agenda cultural julho de 2014 - sistemas.mre.gov.br · ayers e ryuichi sakamoto. motta, sobrinho do...

22
Agenda cultural – Julho de 2014 DESTAQUE: Copa da Cultura 2.0 até 13/7 Foto e design © HKW Public Viewing futebol – oitavas de final 01/7 às 18:00 h, Argentina – Suíça, entrada franca às 22:00 h, Bélgica – EUA, entrada franca às 22:45 h, na pausa do meio tempo: conversa de especialistas com Richard Golz e Moritz Rinke Public Viewing futebol – quartas de final 04/7 às 18:00 h, entrada franca

Upload: dinhkhuong

Post on 18-Aug-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Agenda cultural – Julho de 2014

DESTAQUE: Copa da Cultura 2.0 até 13/7

Foto e design © HKW

Public Viewing futebol – oitavas de final 01/7 às 18:00 h, Argentina – Suíça, entrada franca às 22:00 h, Bélgica – EUA, entrada franca

às 22:45 h, na pausa do meio tempo: conversa de especialistas com Richard Golz e Moritz Rinke

Public Viewing futebol – quartas de final 04/7 às 18:00 h, entrada franca

04/7 às 20:00 h Show: Emicida

Emicida | © Ênio César

Com o equipamento de seus pais, que organizavam festas de black music, ele começou sua carreira, que o catapultou da margem para o centro da sociedade brasileira. Emicida apresentou-se nos maiores festivais brasileiros “Rock in Rio” e “Starts With You” – festival de música e arte, além do festival em Montreux. Ao longo de sua carreira, agarrou-se à mensagem política progressista, acompanhada pelos beats finos que o hip hop brasileiro oferece. No meio do hype do futebol, Emicida empresta sua voz às demandas por mudança social.

Public Viewing futebol – quartas de final

04/7 às 22:00h, Brasil – Colômbia, entrada franca 05/7 às 18:00h, quartas de final, entrada franca

05/7 às 20:00h Show: Tulipa Ruiz

Tulipa Ruiz | © Rodrigo Schmidt

Há cinco anos, a jovem ilustradora de São Paulo, Tulipa Ruiz, anunciou sua estreia como cantora e compositora, rapidamente estabelecendo-se nas listas da mídia brasileira dos melhores nomes da música nacional.

Com seu álbum “Efêmera” (2011), ela foi escolhida pela revista “Rolling Stone” como melhor musicista no ano e pelo jornal “Folha de São Paulo” como musicista da década. Em 2012, cooperaram para seu álbum, “Tudo Tanto”, gigantes da música brasileira como Criolo e Lulu Santos. Em seguimento à turnê pelo Brasil, pelo Japão e pela Turquia, Tulipa faz uma parada em Berlim, por ocasião da Copa do Mundo.

Public Viewing futebol – quartas de final 05/7 às 22:00h, quartas de final, entrada franca

07/7 às 20:00h Show: Sergio Mendes

Sergio Mendes | © Andrew Southam

Há cerca de 50 anos, Sergio Mendes celebrava seu primeiro sucesso internacional, com Brasil ’66 e sua versão da composição de Jorge Ben, “Mas que Nada”, que se tornou um sucesso perene. Entretanto, o singular sucesso de longo prazo de Mendes não é somente construído sobre glórias passadas; ele, diferentemente, manteve-se aberto a novos desenvolvimentos e continuou a descobrir novas maneiras de abrir a música brasileira ao mundo do pop internacional. Em 1992, ele recebeu seu primeiro Grammy pelo álbum “Brasileiro”. Em 2006, seu álbum “Timeless”, apoiado pelos artistas de hip hop do Black Eyed Peas, foi indicado para o Grammy. O pianista e compositor frequentemente colabora com músicos talentosos e cantores de todo o mundo, tendo trabalhado com Juanes, Erykah Badu, Stevie Wonder e Justin Timberlake. Com Brasil 2014 de Sergio Mendes, o maestro constroi fama global, mais uma vez prestando homenagem à mágica das melodias brasileiras na Copa da Cultura 2.0.

08/7 às 20:00h Show: Ed Motta

Ed Motta | © Daryan Dornelles

“Classe mundial” é o veredito do jornal “Die Welt” dado ao cantor e compositor de peso, natural do Rio de Janeiro. Há muito estabelecido em seu país natal como uma luz orientadora pelos universos da MPB, do soul, do rock e do jazz, Ed Motta ainda é uma dica para insiders aqui na Alemanha. Indicado para o latino em 2006 por seu álbum “Aystelum”, ele já trabalhou com nomes como Roy Ayers e Ryuichi Sakamoto. Motta, sobrinho do lendário mestre do funk, falecido precocemente, Tim Maia, é um aficionado por grooves raros, colecionador de discos com uma coleção de mais de 30.000 exemplares. Em seu último álbum “AOR”, ele dá vazão a sua paixão, empregando todos os tipos de teclados vintage para recriar o funk-pop “fofo” dos anos setenta, trazido à perfeição, naquela época, por artistas como Steely Dan, Michael Franks e os Doobie Brothers. A partir das 19h, warm-up com DJ Marcus Liesenfeld (Bungalow Records).

Public Viewing futebol – semifinal

08/7 às 22:00 h, entrada franca

09/7 às 20:00h Show: Graveola

Graveola | © Tamas Bodolay

A BBC 3 chamou-os de “neo-tropicalistas”, “psicodelistas do século 21” e, mais poeticamente, “twisted Samba breakout subversives”. De maneira mais simples, Graveola e o lixo polifônico – é esse seu nome completo – soam como um álbum-conceito do The Mamas and the Papas, se estes tivessem dado expressão polifônica a seus anseios em Belo Horizonte, ao invés de Los Angeles. Quando iniciaram o sexteto, integraram também objetos domésticos ao seu som, agora, servem harmonias pop “sunshine” e uma pitada de velhos clássicos em vinil. Ele têm dado shows solidários em favelas, com sua “estética única inclinada para o indie”(Guardian).

Public Viewing futebol – semifinal 09/7 às 22:00h, semifinal, entrada franca

12/7 às 20:00 h Show: Da Lata

Da Lata / Foto: Promo

Por mais de 20 anos, Patrick Forge, desbravador do som brasileiro na estação de radio britânica Kiss FM nos anos 90, e Chris Franck conduziram sua própria pesquisa de campo sobre música brasileira. De seus experimentos sonoros sob o codinome Da Lata resultam inovações surpreendentes, e, atualmente, depois de uma pausa de dez anos, eles estão de volta com um novo som: não mais inovações eletrônicas feitas a partir do estúdio, mas um show com a crueza da música ao vivo – tropicália londrina, atitude afro-brasileira e britânica e um sentido soberano para o dançante. Com uma família global de músicos virtuosos, o duo trasmutou-se em uma banda de vários membros com “Killer Groove” (“Guardian”).

Public Viewing futebol 12/7 às 22:00 h, jogo pelo 3o lugar, entrada franca

13/7 às 20:00 h Show: Rainhas do Norte

Rainhas do Norte | © Joao Paglione

Com um som que sem grandes esforços supera a lacuna entre Berlim e a costa oriental da América do Sul, essas nove musicistas proveem a atmosfera certa para a Copa do Mundo: diversidade vocal e uma grande bateria de instrumentos de percussão consistindo de sinos gongo, tambores de alfaia, chocalhos ganzá, cabaças e mais, evocando os ritmos do Nordeste brasileiro. Com a DJ Grace Kelly a bordo, essas “rainhas” dos beats tradicionais e a antífona do maracatú do carnival do Recife misturam-se aos sons contemporâneos de Berlim.

Public Viewing futebol - Final 13/7 às 21:00 h, jogo, entrada franca

13/7 às 22:00 h Show: DJ Grace Kelly

DJ Grace Kelly | © Johan Visbeek Photography

Redescobrir a mix é seu lema: DJ cross-cultural, percussionista e dançarina, Grace Kelly é a especialista na paisagem dançante brasileira, enriquecida pelo drum’n’bass e pelo electro. Há quase 20 anos ela veio da Bahia para Berlim, onde já excursionava como percussionista, e, desde então, faz sucesso nas pistas da cidade. Quem quiser pode detectar vários ingredientes no seu som, os ritmos afrobrasileiros, do Leste europeu e orientais. Mas o conjunto aqui é mais que a soma das partes: um mundo mix completamente singular.

04/7 às 18 h Curso de culinária brasileira com Murah Soares

O Menu

entrada: salada brasileira

prato principal: xinxim de galinha com creme de milho, farofa e arroz branco

Cocktail: batida de maracujá

Valor 40,- EUR. Mais informações: [email protected] ou 030 780 960 54 Local: Forum Brasil e.V, Möckernstraße 72, 10965 Berlin

4/7. às 20:15 h Konzert: Emersound

Emersound | Divulgação

O paulistano radicado em Berlim Emerson de Araújo Santos mistura ritmos tradicionais e estilos latino-americanos com hip hop e outros beats para criar o seu Emersound: uma fusão própria, urbana, de samba, reggae, afrobeat, rap, funk e maracatú, com a qual o músico coloca o público em movimento. Os membros da banda trazem raízes e influências de Cuba, México, Argentina e Europa. (Fonte: 11Freunde)

Entrada franca

Local: Postbahnhof, Straße der Pariser Kommune 8, 10243 Berlin (Seiteneingang Mühlenstraße)

5/7. às 20 h Documentário “Maracanã, templo do futebol”

Fussballtempel Maracanã | Divulgação

Em nenhum outro lugar a atmosfera é tão única como no Maracanã. Construído para a Copa de 1950, recentemente remodelado e com tamanho reduzido. “Apenas” 79 mil espectadores vão torcer lá. A vizinhança também mudou: favelas foram demolidas e os moradores, demovidos. Os fãs se queixam da perda de seu símbolo nacional, com o qual o Maracanã não tem mais nada a ver. O documentário conta a história do estádio mundialmente famoso até os dias atuais. (Fonte: 11Freunde)

D / BRA 2013, 60min, entrada franca

Local: Postbahnhof, Straße der Pariser Kommune 8, 10243 Berlin (Seiteneingang Mühlenstraße)

6/7 às 22 h Show: Karina Buhr

Karina Buhr @ Diego Ciarlariello

Karina Buhr pertence às estimulantes jovens vozes do Brasil. Foi apelidada pela MTV de “Patti Smith de kajal” por causa de seu visual punklady. As raízes musicais de Buhr não estão no rock, mas

no tradicional groove do maracatú, que ganhou o mundo a partir de Pernambuco, estado onde Buhr cresceu (ela nasceu na Bahia). Buhr pertenceu, ao lado da musicista Neide Alves, que vive em Berlim desde 2002, ao então escasso grupo de mulheres percussionistas do gênero. Buhr tocava caixa e cantou com bandas e músicos ilustres, tais como Mestre Ambrósio, DJ Dolores, Estrela Brilhante do Recife, Antônio Nóbrega e a banda de rock Cidadão Instigado, quase todos projetos que misturam tradicionais ritmos musicais pernambucanos com novas influências. (Fonte: Berlinda.org)

Entrada: 10 euros

Local: Marie Antoinette. Holzmarktstrasse, 15-18 – 10179 Berlin

8/7 às 19:30 h Documentário “Peladão – Elf Freunde & eine Königin”

Todo ano disputam no Amazonas mais de mil equipes o título do torneio. Cada clube é representado por uma rainha da beleza, cuja presença é fundamental para o sucesso do clube. Se a equipe perder, pode voltar ao jogo por meio da rainha da beleza. (Fontee: 11Freunde/ Berlinda.org)

Um documentário de Jörn Schoppe

2006, 82min, Original com legendas em alemão, Entrada franca

Local: Postbahnhof, Straße der Pariser Kommune 8, 10243 Berlin (ao lado da Mühlenstraße)

9/7 às 19:30 h Documentário: “Mata Mata”

Mata Mata | Divulgação

Um filme sobre o mundo do jovem jogador brasileiro e sua família, amigos e agentes – entre sonhos de juventude e os holofotes dos grandes estádios do mundo. Ein Film über die Welt junger brasilianischer Fußballspieler und deren Familien, Freunde und Agenten – zwischen Jugendträumen und dem Rampenlicht der größten Stadien der Welt. Há antes um relato do diretor Jens Homann sobre as filmagens e seu protagonista Dante. (Fonte: 11Freunde/Berlinda.org)

D/BRA 2014, 90min, Original com legendas em alemão, entrada franca

Local: Postbahnhof, Straße der Pariser Kommune 8, 10243 Berlin (Seiteneingang Mühlenstraße)

10/7 às 19:00 h Filme / Debate : O Mar de Antonio Peregrino

© Singing Eye Filmproduktion

No fim do século XIX o pregador viajante Antônio Conselheiro fundou, no meio do sertão, a comunidade religiosa de Canudos. Milhares de agricultores pobres e antigos escravos reuniram-se na área inóspita e formaram uma espécie de Estado livre. A república recém-criada o viu como ameaça e deixou Canudos ser destruída pelo Exército. Restou uma profecia do pastor: o deserto árido um dia viraria mar. Séculos depois, essas palavras adquiriram um significado inesperado. O diretor holandês-brasileiro Mendel Hardeman fornece em seu filme „Das Meer des Pilgers Antonio / O Mar de Antônio Peregrino“ (Brasil/Países Baixos 2014, 94 min., português com legendas em alemão) o retrato pouco frequente de uma cidade perdida no meio da seca e uma utopia brasileira, que foi suprimida várias vezes, mas que se recusa a desaparecer. Ao final, discussão com o diretor. D.: Mendel Hardeman, Brasil/Países Baixos 2014, 94 Min., português com legendas em alemão Um evento promovido pelos amigos do IAI e pelo Instituto Ibero-Americano Idioma: alemão Local: Ibero-Amerikanisches Institut. Potsdamer Str. 37, 10785 Berlin (Tiergarten)

10/7 às 19 h Cinema na Embaixada: filme “Ginga”

Pessoas comuns que compartilham da paixão nacional retratam toda a Ginga do futebol brasileiro. Este documentário traz dez personagens com histórias diferentes ligadas pela bola no pé. O jovem Romarinho da Rocinha nutre uma grande expectativa em ser selecionado para um time de sucesso. Já o paulistano Sérgio joga futebol de salão. A bela Natalie arrasa no futevôlei nas praias do Rio de Janeiro e mostra que o esporte não tem sexo e nem preconceito. Ginga foi produzido pela O2 Filmes e por Fernando Meirelles, em parceria com a Nike International e a Wieden + Kennedy Entertainment. Para a realização do longa, os diretores Hank Levine, Marcelo Machado e Tocha Alves estiveram em 12 cidades, em sete meses. Nesse tempo, selecionaram dez histórias como parte do filme. Ao final da sessão, haverá uma conversa com o diretor do filme, Hank Levine. Ginga (2005), 79 min, original com legendas em inglês. D: Tocha Alves, Hank Levine, Marcelo Machado Local: Embaixada do Brasil, Wallstraße. 57, 10179 Berlin Entrada franca Inscrição pelo email [email protected] ou pelo telefone 72628 606/131

25/7 - 16/8 Wassermusik: Lusofonia - Sommer-Open-Air-Festival

Wassermusik 2014 | veleiro na Baía | Foto: umpouquinhodecadalugar.com

A vitória do Abba, em 1974, no Grand Prix d'Eurovision, com a canção "Waterloo", lançou uma carreira internacional. Na mesma competição, o cantor português Paulo de Carvalho, com "E Depois do Adeus", teve que se contentar com um empate no 14º. lugar com o duo alemão Cindy & Bert e seu "Sommermelodie". Apesar disso, ele iniciou uma revolução: na noite de 24 de abril de 1974, a Rádio Clube Português veiculou "E Depois do Adeus", o primeiro sinal às facções rebeldes do exército português. A isso seguiu-se, algumas horas depois, "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso – e a Revolução dos Cravos tornou-se realidade. Não só as ditaduras em Espanha e na Grécia caíram em direta sucessão, mas Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe também foram libertados do jugo colonial.

Wassermusik toma o 40º aniversário da Revolução dos Cravos como uma ocasião para olhar para a música que está tocando hoje no mundo lusófono. O Brasil dá o tom, ou foi superado por Angola e Moçambique? O que aconteceu com o boom musical desencadeado por Cesária Évora em Cabo Verde? E como Portugal tem navegado a mudança dos tempos?

Os músicos que responderão essas perguntas incluem lendas antigas como o cantor e compositor português Fausto Bordalo Dias e o Conjunto Angola 70, bem como novos nomes, como Cabo Snoop de Angola e Fachada de Portugal, além de estrelas globais como o brasileiro Lenine e a cabo-verdiana Mayra Andrade.

Os eventos terão lugar no terraço da Casa das Culturas do Mundo, em caso de chuva, no salão de exposição. (Fonte: HKW)

24/7 – 27/7 Making of Wassermusik

com Berthold Bock, Frauke Menzinger e Gabriele Nagel

Com câmeras e microfones, os participantes do workshop acompanharão os artistas do Wassermusik e realizarão um documentário.

25/7 - 16/8 Wasserreisen Passeios de caiaque até o festival

De caiaque por Berlim | Foto: Jan Köhler

No caiaque com um guia experiente até a Casa das Culturas do Mundo – pelo Spree e pelo Landwehrkanal até os shows do Wassermusik.

Tour 1: do castelo Charlottenburg Início: Bonhoeffer Ufer, Schlossbrücke Sex 25/7, Sex 1/8, Sex 8/8, Sex 15/8, às 17h Duração: cerca de 1,5 hora Preço por pessoa: 17 €

Tour 2: do Urbanhafen Início: Planufer Ecke Dieffenbachstrasse Sáb 2/8, Sáb 9/8, Sáb 16/8, àss 15:30h Duração: cerca de 3 horas Preço por pessoa: 22 €

Organizador: Kajak- und Kanuverleih KommRum e. V.

25/7 – 16/8

acompanhando os shows, 18 – 22 h Wassermarkt

A Livraria oferecerá livros e música oriundos do mundo lusófono, Paz d’Alma apresenta objetos de design português e PV Interaction, um moderno design brasileiro. Enquanto Quarupe reluz com a bijuteria brasileira, o estande Moçambique oferece pastéis, pão de mandioca e sopas, a Oye Records, os CDs e LPs certos. O ateliê Aviatrix trabalha na máquina de caipirinha, uma escultura funcional criada por Dr. Mauribondo.

25/7 às 19 h Show: Daniel Nogueira & Projeto Coisa Fina

Daniel Nogueira & Projeto Coisa Fina | © André Albuquerque

O saxofonista e seu ensemble de 13 cabeças presta uma brilhante homenagem à eclética obra do compositor e multi-instrumentista brasileiro Moacir Santos.

Com a morte de Moacir, em 2006, aos 80 anos, o Brasil perdeu um de seus músicos mais importantes, apesar de seu reconhecimento ter demorado. Pouco antes de seu falecimento, sua obra foi redescoberta, várias trilhas sonoras e álbuns foram lançados, quatro deles no selo Blue Note. Cativado pela complexidade e pela inovação da música de Santos, o saxofonista Daniel Nogueira fundou o Projeto Coisa Fina, de 13 membros, com o plano manifesto de trazer a música do mestre de volta aos palcos. A banda expandiu o programa especialmente para o Wassermusik, abarcando títulos de outras figuras do panteão musical brasileiro, tais como Sérgio Ricardo, Chico Buarque e Marcos Valle. (Fonte: HKW)

25/7 às 20:30h Show: Mayra Andrade (Cabo Verde)

25/7 às 22:00h Filme: Kontinuasom (Cabo Verde)

26/7 às 19h Show: Fachada (Portugal)

26/7 às 20:30h Show: Lenine & Martin Fondse Orchestra

Lenine & Martin Fondse | © Arlindo Camacho

O cantor, compositor e guitarrista brasileiro Lenine, ganhador de cinco Grammys e com 30 anos de carreira, uniu-se ao líder da banda Martin Fondse, a qual ganhou, em 2012, o prêmio holandês Edison. Duas pontes – a ponte Maurício de Nassau em Recife e a Amstelbrücke em Amsterdã – e a canção “A ponte” inspiriraram o programa do cantor, compositor, guitarrista, arranjador e produtor Lenine e do mestre holandês da orquestra Martin Fondse. Juntos, atravessaram o oceano. “A ponte” é somente uma das 500 faixas do catálogo de Lenine, este nascido em Recife. Ele tem abastecido com suas canções a nata da música brasileira – incluindo Gilberto Gil, Milton Nascimento, Maria Bethânia e Maria Rita – à qual ele mesmo, com seus cinco Grammys e seus 30 anos de carreira, pertence. Wassermusik apresenta a première berlinense de “A Ponte”. (Fonte: HKW)

26/7 às 22h Filme: Deus é Brasileiro (God is Brazilian)

Deus é Brasileiro, Filmstill | © Promo

Cansado de tantos erros cometidos pela humanidade, Deus (Antônio Fagundes) resolve tirar umas férias e descansar em alguma estrela distante. Antes, Ele precisa encontrar um substituto para ficar em Seu lugar e decide procurá-lo no Brasil. Seu guia será o pescador Taoca (Wagner Moura). Juntos, eles rodarão o país em busca do substituto ideal. O filme é uma livre adaptação do conto "O Santo que não Acreditava em Deus", de João Ubaldo Ribeiro. (Fonte: site Carlos Diegues)

Brasil 2003, 110 min, original com legendas em inglês

D: Carlos Diegues

de 03/7 a 31/8 Exposição: novas ilustrações do Brasil "Acrobatas das Formas"

Com os seguintes artistas: Andrés Sandoval, Mariana Zanetti, Daniel Bueno, Fabio Zimbres, Laura Teixeira, Silvia Amstalden Inauguração: quinta-feira, 3/7, 17:00-20:00 h. Local: Kinderbuchhandlung Mundo Azul, Choriner Straße 49, 10435 Berlin

13/7 às 14 h Concerto promenade, leitura e visita guiada. Friedrich Sellow – um natural de Potsdam pesquisa o Brasil

Friedrich Sellow excursionou pelo Brasil de 1814 a 1831. Ele coletou plantas e outros produtos incansalvemente, que enviava à Europa, principalmente a Berlim, em suas inúmeras remessas. Ele se afogou em 1831, no Rio Doce, em circunstâncias não muito claras e não pôde mais avaliar cientificamente sua coleção. Graças a ele, entretanto, inúmeras espécies de plantas estão nomeadas, incluindo o conhecido Pampasgras (Cortaderia selloana). Ele era o único herdeiro da família de jardineiros Sello, que se escrevia com w no final. Leituras a partir dos registros dos Sellows e de seus contemporâneos em diferentes locais no jardim dão vitalidade a uma exploração do Brasil do início do século XIX; a atriz e excelente Antje Widdra comprova a sua autenticidade. Ao mesmo tempo, o passeio mostra a diversidade das plantas coletadas por Sellow e os seus esforços de pesquisa. O quadro musical transporta o evento para a América do Sul. Com Frank Riedel (violão), Steffen Ramm (botânica) e Antje Widdra (leitura) Entrada: EUR 17,- / reduzida EUR 15,- Local: Botanischer Garten der Universität Potsdam, Maulbeerallee 2, 14469 Potsdam

bis 23/7 Exposição: »Brazil« por Olaf Heine

Photo © 2014 Olaf Heine. All rights reserved.

Olaf Heine apresenta seu novo livro “Brazil”, lançado pela editora teNeues. A exposição consiste em mais de 40 obras do fotógrafo. As fotografias mostram o Brasil além das representações estereotipadas, com sua cultura única, sua arquitetura espetacular e a impressionante linguagem do design do país. Com sua linguagem visual peculiar de trabalhos em preto-e-branco, Olaf Heine consegue dar ao destinatário uma visão incomum do país e identificar a estética particular de cenas aparentemente banais. Local: Embaixada do Brasil, Wallstraße. 57, 10179 Berlin Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, 10 às 18h Entrada franca

até 23/7 Exposição de arte sobre a Copa do Mundo de Futebol de 2014: o jogo só termina quando acaba

Alvaro Olmos (Bolívia): Fiesta 2013, Video, Ton – © Alvaro Olmo

A exposição “Futebol pelo mundo” sobre a Copa do Mundo no Brasil está aberta desde 06/05 para visitação no Auswärtiges Amt em Berlim. A mostra, que fecha o Ano da Alemanha no Brasil e coincide com a Copa do Mundo de Futebol, reúne três projetos de exposição do Auswärtiges Amt com a exposição de arte do Instituto Goethe Rio de Janeiro.

Estão representados os seguintes artistas: Lela Ahmadzai (Afeganistão-Alemanha), Marina Camargo (Brasil), Muu Blanco (Venezuela), Dias/Riedweg (Brasil), Sebastián Gordin (Argentina), Simon Gush (África do Sul), Fernando Gutiérrez (Peru), Gianfranco Foschino (Chile), Olaf Holzapfel (Alemanha), Alvaro Olmos (Bolívia), Santiago Tavella (Uruguai), Michael Wesely (Alemanha) e Zhang Qing (China).

Mais informações em http://www.goethe.de/ins/br/rio/deindex.htm

Local: Auswärtiges Amt (Lichthof), Werderscher Markt 1, 10117 Berlin Mitte Entrada franca

13/7 às 18:30 h Documentário: “The other final”

The other final | Divulgação

Em 2002, enquanto a Alemanha e Brasil jogavam a final do Mundial de Futebol na Coreia do Sul, acontecia simultaneamente o jogo entre as equipes da ilha Montserrat e do Reino do Butão, no Himalaia, os últimos colocados no ranking mundial da FIFA. Extremamente divertido, premiado inúmeras vezes. (Fonte: 11Freund /Berlinda.org)

NL 2003, 75min, inglês com legenadas em alemão, Entrada franca

Local: Postbahnhof, Straße der Pariser Kommune 8, 10243 Berlin (Seiteneingang Mühlenstraße)

até 19/9 Exposição: 1914. Aufbruch.Weltbruch

© IAI

A exposição mostra, com fontes de texto e de imagem, originárias principalmente do Instituto Ibero-Americano, as profundas consequências da Guerra na região. A partir dos debates sobre a eclosão da Primeira Guerra Mundial e sobre a entrada de países como o Brasil na guerra, a exposição documenta vividamente essa fase formativa da história da América Latina. Além de textos de conhecidas personalidades latino-americanas há também relatos do cotidiano dos imigrantes e dos soldados. A arte da caricatura política, que floresceu de maneira especial, no âmbito de uma guerra de propaganda conduzida globalmente, merece destaque.

A exposição é um projeto de cooperação entre o Instituto Ibero-Americano e o Instituto Latino-Americano da Universidade Livre de Berlim. A curadoria está a cargo do historiador Prof. Dr. Stefan Rinke, bolsista da Fundação Einstein em Berlim, que pesquisa a Primeira Guerra Mundial na América Latina no IAI.

Durante a vernissage, o Prof. Dr. Stefan Rinke e outros membros da equipe apresentarão a exposição. Após isso, haverá uma volta conjunta. (Fonte: IAI)

Horário de funcionamento:

Seg - Sex 9.00 - 19.00 Uhr, Sáb 9.00 - 13.00 h Vernissage: 1/7, 20h, Lesesaal

Idiomas: alemão / espanhol

Local: Ibero-Amerikanisches Institut, Potsdamer Str. 37, 10785 Berlin

Informações atualizadas sobre eventos no sítio eletrônico da embaixada http://berlim.itamaraty.gov.br Embaixada do Brasil – Setor Cultural – Wallstraβe 57, 10179 Berlin Tel.: (030) 72628-131/211 Fax: (030) 72628-320 , [email protected] RÁDIO

• Sábado – "JazzRio!", um programa da estação "JazzRadio!” (Berlin 101,9) com música

brasileira, três vezes ganhador de medalha de bronze na categoria "Best Regularly Scheduled Music Program” no concurso "New York Radio Programming Awards“ em 2003, 2005 e 2013. Jazz Radio (Berlin 101,9 MHz), sábados, 13 às 18 horas. www.jazzradio.net

PUBLICAÇÕES

• Tópicos – A revista quadrimestral da Fundação Sociedade Brasil-Alemanha e da Fundação Centro Latino-Americano apresenta artigos em alemão e em português sobre um vasto espectro de temas - política, economia, desenvolvimento, cultura, questões sociais e geográficas – e conta em ambos os países com um público de leitores de alto nível. A revista é enviada a membros das duas sociedades, bem como a universidades, institutos, bibliotecas; na distribuição, atuam agências de viagem e companhias aéreas. Último lançamento - Caderno Nr. 1/2014. Homepage: www.topicos.net.

• "Textos do Brasil" traduzidos para o alemão. Os cadernos 11, 12, 17 e 18 da série "Textos do

Brasil”, publicados pelo Ministério das Relações Exteriores, tratam da história e dos novos caminhos da Música Popular Brasileira (Nr.11), da música clássica (Nr. 12), do futebol (Nr. 17) e da moda (Nr.18) no Brasil.

Disponibilidade mediante pedido ao Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Berlim