agricultura convencional x orgânica: há um sistema ... · agricultura moderna, responsável pela...

4
a Esqueceu a senha? Quero me cadastrar 28/09/2016 A sobrevivência do ser humano do século XXI não pode prescindir da agricultura moderna, responsável pela produção de alimentos. Com o acelerado aumento da população mundial, a produção em grande escala entrou em pauta e passou a balizar o tema produção de alimentos, contrapondo-se ao extrativismo e à agricultura de pequena escala, frequentemente conhecida como agricultura familiar. Nas últimas décadas, tem sido observada uma grande dinâmica das populações que, cada vez mais, migram para os centros urbanos, em busca de melhores oportunidades de trabalho e de qualificação profissional. Visando abastecer todo esse contingente de pessoas, a agricultura se modernizou, passando a empregar tecnologias cada vez mais sofisticadas, além de ter também intensificado o uso de insumos, especialmente de fertilizantes e de defensivos agrícolas que, se por um lado, asseguram a produção e a produtividade dos alimentos, por outro, trazem como efeitos colaterais os riscos de elevação de resíduos tóxicos nos alimentos, as contaminações do solo, água e ar, elevando sobremaneira os riscos de intoxicações dos animais e dos seres humanos. Nas condições brasileiras, a agricultura de larga escala passou a ser o principal setor da balança comercial que tem garantido superávits comerciais, motivo pelo qual vem recebendo grandes incentivos do governo federal. Esse fato contribui sobremaneira para as intensificações do uso de insumos nas lavouras, especialmente naquelas destinadas à produção de commodities para exportação. Por outro ângulo desta análise, destacamos aqui dois pontos centrais e de extrema relevância: a) o fato de uma vasta gama de produtos alimentares que abastecem a população interna de nosso país ser produzida pela agricultura familiar; e b) o rigor do mercado externo no sentido de não mais permitir a aquisição de alimentos com contaminantes de qualquer natureza. Esses aspectos, especialmente o segundo, têm modificado as 29/09/2016 II Encontro sobre produção de palmito pupunha no Planalto Paulista Pindorama - SP 05/10/2016 Erva-mate XXI: modernização no cultivo e diversificação do uso da erva-mate Curitiba - PR 16/10/2016 23º Congresso Internacional do Trigo Campinas - SP 18/10/2016 VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária Campo Grande - MS 18/10/2016 XII Reunião Brasileira sobre Controle Biológico de Doenças de Plantas e XVI Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas Lavras - MG 18/10/2016 42º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras Serra Negra - SP 30/09/2016 MasterCitrus - Mestrado Palavra-chave Busca Avançada Agricultura convencional X orgânica: há um sistema intermediário entr... http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=3... 1 de 4 28/09/2016 08:34

Upload: others

Post on 30-May-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Agricultura convencional X orgânica: há um sistema ... · agricultura moderna, responsável pela produção de alimentos. Com o acelerado aumento da população mundial, a produção

a

Esqueceu a senha?Quero me cadastrar

28/09/2016

A sobrevivência do ser humano do século XXI não pode prescindir daagricultura moderna, responsável pela produção de alimentos. Com oacelerado aumento da população mundial, a produção em grande escalaentrou em pauta e passou a balizar o tema produção de alimentos,contrapondo-se ao extrativismo e à agricultura de pequena escala,frequentemente conhecida como agricultura familiar.

Nas últimas décadas, tem sido observada uma grande dinâmica daspopulações que, cada vez mais, migram para os centros urbanos, embusca de melhores oportunidades de trabalho e de qualificaçãoprofissional. Visando abastecer todo esse contingente de pessoas, aagricultura se modernizou, passando a empregar tecnologias cada vezmais sofisticadas, além de ter também intensificado o uso de insumos,especialmente de fertilizantes e de defensivos agrícolas que, se por umlado, asseguram a produção e a produtividade dos alimentos, por outro,trazem como efeitos colaterais os riscos de elevação de resíduos tóxicosnos alimentos, as contaminações do solo, água e ar, elevandosobremaneira os riscos de intoxicações dos animais e dos seres humanos.

Nas condições brasileiras, a agricultura de larga escala passou a ser oprincipal setor da balança comercial que tem garantido superávitscomerciais, motivo pelo qual vem recebendo grandes incentivos dogoverno federal. Esse fato contribui sobremaneira para as intensificaçõesdo uso de insumos nas lavouras, especialmente naquelas destinadas àprodução de commodities para exportação.

Por outro ângulo desta análise, destacamos aqui dois pontos centrais e deextrema relevância: a) o fato de uma vasta gama de produtos alimentaresque abastecem a população interna de nosso país ser produzida pelaagricultura familiar; e b) o rigor do mercado externo no sentido de nãomais permitir a aquisição de alimentos com contaminantes de qualquernatureza. Esses aspectos, especialmente o segundo, têm modificado as

29/09/2016II Encontrosobre produçãode palmitopupunha noPlanalto PaulistaPindorama - SP

05/10/2016Erva-mate XXI:modernização nocultivo ediversificação douso da erva-mateCuritiba - PR

16/10/2016 23º CongressoInternacionaldo TrigoCampinas - SP

18/10/2016VIII SeminárioNacional deSaúde PúblicaVeterináriaCampo Grande -MS

18/10/2016 XII ReuniãoBrasileira sobreControleBiológico deDoenças dePlantas e XVISimpósio deManejo deDoenças dePlantasLavras - MG

18/10/201642º CongressoBrasileiro dePesquisasCafeeirasSerra Negra - SP

30/09/2016 MasterCitrus -Mestrado

Palavra-chave

Busca Avançada

Agricultura convencional X orgânica: há um sistema intermediário entr... http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=3...

1 de 4 28/09/2016 08:34

Page 2: Agricultura convencional X orgânica: há um sistema ... · agricultura moderna, responsável pela produção de alimentos. Com o acelerado aumento da população mundial, a produção

relações comerciais internas e externas do nosso país, exigindo doprodutor, bem como dos demais atores implicados nos diversos elos dacadeia produtiva, uma maior profissionalização, representadas porprofundas modificações no emprego das técnicas e condutas em todas asfases e segmentos da produção de alimentos, com o objetivo maior degarantir a qualidade final do produto, não apenas sob o ponto de vista desua qualidade intrínseca (seu balanço nutricional, por exemplo), mas,principalmente, no que tange à sua inocuidade à saúde do consumidor.Isso equivale a dizer que o mundo despertou para a necessidade deproduzir alimentos “limpos”, estendendo o conceito de qualidade aosentido mais amplo da palavra, que agora inclui também a segurança dese adquirir e consumir um alimento sem contaminantes químicos, físicose microbiológicos.

Considerando que existe um grande mercado mundial para se realizarnegócios por meio das exportações e também que os insumos agrícolaselevam bastante a produtividade das lavouras, a lógica maior é a de fazerprevalecer o emprego desses insumos em larga escala, para se obtervolumes físicos cada vez maiores para exportação. Por outro lado,esbarramos nas novas exigências dos mercados internacionais, que nãoabrem mão das garantias de um alimento saudável e inócuo à saúde.

Ademais, a agricultura de escala familiar, cujo volume produzido ébalizado pelos limitados recursos dos fatores de produção (terra, capitale trabalho), tem uma vocação natural para o emprego de um sistemaalternativo de produção de alimentos, representado pelo aproveitamentoe pela reciclagem de resíduos de outras atividades da propriedade, o quea torna uma candidata em potencial para adotar o Sistema Orgânico deProdução.

É importante ressaltar que, de modo geral, o Sistema de ProduçãoConvencional proporciona uma produtividade muito acima daquela quese consegue com o Sistema Orgânico. E isso se deve, basicamente, aalguns fatores que podemos destacar: fertilizantes químicosconcentrados altamente solúveis, defensivos agrícolas que controlampragas, doenças e plantas invasoras, entre outros. Como mencionadoanteriormente, o emprego desses insumos trazem também em si osindesejáveis riscos de contaminação, apesar de assegurarem maioresrendimentos das colheitas.

Sabemos que as obtenções de produtividade elevada por meio doSistema Orgânico que sejam similares às conseguidas pelo SistemaConvencional ainda não são generalizadas, sendo aquelas observadas emalguns casos, com algumas culturas específicas, cujos estudos evoluíramcom as experiências e pesquisas. Além da necessidade de se conseguirelevadas produtividades, tem-se o desafio da conquista de estabilidadedesses rendimentos, ao longo dos anos. Contudo, para praticamentetodas as culturas comerciais existe esse potencial para se adotar, nofuturo, apenas o Sistema Orgânico.

Por se tratar de dois sistemas que possuem características distintas emuitas vezes extremas, o Sistema Convencional oferece dificuldades elimitações para ser convertido para o Sistema Orgânico por motivo danecessidade de se adotar medidas radicais, com adaptações detecnologias muitas vezes ainda não validadas e que não possuemeficiência e eficácia comprovadas.

Surge, então, uma terceira via, um outro sistema que é altamente aceitoem nível mundial, possuindo inclusive certificado de qualidade, cujomercado diferenciado absorve os produtos agrícolas assim produzidos,que é o Sistema de Produção Integrada. Trata-se de outra alternativaaltamente difundida nos países do continente europeu e em outrosmercados, e que vem aumentando sua participação no comérciomundial.

Basicamente, o Sistema de Produção Integrada, ao contrário do SistemaOrgânico, permite o emprego de insumos químicos, porém com rígidocontrole e racionalidade, exigindo monitoramento e permitindo arastreabilidade da produção em todas as suas etapas.

Podemos afirmar que o Sistema de Produção Integrada atua como umelo entre o Sistema de Produção Convencional e o Sistema de ProduçãoOrgânico. Nesse sentido, todos os avanços que forem conquistados pelapesquisa para o aprimoramento do Sistema de Produção Orgânico

Profissional emControle deDoenças ePragas dosCitrosSão Paulo - SP

09/11/2016Curso deFiciculturaAnápolis - GO

02/12/2016Agricultura dePrecisão naAplicação deDefensivosAgrícolas- GO

Agricultura convencional X orgânica: há um sistema intermediário entr... http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=3...

2 de 4 28/09/2016 08:34

Page 3: Agricultura convencional X orgânica: há um sistema ... · agricultura moderna, responsável pela produção de alimentos. Com o acelerado aumento da população mundial, a produção

certamente contribuirão para tornar o Sistema Integrado cada vez maislimpo e independente dos insumos químicos, deslocando-o na direção doSistema Orgânico de Produção.

Levando-se em consideração a definição tradicional, todos os alimentosseriam considerados orgânicos, uma vez que o termo “orgânico”significa: “de, relativo a, ou derivado de organismos vivos”. Entretanto,em linguagem agronômica, “orgânico” significa um alimento que foicultivado sem o emprego de produtos químicos com ações inseticidas,fungicidas, nematicidas, herbicidas, antibióticos, ou qualquer outroprincípio químico para controlar pragas e doenças, em geral, que sãopeculiares à cultura em questão. Alimento orgânico também exclui o usode fertilizantes químicos e preconiza a não utilização de organismosgeneticamente modificados. Esse alimento também não permite oemprego de aditivos alimentares químicos.

Na Tabela 1, apresentamos as comparações das principais característicasque diferenciam o Sistema de Produção Convencional do Sistema deProdução Orgânico, e, na Tabela 2, a comparação é feita entre o Sistemade Produção Convencional e o Sistema de Produção Integrado.

Tabela 1. Comparação entre o Sistema de Produção Convencional eo Sistema de Produção Orgânico

Tabela 2. Comparação entre o Sistema de Produção Convencional eo Sistema de Produção Integrado

Agricultura convencional X orgânica: há um sistema intermediário entr... http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=3...

3 de 4 28/09/2016 08:34

Page 4: Agricultura convencional X orgânica: há um sistema ... · agricultura moderna, responsável pela produção de alimentos. Com o acelerado aumento da população mundial, a produção

Aviso LegalPara fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidoscréditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonteoriginal, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br,não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos emqualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios,todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610,de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.

Conteúdos Relacionados à: Agricultura SustentávelPalavras-chave: • Agricultura Sustentável • BRASIL • Agricultura

Orgânica • Agronegócio • Agricultura Orgânica • Agronegócio

Notícias

|20/09/2016| Ciência e sociedades sustentáveis

|12/09/2016| Fazendas leiteiras bem manejadas podem sequestrar maisgases de efeito estufa do que são capazes de emitir

|09/09/2016| Inscrições de trabalhos para Agroecol 2016 foram prorrogadas

|06/09/2016| Abapa, Fundação Solidaridad e Instituto C&A propõeprograma de produção de algodão sustentável no sudoeste Baiano

|06/09/2016| Pesquisa e indústria debatem o uso de resíduos em Workshopno IAC

Agricultura convencional X orgânica: há um sistema intermediário entr... http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=3...

4 de 4 28/09/2016 08:34