agentes públicos do regime constitucional ao · pdf fileservidor público do ......

50
Agentes públicos do regime constitucional ao legal Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com

Upload: ngotuyen

Post on 06-Feb-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Agentes públicos – do regime constitucional ao legal

Professor: Sandro Bernardes

Auditor do TCU

contato: ww.forumconcurseiros.com

AGENTES PÚBLICOS –

Sistema de

Responsabilização

Roteiro (Parte 3)

1 – As 3 “Responsabilidades”

2 – Os meios de apuração da

responsabilidade do servidor

público

2.1 - PAD E SINDICÂNCIA

2. 2 SINDICÂNCIA.

2.3 - PAD – FASES

2.4 – OBSERVAÇÕES FINAIS

3 – Penalidades Aplicáveis

1 – As 3 “Responsabilidades”

Pelo indevido exercício de seu cargo oservidor poderá responder civil; penal eadministrativamente.

OBS

• CIVIL:

• PENAL:

• ADMINISTRATIVA

1 – As 3 “Responsabilidades”

As esferas são __________________________,mas poderão cumular-se (um só fato podelevar à responsabilização nas 3 esferas).

• Contudo, a apuração penal na qual o Juizconclua pela inexistência de fato ou de autoriaafastará a responsabilidade na esferaadministrativa (situação conhecida,doutrinariamente, como “repercussão”).Observe-se que, a absolvição criminal por____________________________________ nãoafasta a possibilidade de apenaçãoadministrativa de servidor público.

1 – As 3 “Responsabilidades”

• Por fim, destaque-se que a condenação criminal não necessariamente causará repercussão (interpretação doutrinária, decorrente do art. 92 do CP).

Sentença Penal

1 – As 3 “Responsabilidades”

1 - (2013/CESPE/CNJ/Técnico) Considere quedeterminado servidor público, dentro de suaatribuições, tenha se afastado do interessepúblico e atuado abusivamente. Nessa situaçãohipotética, esta conduta estará sujeita à revisãojudicial ou administrativa, podendo, inclusive, oservidor responder por ilícito penal.

1 – As 3 “Responsabilidades”

2 - (ADMINISTRADOR/CESPE/2013) Considereque a administração pública tenha afastado umservidor público do exercício de função pública,a despeito de este ter sido absolvidocriminalmente por ausência de provas. Nessasituação, configura-se ofensa à legislação deregência, visto que a responsabilidadeadministrativa do servidor deve ser afastada emcaso de absolvição criminal.

1 – As 3 “Responsabilidades”

3 - Analista – MDIC/CESPE – 2014 Se determinadoservidor público for preso em operaçãodeflagrada pela Polícia Federal, devido a fraudeem licitações, a ação penal, caso seja ajuizada,obstará a abertura ou o prosseguimento doprocesso administrativo disciplinar, visto que oservidor poderá ser demitido apenas após otrânsito em julgado da sentença criminal.

2.1 - PAD E SINDICÂNCIA

- Ambos são _______________________________ deresponsabilidade dos servidores públicos em razãodo indevido exercício de suas atribuições. Contudo,são processos diferentes.

- OBS:

I) SINDICÂNCIA E PAD SÃO PROCESSOS DIVERSOS.Aquela não é fase nem antecede, necessariamente,este. Em ambos, todavia, prevalece a busca pelaverdade _______ (ou material) dos fatos ocorridos.

2.1 - PAD E SINDICÂNCIA

- A abertura de PAD ou SindicânciaINTERROMPEM o prazo prescricional.

2.1 - PAD E SINDICÂNCIA

4 - (2013/CESPE/DPE-RR/Defensor-adaptada) Noâmbito do processo administrativo disciplinar,uma das modalidades de aplicação depenalidade ao servidor público é a da verdadesabida, que foi recepcionada pela CF.

2.1 - PAD E SINDICÂNCIA

• II) A determinação da instauração doPAD/SINDICÂNCIA é uma obrigação daautoridade competente (Art. 143. A autoridadeque tiver ciência de irregularidade no serviçopúblico é obrigada a promover a sua apuraçãoimediata, mediante sindicância ou processoadministrativo disciplinar, assegurada aoacusado ampla defesa).

2.1 - PAD E SINDICÂNCIA

III) Em regra, os atos referentes aos processos denatureza disciplinar são públicos. MAS HÁEXCEÇÕES:

Art. 150. A Comissão exercerá suas atividadescom independência e imparcialidade,assegurado o sigilo necessário à elucidação dofato ou exigido pelo interesse daadministração.

Parágrafo único. As reuniões e as audiências dascomissões terão caráter reservado.

2.1 - PAD E SINDICÂNCIA

5- (Administrador/CESPE/Unipampa/2013) Noprocesso administrativo disciplinar, deve-serespeitar o princípio da publicidade, devendo-sedisponibilizar, de modo abrangente e irrestrito,os documentos gerados.

2.1 - PAD E SINDICÂNCIA

• 2. 2 SINDICÂNCIA.

- Procedimento investigatório simplificado.

- Para atos de menor gravidade (advertência oususpensão de até 30 dias).

- Equivale ao inquérito policial (investigativa), MASPODE TER POR RESULTADO UMA PENALIDADE.

2.1 - PAD E SINDICÂNCIA

• 3 Resultados Possíveis:

OBS: Não Constitui Etapa Do Pad.

- Prazo para conclusão: até 30 dias, prorrogáveispor igual período.

2.1 - PAD E SINDICÂNCIA

6 - Procurador – TCE-PB/CESPE – 2013 – AdaptadaA sindicância investigativa possui caráterpunitivo, razão por que pode prescindir daobservância dos princípios constitucionais docontraditório e da ampla defesa.

2.3 - PAD – FASES

- 3 fases: instauração; inquérito e julgamento. Oinquérito se subdivide nas fases instrução;defesa e relatório

- prazo geral para a conclusão do PAD: 60 dias,prorrogáveis por igual prazo, quando ascircunstâncias o exigirem. (art. 152)

2.3 - PAD – FASES

7 - CESPE - Adv (AGU)/2012 Com base najurisprudência dos tribunais superiores e nalegislação de regência, julgue o próximo item,relativo a agentes públicos. Conforme o disposto naLei n.º 8.112/1990, a instauração de PADinterrompe a prescrição até a decisão final, a serproferida pela autoridade competente; conformeentendimento do STF, não sendo o PAD concluídoem cento e quarenta dias, o prazo prescricionalvolta a ser contado em sua integralidade.

2.3 - PAD – FASES

- VISÃO GERAL DAS FASES DO PAD:

PAD

2.3 - PAD – FASES

• OBS: no curso de um PAD pode ser determinado oafastamento preventivo do servidor, para que estenão influa na apuração da potencial irregularidade(art. 147, 8.112). O prazo de tal afastamento é de_____ dias, prorrogável por igual período. Superadotal prazo, ainda que o PAD não tenha sidofinalizado, cessará o afastamento. (*** ATENÇÃO:por se tratar de medida cautelar, não há prejuízoqto. à remuneração do servidor, que continuará arecebendo).

2.3 - PAD – FASES

8 - (2010/CESPE/TRE-MT/An. Admin.) Instauradoo processo administrativo disciplinar, o servidoracusado pode ser afastado preventivamente pordeterminação da autoridade instauradora, poraté quarenta dias após o término do processo esem remuneração.

2.3 - PAD – FASES

• INSTAURAÇÃO

- início: publicação da portaria de designação dosmembros, que deverão ser 3 servidores______________________ designados pelaautoridade competente, sendo que o presidenteda comissão deverá ser ocupante de cargoefetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nívelde escolaridade igual ou superior ao doindiciado

2.3 - PAD – FASES

• INQUÉRITO (art. 153/166);- 3 “subfases”: instrução; defesa e relatório- INSTRUÇÃO:- é a principal fase investigatória. Nesta, poderão ser

ouvidas, em separado, testemunhas, que NÃO PODEMTRAZER DEPOIMENTOS POR ESCRITO. No caso dedepoimentos contraditórios, podem ser realizadas___________________________.

- após ouvir as testemunhas, a comissão deverá ouvir oacusado. Havendo mais de um acusado e existindocontradição, pode ser promovida acareação entre estes.

- após ouvirem-se testemunhas e acusados, a comissãodecidirá se indicia estes, para apresentarem defesa.

2.3 - PAD – FASES

• INQUÉRITO (art. 153/166);

- OBS.: Para o STJ, caso alguma(s) testemunha(s)seja ouvida após o acusado nãonecessariamente o processo será anulado. Nãose deve admitir, todavia, prejuízo à defesa.

2.3 - PAD – FASES

• DEFESA

- havendo um só acusado, deve ser fixado a este oprazo de ______ dias para apresentação dedefesa. No caso de mais de um acusado, o prazocomum (PARA TODOS, CONTADO DA ÚLTIMACITAÇÃO) será de _______ dias. Estes prazos(dez e vinte dias) podem ser prorrogados pelodobro, no caso de diligências julgadasindispensáveis (art. 161).

2.3 - PAD – FASES

• DEFESA

- no caso do acusado estar em lugar incerto einsabido, sua citação deverá ser procedida por_________________, no local de seu últimodomicílio conhecido.

- no caso do servidor optar pela revelia (nãoapresentação de defesa), deverá ser designado um____________________________ (art. 165) paraque seja formulada defesa. Apreciada a defesa, acomissão deverá elaborar um relatório, tambémsubfase do inquérito

2.3 - PAD – FASES

• DEFESA

OBS: não há necessidade de que a defesaformulada em PAD seja ‘técnica’, isto é,formulada por profissional do direito(advogado). Súmula vinculante 5 do STF.

2.3 - PAD – FASES

• RELATORIO

- é um resumo conclusivo das principais peças doprocesso, que deverá mencionar quais as provasutilizadas pela comissão para formação de suaconvicção.OBS: RECONHECIDA RESPONSABILIDADEDO SERVIDOR, A COMISSÃO DEVE LEVAR EMCONTA, PARA SUGESTÃO QUANTO À PENALIDADE,OS ATENUANTES E AGRAVANTES DO ACUSADO.

- em seguida, a comissão deve encaminhar o relatórioà autoridade competente, para que possa serrealizado o julgamento (art. 166)

2.3 - PAD – FASES

9 - Administrador – DPF/CESPE - 2014 – GAB.PRELNo processo administrativo disciplinar, a nãointimação dos indiciados para que possamrebater os relatórios finais das comissõesprocessantes não constitui violação aocontraditório.

2.3 - PAD – FASES

• JULGAMENTO (art. 167/173)

- recebido o relatório, a autoridade tem ______dias para realização do julgamento, sendo que ojulgamento fora desse prazo não invalidará ojulgamento. Se a penalidade exceder acompetência da autoridade recebedora dorelatório, este deverá ser enviado para aquelaque detém a competência.

2.3 - PAD – FASES

• JULGAMENTO (art. 167/173)

- vários acusados, com penalidades diversassugeridas: o julgamento caberá à autoridadecompetente para aplicar a penalidade mais grave.

-OBS: o julgamento da autoridade deve seguir, emregra, o sugerido pela comissão, salvo se este forcontrário às provas contidas no processo. Nestecaso, a autoridade poderá agravar, abrandar a penasugerida, ou mesmo isentar o servidor deresponsabilidade

2.3 - PAD – FASES

• 2.4 – OBSERVAÇÕES FINAIS

- o PAD pode ser revisto a qualquer tempo (art.174/182), na ocorrência de fatos novos, vedando-se, contudo, o agravamento na situação do servidorpunido. No processo revisional, destaque-se, o ônusda prova cabe ao requerente.

- para os casos de acumulação ou abandono decargos, bem como de inassiduidade habitual, o PADdeverá ser procedido em rito sumário, com duraçãode 30 dias, prorrogáveis por mais 15 dias (art. 133)

2.3 - PAD – FASES

10 - CESPE - AUFC/Apoio Técnico eAdministrativo/Psicologia/2011 À luz do dispostona Lei n.o 8.112/1990 e em suas posterioresalterações, julgue o item, a respeito dos agentespúblicos, servidores públicos, direitos e deveres eresponsabilidades, bem como de processoadministrativo disciplinar, sindicância e inquérito. Arevisão do processo administrativo disciplinar écabível quando se apresentarem novos fatos oucircunstâncias suscetíveis de justificar a inocênciado punido ou a inadequação das penalidadesaplicadas, podendo ocorrer de ofício ou a pedido, aqualquer tempo.

2.3 - PAD – FASES

3 – Penalidades Aplicáveis

São penalidades previstas na Lei 8.112/90:

• Advertência;

• Suspensão;

• Demissão;

• Cassação de aposentadoria ou disponibilidade;e,

• Destituição de cargo em comissão ou funçãocomissionada.

2.3 - PAD – FASES

* Advertência: • Natureza: Leve• Para servidor:Efetivo ou comissionado• Hipóteses de Infração: art. 117, inc. I a VIII e XIX• Prazo de Prescrição: 180 dias (contados do dia em

que o fato a ser punido se tornou conhecido);• Instrumento de Apuração: Sindicância• Autoridade competente para aplicar: chefe da

repartição ou outras autoridades previstas emregulamento

• Registro em Assentamento: Sim

2.3 - PAD – FASES

* Advertência:

• Cancelamento do Registro: 3 anos de efetivoexercício, caso o servidor não tenha praticadonova infração disciplinar no período.

• Principal consequência: Penalidade deSuspensão, no caso de reincidência no períodode 3 anos.

• OBS: a mais branda das penalidades.

2.3 - PAD – FASES

11- (2010/CESPE/TRE-MT/An. Admin.) No caso dereincidência em faltas punidas com advertência,pode ser aplicada ao servidor efetivo asuspensão, limitada a sessenta dias.

2.3 - PAD – FASES

* Suspensão

• Natureza: Grave

• Para servidor: Efetivo

• Hipóteses de Infração: inc. XVII a XVIII do art. 117 +as mesmas de advertência, no caso de reincidência.

• Prazo de Prescrição: 2 anos (contados do dia emque o fato a ser punido se tornou conhecido)

• Instrumento de Apuração: Sindicância, para ummáximo de ____ dias. Processo AdministrativoDisciplina (PAD) nos demais casos.

2.3 - PAD – FASES

* Suspensão

• Autoridade competente para aplicar: até 30 dias –chefe da repartição ou outras autoridades previstasem regulamento. Mais de 30 dias, autoridadeimediatamente inferior à competente para aplicar ademissão.

• Registro em Assentamento: sim

• Cancelamento do Registro: após 5 anos.

• Principal consequência: suspensão da contagem dotempo de serviço; cancelamento da remuneração.

2.3 - PAD – FASES

* Suspensão• OBS: • Limite máximo de 90 dias. Havendo conveniência (ato

discricionário da Administração), poderá ser convertidaem multa na base de 50% por dia de vencimento ouremuneração. O servidor deverá permanecer ematividade.

• Servidor ocupante, exclusivamente, de cargo emcomissão: casos suspenso, perderá o cargocomissionado (art. 135, 8.112)

• MULTA, DECORRENTE DA CONVERSÃO DA SUSPENSÃONÃO É PENALIDADE DIRETA!

• Servidor que se recusa a submeter a exame médico:caso específico de suspensão (até 15 dias).

2.3 - PAD – FASES

* Demissão:• Natureza: gravíssima• Para servidor: efetivo• Hipóteses de Infração: art. 132.• Prazo de Prescrição: 5 anos;• Instrumento de Apuração: PAD• Autoridade competente para aplicar: Presidente da

República, Presidentes das Casas do PoderLegislativo e dos Tribunais Federais e peloProcurador Geral da República (Autoridadesmáximas dos órgãos). PODE HAVER DELEGAÇÃO

2.3 - PAD – FASES

* Demissão:

• Registro em Assentamento: Sim.

• Cancelamento do Registro: não haverá.

• Principal consequência: quando ocorrer no caso de “abem do serviço público” (hipóteses dos incs. I, IV, VIII, X eXI, art.132) impedem o servidor de retornar ao serviçopúblico para sempre (na mesma esfera). A redação doartigo parece-nos inconstitucional, pois se apresentacomo uma pena de caráter perpétuo, o que é vedadopelo atual regramento jurídico nacional. Contudo, como aSTF ainda não se pronunciou quanto à matéria, a mesmadeve ser aceita para fins de concurso público.

2.3 - PAD – FASES

* Demissão:

OBS:

• a cassação da aposentadoria ou dadisponibilidade aplica-se ao inativo que tenhapraticado, na atividade, falta punível comdemissão

• a destituição de cargo em comissão seráaplicada nos casos de fatos puníveis comsuspensão ou demissão.

2.3 - PAD – FASES

12 - CESPE - Insp PC CE/2012 No que se refere aagentes públicos, julgue o item seguinte. Aexoneração de servidor público emconsequência de inabilitação em estágioprobatório não configura punição.

2.3 - PAD – FASES

13- 2013/CESPE/CNJ/Técnico-Programação deSistemas - Cabe ao presidente da Repúblicaaplicar a penalidade de demissão ao servidorpúblico, sendo essa competência não delegável.

2.3 - PAD – FASES

14 - Analista – CADE/CESPE – 2014- GAB. PRELCaso o relatório da comissão processante deprocesso administrativo disciplinar conclua pelaaplicação da penalidade de quarenta e cincodias de suspensão a bibliotecário em exercíciono CADE, os autos do processo deverão serencaminhados ao ministro da Justiça,autoridade competente para decisão nesseprocesso.

2.3 - PAD – FASES

15 - POLICIAL – PRF/2013 – CESPE Não é possívela aplicação de penalidade a servidor inativo,ainda que a infração funcional tenha sidopraticada anteriormente à sua aposentadoria.

2.3 - PAD – FASES

16 - Analista – CADE/CESPE – 2014- GAB. PRELCaso um servidor, em razão de prática de lesãoaos cofres púbicos, tenha sido destituído docargo em comissão que ocupava no CADE, eleficará impedido de ser investido em cargopúblico federal pelo período de cinco anos.

2.3 - PAD – FASES

G A B A R I T O S

1 – C; 2 – E; 3 – E; 4 – E; 5 – E; 6 – E; 7 – C; 8 – E; 9– C; 10 – C; 11 – E; 12 – E; 13 – E; 14 – C; 15 – E;16- E.