agosto 2017 no 07 -...

10
Agosto 2017 – N O 07 - [email protected] EPUCSAL EPUCSAL EPUCSAL EPUCSAL

Upload: vanquynh

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Agosto 2017 – NO 07 - [email protected]

EPUCSAL

EPUCSAL

EPUCSAL

EPUCSAL

BEM-VINDOS PARA NOVA ETAPA DE ESTUDOSSEMANA DE ACOLHIMENTO

O INFORMATIVO MENSAL 07 – AGOSTO DE 2017 destaca o acolhimento da Coordenação/NDE aos estudantes,funcionários técnico-administrativos e docentes do nosso Curso de Engenharia Civil para mais esta etapa deestudos e desafios que ocorrerão ao longo do semestre letivo. VAMOS CONSTRUIR UM PAINEL EM NOSSASVIDAS A PARTIR DOS RECORTES DA NOSSA REALIDADE NA NOVA UCSAL!!!!! EIS O DESAFIO EM 2017.2.

NOVIDADES NA ATIVIDADE DE ENSINO

1 – CRIAÇÃO DO ESCRITÓRIO PÚBLICO E SUA HISTÓRIA

Pelo Ato N0 96, de 31.08.2016, o Magnífico Reitor daUniversidade Católica do Salvador, Prof. Dr. Pe Maurícioda Silva Ferreira constituiu “Comissão para elaborarprojeto de criação e implantação do Escritório deEngenharia Pública da UCSAL”, composta pelos seguintesmembros: Prof. José Marcílio Ladeia Vilasboas –Presidente. Prof. Luiz Carlos Almeida de Andrade Fontes,Arquiteto Luiz Cláudio Brito Pina de Carvalho e Prof.Antônio Sérgio Ramos da Silva. Após os estudosrealizados, a ideia do Escritório Público do Curso deEngenharia Civil evoluiu, sendo o projeto de criaçãoapresentado em reunião conjunta dos ConselhosUniversitário/CONSUN e de Ensino e Pesquisa/CONSEPE,onde recebeu a sugestão do nosso Reitor de junção como Curso de Arquitetura e Urbanismo, compondo ummesmo Escritório Público. Na data de 01.08.2017,mediante o Ato N0 0043, o Magnífico Reitor da UCSALcriou o “Escritório Público de Engenharia e Arquitetura daUCSAL (EPUCSAL) e dá outras providências” (cópialateral). Inaugura-se uma concepção nova de formação denossos futuros engenheiros civis e arquitetos urbanistasna nossa Universidade Católica do Salvador que, além dasólida aquisição de competências e habilidades técnicas,agregar-se-á, em sua atuação acadêmica, os valores dasolidariedade fraterna pelos mais carentes na sociedadesoteropolitana, mediante ações extramuros, adicionandorelevante grau de qualidade formativa aos estudantes doscursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo,consolidando, de modo complementar, a formaçãohumanista dos nossos futuros profissionais. Resultado deuma conjugação de esforços, com a participação efetivado Pe Maurício/Reitor, Paulo Sérgio Nunes Costa/Pró-Reitor de Graduação, dos Coordenadores dos Cursos,Professores Antônio Sérgio/Engenharia Civil e AparecidaTeixeira/Arquitetura e Urbanismo, com plena adesão àideia dos nossos docentes, com o ecoar do tempo,brevemente, a sociedade soteropolitana perceberá arelevância deste marco significativo na história recente daUCSAL, em sua atuação social. Congratulações a todos eque venha o futuro!!!!

NOVIDADES NA ATIVIDADE DE ENSINO

2 – ENCONTRO DOS DOCENTES DE ENGENHARIA CIVIL

Realizou-se na data de 02 DE AGOSTO (Quarta-Feira),Encontro dos Professores do Curso de Engenharia Civilcom o objetivo de estabelecer diretrizes para a execuçãodas atividades acadêmicas durante o semestre letivo2017.2 e o nosso Curso.

Prof. Paulo Sérgio Nunes Costa/Pró-Reitor de Graduação

Os temas que foram abordados durante o Encontroreferiram-se a: Diretrizes da Pró-Reitoria de Graduação;Planos de Ensino/Caderneta Eletrônica/Sistema deAvaliação/Arredondamento de Notas/Pontualidade naEntrega das Notas/Provas/Documentos; ENADE – QUAL ASITUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA Civil?; AvaliaçãoIntegradora; Protocolo e Termo de Compromisso com oMEC; Palavras do NDE – Projeto Pedagógico do Curso,programas das disciplinas e outros; Orientações de TCC –alinhamento geral para 2017.2Ao final do Encontro, após vários debates eesclarecimentos, ocorreu alegre Momento de Integraçãomediante atividade gustativa.

3 – V JORNADA PEDAGÓGICA

Na data de 03 de Agosto, Quinta-Feira, realizou-seconcorrido evento institucional, a V Jornada Pedagógica,reunindo os docentes dos diversos cursos de graduaçãoda nossa UCSAL. A temática do evento foi “AUniversidade e o Trabalho Docente: Responsabilidades ereinvenções no ensino, na pesquisa e na extensão”.

Estiverem presentes as Pró-Reitorias de Graduação/Prof.Paulo Sérgio Nunes Costa, de Pesquisa e Pós-Graduação/Profa Silvana Sá de Carvalho e de Extensão eAção Comunitária/Profa Maria Eliana Sales Brito.A conferência da Jornada Pedagógica foi proferida pelaProfa Doutora Inês de Castro Teixeira/UFMG, enquantoque a organização ficou a cargo da Profa Doutora MariaAuxiliadora Fidélis/PED-UCSAL.Na oportunidade, o nosso Reitor, Prof. Dr. Pe Maurício daSilva Ferreira, também proferiu importante palestra sobreo tema “Novos métodos para novos desafios. Vamosfazer o novo!”, fazendo a abertura oficial do ProgramaInstitucional NOVA UCSAL.

Prof. Dr. Pe Maurício/Reitor

NOVIDADES NA ATIVIDADEDE ENSINO

4 - NOVAS DISCIPLINAS OPTATIVAS EM 2017.2

Após o período de matrícula semestral, confirma-sea oferta das novas disciplinas optativas para osemestre letivo 2017.2. Trata-se de experiênciadidático-pedagógica inovadora do nosso Curso, coma finalidade de melhor preparar os nossosestudantes para o mercado de trabalho profissional,cada vez mais exigente. As novas disciplinasoptativas oferecidas são as seguintes:

• PAVIMENTAÇÃO VIÁRIA

Será ministrada pelo Prof. Luiz Carlos Fontes

• TÓPICOS ESPECIAIS EM SISTEMA DEREVESTIMENTO EM FACHADAS

Será ministrada pelos Professores Antônio Sérgio eJúlia Neves

• TÓPICOS COMPLEMENTARES: INTRODUÇÃO ÀTECNOLOGIA BIM NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Será ministrada pelo Profa Elisângela Leão

PARCERIA EMPRESARIAL

1 - O Escritório Público da SEINFRA

Representantes do Escritório Público daSEINFRA/PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR(Arquitetos João Costa e Adelaide Luna e AssistenteSocial Régia Maria Barretto) estiveram reunidos com aCoordenação do Curso de Engenharia Civil/NDE,Coordenação do Curso de Arquitetura eUrbanismo/NDE, com a Coordenação do Núcleo deEstágio e Práticas Empreendedoras/NEPE e váriosprofessores, dando continuidade aos entendimentospara a elaboração de convênio de parceria técnicaentre os Escritórios Públicos da SEINFRA/PMS e doCurso de Engenharia e Arquitetura (EPUCSAL).

Representantes do Escritório Público da SEINFRA

Docentes presentes

PARCERIA EMPRESARIAL

UCSAL/SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR/SEINFRA

Recentemente foi efetivado o convênio de cooperação técnica entre a SEINFRA/UCSAL, tendo por referência oProjeto Morar Melhor da PMS, ficando a nossa Universidade com a responsabilidade de indicar estudantes docurso de Engenharia Civil para a realização de estágio curricular supervisionado na execução do referido projeto.Encontram-se fazendo estágio supervisionado na SEINFRA (Setor de Engenharia e Orçamento), até então, 5(cinco) estudantes de Engenharia Civil. Brevemente, serão oferecidas sugestões de elaboração de Trabalho deConclusão de Curso – TCC no Curso de Engenharia Civil sobre temas relacionados com as principais questões dacidade do Salvador, tais como pavimentação viária, estabilização de encostas, mobilidade e acessibilidade, dentreoutros. A cidade do Salvador é um importante manancial de temas desafiadores, podendo ser pesquisada naperspectiva científica e tecnológica para oferecer soluções de engenharia, permitindo a integração entre o SaberAcadêmico e a Realidade Concreta de nossa Metrópole, fortalecendo o papel institucional e finalístico da nossaUCSAL: a sua contribuição social além das fronteiras físicas de seus campi. Vamos ao desafio!

UCSAL/HOSPITAL ROBERTO SANTOS

Em fase final de definição jurídica para assinatura de convênio de cooperação técnica institucional entre a nossaUCSAL e o Hospital Roberto Santos, em diversas áreas (Saúde, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, dentreoutras), porém em adiantado estágio de ações realizadas, já estão atuando nas instalações do Hospital RobertoSantos cinco (5) estudantes do Curso de Engenharia Civil/Arquitetura e Urbanismo, na condição de EstágioSupervisionado. Para mais detalhes, consultar a Coordenação do Núcleo de Estágio e PráticasEmpreendedoras/NEPE - Prof. Sílvio Bello.

UCSAL/PREFEITURA MUNICIAL DE SALVADOR/CODESAL

Coordenado pelo Núcleo de Estágio e Práticas Empreendedoras/NEPE – Prof. Sílvio Bello, seguindo orientação daReitoria da UCSAL de especializarmos em estudos sobre os diversos problemas existentes na Cidade do Salvador,fomentou encontro entre representantes da CODESAL e Coordenadores de cursos de graduação, representantesda Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e diversos docentes da UCSAL, no Auditório da Pós-Graduação, nadata de 20 de Julho. Na oportunidade realizou-se a apresentação do PROGRAMA PREFEITURA NOSBAIRROS/CODESAL. “A Prefeitura Bairro é um órgão diretamente ligado ao Gabinete do Prefeito”. Em relação ànossa UCSAL, os estudos serão realizados, inicialmente, na região da Prefeitura Bairro de Itapuã, espaço territorialcompreendido entre a Boca do Rio até Praia do Flamengo. Um dos objetivos da Prefeitura Bairro é possuirtecnologia, infraestrutura e pessoal capacitado para ter autonomia orçamentária e resolver problemas docotidiano de cada comunidade, tais como: pavimentação emergencial de ruas, iluminação, problemas dealagamentos, questões de escorregamentos de encostas, etc. Trata-se de excelente oportunidade para aatividade de pesquisa, quer na perspectiva da pós-graduação (Mestrado/Doutorado), quer no viés da graduação(TCC).

.Exposição sobre a atuação da Prefeitura Bairro, Vista parcial do público presente no eventopelo seu Diretor Júnior Magalhães/PMS

NOVIDADES NA ATIVIDADE DE EXTENSÃO

O Curso de Engenharia Civil vem buscando promover o fortalecimento das atividades de extensão através dasseguintes iniciativas:

Curso de Extensão sobre Levantamentos Topográficos Planialtimétricos

Ocorreu a oferta gratuita do curso de extensão Levantamentos Topográficos Planialtimétricos para estudantes deTopografia, com a finalidade de desenvolver habilidades na prática de campo da disciplina. Foi ministrado peloProf. Luiz Carlos A. de A. Fontes, no período de 24.07 – 29.07. 2017.

• Palestra técnica no dia 02 de agosto de 2017 - LAJES NERVURADAS: NORMAS DE INCÊNDIO E DESEMPENHO(ACÚSTICA).

Com a inscrição de 105 participantes, ocorreu a palestra técnica com excelente participação do público durante aetapa final do evento, destacando-se o Prof. Irani Rossini com oportunas intervenções que enriqueceram aospresentes. Foi absoluto sucesso. A atividade extensionista foi iniciativa do NEPE/Prof. Sílvio Bello e da Coordenaçãodo Curso de Engenharia Civil/Prof. Antônio Sérgio.

Prof. Sílvio Bello/Coordenador do NEPE Palestrante Engo Márcio Terra Debate promovido pelo Prof. Irani

NOVIDADES NA ATIVIDADE DE PESQUISA

Continuam sendo desenvolvidas as diversas atividades de pesquisas tecnológicas pelos estudantes selecionados noPrograma de Iniciação Científica por Adesão Voluntária, implementado pelo nosso Curso de Engenharia Civil noinício de 2017, nos seguintes temas: concreto permeável, estudos sobre os métodos de dosagem do concreto,concreto autoadensável, argamassa estabilizada, contrapiso de alta produtividade, ensaios não destrutivos natecnologia do concreto. Também tiveram continuidade as atividades vinculadas ao Laboratório de Mecânica dosSolos, nas linhas de pesquisa sobre o estudo do comportamento mecânico de resíduos sólidos em aterrossanitários, etc. A pesquisa geotécnica sobre as areias de praias situadas ao longo da região litorânea de Salvador-BA já apresenta resultados parciais de algumas propriedades granulométricas.

Dando continuidade na apresentação dos Laboratórios Didáticos do Curso de Engenharia Civil para os estudantes,o nosso INFORMATIVO MENSAL 07 – AGOSTO, destaca, nesta edição, algumas imagens do Laboratório deHIDRÁULICA. O Laboratório de Hidráulica atende, com aulas práticas experimentais, as disciplinas Fenômenos deTransporte e Hidráulica, ambas da matriz curricular do Curso de Engenharia Civil. De forma complementar, arealização de experiências exploratórias práticas no Laboratório de Hidráulica contribui para a consolidação dealguns aspectos teóricos ministrados nas disciplinas Instalações Hidráulicas Prediais, Saneamento Ambiental eHidrologia.O Laboratório de Hidráulica consta de dois módulos experimentais, os quais são denominados de MÓDULO DECANAL HIDRÁULICO DE DECLIVIDADE VARIÁVEL e MÓDULO PARA DETERMINAÇÃO DE PERDA DE CARGA. Omódulo de Canal Hidráulico com Declividade Variável consiste de sistema fechado de circulação para escoamentode água, composto de um reservatório com capacidade de armazenamento de 400 litros, canal com umaestrutura em acrílico (com uma área transversal de 0,30 m de altura por 0,10 m de largura e comprimento de 3,00metros). O módulo possui um conjunto de acessórios didáticos para simulação de fenômenos hidráulicos e de umconjunto de pontos para medida de pressão hidráulica.

Módulo de Canal Hidráulico Módulo de Perda de Carga

O módulo de Medida de Perda de Carga consiste num sistema de tubulações, este constituído por materiais denaturezas diferentes, que é alimentado por um reservatório com capacidade de armazenamento de 400 litros.Este sistema pode ser subdividido em um subsistema de tubulações superiores e outro subsistema de tubulaçõesinferiores, mediante adequada manobra com registros hidráulicos, ambos alimentados por um sistema motor-bomba. O módulo permite medir a perda de carga distribuída e localizada. No que se refere à medição da perdade carga distribuída, o equipamento permite avaliar a perda de carga em tubulações de diferentes materiais, emdiferentes regimes de escoamento. Na avaliação da perda de carga localizada, o equipamento permite adeterminação da perda de carga localizada para diferentes acessórios que compõem um sistema hidráulico(joelhos, curvas, etc.). O módulo didático também apresenta acessórios para medição de velocidade, estática edinâmica, mediante o tubo de Pitot e o Tubo de Venturi. As leituras de pressões hidráulicas são feitas mediante oemprego de um conjunto de piezômetros.

“Engenharia Civil somente com a prática é Engenharia sem Ciência”. O Laboratório de Hidráulica fica localizado no

“ANEXO D”, do Módulo Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, no Campus de Pituaçu.

CONHECENDO NOSSOS LABORATÓRIOS

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

Colegiado do CursoComposiçãoProf. Antônio Sérgio Ramos da Silva – PresidenteProf. José Marcílio Ladeia VilasboasProf. Fernando Barreto Nunes FilhoProf. Ricardo Souza CruzProfa. Odete Amanda Guerreiro R. MartinezAcadêmico Jonathan dos Santos Batista

O nosso Curso de Engenharia Civil/Núcleo Docente Estruturante deseja avaliar o grau de satisfação de seus

estudantes em relação aos itens estabelecidos pelo INEP/MEC, como indicadores de qualidade. Portanto,elaborou-se um instrumento de pesquisa, a partir da base de dados do INEP/MEC, para conhecer a opinião dosestudantes sobre o ambiente acadêmico em que realizam a sua formação, com a finalidade de consolidarinformações para promover a melhoria das condições de ensino e dos procedimentos didático-pedagógicos. Oinstrumento de pesquisa/Questionário, abordará três indicadores: 1)Organização didático-pedagógica;2)Infraestrutura; 3)Corpo Docente. Será aplicado em todas as disciplinas, exceto aquelas oferecidas para osalunos ingressantes (“calouros”). O instrumento de pesquisa/Questionário será aplicado via online, pelaComissão Própria de Avaliação/CPA, com a participação dos professores das diversas disciplinas. O aluno queresponder as três etapas da pesquisa (uma para cada indicador de qualidade), entregará ao seu professorcópia do questionário respondido e receberá pontuação (0,5 ponto) a ser adicionada na média da segundaunidade acadêmica (segunda nota) em apenas uma disciplina matriculada no semestre letivo 2017.2 .

Para que essas metas sejam alcançadas, é importante sua participação!

Procure responder a esta pesquisa de forma individual, conscienciosa e independente. A veracidade das suasrespostas é fundamental para a elaboração do Planejamento de Melhoria do Curso – PMC. A pesquisa seráaplicada em três momentos diferentes, sendo: PARTE 01 – Mês de agosto; PARTE 02: Mês de Setembro;PARTE 03: Mês de Outubro. O resultado será divulgado mediante edição do INFORMATIVO MENSAL –NOVEMBRO.

PESQUISA ENADE 2017/CPA/CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Coordenação do Curso de Engenharia CivilProf. Antônio Sérgio Ramos da Silvae-mail: [email protected] para contato: (71) 98880-4144

Núcleo Docente Estruturante – NDEComposiçãoProf. Antonio Sérgio Ramos da Silva - PresidenteProfa. Miriam de Fátima Carvalho MachadoProf. Edilson Machado de AssisProf. Kilcy Silva FerrazProf. Luiz Carlos Almeida de Andrade Fontes