agência de publicidade: fornecedores de agências (É o tchan, case fictício)

8
AGÊNCIA DE PUBLICIDADE: FORNECEDORES Universidade de Brasília – UnB Linguagens da Comunicação 2 Professor: Luciano Mendes. Alunos: Eugênio Cidade Patrícia Leal Paulo Alziro Raphael Sandes

Upload: eugenio

Post on 27-Jun-2015

1.115 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Apresentação dos diversos tipos mais relevantes de fornecedores às agências de publicidade, através de um case do grupo musical "É o Tcham".

TRANSCRIPT

Page 1: Agência de Publicidade: Fornecedores de agências (É o Tchan, case fictício)

AGÊNCIA DE PUBLICIDADE: FORNECEDORES

Universidade de Brasília – UnBLinguagens da Comunicação 2

Professor: Luciano Mendes.Alunos: Eugênio Cidade

Patrícia LealPaulo Alziro

Raphael Sandes

Page 2: Agência de Publicidade: Fornecedores de agências (É o Tchan, case fictício)

Era uma vez...(Case fictício)

Page 3: Agência de Publicidade: Fornecedores de agências (É o Tchan, case fictício)

Em comemoração aos 15 anos do É O Tchan!, os integrantes do

grupo da “época de ouro” decidem voltar para um pequena

turnê, relembrando os velhos tempos.

(Site: http://www.naosalvo.com.br/vc/e-o-tchan-apresenta-visual-moderno-e-descolado-no-seu-retorno-ao-axe-

pop-rock/)

Page 4: Agência de Publicidade: Fornecedores de agências (É o Tchan, case fictício)

Para recuperar os antigos fãs e conquistar espaço no estilo Axé Pop Rock, os produtores do quinteto entraram em contato com profissionais respeitados e com vasta experiência no mercado.

Page 5: Agência de Publicidade: Fornecedores de agências (É o Tchan, case fictício)

Com a missão de reavivar a vontade de dançar as velhas músicas de sentido duplo da banda,

caberia à agência contratada as estratégias de relançamento:

Rádio, com a criação de jingle de chamada para o quinteto, além de apresentações em programas de rádios FM.

Uso das Mídias Sociais, junto com a criação de um Hot site Outdoors, nos locais dos futuros shows. Espaço comprado em canal de televisão fechada, para a

transmissão do primeiro show. Distribuição de E-cards para fans. Link para a matéria: (http

://www.emprestimoconsignado.com.br/cartoes-de-credito/e-cards-credito-no-cartao-para-baixar-musicas/)

Page 6: Agência de Publicidade: Fornecedores de agências (É o Tchan, case fictício)

Benefícios às agências:

- Descongestiona-se o espaço físico e intelectual das agências;

- Ganha-se tempo;

- Mão de obra qualificada e específica;

- Economiza-se dinheiro;

- Não acarreta laços obrigatórios entre as partes.

Page 7: Agência de Publicidade: Fornecedores de agências (É o Tchan, case fictício)

Critérios (1)

Fornecedor de Serviços ou, simplesmente, Fornecedor: é a pessoa física ou jurídica especializada e tecnicamente capacitada a fornecer os serviços ou suprimentos necessários ao estudo, concepção e execução da publicidade, em complementação ou apoio às atividades da Agência, Anunciante e Veículo.

Nas Normas e Padrões da Atividade Publicitária, documento que estabelece os principais conceitos que rodeiam o mundo da propaganda, cita-se, de forma clara, no artigo 1º dos Conceitos Gerais, os fornecedores. É uma forma de reconhecer formalmente como a prestação de serviços é útil na atividade publicitária, mesmo como coadjuvantes.

Apesar de não fazerem parte, propriamente, de uma Agência, os fornecedores são responsáveis por uma demanda significativa da produção, que tem intuito de aperfeiçoar os serviços, economizar dinheiro e descongestionar os espaços físicos e intelectuais.

Ou seja, fazem um trabalho importante, mas apenas de complementar o trabalho das Agências. Não cabe a uma gráfica, por exemplo, produzir conteúdos, criticar, ou alterá-los, mas sim repassá-los, precisamente, para o papel.

Dentro das Agências existem setores que têm uma boa vocação para lidar com os fornecedores e verificar suas ações. As relações entre Agência e fornecedores são formadas aqui. São eles:

Page 8: Agência de Publicidade: Fornecedores de agências (É o Tchan, case fictício)

Critérios (2) Produção: Neste departamento, que é dividido em produção gráfica e produção eletrônica (ou

RTVC), são feitos todos os contatos (orçamentos, visitas, consultas) com os fornecedores gráficos e produtoras de vídeos.

Produção on-line: Esse é um novo cargo existente nas agências de publicidade para atender a crescente demanda dos clientes por uma comunicação digital. Embora ainda não formalizada, nem em termos de denominação de cargos e nem de funções, o profissional que trabalha nesta área contribui, junto com o planejamento geral, para oferecer maior número de possibilidades de ações on-line adequadas à verba e perfil do cliente, de todas as peças digitais.

Outros: Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Eventos, Promoção de Vendas, Design e Redação e Revisão.

A Gráfica, é um dos mais importantes fornecedores. Ela é responsável pela impressão da ideia que o publicitário teve. Assume a responsabilidade de que tamanho, cor de letras, textura, cor e espessura do papel, e imagens utilizadas sejam impressas como idealizado pela equipe de criação, no prazo e custo estipulados.

Produtora de vídeo: É de responsabilidade dela que, por imagens, sons e movimentos, a ideia central da propaganda seja passada e entendida. É importante que cada etapa da produção da peça seja executada com extrema cautela, para que a finalização seja agradável para Agência e a produtora. Por isso é tão necessário a plena interação de ambas para remediar um futuro transtorno.

Conhecer bem seu fornecedor e ter com ele uma relação de confiança ajuda na certificação de que o trabalho será bem feito e que os interesses do cliente, da Agência e dos fornecedores serão atendidos. É uma relação interespecífica harmônica, onde as duas espécies são beneficiadas com a parceria.