agenda cultural de castelo branco #09 - culturavibra.com · raul midón - 2 anos de agenda ... ao...

60
+ + + _ www.culturavibra.org _ [email protected] Raul Midón - 2 anOS dE aGEnda CulTuRa ViBRa #09 _agenda cultural de Castelo Branco 2011 OUTUBRO A DEZEMBRO

Upload: tranhanh

Post on 25-Apr-2018

217 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

++ + _ www.culturavibra.org _ [email protected]

Raul Midón - 2 anOS dE aGEnda CulTuRa ViBRa

#09_agenda cultural de Castelo Branco

2011OUTUBRO A DEZEMBRO

Dia 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

Cinema

Dança

Exposições

Música

Pluridisciplinar

Teatro

Nota: As informações e imagens utilizadas na agenda são da exclusiva responsabilidade das entidades organizadoras.Poderão ocorrer eventuais alterações ao programa apresentado.A agenda Cultura Vibra é amiga do ambiente

Legenda:

_ Ficha Técnica //

Outubro Novembro Dezembro

Propriedade:Câmara Municipal de Castelo BrancoDirecção:Joaquim MorãoProgramação: Carlos SemedoDesign Gráfico: Play Me .. www.playme.pt .. [email protected]ósito Legal:300386/09Tiragem:5000Impressão:Gráfica AlmondinaDistribuição:GratuitaPeriodicidade:Trimestral

Cultura Vibra Online:www.culturavibra.com / www.culturavibra.orgwww.cm-castelobranco.ptwww.cultura-vibra.blogspot.com / www.twitter.com/culturavibra

Contactos:[email protected]

Cine-Teatro AvenidaAvenida General Humberto Delgado6000-081 CASTELO BRANCOTel. 272 349 560

Programador e Coordenador de Produção: Carlos SemedoAssistente de Programação e Produção: Anabela NunesTécnicos de Som e Luz: João Falcão e Miguel RitoAssistentes Técnicos: Fernando Rafael e José Carlos FariasAssistente de Bilheteira: Teresa Silva

Nesta edição da agenda cultural da Câmara Municipal de Castelo Branco ganham destaque as iniciativas em redor do médico albicastrense João Rodrigues, conhecido como Amato Lusitano. Dois Congressos a ele dedicados, trarão a Castelo Branco personalidades de renome nacional e internacional, que ilustrarão a importância da sua vida dedicada à medicina e aos valores humanistas.

O antigo edifício dos CTT continua a receber mostras de grande qualidade, que cativam muitos visitantes e cimentam o posicionamento de Castelo Branco em termos de projecção das artes plásticas e arte contemporânea. Esta aposta em exposições temporárias organizadas nos antigos CTT, interliga-se com um outro investimento, o Museu Cargaleiro. Desde a abertura das suas instalações ampliadas no coração da zona histórica da cidade, tem motivado o interesse generalizado e afirma-se como uma possibilidade única de o público ter uma perspectiva abrangente do magnifico percurso criativo do mestre nascido na Beira.

Novidades nesta agenda são os desenhos feitos pelos cultores dos chamados diários gráficos que, com o seu olhar atento e paixão pelo desenho, apresentam aspectos importantes da nossa cidade e concelho e, também, um pequeno conto que se desenrola num dos mais importantes elementos patrimoniais da região, o Jardim do Paço, que vos convido, desde já, a ler. Gostaria, também, de destacar a presença na nossa cidade de dois vultos da literatura contemporânea portuguesa, Pedro Paixão e Valter Hugo Mãe, para participarem numa Conversa de Palco, no Cine-Teatro Avenida.

Como é habitual, muita música, teatro, dança, literatura, cinema, oficinas e um conjunto eclético de actividades completam esta edição, que marca o segundo aniversário desta nova agenda do município, consolidando o nosso posicionamento em termos de oferta cultural.

Joaquim Morão

++ +

_ Guitarra

DIA INTERNACIONAL DA MÚSICA

01..10

_música

Ao longo deste trimestre a guitarra vai ter oportunidades para mostrar porque é um dos instrumentos mais reconhecidos e tocados em todo o mundo. Joel Xavier, o excelente guitarrista que nos visitará no dia 8 de Outubro, é um exemplo, mas teremos mais. Já em Novembro, Raul Midón vai apresentar-se pela primeira vez em Portugal continental e Castelo Branco fará parte da sua curta digressão.

No Dia Internacional da Música, teremos guitarras um pouco por todo o lado, no Cine-Teatro Avenida. Com a colaboração do Conservatório Regional de Castelo Branco, da Escola Superior de Artes Aplicadas e de outras entidades que se associaram a nós, propomos uma celebração de um instrumento que precisamos de conhecer melhor.

Colaboração do Conservatório Regional de Castelo Branco, da Escola Superior de Artes Aplicadas e da Associação Cultural As Palmeiras.

ACTIVIDADES - CINE-TEATRO AVENIDA15h00 – Concerto na Sala da Nora

15h45 – Concerto no 1º Foyer

17h00 – Apresentação dos filmes de Luís Diogo, Noite Gélida e Noite Fria em Castelo Branco

21h30 – Concerto no auditório

++ +

_de luís diogo

NOITE GÉLIDA / NOITE fRIA EM CASTELO BRANCO

01..10

_cinema

Noite Gélida em Castelo Branco Sofia e Marco, um jovem casal, visitam Castelo Branco de Noite. Iniciam uma conversa com um vagabundo que toca música na rua. Enquanto a conversa tem lugar, Sofia começa a suspeitar que aquele vagabundo pode ser o pai que ela nunca conheceu…

FICHA TÉCNICA:Produção: Luís Diogo e Hugo DiogoRealização, Argumento e Montagem: Luís DiogoFotografia - Francisco VidinhaSom - Álvaro MeloMusica - Daniel MalojoActores - João Melo, Margarida Carvalho e Rui Oliveira

Noite Fria em Castelo BrancoTrês actores ensaiam uma cena, cada uma em sua casa, Cabe ao espectador imaginar a cena que eles ensaiam.

FICHA TÉCNICA:Produção: Luís Diogo e Hugo DiogoRealização, Argumento e Montagem: Luís DiogoFotografia - Francisco VidinhaSom - Carlos FaustinoMusica - Daniel MalojoActores - João Melo, Margarida Carvalho e Rui Oliveira

_ Sábado, 17h00Cine-Teatro AvenidaEntrada: Gratuita

++ +

05..10

_por José Miguel Jacinto

NO MUNDO DE AZZIZE

_exposição

Está patente ao público na galeria da ACADEMIA DE JUDO GINÁSIO DE CASTELO BRANCO, uma EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA “NO MUNDO DE AZZIZE”.

Por entre gentes, cheiros e paisagens nasceram as imagens que dão uma pitada do sabor de Marrocos.

Azzize, personagem fulcral nesta apresentação, foi a alma que deu luz a esta viagem, descubram-no.

A autoria do trabalho que pode ser visto de segunda a sábado até Dezembro é de José Miguel Jacinto. O albicastrense nasceu a 16 de Dezembro de 1964 e tem no seu espólio muitos trabalhos premiados a nível nacional e internacional. Zé Miguel está há vinte e cinco anos na fotografia, passando por vários patamares incluindo o jornalismo, deixando sempre bem vincada a sua marca.

Complementando a fotografia estão também patentes várias peças de vestuário, entre outras, alusivas ao mundo árabe.

++ +

05..10

_pluridisciplinar

_Opereta Cómica

GABY, A PRIMEIRAO infante D. Manuel (D. Manuel II) sobe ao trono com dezoito anos, depois da morte trágica do pai e do irmão mais velho. O jovem rei não estava preparado para reinar, sobretudo num período de turbulência política como aquele que se vivia em Portugal, na primeira década do século XX.

A mística republicana, as fúteis divisões entre os monárquicos e o descrédito das velhas instituições ditaram a mudança do regime, em 5 de Outubro de 1910.

Durante o ano e meio do seu reinado, D. Manuel, de rapazinho assustado e inseguro fez-se um homem. Para tal terá contribuído a francesa Gaby Deslys, radiosa estrela das “Folies” e arranca-corações, com créditos internacionais firmados. Mais velha do que o rei cerca de dez anos, Gaby veio a Portugal, em 1909. Terá sido ela quem, professora exímia, ensinou ao rei os prazeres do amor.

FICHA TÉCNICAEncenação | Rui SérgioActores/Cantores | António Leite; Faria Martins; Luiz Oliveira; Sophia Cunha; Patrícia Ferreira; Vânia Pereira; Vítor Fernandes e Xico Alves Direcção Musical | Ricardo FráguasMúsicos | Hugo Vieira e Rui ReisFigurinos | Cláudia RibeiroCenografia | Manuel Costa DiasDesenho de Luz | Nuno Tomás

_ 4ª Feira, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: €5,00Duração: 120 min.Classificação: Maiores de 12 anos

++ +

ARTE NO fEMININO E O fEMININO NA ARTE

05..10 >11..11

_exposição

A próxima exposição no antigo edifício dos CTT, promovida pela Câmara Municipal de Castelo Branco e com organização de Maria João Fernandes, Paula Lisboa e Cristina Granada, intitula-se ARTE NO FEMININO E O FEMININO NA ARTE. Diversas leituras do universo feminino são aqui expostas, num confronto entre gerações e com um contraponto masculino de grande valor simbólico.

A mesma está dividida em três núcleos: um primeiro, com obras de Emília Nadal, Carmo Pólvora, Clara Afonso, Isabel Laginhas, Teresa Cortez, Teresa Magalhães e Alexandra Mesquita. Numa colaboração com a Galeria António Prates, um outro núcleo apresentará obras de um grupo de jovens artistas: Clara Martins, Daniela Ribeiro, Eva Alves, Inês Marcelo Curto e Mariana Gillot. Uma terceira parte desta mostra, denominada Ardentia, é integralmente constituída por obras de Ambrósio Ferreira, cujo catálogo será apresentado por Fernando Paulouro.

Antigo Edifício dos CTTEntrada: GratuitaInauguração: 18h00 .. 05 Outubro_ 3ª a 6ª Feira _14h00 > 18h00 Sábados, Domingos e Feriados 10h00 > 12h00 e das 14h00 > 18h00

++ +

_de João Canijo

SANGUE DO MEU SANGUE

06..10

_cinema

_ 5ª Feira, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: €4,00Duração: 120 min.Classificação: M/16 Q

É um filme sobre o amor incondicional, o amor de uma mãe pela sua filha, o amor de uma tia pelo seu sobrinho. E de como elas estão dispostas a sacrificar tudo para os salvar… Márcia é mãe solteira de dois filhos, trabalha como cozinheira e partilha a sua casa num bairro municipal com a irmã, Ivete, cabeleireira de centro comercial. Um dia, Cláudia, a filha, que estuda enfermagem e trabalha como caixa num supermercado, conta à mãe que se apaixonou por um homem mais velho e casado. Quando Márcia o conhece, percebe que uma ameaça gravíssima pesa sobre a sua família. Joca, o filho, é um pequeno traficante no bairro até que decide dar um golpe ao seu dealer, mas é apanhado e a sua tia Ivete terá que se sacrificar por ele para o salvar.

FICHA TÉCNICARealizador: João CanijoImagem: Mário CastanheiraSom: Olivier Blanc, Ricardo Leal, Gerárd Rousseau, Elsa FerreiraDirector Artístico; José Pedro Penha LopesAirecção de Produção: Ângela Cerveira Assistente de Realização: Patrick MendesMontagem: João BrazProdutor: Pedro Borges

Actores: Rita Blanco - Márcia Fialho; Anabela Moreira - Ivete Fialho; Cleia Almeida - Claúdia Filipa Fialho, Rafael Morais - Joca Fialho, Marcello Urgeghe - Alberto Vieira, Nuno Lopes - Telmo Sobral, Beatriz Batarda - Maria da Luz, Fernando Luís – Hélder/Nini, Teresa Madruga - Dona Judite, Teresa Tavares - Sandra Vanessa, Francisco Tavares - César Chaves, Wilma de Brito - Érica

++ +

_Transfigurações

ESCOLA 1 LUGAR DE AfECTOS

07..10 >30..10

_exposição

Acerca do projecto de Fotografia que envolve o Professor Álvaro Espadanal Ramos e o Fotógrafo Alberto enquanto artista de fotografia.

O Fotógrafo tem colaborado em diverso projectos do Professor e dessa relação nasceu o impulso para o presente projecto expositivo.Partindo da figura humana, como elemento central, os retratos produzidos são não só uma metáfora da transfiguração como também uma alegoria da transmutação que se opera na vida, no planeta e no universo ...

Os alunos, adolescentes, jovens em processo de aprendizagem tiveram com este projecto a oportunidade de produzir uma imagem de si transfigurada, num jogo entre o lúdico e o artístico, sendo que todo o produto da aula resultou nesta exposição em que sujeito e objecto são uma e só pessoa.

O sujeito/aluno e o objecto/fotografia são depois interligados pelo gesto e reflexão pedagógica que o Professor conduzia com a turma.O fotógrafo/artista esculpiu imagens de figuras humanas transfiguradas.

O Professor/escultor de imagens, neste contexto, realiza o produto final que é o projecto de turma/exposição fotográfica.

_ 3ª Feira a Domingo_14h00 às 19h00Sala da Nora - Cine-Teatro AvenidaEntrada: GratuitaInauguração: 18h00 .. 07 OutubroAceitam-se marcações para grupos na parte da manhã das 10h00 às 13h00

++ +

08..10

_pluridisciplinar

_Em Busca de uma Cartografia Fotográfica

AMATO LUSITANO ESPAÇOS E TERRITÓRIOSCelebra-se, este ano, o 5º Centenário do nascimento de João Rodrigues de Castelo Branco, Amato Lusitano, uma das mais importantes figuras na história da cidade e um notável cidadão do mundo.

Para esta Aventura Fotográfica, convidamos todos os que se interessem por fotografia, pela história da nossa cidade e, obviamente, que nutram uma forte curiosidade pelo universo de Amato Lusitano.

A actividade desenvolve-se das 10h até às 18h do dia 8 de Outubro. A inscrição, gratuita é feita, a partir das 9h30, no Cine-Teatro Avenida onde será feita, pelas 10h, uma curta apresentação sobre o médico albicastrense, após a qual será entregue um roteiro a cada um dos participantes.

Até às 20 horas desse mesmo dia, deverão ser enviadas, via e-mail, para o endereço [email protected] 5 fotografias à escolha de cada participante, em formato digital e sem estarem identificadas na imagem. As mesmas serão avaliadas por um júri que seleccionará as que considerar serem as 3 melhores de autores diferentes. O prémio para cada um desses autores, é uma assinatura de todos os espectáculos a realizar, no Cine-Teatro Avenida, no período de 15 de Outubro a 13 de Dezembro, válida para duas pessoas.

A participação nesta actividade pressupõe a autorização para que as imagens possam ser utilizadas posteriormente e devidamente identificadas, no que diz respeito ao seu autor, numa eventual exposição, ou através de meios digitais.

O anúncio dos resultados será feito, no dia 12, via e-mail, no blogue www.cultura-vibra.blogspot.com e na página do projecto Cultura Vibra no Facebook.

++ +

_ Sábado, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: Plateia - €12,00 ; Balcão - €10,0008..10

_Back to the Blues 20’ Years after

JOEL XAVIER

_música

Considerado um dos mais prestigiados guitarristas mundiais, JOEL XAVIER, comemora 20 anos de carreira regressando aos BLUES.

Tocou e gravou com Ron Carter, Toots Thielemans, Paquito D’Rivera, Arturo Sandoval, Michel Camilo, Richard Galliano, Larry Coryell, Birele Lagrene, Tomatito, Luis Salinas, Rene Toledo, Joey de Francesco, Didier Lockwood, Randy Brecker, Stanley Jordan.

++ +

_O Caminho do Reiki—onde podemos chegar

WORKSHOP - REIKI

09..10

_pluridisciplinar

Uma acção da Delegação Regional da Associação Portuguesa de Reiki de Castelo Branco.

Encontro em Meditação - “O Caminho do Reiki—onde podemos chegar”.

PROGRAMA:16h30 - O Reiki enquanto abertura da Consciência17h00 - Mudar é a palavra de ordem17h30 - Como o Reiki ajuda a ultrapassar todas as CRISES18h00 - Meditação Colectiva

Investimento: €25,00

Inclui:Workshop; Meditação colectiva de experimentação da energia Ki; CD com meditação guiada e manual.

_ Domingo, 16h30 Cine-Teatro Avenida

++ +

_O inspector Escoliano

RODOLfO

12..10

_teatro

Numa época em que as preocupações ambientais estão na ordem do dia, percebemos que as crianças que hoje nos rodeiam não compreendem, na sua maioria, estas problemáticas.

Numa qualquer cidade deste país surge uma história que nos toca especialmente.

Na casa da Carolina tudo corre bem. Uma família de classe média/baixa, feliz, atenta as problemáticas da sociedade. Mas a Carolina não compreende a razão porque tem de cumprir as tarefas dadas.

A Rafa é uma menina rica, rebelde, que não se preocupa com as suas obrigações. Acha que por ser rica, pode fazer tudo o que quer e acaba por afectar os outros com a sua atitude.

Para ajudar as duas meninas a compreenderem estas temáticas surge o Rodolfo, um duende traquina, muito inteligente e com a mania das limpezas e da boa formação escolar! Vem de uma galáxia muito distante, o Planeta Escola, para ensinar as crianças como é bom ajudar o planeta Terra, divertindo-se.

Uma bela história infantil onde o público (as crianças) vai aprender muito sobre a saúde do planeta e os temas abordados na escola, através de uma especial interacção dos actores com todos os meninos.

FICHA TÉCNICA / ARTÍSTICAProdução: Academia de PalcoDirecção Executiva: Norberto Paulo Direcção Artística: Luís Lourenço Obra Original: Luis Lourenço e Norberto Paulo Encenação: Luis LourençoElenco: Miriam Santos, Norberto Paulo e Joana Caçador Cenografia: Luis Lourenço e Norberto Paulo Sonoplastia: Luis Lourenço

_ 4ª Feira, 10h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: GratuitaDuração: 60 min.Classificação: Maiores de 3 anos

++ +

_Conversa de Palco

BUDISMO MODERNO

14..10

_pluridisciplinar

SOBRE O LIVRO O livro proporciona ao leitor uma apresentação especial dos ensinamentos de Buda sobre compaixão e sabedoria, transmite a essência das instruções de uma maneira fácil de ser compreendida e praticada. Com compaixão e sabedoria, como as duas asas de um pássaro, podemos rapidamente alcançar o mundo iluminado de um Buda.

O livro será apresentado pelo professor residente do Centro Budista Kamarupa (CBK) de Castelo Branco, Kadam Mário Calh.

SOBRE O AUTORGueshe Kelsang Gyatso é o fundador da Nova Tradição Kadampa - União Internacional de Budismo Kadampa (NTK–UIBK). É um mestre de meditação plenamente realizado e professor de budismo conhecido internacionalmente. Tornou-se monge aos oito anos de idade e passou 40 anos em estudo e retiro meditativo. Após se ter estabelecido no ocidente em 1977, dedicou-se de forma incansável a promover os métodos de desenvolvimento espiritual ensinados por Buda, numa abordagem apropriada ao mundo actual. Escreveu 21 livros sobre budismo e fundou mais de 1000 centros budistas em todo o mundo.

SOBRE O CENTRO BUDISTA KAMARUPAO Centro Budista Kamarupa (CBK) é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a beneficiar a comunidade local e a ajudar os outros a encontrar paz e felicidade, através de criar condições

propícias ao estudo e prática dos ensinamentos de Buda.

O CBK oferece cursos introdutórios, programas de estudo, meditações cantadas e retiros de meditação. Está aberto para quem desejar ler um pouco, meditar, tomar um chá e relaxar, ou simplesmente visitar e conhecer o centro. O CBK possui uma sala de meditação, uma livraria, uma loja de artigos budistas e uma sala de estar com livros para consulta. As receitas geradas pelas suas actividades são utilizadas para o desenvolvimento do centro e o restante é doado para o Projecto Internacional dos Templos.

_ 6ª Feira, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: Gratuita

Hibiyoru Chihiyro (Anna)Elizabete Santos

Paula Marques

++ +

15..10

_música

_Pelux in Motion

MÃO MORTAAno e meio após a edição de «Pesadelo em Peluche», os Mão Morta prepararam uma digressão com características únicas, a partir do próprio titulo do disco e desenvolvendo algumas ideias já esboçadas nos últimos espectáculos em que o apresentaram ao vivo. Com a sugestiva designação de «Pelux in Motion», a tour, a decorrer apenas em Outubro, vai pôr os peluches em movimento e encenar improváveis pesadelos protagonizados pelos melhores amigos das crianças. Assim, ao longo de um mês, em diferentes cidades do País, os Mão Morta vão apresentar um alinhamento especial, um cenário novo e um espectáculo irrepetível: peluches fofinhos sedentos de acção redentora!

_ Sábado, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: €10,00

MÃO MORTA_Sábado, 21h30Cine-Teatro Avenida

+ +

++ +

17..10 >18..10

_pluridisciplinar

_a Memório e o Tempo

AMATO LUSITANODIA 17 DE OUTUBRO DE 2011

Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco

11h15 - Sessão de Abertura

12h00 - Cerimónia de Homenagem a Amato Lusitano, junto à estátua no Jardim das plantas medicinais em frente à Câmara Municipal

Auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco

14h00 - Recepção e entrega de documentação

1 - Vida e Obra de Amato Lusitano - Moderador Arq. José da Conceição Afonso - (Coordenador do Gabinete de Reabilitação do Centro Histórico de Castelo Branco)

14h30 - Roberto Bachmann (Presidente da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos)“Tribulações da Cura 36 da 4.ª Centúria de amato lusitano”

15h00 - Dr.º Joshua Ruah (Presidente da Assembleia Geral da Comunidade Israelita de Lisboa)“Princípios Judaicos de Ética Médica na Obra de amato lusitano”

15h30 - Jorge Neves (Vice Presidente da Comunidade Israelita do Porto)“A Condição Marrana de Amato Lusitano e o Mito do Desejado”

16h00 - Dr.º José Levy Domingos“Os Precursores da Medicina Judaica na Beira interior”

2 - Vestígios Imateriais de Judaísmo e Cripto-Judaísmo à Época de Amato Lusitano - Moderador - Arq. José da Conceição Afonso (Coordenador do Gabinete de Reabilitação do Centro Histórico de Castelo Branco)

16h45 - Prof.ª Dr.ª Antonieta Garcia (Prof. Associada da UBI)“Ser judeu, na Beira interior, no tempo de amato lusitano”

17h15 - Dr.ºAntónio Carlos Carvalho (Investigador)“amato lusitano e os Outros Exilados”

17h45 - Debate

DIA 18 DE OUTUBRO DE 2011

2 - Vestígios Imateriais de Judaísmo e Cripto-Judaísmo à Época de Amato Lusitano (cont.) - Moderadora - Dr.ª Sílvia Robalo Moreira (Arqueóloga da Câmara Municipal de Castelo Branco)

9h30 - Dr.º Manuel Joaquim Gandra (Professor Auxiliar Equiparado no IAD e Investigador)“Milenarismos e Sobressaltos Messiânicos em Portugal, no tempo de amato lusitano”

++ +

10h00 - Prof.º Dr.º Jorge Martins (Investigador do Centro de História Contemporânea do ISCTE)“Castelo Branco nos Processos da inquisição”

3 - Vestígios Materiais de Judaísmo e Cripto-Judaísmo à Época de Amato Lusitano - Moderadora Dr.ª Sílvia Robalo Moreira(Arqueóloga da Câmara Municipal de Castelo Branco)

10h45 - Dr.ª Carla Santos e Dr.ª Bárbara Saraiva - (Historiadoras da Câmara Municipal de Trancoso)“a Comunidade Sefardita de Trancoso no Tempo de amato lusitano: O legado Cultural Judaico e Cristão-novo”

11h15 - Arqt.º Emílio Fonseca Moretón (Diputatión de Ourense) “Rastos judaicos nas vilas e judiarias fronteiriças à época de amato lusitano”

11h45 - Arqt.º José da Conceição Afonso - (Coordenador do Gabinete de Reabilitação do Centro Histórico de Castelo Branco)“indícios e Vestígios de Judaísmo e Cripto-Judaísmo: a Vila e a Judiaria de Castelo Branco no contexto da arquitectura e urbanismo Quinhentistas da Beira interior”

12h15 - Dra. Carmen Ballesteros (E.S.G.P Évora)“Entre a Medievalidade e a Modernidade: Rastos Judaicos em Povoações do alentejo”

12h45 - Conclusões Sessão de Encerramento

14h30 - Visita guiada pela Zona Histórica de Castelo Branco (parte cristã e judiaria) e Jardim do Paço - Local de partida: junto à capela do Espírito Santo.

++ +

Convidámos o autor de Viver Todos os Dias Cansa, para uma sessão a partir da leitura de textos escolhidos pelo próprio. Como sempre, nesta iniciativa, a Conversa, dependerá também da participação dos presentes.

Valter Hugo Mãe acaba de lançar O filho de mil homens e esse já seria, só por si, uma excelente razão para esta Conversa. Acontece que o autor tem uma relação intensa com a música dos Sigur Rós e vamos aproveitar a passagem do filme INNI, para falarmos de livros, claro, mas também da Islândia e da música deste grupo.

_Conversa de Palco

PEDRO PAIXÃO

_Conversa de Palco

VALTER HUGO MÃE

21..10

03..11

_ 6ª Feira, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: Gratuita

_ 5ª Feira, 18h00Cine-Teatro AvenidaEntrada: Gratuita

_pluridisciplinar

© Nélio Paulo

© Pedro Vilela

++ +

_Canções de uma Vida

ARLINDO DE CARVALHO

22..10

_música

“Canções de uma Vida” é um espectáculo protagonizado por Arlindo de Carvalho e amigos, que irão percorrer toda uma vida de compositor e cantor passando, obrigatoriamente, pelos sucessos que fazem parte do imaginário colectivo Beirão e Português.

Este é um espectáculo único e exclusivo e mais uma oportunidade para ouvir, pelo próprio, canções que marcaram gerações.

Arlindo de Carvalho - voz e composiçãoLuísa Basto - vozDomingos Silva – pianoManuel Gomes – Guitarra PortuguesaFernando Gomes – GuitarraToni Rato – Guitarra BaixoGrupo Coral da SoalheiraQuarteto Vocal Feminino do Grupo Coral da Soalheira

_ Sábado, 21h30 Cine-Teatro AvenidaEntrada: €5,00

++ +

25..10

_cinema

_de andrei ujica

AUTOBIOGRAfIA DE N. CEAUSESCUNo decurso do julgamento sumário a que foi submetido, juntamente com a esposa, Nicolae Ceausescu revê a sua longa estadia no poder: 1965-1989. Trata-se de um quadro histórico que, na sua abrangência, se assemelha aos frescos do cinema Americano, como é o caso daqueles que abordam a Guerra do Vietname.

Andrei Ujica vasculhou mais de mil horas de imagens de arquivo e trabalhou durante quatro anos para fazer este filme. A partir de vídeos oficiais e privados, idealizados pelo próprio ditador romeno, o realizador traça um fascinante percurso de ascensão e queda de Nicolae Ceausescu.

FICHA TÉCNICA:Argumento e realização: ANDREI UJICĂ Edição e Som: DANA BUNESCU Fotografia: VIVI DRAGAN VASILE RSC Pesquisa: TITUS MUNTEANProdução: VELVET MORARU

_ 3ª Feira, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: €4,00Duração: 179 min.Classificação: Maiores de 12 anos

++ +

_Shakespeare Women Company

JULIETTA

28..10

_pluridisciplinar

Julietta [a personagem] está pendurada num trapézio. Joga inocente, como a menina que é, desfruta do espaço, em movimento, o risco. Não sabe o que a espera. Sílvia [a actriz] está pendurada num trapézio. Consciente arrisca, como a mulher adulta que é. Desfruta do jogo, do vértigo, do silêncio. Sabe perfeitamente o que a espera.

Julietta recebe o anúncio, dentro de poucos dias casará com Paris. O tempo acelera e faz zig zag no espaço aéreo que a circunda, que a contém, que a desespera. Larga-se ao vazio, fala consigo mesma, arma estratégias, nega-se, enfrenta-se, mas a lei paternal impõe-se, deverá ir a uma festa e conhecer o seu pretendente.

FICHA TÉCNICA / ARTÍSTICASobre Romeu e Julieta, de William Shakespeare com Sílvia Balancho texto e encenação Claudio HochmanMúsica: César VianaFigurino: Ana Sabino Responsável técnico: (tournée) joão tomé Assistência Aérea: Marcelo Curotti, Joaquim da Silva Assistência de Encenação: Anabela Mourato Assistência de Produção: Sara Pisco Produção Artística: Shakespeare Women Company Direcção de Produção: Bemditas - Criadores Culturais

_ 6ª Feira, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: €5,00Duração: 60 min.Classificação: Maiores de 12 anos

++ +

_ 4ª Feira > 5ª Feira, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: €5,00Duração: 75 min.

02..11 >03..11

_de Sigur Rós

INNI

_cinema

INNI é o segundo filme dos Sigur Rós, seguindo-se ao documentário da digressão realizada em 2007, Heima. Enquanto primeiro apresentava o grupo no contexto da sua terra mãe, possibilitando uma perspectiva histórica e um contexto geográfico para a sua música, INNI focaliza-se na performance do grupo em concerto e afirma-se como um perfeito contraponto à riqueza caleidoscópica de Heima. Onde Heima é exuberante e expansivo, INNI é frugal e próximo do monocromatismo. É filmado de uma forma que convoca o intimismo e a claustrofobia, criando uma linha directa entre a banda e cada pessoa no público, como se tratasse de um casulo, permitindo que a experiência de um concerto dos Sigur Rós seja vivida pelo fã de uma forma mais próxima e no singular.

Ficha Técnica:Sigur RósInniJón þor BirgissonOrri Páll DýrasonGeorg HolmKjartan Sveinsson

Realizado por Vincent MorissetEdição: Nick Fenton & Stéphane LafleurProdução: John Best & Dean O’ConnorCaptação de Som: Birgir Jon BirgissonProdução de captação de imagem: Laura Tunstall & Libby Durdy for Warp FilmsDirector de Fotografia: Rob Hardy

Zé Carlos Mendes

++ +

Faça uma pesquisa no YouTube por Raul Midón e encontrará um vídeo do vocalista e compositor no programa The Late Show With David Letterman em 2006. Nesse vídeo apresenta “State of Mind” o tema que dá nome ao seu albúm de estreia em 2005, dando a conhecer tudo o que o torna um artista especial: a sua voz carregada de soul e uma técnica de guitarra só ao alcance dos predestinados. Como se não fosse suficiente Midón improvisa com a sua fantástica técnica de trompete de boca, criando um solo de trompete bebop usando apenas os seus lábios, levando a audiência a brindá-lo com uma enorme e espontânea salva de palmas. É uma actuação virtuosa revelando o que tornou Raul Midón num dos mais excitantes artistas de se ver ao vivo nos últimos anos.

_a Solo

RAUL MIDÓN

04..11

_música

_ 6ª Feira, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: €10,00

RAUL MIDÓN_6ª Feira, 21h30

Cine-Teatro Avenida

+ +

++ +

_CB Goes Kasbah - Projecto de Raquel Martins

MÚSICAS NA CIDADE

_documentário de Eduardo Morais

MEIO METRO DE PEDRA

05..11

_pluridisciplinar

A partir do trabalho de Raquel Martins, no CB Goes Kasbah, vamos conversar sobre o passado das bandas de todo o tipo de música, na cidade de Castelo Branco. Convidamos todos os que têm memórias e vivências, desde os Clube 21 ou Cometas Negros, até aos Dead Meat, Norton, Thirdspere ou Velha Gaiteira e desafiamos todos, sem excepção, a participar numa conversa aberta sobre o passado, presente e futuro das músicas, em Castelo Branco.

Conversa de Palco_ Sábado, 16h00Cine-Teatro AvenidaEntrada: Gratuita

“Boa noite, sejam bem vindos a mais uma emissão do Meio Metro de Pedra. O programa que todas as semanas vos conta as histórias que uma data de meninos e meninas andaram a fazer pelo rock do nosso belo país”. Assim arranca o documentário sobre a contracultura do rock’n’roll em Portugal desde o seu surgimento no fim da década de 50 até aos nossos dias. Na década de 60, inspirados por bandas como os Shadows, Bill Haley ou os Beatles, cerca de 3000 conjun-tos de norte a sul de um país sob o alçada de Oliveira Salazar ab-alaram as editoras inconscientes deste som emergente. Um impulso de espírito ousado que percorreu o psicadelismo dos Jets, o punk dos Aqui D’el Rock, e se estabeleceu em pontos nevrálgicos como Braga, Coimbra ou Barreiro. Um pedaço da história de Portugal que tende a ser ocultado sobrevive através do selo independente da Ama Romanta, da Bee Keeper, da Lux ou da Groovie Records, e tem neste documentário de Eduardo Morais, a sua merecida celebração.

_ Sábado, 17h30 Cine-Teatro AvenidaEntrada: €3,00

++ + _pluridisciplinar

05..11

_apresentação do livro de Ricardo alexandre

JOÃO AGUARDELA - ESTA VIDA DE MARINHEIRODos cânticos de quem trabalha a terra às batidas que marcam o ritmo da vida contemporânea, das canções subterrâneas à festa na estrada, das raí- zes punk e rock à portugalidade do novo fado; A tudo João Aguardela soube emprestar dedicação, arrojo, inovação e, acima de tudo, um profundo respeito pela tradição. Em defesa das referên- cias que nos fazem povo e vestem a identidade. E, acima de tudo, em defesa da liberdade.

Liberdade onde vais? Liberdade onde cais? Esta luta é por te amar in Soldado, Sitiados, 1992

Ricardo Alexandre é natural do Porto. director Adjunto de informação da RTP-Rádio desde Novembro de 2005, co-apresenta na Antena1 o Programa da Manhã e é autor e apresentador do programa Visão Global.

Foi Editor na RTP (2001/2005) e na Antena1 (1994-2001). licenciado em Sociologia pela Universidade do Porto e Mestre em Sociedades e Políticas Euro- peias pelo iSCTE, deu aulas de Rádio na Universidade de Coimbra (2001/2008), bem como em Moçambique, Cabo Verde, Timor leste e Macau. Foi enviado especial aos conflitos nos Balcãs, Afeganistão, Timor e Médio oriente, e também ao irão, Paquistão, indonésia, líbia, Chipre, irlanda, Estados Unidos, Brasil e Costa do Marfim. Co-autor do livro “Visão Global – Conversas para Entender o Mundo”, com José Cutileiro.

Autor dos livros “Por uma vida normal: Era Uma Vez a Jugoslávia”, “Viver na intifada” e “irão, o país nuclear”. Distinguido com o 1ª Prémio de Reportagem Rádio do Clube Português de imprensa (1999) e Prémio Rádio da Casa da imprensa (2005). Autor de vários programas de rádio sobre Música Moderna Portuguesa em rádios locais e regionais nos anos 80, foi fundador e chefe de redacção da revista Ritual e criador das Noites Ritual Rock.Amigo do João.

Com a presença do autor, de Miguel Gonçalves, da editora QuidNovi e do maestro da Orquestra Típica Albicastrense, Carlos Salvado

_ Sábado, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: Gratuita

++ +

Balbina Mendes nasceu em Malhadas, Miranda do Douro, no interior norte de Portugal. Desde muito nova sentiu o chamamento da Pintura que, ao longo dos anos, foi cultivando a par do Ensino.

Em 1989 fez, no Porto, a sua primeira exposição pública e o êxito de imediato alcançado encaminhou, definitivamente, uma vocação.De então para cá, largas dezenas de exposições em Portugal, Espanha, Bélgica e Estados Unidos da América consolidaram-na e projectaram-na, designadamente, na área do Naturalismo. Hoje, Balbina Mendes dedica-se em exclusivo à Pintura.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS:Portugal: Miranda do Douro; Vila Real; Vila Nova de Gaia; Lisboa; Oeiras; Vimioso; Porto; Braga; Moita; Alijó; Chaves; Valpaços; Guimarães; Bragança; Lamego; Santa Marta de Penaguião; Viseu; Torre de Moncorvo; Tabuaço; Penafiel; Freixo de Espada à Cinta; Marco de Canaveses; Cascais; Baião.

Espanha: Sória; Aranda de Duero; Zamora; Estados Unidos da América: Newark Bélgica: Bruxelas

_de Balbina Mendes

MÁSCARAS

05..11 >18..12

_exposição

_ 3ª Feira a Domingo_14h00 às 19h00Sala da Nora - Cine-Teatro AvenidaEntrada: GratuitaInauguração: 15h00 .. 05 NovembroAceitam-se marcações para grupos na parte da manhã das 10h00 às 13h00

++ +

Vai realizar-se, nos dias 10, 11 e 12 de Novembro de 2011, o Congresso: “Os Saberes Intemporais de Amato Lusitano”, para assinalar o V Centenário do seu nascimento (corresponde às XXIII Jornadas de Estudo “Medicina na Beira Interior - da pré-história ao séc. XXI”).

O programa incluirá quatro painéis subordinados aos seguintes temas: 1. Ciência, Medicina e Ética; 2. História e Narrativa; 3. Palavras e Arte; 4. Diversidade e Identidade.

Terão ainda lugar homenagens a alguns dos mais importantes autores da história da investigação de Amato Lusitano: Maximiano Lemos, Ricardo Jorge, Caria Mendes, José Lopes Dias, Firmino Crespo, Joaquim Veríssimo Serrão e Alfredo Rasteiro, bem como uma exposição bibliográfica e outra de trabalhos dos alunos das Escolas de Castelo Branco.

Serão ainda apresentadas as obras, “Centúrias de Curas Medicinais” de Amato Lusitano, editada pela Ordem dos Médicos e “Eu, Amato Lusitano”, de J. A. David Morais.

Os trabalhos e as exposições terão lugar na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

10..11 >12..11

_pluridisciplinar

_”500 anos - Os Saberes intemporais de a. lusitano”

CONGRESSO AMATO LUSITANO

++ +

_5º Festival int. de Tunas universitárias de C. Branco

fITUCB 2011

11..11 >12..11

_pluridisciplinar

11..11 _6ª Feira, 22h00Noite de Serenatas na Igreja de Santa Maria do CasteloEntrada Livre

12..11 _Sábado, 21h00FITUCB 2011Cine-Teatro AvenidaBilhetes: €6,00

Tunas Presentes:- Copituna d’Oppidana - Tuna Académica da Guarda- Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu- Tuna do Distrito Universitário do Porto- Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra- Tuna Bruna - Tuna Universitária da Figueira da Foz

Uma organização:Associação Cultural Estudantina de Castelo BrancoEstudantina Académica de Castelo Branco

Os bilhetes estão à venda junto dos elementos da EACB e no Cine-Teatro Avenida na semana do evento

++ +

_ 3ª Feira, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: €4,00Duração: 90 min.Classificação: Maiores de 12 anos

Gianni está reformado e passa a vida a fazer recados e a satisfazer os pedidos da mulher, da mãe, da filha e da bela vizinha. Mas o romance não faz parte da sua vida. Até que um dia, o amigo Alfonso o desafia a voltar a descobrir os prazeres da vida e tentar encontrar uma amante. Gianni e as Mulheres é a nova comédia do realizador de Almoço de 15 de Agosto.

FICHA TÉCNICA Actores: Gianni di Gregorio, Valeria de Franciscis Bendoni, Alfonso Santagata, Elisabetta Piccolomini, Valeria Cavalli, Aylin Prandi, Kristina Cepraga, Michelangelo Ciminale , Lilia Silvi, Laura Squizzato, Silvia Squizzato, Teresa di Gregorio, Gabriella Sborgi Baseado Numa Ideia de Gianni di Gregorio Argumento Gianni di Gregorio Valerio Attanasio Guarda-Roupa: Silvia Polidori Direcção Artística: Susanna Cascella Som: Gianluca Costamagna Música: Ratchev e Carratello Montagem: Marco Spoletini Directora de Produção: Ivana Kastratovic Produtor Executivo: Gaetano Daniele Director de Fotografia: Gogò Bianchi Uma Produção Bibi Film e Isaria Productions em Colaboração Com Rai Cinema Produzido por Angelo Barbagallo Realizado por Gianni di Gregorio Distribuição: Midas Filmes

15..11 _de Gianni di Gregorio

GIANNI E AS MULHERES

_cinema

++ +

_Song of a distance

MAZGANI

18..11

_música

_ 6ª Feira, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: €5,00

Mazgani é um cantautor, que deu início à sua carreira com a edição do álbum “Song of the new heart” no final de 2007. Um debut aclamado pela crítica especializada, com grandes canções, de belas melodias e uma poesia que dificilmente se enquadram no facto de ser somente um primeiro disco.

Shahryar Mazgani começou a cantar em 2004, contando Leonard Cohen, Nick Cave e Tom Waits como alguns pontos de referência da sua voz artística. Para além da poesia e da intensidade dos seus temas, Mazgani conta também com uma presença em palco digna dessas mesmas referências.

A revista de renome “Les Inrockuptibles”, em França, já deu a sua opinião: Mazgani foi considerado um dos 20 melhores novos artistas musicais da Europa. No final de 2008, o International Songwriting Competition, onde figuram nomes como Tom Waits e Jerry Lee Lewis no painel de juízes, premiou com o terceiro lugar o tema “Somewhere Beneath This Sky”. Concorreram a esta competição 16,000 artistas de todo o mundo..

2009 foi um ano repleto de actividade: o lançamento do EP “Tell the People” – uma edição Optimus Discos, e a edição internacional “Ladies and gentleman, introducing Mazgani”. Esta colectânea reúne 5 temas do EP “Tell the People” e 5 temas do primeiro álbum, bem como, o tema inédito “Slaughterhouse of Love”. Este lançamento foi motivo de várias digressões pelo BeNeLux e Escandinávia, incluindo um showcase no Festival Eurosonic em Janeiro 2010.

Em Abril de 2010, Mazgani lança aquele que é o seu segundo disco de originais “Song of Distance”.

Contando novamente com a produção de Pedro Gonçalves e Hélder Nelson, Mazgani e seus cúmplices recolheram-se no campo e entre caminhos de cabras e olivais, montaram um estúdio improvisado num dos espaços do CENTA (Centro de Novas Tendências Artísticas), tendo gravado 14 canções em cerca de 10 dias. A ambição era encontrar a paixão e a verdade de cada desempenho, a vida de cada canção. O resultado é um disco despojado e nú, que expõe uma voz que canta a solidão dos grandes amores, a falta, a queda e a urgência.

No seguimento da edição nacional do disco, Mazgani actua em França no Festival Europavox 2010 e em território nacional em vários Auditórios e Festivais como o MED Loulé ou Sintra Misty terminando o ano com um concerto no Clube “Moby Dick” em Madrid. Entretanto, “Song of Distance”, foi também lançado no Reino-Unido, onde conta com uma edição digital via a AWAL (Artists Without a Label), plataforma que ajudou a lançar vários projectos de renome, incluindo os Arctic Monkeys. De destacar ainda o lançamento deste álbum nos territórios do Benelux.

Mazgani foi também, a convite do encenador João Lourenço, o responsável pela banda sonora da peça “O Senhor Puntila e o seu criado Matti”, de Bertold Brecht, em cena no Teatro Aberto. Esta peça conta com nomes como Miguel Guilherme e Sérgio Praia, para além de um elenco de 15 actores e 3 músicos que irão interpretar ao vivo os temas compostos por Mazgani.

MAZGANI_ 6ª Feira, 21h30Cine-Teatro Avenida

+ +

© Rita Carmo

++ +

_Concertos

CONSERVATÓRIO REGIONALDE CASTELO BRANCO

22..11>16..12

_música

22..11 _3ª Feira, 21h00Concerto de Santa CecíliaAuditório Conservatório Regional de Castelo BrancoEntrada: Gratuita

Os docentes do Conservatório decidiram retomar um hábito que se interrompeu nos últimos tempos: a realização de concertos de professores. E quiseram também, retomando hábitos antigos, que se marcasse um para 22 de novembro, dia de Santa Cecília. O culto a esta Santa começou no final do século V e generalizou-se depois na Roma medieval. Do pouco que se sabe: diz-se que no dia de núpcias com Valeriano (a quem foi dada em casamento contra a própria vontade), enquanto a música tocava ela cantava no seu coração o hino da tristeza e da pureza. Daí que seja tida como padroeira dos músicos.

No concerto de hoje o Conservatório mostra a outra faceta do seu corpo docente, músicos de formação superior e com actividade concertista permanente. Apresentando um programa variado, com interpretações de obras de diferentes géneros, estilos e compositores da História da Música, este é um concerto oferecido pelos professores do Conservatório e é para todos: alunos, famílias, amigos, melómanos…

16..12 _6ª Feira, 21h30Concerto de NatalAuditório Conservatório Regional de Castelo BrancoEntrada: Gratuita

O concerto de Natal do Conservatório é sempre um acontecimento importante na vida musical dos seus alunos. É-o não só pela época festiva que se aproxima ou por marcar o final do primeiro período lectivo, mas principalmente pelo trabalho que se apresenta e pelo número de alunos e professores que envolve. É o primeiro grande momento de apresentação dos grandes grupos, coros e orquestras. E para muitos dos alunos presentes é também uma das primeiras apresentações públicas. Por isto, pelo programa, naturalmente alusivo à data, e por muito mais considere-se convidado para esta “festa de música”.

++ +

_digressão “louca”

TRABALHADORESDO COMÉRCIO

25..11

_música

Os TRABALHADORES DO COMÉRCIO apresentam a digressão “LOUCA”.

Num formato acústico a banda faz uma viagem pelos grandes temas da sua carreira, incluindo temas do novo álbum de originais a sair em 2011.

Estes são interpretados em sonoridades e registos diferentes dos originais, sem perderem a sua essência.

Num formato irreverente, o tema “LOUCA” leva-nos para um imaginário teatral.

_ 6ª Feira, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: €10,00 (Crianças até aos 12 anos não pagam)

++ +

A contrução do Muro de Berlim comemora 50 anos em 2011. Trata-se de um símbolo da divisão das duas Alemanhas (de Leste e Ocidental) que marcou profundamente as gerações que viveram todo o período que medeia a II Guerra Mundial e o seu desmantelamento em 1989.A exposição terá lugar no Antigo Edifício dos Correios de 4 de Novembro de 2011 (inaugura às 18 horas) a 5 de Fevereiro de 2012 e reflecte os traumas desta realidade, que conferiram à arte um modelo próprio, localizável e diferente do que acontecia no resto da Europa e da América, como uma resposta surda ao regime ditatorial vigente no Leste. Permite-nos ainda ver como factores sociais, políticos e culturais podem influenciar tão profundamente a arte, seja nas temáticas recorrentes ou nas gramáticas utilizadas.

A História recente da pintura alemã tem um primeiro momento enquadrado pelos 30 anos do Muro de Berlim, marcado e caracterizado por uma pintura matérica, escura e pouco linear, onde pigmentos grosseiramente trabalhados transmitem sentimentos de desalento, pobreza, censura e contrariedade. O recurso à abstracção funcionou como esconderijo, principalmente no Leste, de expurga dos seus sentimentos. Este período de 60 a 80 ficou denominado por Expressionismo Abstracto.

Após a queda do Muro desenvolveu-se a pintura figurativa, iconográfica, com uma paleta de cores alegres e o retrato de mundos idílicos, onde homem e natureza vivem em harmonia. Há lugar ao sonho com novos artistas que não vivenciaram a II Grande Guerra nem a separação das alemanhas.

Da década de 90 aos nossos dias a arte Alemã perdeu o seu modelo próprio, integrou-se nas restantes correntes mundiais: uma arte total onde a universalidade de meios, temas, recursos e gramáticas, estão acessíveis a todos os seus operadores. Pena é que se repitam os modelos e o paradigma.

Artistas que participam na exposição: A.R. Penck, Anselm Kiefer, Daniel Richter, Eberhard Havekost, Jörg Immendorff, Markus Lüpertz, Martin Eder, Frank Nitsche, Günther Forg, Helmut Middendorf, Matthias Weischer, Thomas Scheibitz, Thoralf Knobloch, DirK Skreber, Torben Giehler, Rainer Fetting, Peter Zimmermann, Norbert Bisky e Markus Oehlen A mostra é organizada pela Câmara Municipal de Castelo Branco e conta com o apoio da ESART.

_exposição

25..11 >05..02

_Pintura alemã antes e depois da queda do muro

ONDE MORA A DIfERENÇA

Antigo Edifício dos CTTEntrada: GratuitaInauguração: 18h00 .. 25 Novembro_ 3ª a 6ª Feira _14h00 > 18h00 Sábados, Domingos e Feriados 10h00 > 12h00 e das 14h00 > 18h00

++ +

25..11 >26..02_de Mauro Cerqueira

CHINA

_exposição

Mauro Cerqueira (Guimarães, 1982) é um jovem artista fechado num espaço à procura duma saída. Constrói e desconstrói lugares que por vezes “habita”, questionando-os enquanto locais de acolhimento e segurança. Cedo impôs-se entre grandes artistas portugueses como membro do grupo do Projecto Informal do Laboratório das Artes, ao lado de Alberto Carneiro, Miguel Palma, Pedro Calapez, Rui Sanches e muitos outros.

Actualmente desenvolve um projecto em Espanha com Vicente Todoli - conhecido em Portugal por ter sido director de Serralves e, depois, da Tate - e está a preparar uma exposição que terá lugar no Antigo Edifício dos Correios, em Castelo Branco, de 25 de Novembro de 2011 (inaugura às 18 horas) a 26 de Fevereiro de 2012.

Com o título “China”, Mauro Cerqueira procura uma multiplicidade de sentidos: um país, uma nacionalidade, uma alcunha ou o que de facto é, o apelido do trabalhador duma tipografia, personagem central da obra que o artista nos traz.

“Gosto do título porque remete para o país, e com ele vem a industria, o trabalho manual, o trabalho infantil... Neste caso, esta china é no centro do porto! - explicou - Filmo o dia-a-dia deste trabalhador. As suas tarefas repetidas vezes e mais vezes, mas filmo sobretudo as suas pausas”.

A mostra é organizada pela Câmara Municipal de Castelo Branco e conta com o apoio da ESART.

Antigo Edifício dos CTTEntrada: GratuitaInauguração: 18h00 .. 25 Novembro_ 3ª a 6ª Feira _14h00 > 18h00 Sábados, Domingos e Feriados 10h00 > 12h00 e das 14h00 > 18h00

++ +

26..11 _Sábado, 21h00 > Cine-Teatro AvenidaGrupo Típico “ O Cancioneiro de Castelo Branco “ Castelo Branco - Beira Baixa Sul

Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva de MindeloVila do Conde - Douro Litoral Norte

Rancho Folclórico e Etnográfico do RefúgioCovilhã - Beira Baixa Norte

4ª ENCONTRO DE CANTARES NATALÍCIOS - DO NATAL AOS REIS

03..12 _Sábado, 21h00 > Sé Concatedral de Castelo BrancoGrupo Típico “ O Cancioneiro de Castelo Branco “Castelo Branco - Beira Baixa Sul

Rancho Típico de S. Mamede de InfestaMatosinhos - Douro Litoral Norte - Terras da Maia

Grupo Etnográfico Gafanha NazaréÍhavo - Beira Litoral - Vareira

Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de CoimbraBeira Litoral - Gândara Bairrada e Mondego

26..11 _Comemorações do Vii aniversário

CANCIONEIRO

_pluridisciplinar

++ +

_Companhia Russian Classical Ballet

LAGO DOS CISNES

27..11

_dança

Este Natal a Classic Stage orgulha-se de apresentar o Lago dos Cisnes, interpretado pela Russian Classical Ballet. Uma narrativa encantadora com sumptuosos cenários, maravilhosos figurinos e um deslumbrante leque de melodias que compõem esta grande obra-prima do ballet clássico.

O Lago dos Cisnes é considerado o mais espectacular dos bailados clássicos, repleto de romantismo e beleza, é epítome dos bailados clássicos; a coreografia exige dos bailarinos destreza e aptidão técnica na representação das personagens da história. A sua popularidade é por outro lado motivada pela música inspirada de Tchaikovsky, mas também a coreografia inventiva e expressiva de Petipa que, relacionando o corpo humano com os movimentos de um cisne, revela a sua genialidade, o seu potencial coreográfico e criatividade artística.

O Lago dos Cisnes narra a história de um príncipe que procura a mulher ideal e vê na figura do cisne a suavidade e o encanto feminino, que o deixam loucamente apaixonado. Mas, na verdade, o cisne é a transfiguração de uma bela princesa encantada, um tema de verdadeira poética romântica.

A Russian Classical Ballet conta com a participação de bailarinos de notoriedade Internacional provenientes de prestigiados Teatros como Bolshoi, Mariinsky, Perm e Odessa. As presenças habituais em tournées no Reino Unido, Itália, França, Estados Unidos da América, China, Austrália e Nova Zelândia, conferem o estatuto desta companhia.

FICHA TÉCNICA:Música PYOTR ILYICH TCHAIKOVSKY | Libreto VLADIMIR BEGICHEV e VASILY GELTZER | Coreografia MARIUS PETIPA e LEV IVANOV | Cenografia EVGENY GURENKO | Figurinos IRINA IVANOVA | Desenho de luz DENIS DANILOV | Première a 27 de Fevereiro de 1877, no Teatro Bolshoi, em Moscovo

_ Domingo, 17h00Cine-Teatro AvenidaEntrada: 1ª Plateia €25,00; 2ª Plateia €22,00;Balcão €18,00Duração: 120 min.Classificação: Maiores de 3 anos

++ +

29..11 _de nanni Moretti

HABEMUS PAPAM

_cinema

O novo papa eleito sofre um ataque de pânico no momento em que é suposto aparecer na varanda da Praça de São Pedro para saudar os fiéis, que esperaram pacientemente o veredicto do conclave. Os seus conselheiros, incapazes de o convencer de que ele é o homem certo para o cargo, procuram a ajuda de um conhecido psicanalista (e ateísta). Mas o medo da responsabilidade que a confiança que lhe foi depositada representa é algo que só ele mesmo poderá enfrentar.

Festival de Cannes - Selecção Oficial - Em Competição

FICHA TÉCNICA:Actores: Michel Piccoli, Nanni Moretti, Jerzy Stuhr, Renato Scarpa, Margherita BuyUm filme de: Nanni MorettiArgumento: Nanni Moretti, Francesco Piccolo, Federica PontremoliProduzido por: Nanni Moretti, Domenico Procacci

_ 3ª Feira, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: €4,00Duração: 104 min.Classificação: Maiores de 12 anos

++ +

_Mostra de Criadores Emergentes 2011

1º ANDAR

30..11

_pluridisciplinar

21h30_ Carolina Fernández > “ni príncipes ni hostias”

O ambiente construído, o conceito de mulher como género é resultado de uma subjectividade branca, masculina e capitalista. O nosso corpo está cheio de inscrições políticas e culturais, por dentro e por fora. Para que surjam novos sujeitos individuais é necessário destruir primeiro as categorias de sexo.

_ 4ª Feira, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: €5,00Classificação: Maiores de 16 anos

22h30_ Anaísa Lopes > “corpo (I)lógico”

“Perturbando os sentidos, especificamente a visão, o monstro foi pensado como uma aberração, uma folia do corpo, introduzindo, como oposição lógica, a crença na necessidade da existência da normalidade humana, do corpo lógico”

in “Breve história do corpo e de seus monstros”, ieda Tucherman

++ +

_Este - Estação Teatral

VOLfRÂMIO (TÍTULO PROVISÓRIO)

09..12

Diferentes momentos na história da Beira Interior, todos eles marcados pelo acto de resistir (a algo que é exterior, seja mais concreto, mais abstracto, mais físico, mais psicológico), ditaram um projecto que entrará em 2011 na sua terceira dramaturgia. “Volfrâmio” é o título provisório para um espectáculo que terá como pano de fundo o período mais activo das famosas Minas da Panasqueira, a maior exploração de Volfrâmio da Europa que, por volta da Segunda Guerra Mundial, trabalhou de forma tão intensa quanto desumana. A vida de uma família de mineiros, de um punhado de “enterrados vivos” quando a luta pela sobrevivência, pela paz, pela felicidade se faz na escuridão, devido à utilidade do volfrâmio ser um importante endurecedor de ligas metálicas tão procuradas para a construção de armas.

Dramaturgia e Encenação: Nuno Pino CustódioEspaço Cénico e Figurinos: Ana BrumDesenho de Luz: Pedro FinoInterpretação: Fabíola Lebre, Ricardo Brito, Tiago Poiares e Yolanda Santos

* (Sessão p/ Escolas)

_ 6ª Feira, 10h30* e 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: €2,00*; €5,00

_teatro

++ +

13..12_de abdellatif Kechiche

VÉNUS NEGRA

_cinema

Paris, 1817, na Real Academia de Medicina. “Nunca vi uma cabeça de um humano tão semelhante à de um macaco”. Diante de um molde do corpo de Saartjie Baartman, o veredicto do anatomista Georges Cuvier é categórico. Um grupo de colegas de renome rebenta em aplausos.

Sete anos mais cedo, Saartjie deixa a sua terra natal, no sul de África, com o seu dono, Caezar, para expor o seu corpo em espectáculos de aberrações, em Londres. Livre e escravizada ao mesmo tempo, a Vénus Hotentote tornou-se um ícone das vielas, destinada ao sacrifício na busca por uma trémula visão de prosperidade.

FICHA ARTÍSTICASaartjie – Yahima Torres ; Hendrick Caezar – Andre Jacobs ; Réaux - Olivier Gourmet; Jeanne – Elina Löwensohn; Georges Cuvier – François Marthouret; Jean Baptiste Berré – Michel Gionti; Charles Mercailler – Jean Christophe BouvetArgumento original – Abdellatif Kechiche Adaptação e diálogos – Abdellatif Kechiche e Ghalya Lacroix Direcção de Fotografia – Lubomir Bakchev e Sofia El Fani Montagem – Camille Toubkis, Ghalya Lacroix, Laurent Rouan e Albertine Lastera Som – Nicolas Waschkowski e Jean Paul Hurier Décors – Florian Sanson e Mathieu Menut Guarda Roupa – Fabio Perrone Música Original – Slaheddine Kechiche

_ 3ª Feira, 21h30Cine-Teatro AvenidaEntrada: €4,00Duração: 159 min.Classificação: Maiores de 12 anos

++ +

_a luz da Esperança

POKÉDAY

21..12

_pluridisciplinar

Em inícios de 1996, nascia por terras nipónicas uma franquia nova e revolucionária – Pokémon. Desenvolvendo-se inicialmente como um fenómeno local no Japão, era difícil imaginar o estrondoso sucesso que a saga dos ‘Pocket Monsters’ alcançaria em todo o mundo.

Em 2011, quinze anos depois, a franquia gerou dezenas de jogos de vídeo, um jogo de cartas, quatro séries anime, merchandising e uma longa-metragem anual. Pokémon é apreciado por milhões de jogadores de todas as idades em todo o mundo, tendo-se tornado uma das franquias mais bem sucedidas e reconhecidas da cultura popular infanto-juvenil.

Em homenagem à franquia, realizar-se-á no Cine-Teatro Avenida, no dia 21 de Dezembro, um evento inteiramente dedicado a Pokémon e às suas variadas vertentes, desde torneios de TCG (trading card game – cartas jogáveis) e Nintendo DS a Karaoke, Quiz, venda de merchandising, distribuição de Pokémon, convidados especiais entre outras actividades, onde se destaca a estreia do terceiro filme da trilogia live-action Pokémon portuguesa (‘A Luz da Esperança’), realizado e produzido na cidade de Castelo Branco.

_ 4ª FeiraCine-Teatro AvenidaEntrada: Gratuita

++ +

26..12 >28..12_Workshop Waterflies - Oficinas Cultura Vibra

DOIS DÁBLIOS

_pluridisciplinar

Os Waterflies apresentam o 1º Workshop do grupo. Este workshop tem a ambição de servir o público em geral, não só para quem circula dentro do mundo da música, mas para quem tem também a vontade de a conhecer e de a poder usar.

A Beatriz Jorge apresenta uma alternativa prática e divertida para um público mais jovem (preferencialmente até aos 15 anos – caso haja inscrições disponíveis, poderão-se inscrever outras pessoas) onde o objectivo é a “CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS COM MATERIAIS RECICLADOS.” O João Lugatte traz a oportunidade de demonstrar e de trabalhar “INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO E BATERIA” com quem tenha a ambição de conhecer esses instrumentos e desvendar algumas das técnicas para a sua execução. Dos vários instrumentos de percussão existentes, podem ser experimentados o cajon, o berimbau ou os bongós. O João Ferreira dá a oportunidade de saber produzir uma “CAPTAÇÃO ÁUDIO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS” a um público com experiência na área da música (para um público acima dos 15 anos). O objectivo é ir ao encontro das dificuldades do instrumentista, no sentido de poder obter gravações “caseiras” e de baixo custo, do seu próprio estudo e trabalho com o instrumento.

O workshop terminará com uma apresentação de um ensemble em concerto com a duração prevista entre 25 minutos, onde todos os inscritos tocarão um instrumento, sem ser necessário qualquer formação teórica musical. O ensemble será dirigido por João Ferreira.

INSCRIÇÕES:- 3 Workshops em Música + Concerto- Nº total de horas em workshop: 22h- Preço por workshop + concerto: €25,00- Preço Geral (3 dias) + concerto: €40,00- Inscrições limitadas a 20 pessoas

Inscrições até 23 de Dezembro através do email:[email protected] - O pagamento deverá ser efectuado na bilheteira do Cine-Teatro Avenida.

++ +

_info Cultura Vibra

Neste trimestre iniciamos a publicação de uma série de contos sobre a nossa região, com uma criação do jornalista Jorge Costa. Esperamos que goste desta nossa nova proposta.

Enquanto as nuvens se acotovelavam, encandeando as intrusas, uma côdea de luz abria-se sobre o castelo. No sopé da colina cravejada de telha, cinza leve saturava o verde opaco do Paço Episcopal. Desatento ao horizonte tardio de Outono, Simão entretinha-se a escovar fungos das fronhas rijas e morenas das estátuas. Achado entre muros, hortas e olivais, era na sombra abastada da muralha que o prelado em tempos saudava a Natureza, apartado da invernia de olhares vindos das mansardas mais altas. No retiro sobranceiro ao burgo medieval, limoeiros e laranjeiras escondiam alegorias religiosas e prazeres eruditos de um terno panteísmo que o bispo, barroco de vista, admirava, varrendo os quarteirões polvilhados de nobres pedestais de inquilino incerto, ou com figuras de rocha fria em equilíbrio precário nos balaústres.

A convivência a baixa altitude entre divindades modelara-as às virtudes ambíguas da Terra. O Tempo, o mesmo que se em granito ali se achasse expulso seria do minúsculo Versalhes, curara-as, devolvendo-lhes defeitos e pecados. A cada passo do visitante, as bicas de inconfidências jorravam um chorrilho de insultos cujo azedume brotava na fonte principal, saciando os provinciais afoitos à blasfémia e ao pregatório de ruindades. Os locais haviam-se acostumado às estórias e lendas - das catacumbas templárias ao bronze furtado por Junot -, mas a moirama de ocasião ouvia-as, espantada, enquanto arejava entre o picotado de sebes e o efémero colorido.

De súbito, uma turbina estatelou-se sobre o inerte geométrico. Repetia-se o salmo aos pés de Moisés: ferida a pedra da cascata brotavam as águas, agora cuspidas com fúria para os terraços. O vento grosso que esfarelava folhas e aromas retorcia também o ferro dos balcões e varandas. Mergulhados na lama, repuxos e canteiros serpenteavam para longe do alagado de flores. A bátega fundia-se com o chão, abafando os gemidos da cidadela engolida e regurgitada pelo céu. Arrancados Ar e Fogo, a trombada, como um ponteiro, varria os minutos às figuras. Sem bravia e formosidade, os monarcas tombaram em série, amassando a cantaria ao cardeal-rei e aos ibéricos Filipes. Fora de vista dos arcanjos já sem salvação para anunciar, a realeza eclipsou-se pelo passadiço da Corredoura, abandonando apóstolos, evangelistas e a rainha Santa Isabel.

O sumiço de meses e estações do ano adulterara a bitola do entendimento. Ásia e África boiavam num mar de barro, o Zodíaco retalhara-se em signos indecifráveis, e os Novíssimos do Homem imaginavam a colisão certa com o Inferno. Agarradas à peanha, Temperança clamava por Justiça e Esperança buscava a Fé perdida, invejando a ausência prolongada da Caridade. Papas, bispos e doutores da Igreja afogavam a santidade em pregações raras, e as virtudes cardeais e teologais evangelizavam o fundo ao florido central. Explusos das órbitas e mandíbulas a pastilha e o tabaco colados pelos forasteiros, e indiferente às vaias do acaso, a Morte arregaçava os beiços sovados pelo escopro que neles cravara a brandura rude.

_património imaterial do concelho

O SEGREDO DO BISPO

Habituado à agitação de um tabuleiro de xadrez, o recreio espiritual do bispo sucumbia ao colapso do divino. A água era o carrasco, e cada palmo solto de lajedo um cadafalso. A cal barrenta dos cabeços vasava o terreiro e escorria para o patamar de entrada, formando jogos de lama filtrada pelo gradeamento. A estatuária fora reduzida a grão pelos ceptros e espadas de pedra que degolavam as alamedas de arbusto. Talhadas de buxo dançavam com louro, cedro e murta ceifados a eito, e os azulejos saltavam dos muros, estilhaçando a cidade velha e a quinta ajardinada. Finda a purga e sumidos feitios e simetrias, o estaleiro regressara à pureza original.

Maria Madalena, que se protegera no tanque, fitava desgostosa o guardião das tábuas, aferrolhado entre muretes. Simão refugiara-se numa amarra de lajes amparada por S.João Baptista, de raivas com o radial hidráulico que lhe conspurcara o jardim. Ao lado do mirante revelava-se um passadiço cúbico que o jardineiro não tardou a profanar. Alguns palmos abaixo jazia uma carreira de estátuas, de um creme farrusco mas luzidio apesar do pó. Alheio ao clarão de verdades, Simão descobrira o segredo inesperado do prudente D.Vicente Ferrer da Rocha, Zeus de orgulho encaniçado que com o rapto de Europa evitara que a musa de D.João de Mendonça e as demais figuras por este idealizadas caíssem nas mãos brutas dos franceses.

Jorge Costa

O SEGREDO DO BISPO

Carlos Matos

ALCAINS_agenda cultural de Castelo Branco

2011OUTUBRO A DEZEMBRO

++ +

Devido ao sucesso da exposição de fotografia “BICHOS” de Hélder Conceição, esta será prolongada até ao dia 9 de Outubro.

Esta é uma exposição fotográfica de carácter eminentemente pedagógica. As fotografias na sua grande maioria tiradas bem pertinho de Castelo Branco, na zona da Marateca e na encosta sul da Gardunha, mostram uma riqueza de fauna bastante significativa.São diversas as espécies protegidas, mais ou menos raras, que vivem em vizinhança próxima dos albicastrenses e alcainenses. “Bichos” retrata os nossos vizinhos do reino animal: A sua diversidade, a sua beleza, os preconceitos errados que temos sobre eles.

Para assinalar o último dia desta exposição, o Museu do Canteiro preparou algumas super-missões para os mais pequenos. A visita guiada será desenvolvida pelo artista Hélder Conceição.

Assim, se ainda não viu esta exposição terá oportunidade de o fazer até ao dia 9 de Outubro de 2011.

Esta exposição seguirá para a Biblioteca Municipal de Castelo Branco e estará patente ao público de 14 de Outubro a 7 de Dezembro. Horário: 2ª Feira a 6ª Feira, das 10h00 às 18h30.

09..07 >09..10

_exposição

_Bichos

HÉLDER CONCEIÇÃO

_ 3ª a 6ª Feira _9h30 às 12h20 | 14h00 às 17h30_ Sábado a Domingo _14h30 às 18h30Museu do Canteiro - Alcains

++ +

O Museu do Canteiro assinala a quadra natalícia com uma exposição alusiva à celebração do nascimento de Jesus. PRESÉPIO – A Arte de um Povo apresenta mais de uma centena de presépios artesanais, centrada na representação popular e etnográfica da natividade.

A exposição de presépios, este ano, parte da colecção de presépios da valiosa colecção de Rui Sequeira, hoje na posse da Diocese de Portalegre e Castelo Branco.

Esta colecção reúne peças dos mais conceituados ceramistas portugueses, desde o século XVIII até à actualidade, manufacturadas em pequenas oficinas artesanais e familiares de norte a Sul do País.A mostra inaugura em Novembro no Museu do Canteiro e fica patente até 6 de Janeiro de 2012.

01..11 >06..01

_exposição

_a arte de um Povo

PRESÉPIO

_ 3ª a 6ª Feira _9h30 às 12h20 | 14h00 às 17h30_ Sábado a Domingo _14h30 às 18h30Museu do Canteiro - Alcains

++ +

Este evento assinala, no Concelho, os 70 anos da Liga Portuguesa contra o Cancro e terá início às 21 HORAS, com um pequeno filme de divulgação sobre a LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO, seguindo-se a actuação do Grupo de Concertinas da ARCA e do Grupo TONS de FADO

O valor do bilhete reverte para o Núcleo Regional da Liga Portuguesa contra o Cancro.

19..11

_música

_liga Portuguesa contra o Cancro

CONCERTO DE BENEfICÊNCIA

_ Sábado, 21h00Centro Cultural de AlcainsEntrada: €3,00

++ +

Era uma vez um menino que pelos azares da história, ficou órfão muito cedo. E como único filho herdeiro, viu-se forçado a subir ao trono, muito antes de ter estudado tudo o que devia, muito antes de saber de cor todos os nomes das terras, montanhas e rios, do país onde ia reinar. Um rei-menino que ansiava brincar como menino que era: saltar a janela da sala do trono e ir ao encontro de outros meninos que jogavam ao berlinde na rua. Mas o peso da responsabilidade de ser rei, não lhe permitia essa evasão. A própria coroa de ouro era pesada demais para a sua pequena cabeça quando assistia às cerimónias palacianas ou presidia ao enfadonho Conselho Real rodeado de velhos conselheiros. “Um rei é um rei” - Dizia-lhe o aio D. Belizário, no dia que o reizinho decidiu fazer de patins, o seu longo percurso até à sala do conselho; o seu manto esvoaçava como uma longa asa. “E um menino é um menino” - Respondia o rei, cansado da sua obrigação de reinar. Onde se teriam escondido os sonhos de menino durante o seu reinado? E os amigos da sua idade, os berlindes, os jogos da cabra-cega, do eixo e da bola? Decerto que bem guardados na sua imaginação. Anos depois, já rei-homem, parece que não reinou mal. Talvez porque sonhos e desejos cresceram com eles, tornando o seu coração mais forte.

Ficha Técnica Adaptação e encenação: Isabel Bilou Interpretação: Pedro da Silva, Rui Raposo Costa e Vânia FernandesCenografia: Fernando LandeiraAssistente cenografia: Susana GouveiaFigurinos: Isabel BilouMarionetas: Cão Danado & CompanhiaBanda Sonora: Gil Salgueiro Nave

Desenho de luz: Fernando Sena e Jay North CollinFotografia: Fernando LandeiraCartaz: Ivo Silva e Vanessa da Silva

06..12 >07..12

_teatro

_de antónio Torrado pelo Teatro das Beiras

O REI MENINO

_3ª Feira, 14h30 > _4ª Feira, 11h00 e 14h30Centro Cultural de AlcainsEntrada: €2,00

++ +

CINE-TEATRO AVENIDA

695 LugaresHorário de bilheteira:Terça-feira a Sábado: 14h00 – 19h00Dia de espectáculos: 15h00 – 19h00 e das 20h00 até meia hora depois de iniciado o espectáculo.Tel. 272 349 560 – [email protected]

Os espectáculos começam à hora marcada.

Nos dias de espectáculos que NÃO se iniciem às 21h30 ou 22h00, a bilheteira estará aberta pelo menos 1 hora antes do início dos mesmos.

RESERVASAs reservas têm a validade até 48 horas antes dos espectáculos.Podem ser efectuadas via telefone, e-mail ou directamente na bilheteira do Cine-Teatro Avenida.

CONDIÇÕES DE ACESSONão é permitida a entrada na sala após o início das sessões, nos espectáculos de declamação, ópera, bailado, e nos concertos de música clássica, salvo indicação dos assistentes de sala.O Cine-Teatro possui acessos para pessoas portadoras de deficiência.

É proibida a recolha e gravação de imagem ou som, salvo se previamente autorizadas pela Direcção e todos os aparelhos que possam emitir sinais sonoros devem ser desligados ou silenciados.

Ao abrigo da Lei Nr. 37/2007, de 14 de Agosto, é proibido fumar nas Salas, Auditórios, Foyers, Galeria de Arte, Café Concerto e Parque de Estacionamento.

É proibido comer e/ou beber no auditório do Cine-Teatro Avenida e do Centro Cultural de Alcains.

_informações

CULTURA VIBRAO Cultura Vibra Castelo Branco já tem a funcionar o seu sítio em linha, nos endereços www.culturavibra.org ou www.culturavibra.com nos quais poderá encontrar toda a actualização relativamente às informações de agenda.

Para se manter ao corrente da nossa programação e de outrasnovidades, pode subscrever a nossa Newsletter, bastando paratal enviar uma mensagem de e-mail para [email protected],colocando no assunto Subscrever Newsletter, ou subscrevendo a mesma em www.culturavibra.com.

Torne-se Fã do Cultura Vibra no Facebook e comente os nossos espectáculos. Siga-nos no Twitter, em www.twittercom/culturavibra e aceda ao nosso blogue, no endereço www.cultura-vibra.blogspot.com

Se desejar receber a nossa Agenda em sua casa, por correio postal, envie-nos um e-mail com os seus dados: nome e endereço postal.

Sempre que nos quiser enviar sugestões, críticas ou comentários, use o nosso endereço [email protected] . Obterá sempre uma resposta.

A bilheteira do Cine-Teatro Avenida tem à disposição do público, um terminal de pagamento MULTIBANCO, para seu maior conforto, na compra dos bilhetes para os nossos espectáculos.

Já é possível comprar bilhetes comodamente a partir de computador, tablet ou telemóvel, acedendo à nossa página no endereço www.culturavibra.com.

A nossa bilheteira em linha é segura e funciona 24 horas por dia (excepto em caso de anomalia nos servidores).

++ +

BIBLIOTECA MUNICIPALCampo Mártires da Pátria (Ex Quartel da Devesa)6000 – 097 Castelo BrancoContacto – 272 340 600

CYBERCENTRO Campo Mártires da Pátria (Ex Quartel da Devesa)6000 – 097 Castelo BrancoContacto – 272 348 790

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTALQuelha da Bela Vista6000 – 127 Castelo BrancoContacto – 272 346 068

JARDIM DO PAÇO EPISCOPALRua Bartolomeu da Costa6000-773 Castelo BrancoContacto – 272 340 500

NÚCLEO ETNOGRÁFICO DA LOUSALargo do Chafariz6005-232 Castelo BrancoContacto – 967 125 030

MUSEU DO CANTEIRO Rua das Fontainhas, nº 16005 AlcainsContacto – 272 900 220

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOSRua João de Deus nº 156005 Alcains

ANTIGO EDÍFICIO DOS CTTLargo da Sé6000-102 Castelo BrancoContacto - 272 323 402

_informações

PASSATEMPOSOs bilhetes de passatempos deverão obrigatoriamente ser levantados até meia hora antes do início do espectáculo. Caso isso não aconteça, os mesmos poderão ser disponibilizados ao público, para venda.

DESCONTOSOs menores de 25 e maiores de 65, bem como os estudantes (incluindo os das Universidades Séniores) e os portadores do Cartão Bertrand têm direito a 20 % de desconto sobre o preço do bilhete nos espectáculos assinalados com

CONVERSA DE PALCOSempre que vir este ícone, já sabe que temos Conversa de Palco. Convidamos todos a visitar o Cine-Teatro Avenida para uma ocasião especial. Este trimestre, a Conversa de Palco conta com a participação dos escritores Valter Hugo Mãe, Pedro Paixão, Ricardo Alexandre, o realizador Luís Diogo e a produtora cultural Raquel Martins.

NOVIDADENeste trimestre, na compra de bilhete para 3 filmes, nós oferecemos um bilhete para uma outra sessão.

Na compra de um bilhete para os concertos de Joel Xavier, Mão Morta e Raul Midón, oferecemos 2 bilhetes para o concerto de Mazgani.

MUSEU CARGALEIRORua dos Cavaleiros, nº 236000-189 Castelo Branco Contacto – 272 337 394