Maria Silva Pinto Vilaça ; Carla Maria Paulino dos Santos Abreu ; Aurora do Céu da Costa Martins Mendes ; Ana Paula Gomes Soares ; Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro ; Ana Margarida Leite Mendes Sousa Ribeiro Costa ; Alexandra Paula Barroso ; Alexandra Carmelita Ribeiro Fernandes Domingos

Alunos (P5; 1.º; 2.º; 3.º; 4.º) A4; C1; C5

Educação para a Saúde

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 38 de 74

Page 39: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

out 18 Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

Campanha de sensibilização, intitulada “Escolas unidas contra o Tráfico de Seres Humanos”. Esta consiste na afixação de cartazes provenientes da OIKOS, nas portas das casas-de-banho em frente aos espelhos e visualização de um vídeo.Objetivos:- Colaborar com Projeto “Informa-te contra o Tráfico de Seres Humanos e Exploração laboral”- Envolver todos os Agrupamentos de Escolas do distrito de Braga por uma causa humanitária.- Reforçar o papel ativo da sociedade civil, em especial dos jovens, das entidades educativas e das associações juvenis do distrito de Braga na prevenção do tráfico de seres humanos (TSH) e da exploração laboral, através do aumento do conhecimento sobre a temática e sobre as formas de prevenir, combater e denunciar este crime.

Suzana Maria Vidrago de Sousa; Maria Jose Pinheiro Gomes Ribeiro ; Maria Fátima Santos Mateus ; Maria Fatima Gonçalves Oliveira ; Julia Maria Hortas Sousa Martins Lezon; Elisabete Claudia Gonçalves Lezon e Silva ; Dulce Conceição Teixeira Costa ; Dina Maria Barroco Carvalhais ; António Aristides Pereira ; Ana Maria Durães Ferraz Pinheiro

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D)

A4; A7; C1

out "Outubro Rosa" Afixação de um Laço Rosa Gigante, símbolo do mês dedicado ao cancro da mama, em local visível da Escola Básica de Braga Oeste. Apresentação de PowerPoint informativo, com abordagem científica do tema na sala do aluno e dos professores.Pretende:- Alertar para a necessidade de adotação de medidas preventivas oriundas de comportamentos e estilos de vida saudáveis; - Dar a conhecer as bases do autoexame da mama;- Refletir sobre a problemática do cancro da mama; - Sensibilizar e envolver a comunidade estudantil para uma realidade da social.

Isabel Maria Ribeiro Pereira ; Gloria Aparecida Gonçalves Sousa ; Ana Maria da Silva Gomes

Docentes; Pessoal não docente; Alunos

A4; C1

nov 08 Rastreio Visual na EB1/JI da Pousa

Atividade em parceria com a Óticas Minho no âmbito do Programa de Despistagem de Anomalias Visuais. Pretende-se facultar o rastreio visual aos alunos de 5 anos de idade do JI e a todos os alunos do 1º ciclo, porque se reconhece a relação existente entre uma visão deficiente e os possíveis problemas de aprendizagem que lhe poderão estar inerentes.

Virgílio Fernando Loureiro Magalhaes; Marta Assunção Machado Sousa ; Maria Sameiro Antunes Gomes Silva ; Maria Clara Martins Cortez Marques Cruz ; Isabel Maria Azevedo Moreira Santos; Carla Maria Paulino dos Santos Abreu

Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1; P5 PG-2; )

A8; C1

nov 13 Rastreio Visual na Escola Básica de Braga Oeste

Atividade em parceria com a Óticas Minho no âmbito do Programa de Despistagem de Anomalias Visuais. Pretende-se facultar o rastreio visual aos alunos do 8º ano, porque se reconhece a relação existente entre uma visão deficiente e os possíveis problemas de aprendizagem que lhe poderão estar inerentes.

Maria Jose Pinheiro Gomes Ribeiro ; Maria Fátima Santos Mateus ; Isabel Maria Ribeiro Pereira ; Elisabete Claudia Gonçalves Lezon e Silva ; Dina Maria Barroco Carvalhais ; António Aristides Pereira

Alunos (8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; )

C1

nov 14 “Eu Tenho Diabetes e Tu?”

A atividade pretende:- Assinalar o dia em que se comemora o Dia Mundial da Diabetes;- Sensibilizar a comunidade escolar da EB1 da Pousa para a Diabetes Mellitus.- Informar a comunidade escolar sobre a doença; - Saber como agir diante de situações que envolvam a Diabetes.

Equipa PES; Virgílio Fernando Loureiro Magalhaes; Marta Assunção Machado Sousa ; Maria Sameiro Antunes Gomes Silva ; Isabel Maria Azevedo Moreira Santos; Carla Maria Paulino dos Santos Abreu

Alunos (2.º P-2; 3.º P-3; 4.º P-4; 4.º P-4A; 1.º P-1)

A4; C1

Educação para a Saúde

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 39 de 74

Page 40: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

nov 27 Rastreio Visual na EB1 de Sequeira

Atividade em parceria com a Óticas Minho no âmbito do Programa de Despistagem de Anomalias Visuais. Pretende-se facultar o rastreio visual a todos alunos do 1º ciclo da escola de Sequeira, porque se reconhece a relação existente entre uma visão deficiente e os possíveis problemas de aprendizagem que lhe poderão estar inerentes.

EB1 Sequeira Alunos (2.º S-2; 4.º S-3/4; 4.º S-1/4; 1.º; 3.º; )

A8; C1

nov Formação "Saúde Oral" A atividade, que se enquadra no âmbito do Projeto SOBE, consiste numa ação de sensibilização/formação realizada pela UCC de Barcelinhos, dirigida a alunos dos JI's e do 1º CEB da área de Barcelos, com o sentido de promover: hábitos/rotinas de higiene oral e desenvolver hábitos de vida saudáveis. Neste sentido serão distribuídos Kit de escovagem aos alunos para realização da escovagem diária em meio escolar e inicia-se o processo de fluoretagem feito quinzenalmente.Esta iniciativa rentabiliza os recursos existentes na área da educação para a saúde, nomeadamente o estabelecimento de protocolos com a UCC de Barcelinhos.

Equipa PES; Virgílio Fernando Loureiro Magalhaes; Paula Alexandra Leitão Brás da Cunha Fernandes; Marta Assunção Machado Sousa ; Marisa Macedo de Freitas; Maria Sameiro Antunes Gomes Silva ; Maria Fernanda Gonçalves Martins ; Maria Fátima Ferreira Silva ; Maria Clara Martins Cortez Marques Cruz ; Isabel Vieira de Barros; Isabel Maria Azevedo Moreira Santos; Hélia Abreu Freitas; Guiomar de Jesus Fernandes Sá Machado; Filomena Maria Silva Pinto Vilaça ; Carla Maria Paulino dos Santos Abreu ; Aurora do Céu da Costa Martins Mendes ; Ana Paula Gomes Soares ; Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro ; Alexandra Paula Barroso

Alunos (2.º M-2; 2.º P-2; 3.º P-3; 4.º M-3/4; 4.º M-4; 4.º P-4; 1.º M-1; 4.º P-4A; 1.º P-1; 4.º BJ-3/4; 2.º BE-1/2; P5 BEG-1; P5 BJG-1; P5 EG-1; P5 PG-1; P5 PG-2; P5 MG-1; P5 MG-2)

A4; B2; B9; C1; C5

dez 04 Rastreio Visual na EB1 de Martim

Atividade em parceria com a Óticas Minho no âmbito do Programa de Despistagem de Anomalias Visuais. Pretende-se facultar o rastreio visual a todos alunos do 1º ciclo da escola de Martim, porque se reconhece a relação existente entre uma visão deficiente e os possíveis problemas de aprendizagem que lhe poderão estar inerentes.

Marisa Macedo de Freitas; Maria Fátima Ferreira Silva ; José Adalberto Fernandes Bastos Castro ; Isabel Vieira de Barros; Hélia Abreu Freitas

Alunos (2.º M-2; 4.º M-3/4; 4.º M-4; 1.º M-1; 3.º; )

A8; C1

Educação para a Saúde

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 40 de 74

Page 41: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

PASSE e PASSEzinho O PASSE e PASSEzinho - Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar - é um programa da Administração Regional de Saúde, I.P., em parceria com a Direcção Regional de Educação do Norte, do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, I.P. O PASSE pretende promover comportamentos alimentares saudáveis e contribuir para que exista um ambiente promotor da saúde, em especial no que se refere à alimentação. Trabalha ainda outros determinantes da saúde, como a saúde mental, actividade física e saúde oral.O PASSEzinho, assenta nos mesmos princípios orientadores do PASSE, no entanto o seu público-alvo centra-se no ensino Jardim de Infância.

Equipa PES; Virgílio Fernando Loureiro Magalhaes; Teresa Maria Silva Vieira Timóteo ; Paula Alexandra Leitão Brás da Cunha Fernandes; Marta Assunção Machado Sousa ; Marisa Macedo de Freitas; Maria Sameiro Monteiro Paixão Amaral Fernandes ; Maria Sameiro Antunes Gomes Silva ; Maria Rosa Santos Graça ; Maria Helena Magalhães Alves ; Maria Fernanda Gonçalves Martins ; Maria Dores Fernandes Brito Alves ; Maria Clara Martins Cortez Marques Cruz ; Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Lina Maria Pinto Esteves ; Justina Gomes Ferreira Castro Monteiro ; Isabel Vieira de Barros; isabel Maria Costa Gomes Peixoto; Isabel Maria Azevedo Moreira Santos; Hélia Abreu Freitas; Helena Maria Cunha Correia Carvalho ; Guiomar de Jesus Fernandes Sá Machado; Filomena Maria Silva Pinto Vilaça ; Carla Maria Paulino dos Santos Abreu ; Aurora do Céu da Costa Martins; Ana Paula Gomes Soares ; Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro ; Ana Margarida Leite Mendes Sousa Ribeiro Costa ; Alexandra Paula Barroso ; Alexandra Carmelita Ribeiro Fernandes Domingos ; Maria Fátima Ferreira Silva

Alunos (P5; 1.º; 2.º; 3.º; 4.º; ) A8; B1; B2; C1; C5

Educação para a Saúde

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 41 de 74

Page 42: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

PRESSE O PRESSE é o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar, promovido pela Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. (ARSN) através do seu Departamento de Saúde Pública em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos de Ensino - Delegação do Norte (DGEstE), que apoia a implementação da educação sexual nas escolas, de uma forma estruturada e sustentada, envolvendo o trabalho conjunto entre os profissionais de educação e de saúde escolar. É um programa implementado em escolas públicas e privadas da região Norte inserido nos projetos educativos dos currículos das escolas. O PRESSE assenta na metodologia de projeto e na intervenção interdisciplinar. As medidas de intervenção abrangem: Formação de profissionais de saúde escolar; Disponibilização de recursos pedagógicos e outros materiais; Promoção de iniciativas de complemento curricular; Apoio à implementação de Gabinetes de Informação e Apoio; Apoio à intervenção com famílias das escolas PRESSE.As finalidades visam: - Contribuir para a diminuição de comportamentos de risco e para o aumento dos fatores de proteção em relação à sexualidade, dos alunos da região Norte.- Contribuir para a inclusão nos projetos educativos e nos currículos das Escolas da região Norte, de um programa de educação sexual estruturado e sustentado.

Coordenação 1º Ano; Coordenação 2º Ano; Coordenação 3º Ano; Coordenação 4º ano; Equipa PES; Docentes de Cidadania e Desenvolvimento; Docentes de Oferta Complementar

Alunos (1.º; 2.º; 3.º; 4.º; 5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; )

A4; B1; B2; B7; C1; C5; C6

Projeto SOBE + Através da convergência do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, do Plano Nacional de Leitura, da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direcção-Geral de Saúde surgiu o Projeto SOBE que se propunha desenvolver ações de promoção da leitura e da saúde, que reúne as valências da saúde oral e bibliotecas escolares.Neste sentido, a integração da temática da saúde oral nos currículos escolares tornou-se inevitável, permitindo abordar os diferentes temas de forma transversal ao currículo escolar, integrando a Saúde Oral contribuindo para a alteração dos comportamentos ligados à saúde oral com recurso a materiais estratégicos, atividades de leitura mais atrativas e estratégias de aprendizagem lúdicas. Neste contexto, é disponibilizado às escolas, que a este projeto aderiram, um conjunto de materiais como o Kit que permite em simultâneo a escovagem diária em meio escolar e a exploração da temática da Saúde Oral, de uma forma flexível, integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis para dinamizarem o projeto. Tendo em conta o interesse deste projeto, este passou a designar-se Projeto SOBE+, alargando assim o seu âmbito a outras áreas da saúde. No ano letivo 2018/2019 trabalhar-se-á com o enfoque na relação entre Alimentação Saudável e Saúde Oral. Para tal, o Projeto SOBE+ uniu esforços com o Projeto Heróis da Fruta, contando com o apoio da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

Conselho de Docentes do Pré-escolar; Conselho de Docentes de 1º Ciclo; Equipa PES

Alunos (P5; 1.º; 2.º; 3.º; 4.º; 5.º; 6.º; )

A4; B2; C1; C5; C6

Educação para a Saúde

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 42 de 74

Page 43: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

"Jogo Tratar de Mim" Atividade enquadrada no programa de literacia em saúde da APIFARMA. Consiste num jogo que é composto por um tabuleiro, 48 cartões de perguntas e respostas, uma folha com 8 autocolantes, uma caderneta e um saco com um dado e quatro pinos. À medida que as crianças respondem acertadamente às questões ganham um autocolante para colar na caderneta que é um “armário de medicamentos”. No fim do jogo, as crianças ficam com a informação que permitirá organizar, juntamente com os pais, o armário de medicamentos em casa.Objetivos:- Apostar na disponibilização de informação que permita aos cidadãos portugueses tomar decisões racionais em saúde;- Consciencializar a população juvenil portuguesa para a utilização responsável dos medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) e para a importância do aconselhamento na sua utilização;- Alargar aos mais jovens a informação sobre saúde e a promoção de hábitos de vida saudável;- Transmitir informação adquirida em meio escolar para o meio familiar.

Virgílio Fernando Loureiro Magalhaes; Teresa Jesus Costa Dias ; Teresa Carmo Silva Cardoso Borges ; Maria Sameiro Pereira Alves Soares ; Maria Sameiro Monteiro Paixão Amaral Fernandes ; Maria Sameiro Antunes Gomes Silva ; Maria Felisbela Santos Carvalho ; Julia Maria Hortas Sousa Martins Lezon; isabel Maria Costa Gomes Peixoto; Emília Cristina Sampaio Osório ; Cecilia Mariana Macedo Carneiro Silva C Sousa ; Aurora do Céu da Costa Martins; Maria Fátima Ferreira Silva

Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 4.º C-4; 4.º M-4; 4.º P-4; 5.º C; 4.º P-4A; 4.º BJ-3/4; 4.º S-1/4; )

A4; B2; B7; C1

Educação para a Saúde

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 43 de 74

Page 44: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

out "Outubro Rosa" Afixação de um Laço Rosa Gigante, símbolo do mês dedicado ao cancro da mama, em local visível da Escola Básica de Braga Oeste. Apresentação de PowerPoint informativo, com abordagem científica do tema na sala do aluno e dos professores.Pretende:- Alertar para a necessidade de adotação de medidas preventivas oriundas de comportamentos e estilos de vida saudáveis; - Dar a conhecer as bases do autoexame da mama;- Refletir sobre a problemática do cancro da mama; - Sensibilizar e envolver a comunidade estudantil para uma realidade da social.

Isabel Maria Ribeiro Pereira ; Gloria Aparecida Gonçalves Sousa ; Ana Maria da Silva Gomes

Docentes; Pessoal não docente; Alunos

A4; C1

nov Formação "Saúde Oral" A atividade, que se enquadra no âmbito do Projeto SOBE, consiste numa ação de sensibilização/formação realizada pela UCC de Barcelinhos, dirigida a alunos dos JI's e do 1º CEB da área de Barcelos, com o sentido de promover: hábitos/rotinas de higiene oral e desenvolver hábitos de vida saudáveis. Neste sentido serão distribuídos Kit de escovagem aos alunos para realização da escovagem diária em meio escolar e inicia-se o processo de fluoretagem feito quinzenalmente.Esta iniciativa rentabiliza os recursos existentes na área da educação para a saúde, nomeadamente o estabelecimento de protocolos com a UCC de Barcelinhos.

Equipa PES; Virgílio Fernando Loureiro Magalhaes; Paula Alexandra Leitão Brás da Cunha Fernandes; Marta Assunção Machado Sousa ; Marisa Macedo de Freitas; Maria Sameiro Antunes Gomes Silva ; Maria Fernanda Gonçalves Martins ; Maria Fátima Ferreira Silva ; Maria Clara Martins Cortez Marques Cruz ; Isabel Vieira de Barros; Isabel Maria Azevedo Moreira Santos; Hélia Abreu Freitas; Guiomar de Jesus Fernandes Sá Machado; Filomena Maria Silva Pinto Vilaça ; Carla Maria Paulino dos Santos Abreu ; Aurora do Céu da Costa Martins Mendes ; Ana Paula Gomes Soares ; Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro ; Alexandra Paula Barroso

Alunos (2.º M-2; 2.º P-2; 3.º P-3; 4.º M-3/4; 4.º M-4; 4.º P-4; 1.º M-1; 4.º P-4A; 1.º P-1; 4.º BJ-3/4; 2.º BE-1/2; P5 BEG-1; P5 BJG-1; P5 EG-1; P5 PG-1; P5 PG-2; P5 MG-1; P5 MG-2)

A4; B2; B9; C1; C5

fev Ação de sensibilização sobre Violência no Namoro

Realização de uma palestra, com a finalidade de sensibilizar os alunos para a temática da Violência no Namoro, como forma de prevenção da sua incidência.

Diana Isabel Passeira Torres Alunos (9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; )

A4

Sessão de Esclarecimento sobre Educação Inclusiva

Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva, nomeadamente pais e encarregados de educação.

Edite Jesus Simões Gomes ; Diana Isabel Passeira Torres

Encarregados de educação/Comunidade

A9; B6; B7

Equipa PES

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 44 de 74

Page 45: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

PASSE e PASSEzinho O PASSE e PASSEzinho - Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar - é um programa da Administração Regional de Saúde, I.P., em parceria com a Direcção Regional de Educação do Norte, do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, I.P. O PASSE pretende promover comportamentos alimentares saudáveis e contribuir para que exista um ambiente promotor da saúde, em especial no que se refere à alimentação. Trabalha ainda outros determinantes da saúde, como a saúde mental, actividade física e saúde oral.O PASSEzinho, assenta nos mesmos princípios orientadores do PASSE, no entanto o seu público-alvo centra-se no ensino Jardim de Infância.

Equipa PES; Virgílio Fernando Loureiro Magalhaes; Teresa Maria Silva Vieira Timóteo ; Paula Alexandra Leitão Brás da Cunha Fernandes; Marta Assunção Machado Sousa ; Marisa Macedo de Freitas; Maria Sameiro Monteiro Paixão Amaral Fernandes ; Maria Sameiro Antunes Gomes Silva ; Maria Rosa Santos Graça ; Maria Helena Magalhães Alves ; Maria Fernanda Gonçalves Martins ; Maria Dores Fernandes Brito Alves ; Maria Clara Martins Cortez Marques Cruz ; Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Lina Maria Pinto Esteves ; Justina Gomes Ferreira Castro Monteiro ; Isabel Vieira de Barros; isabel Maria Costa Gomes Peixoto; Isabel Maria Azevedo Moreira Santos; Hélia Abreu Freitas; Helena Maria Cunha Correia Carvalho ; Guiomar de Jesus Fernandes Sá Machado; Filomena Maria Silva Pinto Vilaça ; Carla Maria Paulino dos Santos Abreu ; Aurora do Céu da Costa Martins; Ana Paula Gomes Soares ; Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro ; Ana Margarida Leite Mendes Sousa Ribeiro Costa ; Alexandra Paula Barroso ; Alexandra Carmelita Ribeiro Fernandes Domingos ; Maria Fátima Ferreira Silva

Alunos (P5; 1.º; 2.º; 3.º; 4.º; ) A8; B1; B2; C1; C5

Equipa PES

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 45 de 74

Page 46: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

set 17; 17; 17; 17

Recepção às crianças Para as crianças do jardim de infância far-se-á a projecção da história “Sebastião” e a posterior exploração da mesma em sala de aula/atividades por cada um dos docentes. Esta história será, também trabalhada em articulação com a EB1 de Cabreiros.

Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Justina Mª Morgado Vilaça ; Helena Maria Cunha Correia Carvalho ; Ana Margarida Leite Mendes Sousa Ribeiro Costa ; Alexandra Carmelita Ribeiro Fernandes Domingos

Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2; P5 CG-1; P5 CG-2)

A4; B1

nov 27 Simulacro Visualização de um filme sobre a temática da prevenção numa situação de sismo. Exercícios de autoproteção.

Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Helena Maria Cunha Correia Carvalho

Alunos (P5 CG-1; P5 CG-2) A4

dez Espetáculo Musical de Natal

Deslocação de todos os alunos da EB1 e do Jardim-de-infância para a participação num espetáculo de Natal que será definido posteriormente.

EB1 Cabreiros Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2; P5)

B2; B8

jan 07; 08 Festa dos Reis Para manter a tradição as crianças cantam os Reis à comunidade Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Helena Maria Cunha Correia Carvalho

Encarregados de educação/Comunidade

A4; B7; B8

fev 22 Simulacro de incêndio Realizar-se á um simulacro subordinado à temática da prevenção numa situação de incêndio.

Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Helena Maria Cunha Correia Carvalho

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (P5 CG-1; P5 CG-2; )

A4; C7

mar 01 Carnaval As crianças percorrem algumas artérias da freguesia com as fantasias elaboradas com a colaboração dos pais.

Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Justina Mª Morgado Vilaça ; isabel Maria Costa Gomes Peixoto; Helena Maria Cunha Correia Carvalho ; Ana Margarida Vieira de Abreu; Alexandra Carmelita Ribeiro Fernandes Domingos

Encarregados de educação/Comunidade

A4; B8; C2

mar 08 Visita à Quinta Pedagógica de Braga

As crianças irão participar nos ateliês da cozinha, de artes plásticas e visitar a quinta.

Helena Maria Cunha Correia Carvalho ; Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira

Alunos (P5 CG-1; P5 CG-2; ) A2; B7

mai 10 Ação de sensibilização sobre prevenção Rodoviária e Perigos

Ação de sensibilização com a colaboração da GNR Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Helena Maria Cunha Correia Carvalho

Alunos (P5 PG-1; P5 PG-2; P5 CG-1; P5 CG-2; )

A4; C6

jun 18 Festa dos padrinhos Os alunos finalistas do JI deslocar-se-ão à EB1 para realizar a festa dos padrinhos com os alunos da turma C1.

Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Justina Gomes Ferreira Castro Monteiro ; Helena Maria Cunha Correia Carvalho

Alunos (1.º C-1; P5 CG-1; P5 CG-2; )

A4; B2

jun Festa final de ano letivo Espetáculo apresentado por todos os alunos da EB1e Jardim de Infância com a colaboração dos professores, educadoras e técnicos das AEC. A APEE e Junta de Freguesia colaboram ativamente na dinamização da festa.

EB1 Cabreiros; Luisa Maria Ferreira Meruge Ferreira ; Helena Maria Cunha Correia Carvalho

Alunos (3.º C-3; 4.º C-4; 1.º C-1; 2.º C-2; P5 CG-1; P5 CG-2; )

A4; A8; B1; B2

dez; mar; abr; jun; jul

Atividades lúdicas, livres e diversificadas

Proporcionar momentos de convívio e bem-estar; Ocupar os tempos livres de forma lúdica

AAAF - JI Cabreiros Alunos (P5 CG-1; P5 CG-2; ) A8

JI de Cabreiros, Braga

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 46 de 74

Page 47: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

out 16 Dia Mundial da AlimentaçãoConfeção de espetadas de fruta.

Confeção de uma roda dos alimentos, noções de alimentação saudável.Cofeção de espetadas de fruta.Melhoria dos resultados escolaresDesenvolver e/ou consolidar práticas de gestão articulada do currículo.

Alexandra Paula Barroso Alunos (P5 EG-1; ) 0 € A1; A4; B1

nov 12 Magusto Assar e comer castanhas assadas. Jogos populares, canções e outros.Dar continuidade a iniciativas que se constituam como elementos identificadores do Agrupamento.

Alexandra Paula Barroso Alunos (P5 EG-1; ) 0 € A4

nov Prevenção e Segurança Realização de simulacrosDesenvolver comportamentos e uma cultura de segurança.

Alexandra Paula Barroso Alunos (P5 EG-1; ) 0 € B2; C7

dez 14 Festa de natal. As crianças farão duas apresentações alusivas ao Natal. No final haverá um lanche convívio, seguido da visita do Pai Natal e distribuição de presentes.Intensificar a relação escola/familia e escola/meio, consolidando paecerias.Consolidar a educação para a cidadania como transversal a todas as áreas.

Alexandra Paula Barroso Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (P5 EG-1; )

0 € A4

dez; jan

1ª Interrupção LetivaAtividades Lúdicas, livres e diversificadas. Cinema no JI

Proporcionar momentos de convívio e de bem estar; ocupar os tempos livres de forma lúdica

Alexandra Paula Barroso Alunos (P5 EG-1; ) 0 € A8; A9

dez Espectáculo de Natal Deslocação das crianças a uma sala de cinema para assistir a um filme. Reforçar a responsabilidade dos encarregados de educação (estratégias, métodos, atividades diversificadas...)

Alexandra Paula Barroso Alunos (P5 EG-1; ) 0 € A8

dez Espetáculo de Natal Participação/ assistir a um espectáculo de Natal explorando valores de Cidadania, natalícios e afetos.

Conselho de Docentes do Pré-escolar

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

0 € A4; B2; C4; C6

jan 10 Reis/Janeiras Esta atividade será realizada pelas ruas de Encourados , onde as crianças cantarão os Reis aos seus conterrâneos.B6.2D5.1

Alexandra Paula Barroso Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (P5 EG-1; )

0 € C8

mar 2ª Interrupção.Dias 4, 5 e 6 de março.

Atividades lúdicas e diversificadas. Alexandra Paula Barroso Alunos (P5 EG-1; ) 0 € A4

mar; abr

3ªInrerrupção letiva de 8 de março a 22 de abrilAtividedes lúdicas, livres e diversificadas.

Atividedes lúdicas, livres e diversificadas. Alexandra Paula Barroso Alunos (P5 EG-1; ) 0 € A1; A2

jun 21 Festa de fim de Ano Esta atividade envolve a participação dos pais e crianças com apresentação de peças de teatro, danças canções, etc.Depois da entrega das cartola e diplomas aos finalistas, realização de um lanche convívio com toda a comunidade.Promover ás crianças condições par um desenvolvimento pleno a nível pessoal, social, cívico, cultural e artísticoReforçar ligações ao meio potenciando os recursos disponíveis e assumindo-se como um recurso.Incremento de parcerias com Junta de Freguesia, pais e encarregados de educação.D6.8

Alexandra Paula Barroso Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Outro; Alunos (P5 EG-1; )

0 € A4; B8

JI de Encourados, Barcelos

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 47 de 74

Page 48: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

jun; jul

Atividades de Final de Ano

Atividades lúdicas , livres e diversificadas.Centro Hipico de areias de Vilar.Colónia Balnear.Proporcionar momentos de convívio e bem estar. Ocupação dos tempos livres de forma lúdica.

Alexandra Paula Barroso Alunos (P5 EG-1; ) 0 € A4

jun Prevenção e Segurança Realização de simulacro.Desenvolver comportamentos e uma cultura de segurança.

Alexandra Paula Barroso Alunos (P5 EG-1; ) 0 € C7

JI de Encourados, Barcelos

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 48 de 74

Page 49: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

dez; jan; fev; mar; abr; jun; jul

Atividades Lúdicas livres e diversificadas

Proporcionar momentos de convívio e de bem estar; ocupar os tempos livres de forma lúdica: Musica; culinária; Expressões artísticas.

Conselho de Docentes do Pré-escolar

Pessoal não docente; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

0 € A2

dez Espetáculo de Natal Participação/ assistir a um espectáculo de Natal explorando valores de Cidadania, natalícios e afetos.

Conselho de Docentes do Pré-escolar

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

0 € A4; B2; C4; C6

jan Cantar dos Reis Cantar dos Reis envolvendo toda a comunidade educativa EB 1 e JI no recinto(adro ) exterior da Igreja da freguesia de Martim.. Esta atividade está articulada com o Professor de educação musical Carlos Vieira. Este espectáculo terá a visibilidade para toda a freguesia não sendo exclusiva para as famílias.

Conselho de Docentes do Pré-escolar; EB1 Martim; AAAF - JI Martim

Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

0 € B2; B8; C6

mar Carnaval Desfile de fantasias de Carnaval. Lanche e convívio. Conselho de Docentes do Pré-escolar; EB1 Martim

Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

0 € B8

jun Dia Mundial da Criança Dia de convívio entre as crianças dos estabelecimentos de ensino. Atividades culturais, jogos de animação e lanche convívio.

Conselho de Docentes do Pré-escolar; EB1 Martim

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

0 € B2; B8

jun Festa de encerramento de ano lectivo.

Esta atividade envolve a participação dos alunos do pré escolar ao primeiro ciclo, Pais, famílias e comunidade educativa. Como Espectáculo cultural, será dada a conhecer à comunidade algum trabalho articulado entre docentes: A área das Expressões a área da formação Pessoal e social e área do conhecimento do mundo será uma evidencia do trabalho realizado ao longo do ano letivo. Musica, dança e dramatização.

EB1 Martim; AAAF - JI Martim; Guiomar de Jesus Fernandes Sá Machado; Paula Alexandra Leitão Brás da Cunha Fernandes

Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

0 € A8; B1; B7

Visita de estudo Experiência em andar de veleiro no rio douro fazer o percursos das pontes.Visita ao espaço Museu iterativo- Word Of Discoveries alfandega do Porto

Conselho de Docentes do Pré-escolar; EB1 Martim

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

15,00 € C4

nov; mar; mai

Simulacro Envolver a comunidade educativa no processo de prevenção e segurança no estabelecimento de ensino. Demonstração em PowerPoint de situações reais de acidente e sismo numa escola/ área de residência. Exercícios práticos.

Conselho de Docentes do Pré-escolar; AAAF - JI Martim; Hélia Abreu Freitas; Isabel Vieira de Barros; Maria Fátima Ferreira Silva ; Marisa Macedo de Freitas

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (P5 MG-1; P5 MG-2; )

0 € C7

JI de Martim, Barcelos

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 49 de 74

Page 50: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

- Simulação de incêndio cumprindo o plano de emergência

Simulação de um incêndio cumprindo o plano de emergência. Aurora do Céu da Costa Martins; Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro

Docentes; Pessoal não docente; Alunos (4.º BJ-3/4; P5; 3.º; )

C5; C7

Projetos

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 50 de 74

Page 51: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

fev Ação de sensibilização sobre Violência no Namoro

Realização de uma palestra, com a finalidade de sensibilizar os alunos para a temática da Violência no Namoro, como forma de prevenção da sua incidência.

Diana Isabel Passeira Torres Alunos (9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; )

A4

Sessão de Esclarecimento sobre Educação Inclusiva

Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva, nomeadamente pais e encarregados de educação.

Edite Jesus Simões Gomes ; Diana Isabel Passeira Torres

Encarregados de educação/Comunidade

A9; B6; B7

mai Feira das Profissões Mostra de oferta educativa e formativa, com a finalidade de esclarecer os alunos sobre as opções existentes após conclusão do 9.º ano de escolaridade. Dinamização de palestras com alunos e profissionais de diversas áreas/percursos escolares.

Diana Isabel Passeira Torres Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; )

80,00 € A4

nov; dez; jan; fev

Monstro das Cores Este projeto constitui-se como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral da criança, contribuindo para: a diminuição dos problemas de disciplina; a melhoria dos níveis de motivação para as atividades escolares; e o desenvolvimento de atitudes mais positivas e a melhoria das relações interpessoais.

Diana Isabel Passeira Torres Alunos (2.º M-2; 2.º S-2; ) A7; C6

Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 51 de 74

Page 52: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

out 16 Comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

Promover a adopção e a manutenção de estilos de vida saudáveis e a prevenção de comportamentos de risco.Dar a conhecer as bases de uma alimentação saudável através de informação distribuída em "Marcadores de Páginas".(Estes marcadores são feitos em material reciclado e devem ter uma frase sugestiva e elucidativa das regras da alimentação saudável.

Ana Isabel Gonçalves Castro Silva Alunos (6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C)

0 € A1; A3; A4

out 25; 26; 29

Exposição" Floresta Nativa de Portugal"

Conhecer as espécie autóctones da floresta portuguesa. Ana Isabel Gonçalves Castro Silva Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

0 € A4

nov 12 Sessões de Educação AmbientalTema: Alimentação saudável e sustentável.

A atividade irá decorrer na sala de aula Com esta atividade pretende-se que os alunos: -compreendam conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação; - Conheçam temas relacionados com a área ambiental, com o intuito de tornar-se um cidadão consciente de suas práticas; - Façam escolhas de alimentação saudável e sustentável.

Subdepartamento de Ciências Naturais

Alunos (6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; )

0 € A1; A3; B5

fev 20 Visita de Estudo ao Porto -6º ano

Os alunos do 6.º ano visitarão o Planetário do Porto no turno da manhã, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e de tarde assistirão à peça de teatro:" A aventura de Ulisses" no âmbito da disciplina de Português.

Teresa Jesus Costa Dias ; Maria Sameiro Pereira Alves Soares ; Maria Felisbela Santos Carvalho ; Emília Cristina Sampaio Osório ; Antonio Augusto Pereira Barroso

Alunos (6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D)

1309 € A2; A3; A4; B1; B6; B7; B8; C1; C3; C5; C6

mar 12; 14 Braval - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A.

Pretende-se com esta visita de estudo que os alunos tenham conhecimento dos processos utilizados na recolha e separação de resíduos sólidos urbanos, tal como a sensibilização ambiental, importante para uma cidadania saudável e participativa.

Paulo Conceição Antunes Castro; Ana Isabel Gonçalves Castro Silva

Alunos (8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D)

A1; A3; A4; B1; B2; B5; B7; C6

out; mai

30-10; 29-05

Sessões de Educação Ambiental - Organismos Geneticamente Modificados

A sociedade atual tem vindo a deparar-se com assuntos mediáticos e controversos, de raiz científica, de que é exemplo a problemática sobre os organismos geneticamente modificados (OGMs). Pretende-se nesta sessão:- Conhecer problemas bioéticos relacionados com as novas aplicações da genética na sociedade.-Relacionar a problemática dos organismos genéticamente modificados com a saúde pública.

Subdepartamento de Ciências Naturais

Alunos (9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; )

0 € A1; A4

jun 04; 06; 07

Sessões de Educação Ambiental - Ordenamento do Território.

A ocupação controlada da superfície do planeta pela espécie humana deve estar associada a um ordenamento do território. Nesta sessão pretende-se:- Relacionar o papel dos instrumentos de ordenamento e gestão do território com a proteção e a conservação da natureza.- Compreender o conceito de ordenamento do território.

Subdepartamento de Ciências Naturais

Alunos (8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; )

0 € A1; A3; A4

Subdepartamento de Ciências Naturais

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 52 de 74

Page 53: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

set 08 Dia Europeu do Desporto Escolar

Realização de várias atividades desportivas como o Voleibol de praia; Andebol;Bbasquetebol; Atletismo; Escalada; Dança e Ragueby. Com o objetivo de promover o desporto e a atividade física em toda a Europa (neste caso na cidade de Braga) através da realização de um conjunto alargado de atividades dirigidas aos alunos ds escola de Braga, independentemente da idade ou do nível de preparação física.

Teresa Carmo Silva Cardoso Borges ; Nuno Miguel Gonçalves Pereira; João Pedro Canha Brito; Joao Narciso Fernandes Martins; Elisabete Claudia Gonçalves Lezon e Silva

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; )

A2; A3; A4; B8; C5; C6

out Dia da Cidade Europeia do Desporto

Atividade realizada em parceria com a Câmara Municipal de Braga.Realização de atividades desportivas diferenciadas e motivadoras,para ser aplicadas a todas as tumas que tenham aula de Educação Física, juntamente com animação durante os intervalos, e ainda o hastear da bandeira da CED na escola.

Teresa Carmo Silva Cardoso Borges ; Nuno Miguel Gonçalves Pereira; João Pedro Canha Brito; Joao Narciso Fernandes Martins; Elisabete Claudia Gonçalves Lezon e Silva

Alunos (5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; ) A3; A4; A7; A8; C5; C7

out; nov; dez

Torneio de Ténis de Mesa Durante o 1º período realiza-se um torneio de ténis de mesa entre os alunos do 2º ciclo e os alunos do 3º ciclo em horários destinados para a atividade interna.

Teresa Carmo Silva Cardoso Borges ; Nuno Miguel Gonçalves Pereira; João Pedro Canha Brito; Joao Narciso Fernandes Martins; Elisabete Claudia Gonçalves Lezon e Silva

Alunos (5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; ) A1; A2; A3; A7; B1; B3; B8; C7

nov Corta Mato Escolar Corta mato escolar realizado nas instalações desportivas da escola. Elisabete Claudia Gonçalves Lezon e Silva ; Joao Narciso Fernandes Martins; João Pedro Canha Brito; Nuno Miguel Gonçalves Pereira; Teresa Carmo Silva Cardoso Borges

Alunos (3.º; 4.º; 5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; )

A1; A2; A3; A4; B6; B8; C1; C7

dez Torneio interturmas de Basquetebol 3X3

Torneio de basquetebol 3x3, realizado no pavilhão desportivo e campos exteriores da escola, realizam-se jogos entre equipas femininas e masculinas do 2º ciclo e 3º ciclo. Apura-se o 1º classificado dos dois ciclos para participar num torneio que se realiza na Universidade do Minho.

Elisabete Claudia Gonçalves Lezon e Silva ; Joao Narciso Fernandes Martins; João Pedro Canha Brito; Nuno Miguel Gonçalves Pereira; Teresa Carmo Silva Cardoso Borges

Alunos (5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; ) A1; A2; A3; A4; A5; A7; B8; C1; C2; C7

Clube de ténis. Divulgação da modalidade junto da comunidade educativa.Fomentar a prática desportiva organizada e supervisionada.Fomentar a prática do ténis.Enquadrar os praticantes com as regras da modalidade.Diversificar a oferta educativa e desportiva.Ocupação diversificada dos tempos escolares.

João Pedro Canha Brito Alunos (5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 9.º; ) A4; A7; A8; B7; C2; C7; C8

Subdepartamento de Educação Física

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 53 de 74

Page 54: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

Feira de S. Martinho Os alunos que integram o Clube da Música irão fazer a animação da feira apresentando obras musicais de caráter tradicional e folclórico, utilizando instrumentos tradicionais como, por exemplo, cavaquinhos e bombos.Pretende-se, com esta atividade, preservar a cultura musical folclórica, inserida na tradição das feiras e romarias e promover o agrupamento junto da comunidade educativa.

Maria Sameiro Pereira Alves Soares ; Cecilia Mariana Macedo Carneiro Silva C Sousa

Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (5.º; 6.º; 7.º; 8.º; )

A2; A3; A4; A8; B6; B8; C2

Festa de Natal Os alunos do 5º e 6º anos e Clube da Música irão apresentar/interpretar peças musicais alusivas à época natalícia intercalando essa apresentação com leitura e dramatização de textos. Esta atividade será dinamizada em articulação com Educação Moral e Religiosa Católica.

Maria Sameiro Pereira Alves Soares ; Francisco José dos Santos Ribeiro; Cecilia Mariana Macedo Carneiro Silva C Sousa

Alunos (6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

A1; A2; A3; A4; A7; A8; B2; B6; B8; C2; C4

Cerimónia de Entrega de Prémios dos Quadros de Valor e Excelência e de Melhoria Significativa.

Os alunos que integram o Clube da Música irão atuar na abertura da Cerimónia de Entrega de Prémios dos Quadros de Valor e Excelência e de Melhoria Significativa, contribuindo, deste modo, para o enriquecimento da cerimónia e para o fortalecimento autoconfiança e dos valores de solidariedade e respeito através das experiências musicais.

Maria Sameiro Pereira Alves Soares ; Cecilia Mariana Macedo Carneiro Silva C Sousa

Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (5.º; 6.º; 7.º; 8.º; )

A3; A4; A8; B6; B8; C2; C4

Celebração quaresmal Os alunos do 5º e 6º ano e do Clube da Música irão interpretar os cânticos que vão animar a cerimónia religiosa que terá lugar na igreja de Cabreiros. Esta atividade será realizada em articulação com Educação Moral e Religiosa Católica.

Cecilia Mariana Macedo Carneiro Silva C Sousa ; Francisco José dos Santos Ribeiro; Maria Sameiro Pereira Alves Soares

Alunos (6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

A1; A2; A3; A4; B2; B6; B8; C1; C2

Comemoração do Dia da Dança

Os alunos do 5º e 6º anos iráo interpretar danças e coreografias de estilos e épocas diferentes.

Subdepartamento de Educação Musical; Maria Sameiro Pereira Alves Soares

Docentes; Alunos (6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

A1; A2; A3; A4; B6; B8

Clube da Música O clube tem por objetivos: vivenciar as diferentes épocas festivas; criar um espaço e um ambiente favoráveis à socialização e respeito mútuo, condições essenciais para o desenvolvimento da autoestima, autodomínio, confiança, concentração e cooperação; incrementar ações de animação cultural, lúdica e educacional promovendo boas práticas artísticas; envolver os alunos em atividades de conjunto, promovendo hábitos e atitudes adequadas ao meio escolar; diminuição do insucesso e abandono escolar; desenvolver a musicalidade o controlo técnico-artístico, a coordenação motora através de desempenhos da área da dança, da prática do canto e dos instrumentos musicais; desenvolver a atenção, a memória auditiva e as capacidades expressivas, comunicativas e interpretativas dos alunos; compreender e aplicar os conceitos trabalhados nas aulas de Educação Musical e criação de uma rede de trabalho colaborativo entre docentes, levando assim a uma melhoria da prática educativa.

Subdepartamento de Educação Musical; Maria Sameiro Pereira Alves Soares

Alunos (7.º A; 7.º C; 8.º C; 5.º B; 5.º A; )

A1; A3; A4; A5; A8; B2; B6; B8; C1; C2; C4; C5

Subdepartamento de Educação Musical

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 54 de 74

Page 55: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

abr Concurso de Projetos Criativos "Minha Terra+Sustentável"

Proporcionar a troca de experiências entre alunos, escolas e professores, tendo por base a organização de atividades de apoio didatico.

Maria Felisbela Santos Carvalho ; Ana Isabel Gonçalves Castro Silva

Alunos (6.º D; ) 15 € A4; B1; B6; B7; B8; C4; C6

Subdepartamento de Educação Visual

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 55 de 74

Page 56: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

Campanhas de Solidariedade

Dinamização/colaboração em diferentes iniciativas de solidariedade: Campanha "Pirilampo Mágico 2018" (CERCI - Braga); Campanha de recolha de Alimentos e Operação "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz" (Cáritas - Braga).Com objetivo de promover espírito de solidariedade, de respeito pela diferença, de corresponsabilidade pelas causas sociais e valorizar a atitude de voluntariado e de partilha.

Francisco José dos Santos Ribeiro Docentes; Pessoal não docente; Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

A2; A4; B7

mar 26; 27 Visita de Estudo dos alunos do 9ºAno a Lisboa

Visitar lugares de culto de diferentes religiões - Templo Hindu, Sinagoga, Mesquita e outros espaços de interesse histórico e cultural. Com finalidade de descobrir o nosso património histórico e cultural; descobrir a universalidade do fenómeno religioso; promover o diálogo e tolerância religiosa; fomentar valores como a amizade e a partilha.

Francisco José dos Santos Ribeiro Alunos (9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; )

A1; A2; A4

Subdepartamento de EMRC

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 56 de 74

Page 57: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

out 30; 31 Visita de estudo ao Planetário/Casa da Ciência de Braga

A visita enquadra-se no âmbito do programa das disciplinas de Físico-Químcas (Unidade: Universo) e de Geografia (Subtema: A Localização dos diferentes elementos da superfície terrestre) do 7º ano. Nesta visita, os alunos irão assistir a uma sessão de planetário imersivo e construir um relógio solar. Esta atividade constituirá um DAC do qual se fará a sua planificação em conselho de turma.Devido à lotação máxima ser de 60 alunos, os alunos serão divididos em 2 grupos ( 60 e 41 alunos) e a visita será realizada em dois dias consecutivos (30 e 31 de outubro) durante o período da manhã.

Ana Claudia Arede Bastos Alegria Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E)

A1; A2; A3; A4; B1; B5

jan; fev; mar; abr; mai

Concurso Supertmatik de Astronomia

Realização de concursos (intra-turma e inter-turma) para seleção dos 2 representantes na final on-line nacional.Nestes concursos os alunos jogam individualmente contra um adversário respondendo o mais rapidamente possível a questões sobre astronomia. No campeonato intra-turma serão apurados o campeão e vice campeão que irão ao campeonato inter-turma. Neste, serão apurados os dois melhores alunos da escola(do 7º ano) que irão depois competir a nível nacional na final on-line.

Ana Claudia Arede Bastos Alegria Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E)

50 € A1; A2; A3; A4; B5; C2

Subdepartamento de Físico-Química

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 57 de 74

Page 58: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

dez Concurso de Postais de Natal

A atividade tem como objetivo a elaboração e exposição de postais de Natal em língua francesa por parte dos alunos de 7º ano. A mesma permite aos alunos desenvolverem a sua autonomia e criatividade e adquirirem, numa situação de aprendizagem “alternativa”, a sua proficiência linguística em Francês.

Maria José Coelho Gaspar Miranda Pereira

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E)

0 € A1; A2; A3; B8

jul Visita de estudo a França: Paris, Eurodisney e Futuroscope.

Ao promover o contacto com a língua e cultura francesas, esta visita de estudo visa o enriquecimento cultural e linguístico dos alunos. Além disso, pretende-se estimular importantes valores, tais como a responsabilidade, a partilha, a autonomia e as relações interpessoais. O programa será anexado posteriormente.

Teresa Jesus Costa Dias ; Maria José Coelho Gaspar Miranda Pereira ; Justina Mª Morgado Vilaça

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D)

0 € A2; A4; B2

Cinema Francês Projeção de um filme.Esta atividade permite aos alunos o contacto com a língua francesa em atos de comunicação diversificados e o contacto com a cultura e civilização francesas. Contribui também significativamente para o desenvolvimento por parte dos discentes da competência da oralidade nos domínios da compreensão/expressão oral.

Teresa Jesus Costa Dias ; Maria José Coelho Gaspar Miranda Pereira ; Justina Mª Morgado Vilaça

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D)

0 € A1; A2

Subdepartamento de Francês

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 58 de 74

Page 59: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

dez 03; 04; 05; 06; 07; 10; 11; 12; 13; 14

Hora do Código A Hora do Código é um movimento global de iniciação à programação que abrange dezenas de milhões de alunos em mais de 180 países. Além de motivar o gosto pela ciência da computação, este evento é organizado de forma a que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo possa aprender os princípios básicos de programação.

Cláudia Isabel Sousa Ferreira; Ana Maria Esteves

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C)

A1; A3; A4; B5; B6

fev Dia da Internet mais Segura

Promover o uso seguro e consciente das tecnologias digitais, nomeadamente a segurança na Internet.

Cláudia Isabel Sousa Ferreira; Ana Maria Esteves

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C)

A3; A4; A7; B5

Clube de Programação e Robótica

O Clube como Projeto Interdisciplinar procura envolver o aluno na conceção, realização e avaliação de projetos, permitindo-lhe articular saberes de diversas áreas disciplinares em torno de problemas e temas de pesquisa ou de intervenção.Apresenta como objetivos específicos: - Promover o desenvolvimento de competências de comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico;- Interligação com as outras disciplinas do currículo; - Investigação e desenvolvimento de projetos envolvendo Robots (aquisição de pelo menos 1 robot) e utilização de simuladores (https://lab.open-roberta.org/);- Aprendizagem de linguagens de programação e todas as iniciativas que se enquadrem numa visão abrangente do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação; - Utilização do Micro Bit, também chamado de BBC Micro Bit, trata-se de um computador de placa única que utiliza um processador ARM; - Programação em linguagens de alto nível, como o Scratch e o Kodu, atividades e desafios do site code.org (https://code.org/), produção de WebPages utilizando HTML, etc.

Cláudia Isabel Sousa Ferreira Alunos (7.º E; 6.º A) A3; A4; B6; B7; C1; C5

Desafios SeguraNet Os Desafios SeguraNet são disponibilizados às escolas do ensino básico, no âmbito da ação SeguraNet, projeto desenvolvido através do programa da Comissão Europeia “O Mecanismo Interligar a Europa”, visando a promoção na comunidade educativa, da navegação esclarecida, crítica e segura da Internet e dos dispositivos móveis.O concurso Desafios SeguraNet é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil do aluno definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina Tecnologias Informação Comunicação (TIC).

Cláudia Isabel Sousa Ferreira; Ana Maria Esteves

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º)

A1; A3; A4; B5; B6

Subdepartamento de Informática

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 59 de 74

Page 60: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

out Concurso de Postais e Trabalhos alusivos ao Halloween

Realização de postais (5ºano) e trabalhos (6ºano) sob orientação do professor de Inglês e exposição dos mesmos na Biblioteca Escolar. Este concurso procura desenvolver o gosto pela disciplina e evidenciar o aspeto lúdico da língua, visando também estimular a expressão escrita/plástica, integrando culturas e tradições diferentes.

Emília Cristina Sampaio Osório ; Maria Elizabete Rodrigues Gonçalves; Maria Manuela Cunha Pereira

Alunos (6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

20 € A1; A3; A4; A8; A9; B1; B2; B4; B5; B6; B8; C1; C4

out Halloween As escolas básicas do 1.º ciclo assinalam esta data com a divulgação das tradições de Halloween, decoração das salas de aula e exposição de trabalhos manuais alusivos à efeméride. Com esta atividade pretende-se estimular a integração de culturas diferentes e desenvolver estratégias promotoras do sucesso escolar, associando-o ao rigor,à exigência e ao trabalho.

Florência da Silva Ferreira de Castro; Maria Elizabete Rodrigues Gonçalves

Alunos (3.º C-3; 3.º P-3; 4.º C-4; 4.º M-3/4; 4.º M-4; 4.º P-4; 4.º S-3/4; 4.º P-4A; 4.º BJ-3/4; 4.º S-1/4; )

20 € A1; A3; A4; A8; A9; B8; C4

dez Christmas Com esta atividade pretende-se promover a decoração da sala de aula e dinamizar uma exposição de postais de Natal elaborados pelos alunos. Os objetivos passam por assegurar a manutenção/conservação e humanização dos espaços tornando-os propiciadores de um ambiente de trabalho estimulante, bem como proporcionar aos alunos as condições para um desenvolvimento pleno a nível pessoal, social, cívico, cultural e artístico.

Florência da Silva Ferreira de Castro; Maria Elizabete Rodrigues Gonçalves

Alunos (3.º C-3; 3.º P-3; 4.º C-4; 4.º M-3/4; 4.º M-4; 4.º P-4; 4.º S-3/4; 4.º P-4A; 4.º BJ-3/4; 4.º S-1/4; )

10 € A1; A2; A3; A4; A8; A9; B1; B2; B6; B8; C1; C4

fev Valentine's Day A atividade conta com a elaboração e entrega de corações de lapela com mensagens sobre o amor e amizade. pretende-se incentivar o respeito pelas regras de convivência, promovendo um bom ambiente educativo.

Florência da Silva Ferreira de Castro; Maria Elizabete Rodrigues Gonçalves

Alunos (3.º C-3; 3.º P-3; 4.º C-4; 4.º M-3/4; 4.º M-4; 4.º P-4; 4.º S-3/4; 4.º P-4A; 4.º BJ-3/4; 4.º S-1/4; )

10 € A1; A2; A3; A4; A8; A9; B1; B2; B6; B8

fev Concurso de postais/cartas de S. Valentim

O concurso consiste na realização de postais/cartas em língua inglesa, sob orientação do professor de Inglês, que divulga a atividade junto dos alunos e trabalha os conteúdos específicos, nomeadamente a estrutura da carta/postal. Os trabalhos são elaborados em casa e posteriormente, depois de avaliados pelo docente da turma, serão expostos na Biblioteca da Escola. Os três melhores postais/cartas serão premiados e recebem ainda um diploma, podendo ainda ser atribuídas menções honrosas atendendo à qualidade do trabalho apresentado. O propósito desta atividade é fomentar o gosto pela escrita, promover as relações interpessoais e o respeito pelo outro, divulgar a língua, a cultura e as tradições anglo-saxónicas, estimulando a integração de culturas diferentes.

Ana Maria Durães Ferraz Pinheiro ; Gloria Aparecida Gonçalves Sousa ; Maria Manuela Cunha Pereira ; Suzana Maria Vidrago de Sousa

Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; )

20 € A3; A4; A8; A9; B2; B6; C4

mar Ida ao teatro A atividade "ida ao teatro" tem por objetivos: apreciar textos orais em língua inglesa; interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e de complexidade; desenvolver o gosto pela representação teatral como expressão artística; sensibilizar para a leitura e descoberta dos autores de língua inglesa; educar para saber estar e respeitar o trabalho de representação.As peças a apresentar serão as que se seguem: 2ºciclo "Camp Mosquito" e "The 39 Steps" 3º ciclo.

Ana Maria Durães Ferraz Pinheiro ; Emília Cristina Sampaio Osório ; Gloria Aparecida Gonçalves Sousa ; Maria Elizabete Rodrigues Gonçalves; Maria Manuela Cunha Pereira ; Suzana Maria Vidrago de Sousa

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

0 € A1; A2; A3; A4; A7; A8; A9; B1; B6; B7; B8; C1; C2; C4; C6; C7

jun Dia do Inglês- English Tea Time

Nesta atividade os alunos/encarregados de educação irão confecionar "scones" que trarão para a escola e far-se-á um lanche tipicamente inglês. Procurar-se-á intensificar a relação escola/família e escola/meio, consolidando parcerias, estimulando a integração de culturas diferentes.

Florência da Silva Ferreira de Castro; Maria Elizabete Rodrigues Gonçalves

Encarregados de educação/Comunidade; Alunos (3.º C-3; 3.º P-3; 4.º C-4; 4.º M-3/4; 4.º M-4; 4.º P-4; 4.º S-3/4; 4.º P-4A; 4.º BJ-3/4; 4.º S-1/4; )

10 € A1; A2; A3; A4; A7; A8; A9; B1; B2; B6; B7; B8; C1; C2; C4; C6; C7

Subdepartamento de Inglês

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 60 de 74

Page 61: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

Clube de Inglês O Clube de Inglês deverá funcionar como atividade extracurricular onde os alunos interessados podem inscrever-se, no início do ano letivo, junto do seu professor de inglês. As atividades são definidas pelo professor(es) dinamizador(es), juntamente com os alunos, de acordo com os seus interesses, tendo em conta as atividades previstas. Tem como objetivos: fomentar o gosto pela descoberta da língua estrangeira e pela cultura de outros povos, com relevância para os países de expressão inglesa; proporcionar o uso da Língua Inglesa num crescendo de adequação e fluência; desenvolver a capacidade de interpretar e produzir diferentes tipologias de enunciados orais e escritos, com crescente autonomia; suscitar a partilha de informação, ideias e atitudes positivas perante universos linguísticos e sociais diferenciados; incentivar o uso das novas tecnologias; promover a formação social e pessoal através de atividades lúdicas; divulgar a cultura anglo-saxónica, nas suas várias vertentes: musical, literária, cinematográfica, etc; promover o gosto pela leitura, na língua inglesa;esclarecer dúvidas e resolver problemas decorrentes da realização de atividades da disciplina de Inglês; promover a divulgação de obras de autores de língua inglesa; mostrar aos alunos que a aprendizagem da língua inglesa é uma mais-valia e pode ser divertida; apresentar aos alunos uma imagem atual da cultura e civilização inglesa; promover atividades interativas onde o utilizador da língua desempenha alternadamente o papel de falante e o de ouvinte com um ou mais interlocutores, de modo a construir, conjuntamente, um discurso conversacional através de negociação de sentido; procurar ocupar os alunos aquando dos tempos livres;

Suzana Maria Vidrago de Sousa Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

0 € A1; A2; A3; A4; A7; A8; A9; B2; B3; B4; B6; B7; B8; C1; C2; C4; C7

Subdepartamento de Inglês

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 61 de 74

Page 62: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

nov; jan; abr

07-11; 09-01; 04-04

37ª Olimpíadas da Matemática

Pré- Olimpíadas (5º ano) constam de uma prova única, a realizar simultaneamente com a 1ª eliminatória das outras categorias. Nas categorias Júnior (6º e 7º anos) e A (8º e 9ºanos) haverá duas eliminatórias e uma Final Nacional, que nesta edição, terá lugar no Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama em Setúbal.Principal objetivo é incentivar o gosto pela Matemática e detetar vocações precoces nesta área do saber.

Rui Manuel Martins Ribeiro Leite; Maria Jose Pinheiro Gomes Ribeiro ; Maria da Conceição Lopes Ribeiro Maiato ; Jorge Manuel Martins Correia; Jacinta Maria Fernandes Nogueira ; Antonio Augusto Pereira Barroso; Ana Margarida Vieira de Abreu; Alexandra da Conceição da Silva Martinho

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

A1; A3

nov Literacia 3Di Iniciativa da Porto Editora. Desenrola-se em 3 fases eliminatórias (local,distrital e nacional) em que os alunos utilizam os computadores para responderem a provas semelhantes a avaliações internacionais. 1ª fase Escolar (5º ano)

Maria da Conceição Lopes Ribeiro Maiato ; Rui Manuel Martins Ribeiro Leite

Alunos (5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

A1; A3; A4; B1; B5

mar Canguru Matemático Sem Fronteiras

Inscrição Online da Escola e seleção dos alunos por turma em regime de voluntariado.Prestação das provas na Escola (divididas em 3 categorias : "Escolar" para o 2º ciclo; "Benjamim>", para o 7º e 8º ano de escolaridade e "Cadete", destinada ao 9º ano de escolaridade), no período oficial das 14:00h às 15:30h.Correção das provas, realizada na Escola, pelos professores de Matemática de acordo com o Regulamento do concurso.Envio dos resultados online.Atribuição de prémios ao vencedor de cada categoria.

Subdepartamento de Matemática; Marta Susana Faria da Silva

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

25 € A1; A3; A4; B6

Subdepartamento de Matemática

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 62 de 74

Page 63: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

jan; fev

30-01; 14-02; 14-02; 14-02; 14-02; 20-02

" Ida ao Teatro" No âmbito do Estudo do texto dramático, pretende-se motivar os alunos o estudo desta tipologia textual e consolidar conteúdos já lecionados em algumas turmas. Os alunos assistirão à dramatização dos respectivos textos dos diferentes anos de escolaridade , levada a cabo pelas Companhias de Teatro " Arte de Encantar", em Braga e Companhia " Cultural Kids", no Porto.

Rosa de Fátima da Silva Caldas; Maria Fátima Santos Mateus ; Emília Cristina Sampaio Osório ; Justina Mª Morgado Vilaça ; Teresa Jesus Costa Dias ; Maria Manuela Cunha Pereira ; Ana Maria Dias Cunha ; Maria Beatriz Machado Gonçalves Braga ; Maria da Gloria Dias Azeredo

Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C)

A1; A2; A3; A4; A5; A6; A7; A8; A9; B1; B2; B3; B4; B6; B7; B8; C2; C4; C5; C6; C10

fev 20 Visita de Estudo ao Porto -6º ano

Os alunos do 6.º ano visitarão o Planetário do Porto no turno da manhã, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e de tarde assistirão à peça de teatro:" A aventura de Ulisses" no âmbito da disciplina de Português.

Teresa Jesus Costa Dias ; Maria Sameiro Pereira Alves Soares ; Maria Felisbela Santos Carvalho ; Emília Cristina Sampaio Osório ; Antonio Augusto Pereira Barroso

Alunos (6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D)

1309 € A2; A3; A4; B1; B6; B7; B8; C1; C3; C5; C6

Concurso Interno de Leitura

No âmbito do PNL, os alunos de todos os anos de escolaridade realizam um concurso interno, subordinado a obras indicadas no PNL e que fazem parte das metas curriculares.

Maria da Gloria Dias Azeredo; Ana Maria Dias Cunha ; Maria Manuela Cunha Pereira ; Maria Fátima Santos Mateus ; Maria Beatriz Machado Gonçalves Braga ; Justina Mª Morgado Vilaça ; Teresa Jesus Costa Dias ; Emília Cristina Sampaio Osório ; Rosa de Fátima da Silva Caldas

Docentes; Alunos (7.º A; 7.º B; 7.º C; 7.º D; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 8.º C; 8.º D; 9.º A; 9.º B; 9.º C; 9.º D; 6.º A; 6.º B; 6.º C; 6.º D; 5.º B; 5.º A; 5.º D; 5.º C; )

A1; A2; A3; A4; A5; B1; B8; B10; C4; C6; C12

Subdepartamento de Português

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 63 de 74

Page 64: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Mês Data Atividade Descrição resumida da atividade, referindo finalidades/objetivos específicos Dinamizador Público-alvo

Custo/orçamento previsto (escola)

Objetivos PE

nov Formação "Saúde Oral" A atividade, que se enquadra no âmbito do Projeto SOBE, consiste numa ação de sensibilização/formação realizada pela UCC de Barcelinhos, dirigida a alunos dos JI's e do 1º CEB da área de Barcelos, com o sentido de promover: hábitos/rotinas de higiene oral e desenvolver hábitos de vida saudáveis. Neste sentido serão distribuídos Kit de escovagem aos alunos para realização da escovagem diária em meio escolar e inicia-se o processo de fluoretagem feito quinzenalmente.Esta iniciativa rentabiliza os recursos existentes na área da educação para a saúde, nomeadamente o estabelecimento de protocolos com a UCC de Barcelinhos.

Equipa PES; Virgílio Fernando Loureiro Magalhaes; Paula Alexandra Leitão Brás da Cunha Fernandes; Marta Assunção Machado Sousa ; Marisa Macedo de Freitas; Maria Sameiro Antunes Gomes Silva ; Maria Fernanda Gonçalves Martins ; Maria Fátima Ferreira Silva ; Maria Clara Martins Cortez Marques Cruz ; Isabel Vieira de Barros; Isabel Maria Azevedo Moreira Santos; Hélia Abreu Freitas; Guiomar de Jesus Fernandes Sá Machado; Filomena Maria Silva Pinto Vilaça ; Carla Maria Paulino dos Santos Abreu ; Aurora do Céu da Costa Martins Mendes ; Ana Paula Gomes Soares ; Ana Maria Oliveira Sousa Carneiro ; Alexandra Paula Barroso

Alunos (2.º M-2; 2.º P-2; 3.º P-3; 4.º M-3/4; 4.º M-4; 4.º P-4; 1.º M-1; 4.º P-4A; 1.º P-1; 4.º BJ-3/4; 2.º BE-1/2; P5 BEG-1; P5 BJG-1; P5 EG-1; P5 PG-1; P5 PG-2; P5 MG-1; P5 MG-2)

A4; B2; B9; C1; C5

UCC de Barcelinhos

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 64 de 74

Page 65: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Categoria / Modalidade N.º atividades %

Exposição/Mostra 7 3,5

Conferência/Palestra/Debate/Workshop 5 2,5

Formação de pessoal docente 0 0

Formação de pessoal não docente 0 0

Projeto/clube interno 13 6,5

Projeto em parceria com entidade externa 25 12,5

Atividade em parceria com entidade externa 14 7

Dia/Semana da escola/agrupamento 0 0

Visita de estudo 16 8

Concurso 12 6

Avaliação interna 0 0

Eco-escolas 1 0,5

Projeto de educação para a saúde (PES) 2 1

Atividade desportiva 3 1,5

Convívio/Comemoração 50 25

Prevenção e Segurança 15 7,5

Espetáculo Cultural 2 1

Atividades de Leitura/Escrita 9 4,5

Desenvolvimento de Literacias 2 1

Outro 24 12

Total 200 100,0

Visão global do PAA

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 65 de 74

Page 66: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Objetivo PE N.º atividades %

Melhorar a qualidade do sucesso 49 6,19

Promover a literacia, o ensino experimental das ciências, a expressão artística, a atividade física e desportiva 67 8,46

Promover situações que demonstrem atitudes de autonomia, responsabilidade, partilha e cidadania 129 16,29

Promover a dimensão artística enquanto elemento fundamental na formação integral dos alunos 55 6,94

Apoiar o desenvolvimento de projetos 32 4,04

Estabelecer parcerias estrategicamente relevantes para o sucesso educativo 22 2,78

Desenvolver e/ou consolidar práticas de gestão articulada do currículo 40 5,05

Promover redes de trabalho e prática pedagógica colaborativa 56 7,07

Promover a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais 35 4,42

Melhorar os resultados escolares 57 7,20

Manter residual a taxa de abandono escolar 7 0,88

Fomentar o sentido de pertença ao AEBO 23 2,90Envolver a Comunidade Escolar em torno de um projeto comum efetivamente partilhado e partilhado em todas as suas dimensões 43 5,43

Reforçar o grau de satisfação da comunidade educativa relativamente ao serviço prestado pelo AEBO 35 4,42

Continuar a desenvolver uma cultura de disciplina e segurança e prevenir e sancionar a indisciplina 16 2,02Implementar a diferenciação do ensino e das práticas pedagógicas (recurso às TIC e ao ensino experimental, etc) 13 1,64

Co-responsabilizar os encarregados de educação pelo percurso escolar dos seus educandos 22 2,78

Promover a articulação e coerência entre ensino e avaliação 3 0,38

Promover uma cultura de rigor e exigência 16 2,02

Promover a qualidade dos espaços e dos equipamentos escolares e a sua segurança 21 2,65Promover o acompanhamento e a supervisão da prática letiva em sala de aula numa perspetiva formativa e como oportunidade para a partilha de práticas e de experiências 3 0,38

Valorizar as lideranças intermédias 3 0,38

Incentivar a colaboração da Associação de Estudantes 1 0,13Valorizar e integrar diversos aspetos do meio envolvente no processo de ensino e aprendizagem dos diferentes níveis de ensino 32 4,04

Elaborar/implementar um Plano de Formação adequado às necessidades identificadas 3 0,38

Desenvolver políticas racionais de gestão estratégica, patrimonial, administrativa e financeiras 2 0,25

Fomentar a reflexão sobre as práticas letivas a partir da análise dos resultados escolares 3 0,38

Melhorar a eficácia dos circuitos de informação e comunicação 1 0,13

Fomentar a análise reflexiva sobre os resultados e a sua relação com o processo de ensino e aprendizagem 2 0,25Consolidar o processo de avaliação interna, desenvolvendo e implementando mecanismos de autorregulação tendentes à melhoria do desempenho do AEBO 1 0,13

Total 792 100,01

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 66 de 74

Page 67: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 67 de 74

Page 68: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Estrutura/Área N.º atividades %

Biblioteca Escolar da Pousa 16 6,25

Biblioteca Escolar Mário Cláudio 20 7,81

Cidadania e Desenvolvimento 1 0,39

Conselho Docentes do 1º Ciclo - AC 3 1,17

Conselho Docentes do Pré-escolar 8 3,13

Coordenação do 1º Ano 3 1,17

Coordenação do 2º Ano 1 0,39

Coordenação do 3º Ano 1 0,39

Coordenação do 4º Ano 1 0,39

Coordenação dos DT do 2º Ciclo 1 0,39

Departamento de Ciências Sociais e Humanas 1 0,39

Departamento de Línguas 1 0,39

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais 5 1,95

Desporto Escolar 5 1,95

Diretora 7 2,73

EB Bastuço, Santo Estêvão, Barcelos 13 5,08

EB Bastuço, São João, Barcelos 10 3,91

EB Cabreiros, Braga 18 7,03

EB da Pousa, Barcelos 12 4,69

EB Martim, Barcelos 9 3,52

EB Sequeira, Braga 10 3,91

Eco-Escolas 4 1,56

Educação Especial 3 1,17

Educação para a Saúde 15 5,86

Equipa PES 5 1,95

JI de Cabreiros, Braga 11 4,30

JI de Encourados, Barcelos 13 5,08

JI de Martim, Barcelos 8 3,13

Projetos 1 0,39

Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) 4 1,56

Subdepartamento de Ciências Naturais 7 2,73

Subdepartamento de Educação Física 6 2,34

Subdepartamento de Educação Musical 6 2,34

Subdepartamento de Educação Visual 1 0,39

Subdepartamento de EMRC 2 0,78

Subdepartamento de Físico-Química 2 0,78

Subdepartamento de Francês 3 1,17

Subdepartamento de Informática 4 1,56

Subdepartamento de Inglês 8 3,13

Subdepartamento de Matemática 3 1,17

Subdepartamento de Português 3 1,17

UCC de Barcelinhos 1 0,39

Total 256 99,98

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 68 de 74

Page 69: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Ano de escolaridade N.º atividades %

P5 95 15,20

1.º 76 12,16

2.º 76 12,16

3.º 74 11,84

4.º 82 13,12

5.º 47 7,52

6.º 45 7,20

7.º 48 7,68

8.º 45 7,20

9.º 37 5,92

Total 625 100,00

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 69 de 74

Page 70: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

0 20 40 60 80

N.º atividades

1.º Período

2.º Período

3.º Período

Ao longo do ano

Calendarização

201

57

40

517

AlunosDocentesEE/ComunidadeNão docentesOutro

Público-alvo

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 70 de 74

Page 71: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Distribuição ao longo do tempo

Categoria/Modalidade

Projeto em

parceria com entidade externa

Outro

Convívio/C

omem

oração

Eco-escolas

Atividade em

parceria com entidade externa

Concurso

Exposição/M

ostra

Visita de estudo

Atividades de Leitura/E

scrita

Atividade desportiva

Desenvolvim

ento de Literacias

Prevenção e S

egurança

Conferência/P

alestra/Debate

Projeto de educação para a saúde (P

ES

)

Projeto/clube interno

Espetáculo C

ultural

Conferência/P

alestra/Debate/W

orkshop

0

10

20

30

40

50

1.º Período2.º Período3.º PeríodoAo longo do ano

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 71 de 74

Page 72: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Estrutura/Área

Desporto E

scolarS

ubdepartamento de E

ducação FísicaE

B C

abreiros, Braga

JI de Cabreiros, B

ragaC

oordenação do 1º Ano

EB

Bastuço, S

anto Estêvão, B

arcelosE

co-Escolas

Educação para a S

aúdeS

ubdepartamento de C

iências Naturais

JI de Encourados, B

arcelosC

idadania e Desenvolvim

entoD

epartamento de M

atemática e C

iências Experim

entaisS

ubdepartamento de Físico-Q

uímica

Subdepartam

ento de InglêsB

iblioteca Escolar da P

ousaE

B S

equeira, Braga

Biblioteca E

scolar Mário C

láudioE

quipa PE

SE

B B

astuço, São João, B

arcelosS

ubdepartamento de M

atemática

Diretora

EB

da Pousa, B

arcelosC

onselho Docentes do 1º C

iclo - AC

Conselho D

ocentes do Pré-escolar

UC

C de B

arcelinhosS

ubdepartamento de Inform

áticaE

ducação Especial

Subdepartam

ento de FrancêsJI de M

artim, B

arcelosE

B M

artim, B

arcelosS

ubdepartamento de E

ducação Musical

Subdepartam

ento de EM

RC

Departam

ento de Ciências S

ociais e Hum

anasS

ubdepartamento de P

ortuguêsC

oordenação dos DT do 2º C

icloS

erviços de Psicologia e O

rientação (SP

O)

Coordenação do 3º A

noD

epartamento de Línguas

Projetos

Subdepartam

ento de Educação V

isualC

oordenação do 2º Ano

Coordenação do 4º A

no

0

5

10

15

20

1.º Período2.º Período3.º PeríodoAo longo do ano

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 72 de 74

Page 73: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Ano de escolaridade

P5

1.º

2.º

3.º

4.º

5.º

6.º

7.º

8.º

9.º

0

20

40

60

80

100

1.º Período2.º Período3.º PeríodoAo longo do ano

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 73 de 74

Page 74: Agrupamento de Escolas de Braga Oestenov 09 Feira de S. Martinho - Atividade que incentiva ao envolvimento/ participação de toda a Comunidade Educativa, na realização de uma feira

Público-alvo

Alunos

Docentes

Não docentes

Outro

EE

/Com

unidade

0

50

100

150

200

250

1.º Período2.º Período3.º PeríodoAo longo do ano

INOVAR +AZ - Sistemas de Informação, Lda. Página 74 de 74