adapte!adapteturismo.com.br/.../09/e-book_pcd_adapte!.pdf · acessibilidade na palma da sua mão! o...

22
Adapte! Adapte! ASSESSORIA DE TURISMO Roteiros e dicas acessíveis

Upload: others

Post on 17-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!

Adapte!ASSESSORIA DE TURISMO

Roteiros e dicasacessíveis

Page 2: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!Sumário

Sobre a autora 3

No meio do caminho tinha uma pedra... 4

Estatísticas 6

Ok, mas e daí? 7

Você sabia? 9 e 10

Projeto Praia Sem Barreira (Pernambuco) 12

Programa Praia Acessível (São Paulo) 13

Programa Praia Acessível (Ceará) 14

Programa Praia Acessível (Santa Catarina) 15

Projeto Praia Para Todos (Rio de Janeiro) 16

Projeto Orto - Rio na Praia (Rio Grande do Norte) 17

Projeto Jangada Acessível (Alagoas) 18

Socorro (São Paulo) 19

Material de apoio 21

Page 3: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!Sobre a autora

Meu nome é Andreia Cartolari, sou casada e mãe do Henrico e do Heitor.Eles tem alergia alimentar (a leite e ovo) e em casa fazemos a dieta derestrição.

Sou fundadora da Adapte! Turismo, uma assessoria de turismo que ajuda famílias que possuem membros alérgicos, com mobilidade reduzida ou com algum tipo de deficiência a realizar viagens inesquecíveis, atuando desdeo planejamento até a execução. Nosso objetivo é que você desfrute demomentos de lazer sem se preocupar com segurança, inclusão ouacessibilidade.

A Adapte! nasceu da nossa história de vida, e daí surgiu a ideia de unir a paixão por viajar a um propósito!Nós da Adapte! queremos realmente que sua viagem seja um momento dedescanso, diversão e fortalecimento de laços familiares. Nada melhor doque dar um tempo na pressão do dia a dia, não é mesmo?

Criamos também a fanpage VIVA A DIFERENÇA BRASIL, onde sempredisponibilizo conteúdos importantes e interessantes aos alérgicos, pessoas que possuam mobilidade reduzida ou algum tipo de deficiência.

Desejo que você se sinta acolhido e em casa, sem medo quanto às suas restrições.

Ser diferente é ser normal!!

3

#pracegover: imagem de uma mulher branca sorrindo. Ela tem cabelos castanhos lisos e usa óculos e brincos. Tem um lenço laranjaem seu pescoço.

Page 4: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!

A nossa rotina nos deixa literalmente acabados. O dia passa voando e normalmente não damos conta de fazer tudo que é preciso,na hora de dormir, a gente demora para pegar no sono porque fica passando um filme na nossa cabeça do que tem para fazer, do que não fez... É só comigo que acontece isso? Acho que não!

Quantos de nós não ficam contando os dias para as tão sonhadas férias? Hora em que se vai desacelerar, curtir a família, visitar os amigos que moram mais longe, a chance de ir ao cinema no meio da tarde e conseguir o melhor lugar porque está vazio...Parece que SÓ quando estamos de férias é que realmente se vive...

E claro que viajar, conhecer novos lugares, com a família, com os amigos ou sozinho é sempre uma oportunidade para descansar, viver uma grande aventura e poder nos reconectar com a nossa essência.

Quem não gosta de viajar e dar um tempo na rotina e pressão diária?Todo mundo, não é mesmo? Ter algum tipo de deficiência não deveria ser fatorlimitante para isso mas infelizmente ainda é um grande desafio. No Brasil estamos engatinhando em termos de acessibilidade, mas a boa notícia é que a sociedade está se engajando e atitudes estão sendo tomadas. VIVA!!! Este e-book tem o objetivo não apenas de dar dicas de lugares acessíveis para que pessoas com deficiência possam viajar, mas sim de principalmente te inspirar a“pôr a cara para fora” e se dar a chance de descobrir lindos lugares e paisagens!

Vamos lá?

No meio do caminho tinha uma pedra...4

#pracegover: imagem de uma enorme pedra no meio de um caminho. Em volta o chão é coberto por vegetação.

Page 5: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Eu não tenho paredes. Só tenho horizontes!! Mario Quintana

#pracegover: imagem de uma ponte de madeira que vai adentrando o mar, ao lado dela tem pedras e mais a frente um grande mar com o céu no horizonte.

Page 6: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte! 6

EstatísticasSegundo o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de brasileiros apresentamalgum tipo de deficiência, em torno de 25% da população do País.A deficiência mais frequente é a visual, seguida de deficiência motora, auditiva e intelectual. A maior parte destas pessoasvive em áreas urbanas.

O percentual de trabalhadores com deficiência que trabalha por conta própria ou sem carteira assinada é maior do que oregistrado no total da população, seja por falta de oportunidade no mercado formal, pela necessidade ou pela possibilidade de empreender.

A Região Sul apresentou o menor percentual de pessoas com deficiência visual, no Centro Oeste, a menor taxa de deficiênciaauditiva e motora, enquanto na Região Norte, o menor índice de pessoas com deficiência intelectual. A Região Nordeste registraos maiores níveis para todas as deficiências.

Na comparação entre os estados, os maiores níveis de população com algum tipo de deficiência estão no Rio Grande do Norte ena Paraíba, enquanto os menores estão em Roraima e em Santa Catarina.

#pracegover: 1 - imagem de duas mãos se movimentando referente ao símbolo da lingua de sinais usada para comunicação com os surdos. 2 - imagem de um homem andando com uma bengala na mão fazendo referencia aos cegos. 3 - imagem de um cadeirante indicando adeficiência motora. 4 - imagem de um raio x da cabeça onde aparece o cérebro fazendo alusão a deficiência intelectual.

Page 7: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte! 7

Ok, mas e daí?Daí que, como qualquer um, a pessoa com deficiência também quer,precisa e gosta de viajar, seja para ver parentes ou amigos que moramem outro lugar, seja para viver uma aventura sozinho ou seja a trabalho.

Pensando nisso, o Ministério do Turismo realizou um estudo do perfil dos turistas com deficiência e criou o GUIA DO TURISMO ACESSIVEL, que se constitui um conjunto de ações para promover a inclusão social e oacesso de pessoas com deficiência, ou com mobilidade reduzida àatividade turística, de modo a permitir o alcance e a utilização deserviços, edificações e equipamentos turísticos com segurança eautonomia.

Isso foi implantado por meio de um portal eletrônico e um aplicativopara telefones moveis, com informações acerca da acessibilidade deempreendimentos e atrativos turísticos de destinos brasileiros.

#pracegover: figura de uma pessoa com os braços e pernas abertosdentro de um circulo. É o novo símbolo sobre acessibilidade criadopela ONU.

Page 8: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte! 8

Acessibilidade na palma da sua mão!O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL,que facilita o acesso às informações de estabelecimentos turísticos conforme o nível de acessibilidade e está disponível para download gratuito nas plataformas iOS, Android e Windows Phone. O conteúdo colaborativo permite a avaliaçãoda acessibilidade de pontos turísticos, hotéis, restaurantes e atrações diversas. Recentemente foi feito o lançamento das versões em inglês e espanhol.

O aplicativo traz, por exemplo, informações sobre a existência de rampas paracadeirantes, menus em braile, banheiros adaptados e piso tátil para deficientes visuais em hotéis e atrações turísticas como parques, museus e praias. A ferramenta traz um banco de dados de 530 mil estabelecimentos, quepodem ser avaliados pelos usuários.

Pensando que hoje em dia os smartphones são muito comuns, a ideia desteaplicativo foi muito bacana, visto que é possível aos usuários, de formacolaborativa, ajudarem com informações e avaliações, estas de grandeutilidade para todos. Investir em meios de como facilitar a locomoção de pessoas com deficiência é muito mais do que uma adaptação, é uma consciência de que o outro tem condições de se movimentar independentemente de sua mobilidade.

#pracegover: imagem de uma mão a segurar um smartphone, na tela as palavras TURISMO ACESSÍVEL. Tem também quadrinhos coloridos, sendo que no do meio há o desenho de um cadeirante em uma praia, debaixo de um guarda sol.

Page 9: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!Você sabia?

• Pessoas com deficiência COMPROVADAMENTE CARENTES podem usar o transporte interestadual de graça.

O Passe Livre possibilita que você viaje por todo o país. Ele foi criado para pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva ou visualcomprovadamente carentes, ou seja, a pessoa com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo.

Sobre o cálculo: Verifique quantos familiares residentes em sua casa recebem salário. Se a família tiver outros rendimentos que não osalário (lucro de atividade agrícola, pensão, aposentadoria, etc.), esses devem ser computados na renda familiar, some todos os valorese divida o resultado pelo número total de familiares, incluindo até mesmo os que não têm renda, desde que morem em sua casa.Se o resultado for igual ou abaixo de um salário mínimo, a pessoa com deficiência será considerada carente.

Documentos necessários para fazer a solicitação: Cópia de um documento de identificação (certidão de nascimento, certidão decasamento, reservista, carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, titulo de eleitor), laudo médico reconhecido peloSistema Único de Saúde (SUS), comprovando a deficiência ou incapacidade do interessado e requerimento com declaração de que possuirenda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo nacional.Enviar a documentação completa para:

Ministério dos Transportes - Caixa Postal 9600 - CEP 70040-976 - Brasília (DF). A carteirinha do Passe Livre será emitida e enviada para o endereço que você indicar.

O Passe Livre pode ser usado em transporte coletivo interestadual convencional por ônibus, trem ou barco, incluindo o transporteinterestadual semi-urbano. Não vale para o transporte urbano ou intermunicipal dentro do mesmo estado, nem para viagens em ônibusexecutivo e leito.

As empresas são obrigadas a reservar, a cada viagem, dois assentos para atender às pessoas que tem o Passe Livre do Governo Federal. Para utilizar, basta apresentar a carteira do Passe Livre junto com a carteira de identidade nos pontos-de-venda de passagens, até três horas antes do início da viagem. Se as vagas no transporte escolhido já estiverem preenchidas, a empresa tem obrigação de reservar a sua passagem em outra data ou horário. Não dá direito a acompanhante.

Para solicitar o Passe Livre acesse: http://www.transportes.gov.br/index/conteudo/id/36024 Telefone: (61) 2029.8035

9

Page 10: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!• Acompanhante de pessoa com deficiência tem desconto de 80% na passagem aérea.

Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) todas as companhias aéreas oferecem desconto de 80% na passagem aérea paraacompanhantes obrigatórios de passageiros com deficiência. Como solicitar: Entre em contato com a companhia aérea e peça para fazer a reserva das passagens, informe que você é uma pessoa comdeficiência e necessita do MEDIF (Formulário de Informação médica) para preencher, pergunte para onde enviar os documentos após opreenchimento. O MEDIF deve ser preenchido pelo médico que também irá dar um laudo de que você é uma pessoa com deficiência e necessitade um acompanhante para viajar, envie os documentos juntamente com o MEDIF preenchido e o laudo médico para a companhia aérea. Antes de comprar a passagem, ligue para a companhia aérea e pergunte como fazer a compra da passagem com desconto sendo que já temos laudos preenchidos, após isso efetue a compra da passagem.

• Cão-guia vai ao lado do dono no avião e sem pagar nada a mais por isso.

O cão-guia deve ser transportado gratuitamente, no chão da cabine da aeronave, ao lado de seu dono e sob seu controle, o animal deverá estar equipado com arreio, dispensado o uso de focinheira. Para o transporte de cão-guia ou cão-guia de acompanhamento em aeronave, devem ser cumpridas as exigências das autoridades sanitárias nacionais e do país de destino, quando for o caso.

• Os equipamentos de apoio para locomoção devem passar na inspeção de segurança.

O passageiro poderá utilizar a cadeira de rodas ou outros tipos de ajuda técnica, tais como bengalas, muletas, andadores e outros, paralocomoção até a porta da aeronave. Entretanto, é obrigatório que estes equipamento passem pela inspeção de segurança do aeroporto.

• A pessoa com deficiência pode viajar sozinha.

Para uma pessoa com deficiência viajar sozinha é necessário conseguir usar o banheiro de forma independente, comer uma refeição sozinha,aplicar a medicação apropriada sozinha, usar a máscara de oxigênio independentemente.A posse de um atestado médico adequado confirmando a possibilidade de viajar é necessário: no caso de uma deficiência intelectual, quandoo passageiro não é acompanhado por outro passageiro; se o estado de saúde e/ou o nível de deficiência não é estável; no caso de transportede seringas cheias ou medicamentos líquidos; no caso de uma doença ou cirurgia recente.Um modelo do certificado, se necessário, é geralmente proporcionado pela companhia aérea. Deve ser preenchido pelo médico da pessoa com deficiência e, em seguida, passado para a empresa. Fique atento: algumas companhias aéreas oferecem descontos para pessoas com deficiência em determinadas rotas.

10

Page 11: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

O barco está seguro no porto, mas não é para isso que os barcos são feitos. Willian Shedd

#pracegover: imagem de um cais onde tem dois barcos pequenos aportados. No fundo, uma bela paisagem de montanhas e floresta.

Page 12: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!Projeto Praia Sem Barreira (Pernambuco)

Idealizada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), o projeto Praia Sem Barreira consiste em proporcionar banho assistido para pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida, além de atividades paralelas para promover o bem-estar. Se disponibiliza esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias capazes de locomover igualmente na areia e na água, além de profissionais qualificados para o banho assistido.

ONDE?Praia do Sueste (em Fernando de Noronha), Boa Viagem (em Recife), Porto de Galinhas(em Ipojuca), Candeias (em Jaboatão dos Guararapes), Tamandaré (sul do Estado) e Praiade Bairro Novo (em Olinda).

A arena de Boa Viagem, implantada em uma área com cerca de 200m², é montada e desmontada todos os dias, de quinta a domingo, no horário de 8h às 12h, próxima ao novo posto do Corpo de Bombeiros. Os visitantes podem desfrutar de uma esteira de acesso ao mar com 30 metros de comprimento, seis cadeiras anfíbias, três piscinas para o lazer de crianças, uma quadra para a atividade esportiva de vôlei sentado, tenda de fisioterapia e enfermagem, além do banhoassistido.

Em Fernando de Noronha, algumas praias como a do Sueste (área do Parque Nacional Marinho), se tornaram acessíveis a cadeirantes e pessoas com algum tipo de deficiência. O projeto oferece esteiras para acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para banho assistidos. Foi feita uma parceria da empresa de turismo do estado de Pernambuco com a EcoNoronha, Instituto Chico Mendes, além da Administração do distrito estadual, governo do estado e federal.

Também tem se realizado capacitações gratuitas ligadas à acessibilidade em meios dehospedagem, bares e restaurantes próximos as praias. Entre eles, mensageiros, recepcionistas, garçons e maitres, receberam informações importantes e os melhores modos de agir, conversar e recepcionar este público, de acordo com as necessidades do cliente.

12

#pracegover: 1 - imagem de uma mulher numa cadeira anfíbia sendo empurrada por um homem de boné em direção ao mar. Ao fundo tem algumas jangadas. 2 - imagem de um homem numa cadeira anfíbia no mar com três cuidadores em volta. Próximo dele, uma mulher de shorts jeans.

Page 13: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!Programa Praia Acessível (São Paulo)

O Programa Praia Acessível tem como objetivo oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência é responsável pelo fornecimento das cadeiras, já a prefeitura, pelas equipes de suporte do programa.Os postos que oferecem as cadeiras nas praias contam com facilitadores para prestaratendimento e orientação.

As cadeiras anfíbias são feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar adificuldade de locomoção na areia, e também não afundam na água. Devido à sua altura,é possível o usuário entrar na água, em uma profundidade não perigosa no mar. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis.

ONDE?O projeto já foi implantado nas praias de água salgada de São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Mongaguá, Caraguatatuba, Praia Grande, Itanhaém, Iguape, Cananéia eMongaguá. Também foi implantado nas praias de rio de Ilha Solteira, Arealva, Avaré,Fartura, Itapura, Panorama, Presidente Epitácio, Rifaina, Rosana, Santa Fé do Sul, Teodoro Sampaio, Martinópolis, Paraibuna, Miguelópolis, Caconde e Igaratá.

13

#pracegover: 1 - imagem de uma mulher numa cadeira anfíbia, próxima ao mar com duas cuidadoras próximas a ela. Elas usam coleteamarelo. 2 - imagem de uma mulher numa cadeira anfíbia, sendo levada em direção ao mar por um homem. 3 - imagem de um homeme uma mulher, cada um numa cadeira anfíbia. Eles estão no mar e atrás de cada cadeira, tem um cuidador.

Page 14: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!Programa Praia Acessível (Ceará)

O programa também foi implantado em Fortaleza onde cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida são acompanhadas por bombeiros em umacadeira-anfíbio até o mar.

O local conta com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança,são oferecidas cadeiras anfíbias para banho de mar, esteiras, piscinas. Uma equipe formada por monitores, assistentes sociais e enfermeiras estarádisponível na Praia de Iracema, de quarta a domingo, de 9 às 14 hortas. Já na alta estação, o projeto deve se estender para todos os dias.

ONDE?Praia de Iracema.

O projeto é desenvolvido em frente ao Hotel Sonata, parceiro na ação e que disponibiliza banheiro adaptado, depósito para guardar material e cinco vagas de estacionamento para pessoas com deficiência destinadas ao público participante da iniciativa.

Cerca de 15 profissionais da Prefeitura de Fortaleza, entre técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), enfermeiros e fisioterapeutas daSecretaria Municipal de Saúde (SMS)e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza prestam atendimentos aos usuários do Praia Acessível, além do apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

14

#pracegover: 1 - imagem de uma mulher com colete salva vidas numa cadeira anfíbia, sendo amparado por dois bombeiros e mais ocuidador dentro do mar. 2 - imagem de uma pessoa entrando no mar com uma cadeira anfíbia e com três salva vidas ao seu redor.

Page 15: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!Programa Praia Acessível (Santa Catarina)

Pioneiro em Santa Catarina, o projeto conta com a assistência do grupo de bombeiros comunitários. O grupo, com a ajuda de cadeiras anfíbias, auxilia os cadeirantes que queiram entrar no mar. O projeto funciona das 9h às 11h e das 15h às 18h no Posto 1 dos guarda-vidas, na Zona Norte.

ONDE?Praia de Balneário Rincão.

15

#pracegover: 1 - imagem de uma mulher sorrindo numa cadeira anfíbia, sendo levada por dois salva vidas. 2 - imagem de um homem numa cadeira anfíbia saindo do mar emocionado. Ele tem salva vidas e cuidadores ao seu redor, eles também estão emocionados.

Page 16: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!Projeto Praia Para Todos (Rio de Janeiro)

O projeto Praia Para Todos promove diversas atividades para atender ao público. Uma equipe especializada irá auxiliar as pessoas com deficiencia a realizar atividades como handbike, stand up paddle adaptado, frescobol e banho de mar. O horário de atividades é das 9h às 14h.

ONDE?Praia de Copacabana, nos postos 5 e 6, em frente à Rua Francisco Sá.

16

#pracegover: 1 - imagem de uma mulher sorrindo numa cadeira anfíbia, apoiada por duas salva vidas. 2 - imagem de um homem muito sorridente no mar em uma cadeira anfíbia apontando para a câmera. Em volta, três salva vidas e uma cuidadora dão suporte. 3 - imagem de um homem saindo do mar numa cadeira anfíbia, sendo levado por quatro salva vidas. No fundo, uma mulher de biquínie boné laranja.

Page 17: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!Projeto Orto - Rio na Praia (Rio Grande do Norte)

O projeto Orto-Rio na Praia conta com esteira de acesso a areia e ao mar, tenda, cadeiras anfíbias, vôlei adaptado, futebol de areia, frescobol, peteca, pranchas de surf adaptadas, caiaques e uma equipe voluntária que se dispõe a auxiliar em tudo que for necessário.

Um ponto super positivo e que chama a atenção neste projeto é a quantidade de pessoas inscritas para o auxílio voluntário aos viajantes, que é bem superior aos outros estados com projetos similares.

ONDE?Praia de Ponta Negra, em Natal.

17

#pracegover: 1 - imagem de uma criança sorrindo numa cadeira anfíbia no mar. Dois homens estão próximos dando suporte. 2 - imagem de uma mulher numa cadeira anfíbia saindo do mar. Tres homens estão ao seu redor cuidando dela.

Page 18: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!Projeto Praia e Jangada Acessível (Alagoas)

Quem nunca viu uma foto das famosas jangadas de Maceió que desfilam pelas águascristalinas da capital de Alagoas? O Projeto Jangada Acessivel tem o objetivo de que pessoas com deficiência também possam aproveitar este passeio maravilhoso, por isso, foram construídas jangadas adaptadas, mais largas que as convencionais, proporcionando melhor estabilidade e segurança.

Estas jangadas comportam até seis pessoas, sendo dois cadeirantes e seus acompanhantes. Impossível perder esta oportunidade!

Na orla da praia o projeto “Praia Acessível” inclui atividades como banho de mar emcadeiras anfíbias, bocha adaptada e stand up paddle para cadeirantes. Para os que querem mais aventura, também tem mergulho adaptado, realizado, principalmente, por cadeirantes. Segundo organizadores, essa é uma atividade perfeita para proporcionar autonomia, pois, com ajuda dos equipamentos, a pessoa pode se mover com tranquilidade, além de trazer experiências incríveis.

ONDE? Praia de Pajuçara em Maceió.

18

#pracegover: 1 - imagem de uma jangada adaptada com quatro pessoas sentadas, usando coletes salva vidas, sendo dois cadeirantes e o jangadeiro em pé. A jangada está no mar. 2 - jangada adaptada na areia com um homem em pé ao seu lado.

Page 19: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!Socorro (São Paulo)

Conhece a expressão “sonho de consumo”? Em termos de acessibilidade e inclusão é assim que podemos chamar a cidade de Socorro. Em 2014 ela recebeu o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade, outorgado pelo Conselho Real para Deficiência, do governo da Espanha.

O Parque dos Sonhos, o Portal do Sol Hotel Fazenda e o Parque Ecológico Cachoeira do Monjolinho são alguns exemplos de locais que foram adaptados para receber os turistas com deficiência. De piso tátil a cadeiras especiais para realização de trilhas, os locais oferecem segurança para quem pratica esportes radicais.Atualmente, quase 100% dos hotéis estão adaptados para os mais variados tipos de deficiência, assim como bares e restaurantes, que já apresentam cardápios em braile. Até os telefones públicos estão adaptados para pessoas com deficiência auditiva. Farmácias, parques e o comércio local também são adequados às normas de acessibilidadee a cidade se tornou referência para outros polos turísticos do estado de São Paulo.

Entre as mais de 20 atividades de aventura oferecidas, tirolesa, boia-cross, rapel, caminhada, canoagem, cavalgada, trilha ecológica e rafting podem ser feitos com as devidas adaptações e com segurança. Passeios a grutas e até mergulho são atividades que já podem serpraticadas por pessoas com deficiência.

Sem dúvida é um destino que vale a pena conhecer para sentir o gostinho de como deveria ser em todos os lugares!

19

#pracegover: 1 - imagem de uma pessoa com deficiência motora sendo colocado num bote inflável pelos monitores que dão o total apoio. Todos usam equipamentos de segurança. 2 - imagem de um rapaz preso pelo equipamento da tirolesa e próximo a uma cadeira de rodas. 3 - imagem de uma mulher sentada numa cadeira adaptada com um homem à sua frente e um atrás.

Page 20: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Somos do tamanho de nossos sonhos. Fernando Pessoa

#pracegover: imagem de um menino em pé, na ponta dos pés e sobre uma pilha de livros, ele está descalço e olhando para o alto buscando encontrar a marca de sua altura na parede. Ele veste blusa listrada de amarelo e calça jeans.

Page 21: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!Material de apoio

• http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/ibge-24-da-populacao-tem-algum-tipo-de-deficiencia

• http://www.brasil.gov.br/turismo/2016/05/guia-turismo-acessivel-ganha-versoes-em-ingles-e-espanhol

• http://tecnologia.ig.com.br/2015-02-13/app-do-dia-turismo-acessivel-fornece-informacoes-de-viagem-para-deficientes.html

• http://www.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-tem-45-6-milhoes-de-deficientes,893424

• http://www.turismoacessivel.gov.br/ta/sobre.mtur

• http://www.brasil.gov.br/turismo/2015/09/turismo-debate-acessibilidade-para-pessoas-com-deficiencia

• http://www.anac.gov.br/publicacoes/dicas_anac_acessibilidade_web.pdf

• http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/03/acompanhantes-de-pcds-ganham-desconto.html

• https://www.edestinos.com.br/dicas-de-viagem/passagens-aereas/check-in-e-servico-de-bordo/pessoas-com-deficiencia

• http://www.blogdoturismope.com.br/praia-sem-barreiras/

• http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/programa-praia-acessivel

• http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/04/projeto-praia-acessivel-recebe-pessoas-com-deficiencia-em-fortaleza.html

• http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/cotidiano-2/projeto-praia-acessivel-amplia-dias-funcionamento-durante-as-ferias/•

• http://www.deficienteciente.com.br/10-praias-acessiveis-no-brasil.html

• http://umbrialemosturismo.com.br/10-praias-com-acessibilidade-no-brasil-881627/

• http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=243210&c=5350&q=conheca-socorro-referencia-em-turismo-acessivel-e-esportes-radicais

• http://www.parquedossonhos.com.br/noticias/

21

Page 22: Adapte!adapteturismo.com.br/.../09/E-book_PCD_ADAPTE!.pdf · Acessibilidade na palma da sua mão! O Ministério do Turismo lançou em 2014 o aplicativo GUIA TURISMO ACESSIVEL, que

Adapte!

Adapte!ASSESSORIA DE TURISMO

11 2365-8563www.adapteturismo.com.br

Desenvolvido por

As Informações disponibilizadas foram captadas em Agosto/2016. A autora não se responsabiliza por informações de eventos, locaise horários divulgados neste e-book, pois os organizadores podem altera-las a qualquer momento.

Recomendamos verificar as informações antes de qualquer planejamento e/ou visita aos locais aqui divulgados.