acontece344

8
ANO XX - N O 344 - 2ªQUINZENA DE DEZEMBRO DE 2013 Em defesa da verdade e do desenvolvimento de S www.acontecea [email protected] - 2031-2364 e 2513-0928 PÁG. 3 Distribuição Gratuita Centro de São Miguel fica l as vendas de Natal e fina Go Pal G l n ta M o g fi p s a ad A cada dia que abrimos os jornais, nos deparamos com notí- cias cada vez piores e mais tristes O descaso com a USP Leste Autoridades d Comunitá

Upload: grupoacontece

Post on 27-Nov-2014

147 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Acontece344

ANO XX - NO 344 - 2ªQUINZENA DE DEZEMBRO DE 2013

Em defesa da verdade e do desenvolvimento de S

[email protected] - 2031-2364 e 2513-0928

PÁG. 3

Dis

trib

uiçã

o

Gra

tuit

a

Centro de São Miguel fica las vendas de Natal e fina

GoPal

Gl

ntaMogfipsaad

A cada dia que abrimos os jornais, nos deparamos com notí-cias cada vez piores e mais tristes

O descaso com a USP Leste Autoridades dComunitá

Page 2: Acontece344

P Á G . 2

2ª QUINZENADEZEMBRO/2013

Eu não nasci para ser-vir como peça de engre-nagem nem ser coisa que se vende ou se compra por vantagem.

Quando eu saí da mi-nha terra, foi com dor no coração, para vir para São Paulo, com grande emoção.

Quando eu cheguei na periferia eu logo me iden-tifiquei com o lugar; com o povo humilde simples que me veio abraçar.

Antes mesmo de ter pas-sado o natal é hora de pensar na compra do material escolar das crianças. A dica do grupo Acontece de Jornais e Revista para esta edição é especial para os pais que terão a ár-dua tarefa de pesquisar preço dos produtos em papelarias e livrarias e garimparem por descontos. O ideal é antecipe o quanto puder a compra do material escolar do seu filho.

O mês de janeiro é marca-do pelo reajuste da matricula escolar, lista de material e impostos como IPTU e IPVA. Além de tudo isso, o preço do material escolar será reajus-tado de acordo com o índice de Inflação do Brasil, cerca de 7%, ou seja, a partir de 2012, cadernos, fichários, lápis, pas-

Cerca de 70% do corpo hu-mano é composto por água, que está presente em todas as células e fluidos corpóreos. Os benefícios da água são de fundamental importância em todos os processos de funcio-namento de nosso organismo como a respiração, a digestão, a circulação e a atividade física.

Além de abundante na na-tureza, a água está presente em todos os alimentos e frutas que ingerimos. Tem um exce-lente paladar e protege nossa saúde de várias maneiras:

Importância da água para saúde: auxilia a diges-tão, pois ajuda a dissolver os nutrientes existentes nos alimentos, facilitando seu aproveitamento;

Previne a prisão de ven-tre: mantém o equilíbrio dos fluidos do organismo;

Protege contra resfriados, gripes, tosse e dor de gar-ganta;

Ajuda a eliminar cálculos renais e a evitar infecções urinárias;

Previne a desidratação do corpo quando muito exposto ao sol ou calor;

Benefícios daConheça a importância des

Areduvoca

Mpropbena elaprottes pda láa elureie ouzes,

Antecipe a compra do material escolar e fuja da inflação

tas, tesoura, cola, giz de cera, agenda e outros produtos vão estar mais caros.

A dona de casa Maria Lucia de Oliveira, mãe do pequeno João Carlos (10) e Lucia (15) afirmou que sempre compra antes os materiais escolares para seus filhos, para não cor-rer o risco de deixar tudo para a última hora e ser surpreen-dida pelo preço alto. “Como sei que deixar para comprar logo no início das aulas é caro, tento comprar ainda no mês de dezembro, assim posso economizar e não me estresso com as lojas cheias”.

Nem sempre é fácil fazer o planejamento no mês de de-zembro, já que neste mesmo período as compras de final de ano tem um gasto além dos or-

çamentos, mas o ideal seria que os materiais escolares fossem incluso nas despesas do mesmo.

Além de economizar, os pais terão tempo suficiente de pesquisar melhores preços e ainda conseguir descontos maiores em suas compras.

A economista Edilayne Nogueira, aconselha os pais à nunca levar as crianças para es-colher, porque o valor sempre sai do orçamento, “quando a própria criança escolhe o ma-terial, sempre o valor fica um pouco mais alto, porque eles exigem sempre os que estão na moda, com personagens e outras coisas, porém o melhor é que os próprios pais escolha seus matérias, sem ter que se preocupar, se é da mine, pa-teta, Bem 10 e outros (risos)”.

AndandPor: Jacira Flores

(aluna do colégio Arquiteto)S

paugadtenc

Omasporqmor

Qarqtremdiscapre

Ores esereque

Os anos passam e os nossos rins filtram o sangue, remove o sal, veneno e qualquer in-desejado que entra no nosso corpo. Com o tempo, o sal acumula e isso precisa se submeter a tratamentos de limpeza.

Como é que vamos liber-tar-nos disso? Segundo os especialistas, é muito fácil,

Receita caseira paradesintoxicar os rins

panela, para ferver por dez minutos e deixe esfriar, filtre e despeje numa garrafa limpa, mantê-lo dentro da geladeira para esfriar.

Bebe um copo por dia, vai note que todo o sal e outro veneno acumulado vão sair dos seus rins, por micção, tam-bém vai notar a diferença que nunca sentiu antes.

Page 3: Acontece344

P Á G . 3

2ª QUINZENADEZEMBRO/2013

No último dia (09) a Base Comunitária de Segurança do Jardim Maia recebeu a visita do Assessor Consular do Japão, Sr. Dalmo Ono e do Policiais da Agência Nacional de Policia do Japão. Sr Keisuke Nagara e Sr Kazuya Ushida, ambos da Província de Gifu.

Na ocasião o Major PM Brito, subcomandante do 29º BPM/M e o Capitão PM Lucena do CPA M4 também fizeram questão de acompanhar a visita das autoridades inter-nacionais.

A visita é parte do Pro-grama Especial de Treina-mento da Policia Nacional do Japão, onde os policiais em sistema de intercambio buscam conhecer o sistema de Segurança Pública do Estado de São Paulo e aper-feiçoar os conhecimentos de língua e cultura brasileira, em decorrência presença de brasileiros no Japão e dos laços criados durante a vi-gência do convênio técnico na fase de implantação do Programa de Policia Comu-nitária no Brasil.

A estrutura da Base Comu-nitária de Segurança Jardim Maia segue os preceitos oriun-dos do Japão, conhecida neste país como Koban, sendo que foi adequado e implantado de acordo da realidade da nossa região, o que vem sur-tindo o resultado esperado de aproximação da Polícia com a Comunidade e na diminuição dos índices criminais.

Visitas técnicas como esta é importante para o inter-cambio estratégico e técnico entre o Brasil e outros países que buscam o aprimoramento na prestação de serviços de segurança publica e em con-seqüência diminuição dos ín-dices criminais, servindo como subsidio para melhorar a credibilidade das instituições policiais em suas respectivas sociedades.

Há menos de uma semana para o Natal, o centro comer-cial de São Miguel esta a cada dia mais movimentando e os lojistas e comerciantes preten-dem faturar 20% a mais do ano de 2012. “Não tenho do que reclamar ano passado foi muito bom e nossa expectati-va é que na semana do natal o faturamento aumente ainda mais, mesmo porque muitas pessoas deixam para comprar em cima da hora”, afirmou o empresário Marcos Eduardo.

Para os comércios am-bulantes o as expectativas também são grande, já que eles ocupam também parte do centro de São Miguel e com-parado aos preços dos lojistas é uma boa opção para quem pretender economizar um pouco mais. “Como a família é grande e tem bastante gen-te para presentear, compro meus presentes de natal nos comércios ambulantes, por-que é um pouco mais barato que as lojas e a qualidade é igual na minha opinião”. Explica a jovem universitária Mariana Ferreira, 24 anos.

Sendo São Miguel o ter-ceiro centro comercial de São Paulo, por dia, milha-res de pessoas passam pelas ruas mais movimentadas da região: que são elas a Serra Dourada, Arlindo Colaço, Rua Miguel Ângelo Lapenna e Avenida Marechal Tito. Lá

Totalmente iluminada e com espírito natalino a Praça Padre Aleixo, mais conhecida como Praça do Forró está

Autoridades do Japão visitam Base Comunitária do Jardim Maia

Os pre-sentes tive-ram a opor-tunidade de assistirem a apresenta-ções do Pro-jeto Arca de Noé, na modalidade Judô e Ca-poeira, após assistiram uma peque-na palestra sobre os projetos e eventos desenvolvidos pelos componentes da Base Comu-nitária e dos dados estatísticos, sociais, culturais e dos recursos que o efetivo dispõe para dar o melhor atendimento aos mora-dores da região que necessitam dos serviços da Unidade.

Também foi comentado sobre os projetos futuros, como: Cidadão do Mundo, onde serão ministradas aulas de espanhol para policiais militares da região como forma de prepará-los para as atividades durante a Copa do Mundo e também interagir de forma mais adequada com os estrangeiros que estão resi-dindo no País.

Outros projetos também foram apresentados, tais como: Bem Estar Mulher, onde será ministrados aulas de Pilates e palestras com pro-fissionais de diversos campos relacionados ao Universo Fe-

minino procurando estimular a autoestima e trazer conheci-mento as mulheres da região, sendo que futuramente estas alunas serão propagadores do conhecimento adquirido em sua região, ambos projetos estão em na fase de ajustes finais e com previsão para inicio do próximo ano.

“Estas visitas acarretam a divulgação do sistema de policiamento implantado em nossa região de forma positiva para o mundo, tra-zendo um novo panorama aos visitantes que levam de volta a seus países um exemplo de sucesso, em que a população e a instituições policiais, quanto juntas e organizadas, ajudam a me-lhorar a qualidade de vida dos munícipes da região, o que influencia diretamente no aumento da sensação de segurança”, afirma o Sar-gento PM Morine.

Centro de Sãcom as ven

os fencodesdcomvimede márabmatbijuciadparaque tecidbebe bade ogiãocentprópas code a

UprasSuga

Praça do Forró é decorada com luzes de Natal

Unicsul redanç

Page 4: Acontece344

P Á G . 4

2ª QUINZENADEZEMBRO/2013

A Prefeitura de São Paulo apresentou em novembro a ‘Operação Chuvas de Verão’ que consiste em uma série de ações integradas que visam minimizar os impactos do período de chuvas, entre os meses de novembro de 2013 e abril de 2014, na vida dos paulistanos. A operação é composta por obras, inter-venções e medidas divididas em três eixos: preventivo, estrutural e informativo, que serão supervisionados por nove grupos temáticos e terão o envolvimento de 14 secreta-rias municipais nos trabalhos. No eixo preventivo estão as ações realizadas durante todo o ano pelas subprefeituras, relacionadas à limpeza e ma-nutenção. Entre as medidas anunciadas estão a intensifi-cação no serviço de remoção de árvores com laudos emi-tidos pelos agrônomos. Até outubro já foram feitas 13.129 remoções , e até dezembro o total chegará a 18 mil árvores removidas.

A Secretaria de Coordena-ção das Subprefeituras realiza

Por Alcides Amazonas, deputado estadual (PCdoB)

A cada dia que abrimos os jornais, nos deparamos com notícias cada vez piores e mais tristes sobre a USP e, em especial, a USP Leste. No campus da Zona Oeste, a estu-dante Bruna Lima, de apenas 19 anos, perdeu a vida após cair num fosso de três metros em um prédio cujas obras estavam abandonadas.

Na USP Leste, acumulam--se problemas. Há meses, está pendente a resolução sobre a contaminação do solo por gás metano, situação que põe em risco a saúde tanto daqueles que frequentam a universi-dade, quanto da população do entorno, além dos males ambientais que pode causar. No dia 9, a USP foi notificada pelo Ministério Público Estadu-al que determinou a suspensão das aulas e das obras de am-pliação no prazode até 30 dias.

Agora, vem a público uma notícia que fica entre o alar-mante e o constrangedor: o campus Leste de uma das mais importantes universidades da América Latina teve um surto de piolhos de pombos, o que foi percebido depois que alunos e professores vi-ram pequenos ácaros em seus corpos. Uma professora foi diagnosticada com escabio

Rodsim,da CCultfomfomchefdouencoda ddepsão Somvez sêncpongest

Npenuniv

O descaso Manejo de árvores é intensificado durante Operação Chuvas de Verão

Equipes das Subprefeituras e da AES Eletropaulo realizamtrabalho conjunto para evitar quedas de árvores em São Paulo

O governador Geraldo Al-ckmin sancionou nesta quinta--feira, 19, quatro importantes projetos para valorização da Polícia Militar.

O primeiro cria 5.000 car-gos de oficiais administrati-vos, que substituirão gradati-vamente soldados temporá-rios ao fim de seus contratos. Com as nomeações, policiais que atuam nas ruas não preci-sarão ser remanejados para as funções administrativas.

Os oficiais administrativos serão civis – uma inovação na gestão da Polícia Militar que permite a concentração dos militares nas atividades fim. As contratações se darão por meio de concurso público.

“A criação dos cargos tem como objetivo ter o máximo de policiamento ostensivo,

Governador sanciona leis para valorização

preventivo, nas ruas, ganhan-do em eficiência. A lei já está promulgada e serão abertos

concursos para preencher os cargos”, afirmou o governador.

Também foi sancionada

hoje a lei que aumenta o teto salarial para recebimento do auxílio alimentação, que pas-

sa a benque patalariagove

Aa leimilitariacomextrdas parapraçde ja

“liciapatr-ganque e gaderána r

Governador Geraldo Alckmin anuncia plano de metas e bônus para policiais do Estado de São Paulo

O secretário Fernando Grella Vieira (Segurança Pública) destacou que o único objetivo, ao adotar um plano de metas, é reduzir a criminalidade

FOTO

S: E

DSO

N L

OPE

S JR

.

Page 5: Acontece344

P Á G . 5

2ª QUINZENADEZEMBRO/2013

Depois de dar uma olhadi-nha nas previsões para 2014, principalmente no amor, che-ga o momento de fazer um balanço do passado para seguir em frente sem cometer os mesmos erros. Segundo a consultora de relacionamen-tos Pâmi Garcia, o segredo de uma boa relação é um conjun-to de posturas. “Proatividade, dedicação, criatividade, bom humor, humildade pra ceder são imprescindíveis para en-trar com o pé direito em qual-quer relação”, completa ela.

A especialista dá dicas para entrar em 2014 com a vida amorosa feliz seja ela acom-panhada ou não.

Atitude: segundo a con-

Se você está pensando em encomendar o bebê nos próximos meses, já é hora de consultar um médico e começar a mudar alguns há-bitos. Consumir alimentos que ajudam a diminuir o estresse e ansiedade são uma boa pedida. Esse hábito, se combi-nado com atividades físicas e alimentação saudável, é ainda mais eficaz. Listamos algumas dicas que vão contribuir para a fertilidade e aumentar as chances de gravidez.

Pegar um pouco de sol diariamente

Esta é maneira mais sim-ples de conseguir doses diárias de vitamina D. Aproveite o verão e separe um momento do dia para isso, melhor ainda se for pela manhã. A vitamina D, além de contribuir para a calcificação dos ossos, ajuda a melhorar o metabolismo da mulher no ciclo menstrual e a ação dos hormônios. Mas não abuse! Passe protetor solar e procure os momentos em que os raios solares são menos no-civos, antes das 10h (ou 11h,

Começe o ano com muita sorte sultora é preciso ter atitude para que o amor entre de fato na sua vida. “O amor é consequência, é fruto de uma postura aberta a ele. A pessoa não deve ficar esperando sen-tir algo para agir, mas sim o contrário”, orienta Pâmi.

Nem tudo é como se quer: para aumentar as chances de encontrar um parceiro, não é preciso baixar o nível de exigência, mas sim ampliar a capacidade de tolerar frus-trações. Segundo Pâmi, é um direito buscar o melhor, mas é preciso saber se adaptar à rea-lidade da relação quando nem tudo sai como o esperado.

Não tenha pressa: a espe-cialista recomenda fazer exa-

Dicas para aumentar as chances de

no horário de verão) e depois das 16h (ou 16 no horário de verão). A vitamina D tam-bém pode ser encontrada em alimentos como ovo e peixe.

Abrir mão da bebida alcoólica e do cigarro

Se não conseguir parar

completamente de uma hora para outra, diminuir a quan-tidade já ajuda. Lembrando sempre que, ao engravidar, o melhor é parar, sim. Segundo o especialista em reprodução humana Márcio Coslovisky, pai de Beatriz, existem evi-dências de que as bebidas

destiladas trazem efeitos co-laterais sérios ao fígado e pro-voquem hipertensão. E, para engravidar, o ideal é que o seu corpo e sua saúde estejam em ordem e livre de toxinas. Mas, muito pior do que a bebida, é o cigarro. “Quem fuma em média 10 cigarros por dia antecipa a menopausa em dois anos”, diz o médico. As toxinas presentes no cigarro destroem a reserva de óvulos.

Fazer exercícios regularmente

A prática de atividade fí-sica contribui para manter o metabolismo equilibrado e, consequentemente, aumenta o nível de fertilidade. Mas não abuse! Exercícios em excesso podem levar ao efeito con-trário. Ao queimar gordura corporal os níveis de estrogê-nio são reduzidos, o que pode prejudicar o ciclo menstrual.

Preferir alimentos orgânicos

Se quiser uma gravidez saudável, ter bons hábitos alimentares desde antes de engravidar é o caminho. É

bomestáe vequamônconf

MaE

acima fepoda megrauelevbleme poa trao pecomestra ma fe(ou situaquilE naalime ba

Fazacu

Pfert

Page 6: Acontece344

P Á G . 6

2ª QUINZENADEZEMBRO/2013

Ah, o Natal! Época dos tão esperados presentes do Papai Noel, ceia farta e fa-mília reunida. Porém, hoje a sugestão é separar os brin-quedos para doação.

Para a psicóloga especia-lizada em Educação Infantil Elaine Souza, não importa a idade da criança, o que vale mesmo são os valores passa-dos pela família. “Aos 2 anos, a criança já sabe o que é dar ou compartilhar e, se a doa-ção fizer parte do seu dia a dia, essa será uma tarefa que poderá ser levada adiante.”

Para começar, explique para seu filho que algumas crianças não têm a chance de ter os mesmos brinquedos e roupas que ele. “O diálogo é o mais importante, mostre a seu filho que ele pode ajudar e fazer outra criança feliz, assim ele vai perceber que, se tem mais, pode compartilhar com quem tem menos”. Deixe que a criança participe desse processo, mostrando quais itens quer doar. Não tente fazer as escolhas por seu filho, ele saberá escolher aqueles objetos que quer comparti-lhar com outras crianças.

Se a criança se negar a doar qualquer brinquedo, respeite. Mas depois tente

Natal e Ano-Novo são da-tas para celebrar em família e, justamente por isso, o período pode ser favorável aos desen-tendimentos. Embora o clima de amor e união prevaleça em muitas casas, em outras o mo-mento em que todos precisam estar juntos pode ser delicado. Reflexo disso é o número de separações e divórcios, que aumenta 30% nessa época do ano, segundo o advogado Dr. Luiz Fernando Gevaerd, especialista na área.

De acordo com o especia-lista, “alguns casais aprovei-tam o fim das festividades para pedir a separação”. Essa espera acontece, em geral, em respeito aos filhos, para que eles possam passar um Natal tranquilo em família. Por isso, depois do dia 25 de dezembro os pedidos de divórcio aumen-tam consideravelmente.

Conflitos familiares tam-bém são mais frequentes em dezembro mesmo para pais e mães que já estão separados. Quem vai ficar com a criança em cada festividade é uma reclamação comum. “Muitos pais não cumprem com a data de retorno da criança para o responsável legal durante a

Enfim chegou a hora de separar brinquedos para doação

Separações eno fim do a

entender por que ele não quis doar e tente de novo em outro momento e em outra situação. Mostre que uma doação não acontece só em determinadas datas do ano, mas, sim, ao longo dos anos,

Advogado garante que

datatressa pr

Ppeci

em situações simples como dividir o lanche com o amigo ou um doce. Além disso, dê o exemplo: peça sua ajuda para separar algumas das suas rou-pas ou outros objetos pessoais para doação.

Page 7: Acontece344

P Á G . 7

2ª QUINZENADEZEMBRO/2013

Desde 2002 já foram soltos cerca de 125 mil alevinos na região do Alto Tietê

Um novo período que marca a reprodução das ma-trizes de Tabarana, para re-povoamento do rio Tietê, está em andamento pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), dentro do seu projeto de piscicultura. Durante o período de sete dias, mais ou menos, aconte-cem diversos estágios visando a reprodução dos peixes em laboratório.

Em um primeiro momento, os biólogos aplicam injeções nas matrizes para a indução hormonal. Depois, as colocam em um tanque de laboratório a fim de que ocorra a reprodu-ção. Com a fertilização, os ovos são depositados na incubadora para maturação durante dois dias e, a partir da sua eclosão, ocorre o acompanhamento do desenvolvimento das larvas. Es-tas, por fim, são encaminhadas para os tanques externos onde terminarão de se desenvolver. Antes de soltas nos rios, os alevinos devem passar no mí-nimo dois meses nos tanques da piscicultura.

Levando vida para rios na região do Alto Tietê

Entre o período de 2002 até o primeiro semestre de 2013 foram introduzidos aproximadamente 125 mil alevinos de Tabaranas e Lam-baris nos rios da região do Alto Tietê, que apresentam baixo ou nenhum nível de po-luição (de Salesópolis a Mogi das Cruzes). A reprodução da Traíra em cativeiro também se encontra nos planos da equipe, porém, os estudos ainda não foram concluídos.

ÁriesTome cuidado com as palavras ao se expor em reuniões de ne-gócios ou tentativas

de acordos, pois sua agressi-vidade estará à flor da pele. Seu regente em movimento retrógrado pede reavaliações e reorganização do trabalho.

TouroJúpiter ainda recebe ótimas vibrações de Plutão e junto delas

as portas em direção ao su-cesso continuam se abrindo. Marte retrógrado pode trazer de volta um amor do passado. Romances serão reavaliados nesta altura.

GêmeosNegócios com par-ceiros estrangeiros continuam presentes

e uma nova sociedade pode surgir a partir de já. Marte re-trógrado pede um novo olhar para problemas domésticos e profissionais. Mantenha a calma.

CâncerMarte começa seu movimento retrógra-do e alguns contratos e acordos comerciais

podem precisar de reava-liações. Viagens podem ser adiadas, assim como um curso que começaria agora. Amor em fase neutra.

LeãoMarte em movimento retrógrado pede co-medimento nos gastos e atenção redobrada

a novos investimentos. Não se envolva em acordos finan-ceiros pouco confiáveis. Nesta fase é possível sofrer atraso nos recebimentos.

VirgemMarte em seu signo começa seu movimen-to retrógrado e pede cuidado em decisões

importantes. Algumas situa-ções podem parecer confusas e instáveis. Procure reorga-nizar o que for necessário. Iniciativas serão adiadas.

Ingredientes:Montagem:1 panetone1 xícara de leite

LibraMarte em movimento retrógrado pode trazer alguma complicação re-lacionada à sua saúde.

Exames que são adiados ou com resultados pouco confi-áveis, resfriados ou pequenos distúrbios sem causa aparente poderão surgir pelo caminho.

EscorpiãoMarte retrógrado pode trazer algumas dificuldades com seus amigos. Uma discus-

são sem razão aparente pode desencadear um processo mais profundo. Acordos e contratos com empresas podem sofrer atrasos.

SagitárioNesta fase, você deve reavaliar e reorga-nizar sua vida pro-fissional. Projetos ou

mesmo uma nova promoção ou emprego podem sofrer atrasos. O momento é bom para rever os passos que deve dar na dire-ção de seus objetivos.

CapricórnioAssuntos relacionados a planos de negócios e projetos futuros po-

dem ser adiados a partir de hoje, assim como as viagens e um curso importante. É hora de rever as cláusulas e a impor-tância de um novo contrato de trabalho

AquárioMarte começa seu mo-vimento retrógrado e mobiliza seu mundo

emocional. Agora é hora de rever conceitos e reavaliar escolhas feitas no passado. A fase deve ser de limpeza. Amor e intimidade também devem ser repensados.

PeixesNesta fase de Marte retrógrado, seus re-lacionamentos serão

reavaliados. O momento pede cuidado e paciência, pois mui-ta coisa só mudará depois de algum tempo. Não se deixe levar pelo excesso de agressi-vidade e incompreensão.

Projeto de piscicuinicia processo d

Antes que os peixes sejam soltos, é feita uma pesquisa para saber se existe histórico da espécie nos locais em que serão liberados.

A preocupação do DAEE com o repovoamento dos rios de São Paulo vem desde 1972, quando a Barragem Ponte Nova foi construída no município de Salesópolis. O local é uma referência ecoló-gica, diferente para quem vive em uma metrópole. Quando estamos no ponto mais alto da barragem, onde também se localiza o radar meteoro-lógico do DAEE, é possível ficar horas admirando toda beleza da região. De cima avista-se alguns piscinões, que na verdade são tanques onde começa todo o proces-so de reprodução de peixes. Trata-se do Centro de Es-tudos e de Geração de Tec-nologia em Piscicultura das espécies nativas da Bacia do Alto Tietê, que desenvolve

ativedudelacultcursFunobjetamdos de rvidoenc“A TSalmlia tou sparaexistáreadadse ro biequde p

OindupossavelApó

Page 8: Acontece344

P Á G . 8

2ª QUINZENADEZEMBRO/2013

OLIMAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE METAIS SANITÁ-RIOS LTDA. - ME, torna público que recebeu da CETESB a renovação da Licença de Operação sob o nº 30008781, válida até 08/11/2017 para fabricação de Metais Sanitários em geral, sito à Rua Doutor Paulo Queiroz, 1520 - Jardim 09 de Julho (São Mateus) - CEP: 03951-090 São Paulo/SP.

ELETRO FUSI INDÚSTRIA ELETROMETALURGICA LTDA.,Torna publico que recebeu da CETESB a Renovação da licença de Operação sob o de nº 30008827,com ven-cimento em 28/11/2017,Fabricação de Fusíveis para Alta Tensão,situada a Rua Dona Luisa de Paiva Dias, nº 135, Jd.Silveira,CEP.03.274-050 – São Paulo

Psicóloga dá dicas para as famílias: um divórcio não é uma situação fácil para nenhu-ma família. Sempre há um pai que se ressente com a situação ou crianças que nem sempre entendem bem o que está acontecendo. Por mais que as separações tenham se tornado cada vez mais comuns e os pequenos a cada dia consigam conviver bem com a ideia de ter duas casas, alguns detalhes podem fazer a diferença para um bom convívio.

Dra. Priscila Gasparini Fer-nandes, psicóloga e doutora em psicanálise pela USP, dá dicas fundamentais para as famílias: Os pais devem man-ter um diálogo saudável na frente dos filhos, evitando

Filhos de casais separados: disputa durante as festas de final do ano

criticas e ofensas, que irão magoar a criança. As datas festivas devem ser combina-das e alternadas entre os pais. Por exemplo, se passou o natal com o pai este ano, deve pas-sar o ano novo com a mãe e no próximo ano fazer o inverso. Também devem consultar a criança sobre suas vontades, quando houver viagens dos pais, para onde ela deseja ir”.

Ainda de acordo com a psicanalista, os pais devem ter bem claro o bem estar psicoló-gico da criança e não disputar a guarda por simples capricho, percebendo o que é melhor para o filho e combinar com o ex-companheiro, novas datas e novos passeios.

“Telefonemas devem ser

Com uma semana de vida, as saídas na rua estão libe-radas. Errado. As primeiras saídas de casa irão acontecer assim que a vacina contra a Tuberculose estiver ativa, ou seja, de 4 a 6 semanas após sua aplicação.

O começo da manhã é o melhor horário para ele ir à pracinha ou ao playground.Certo. Todo bebê deve ser levado para passear no co-mecinho da manhã, antes das 10:00h. À tardinha, após as 16:00h, também é um bom horário. Assim, você evita os raios ultravioleta, prejudiciais à saúde.

Acompanhado da mamãe (ou do papai), o bebê pode ir ao shopping, ao supermer-cado, ao restaurante. Certo. Quanto o neném já estiver maiorzinho, todos os lugares estão liberados, a não ser aqueles em que haja muita aglomeração. Já os bebês muito pequenos, até três meses, não devem passear em ambientes fechados como shoppings, supermercados e restaurantes.

Na bolsa de passeio, fral-das, chupetas e uma muda de roupa resolvem. Certo.Caso o bebê não esteja mais em alei-tamento materno exclusivo, a bolsa deve conter, também, água e algum alimento, se o passeio for longo.

Para limpar o bebê na rua os lenços umedecidos são sufi-

dosados no momento das viagens, pois se a criança percebe que o pai ou a mãe está triste e com saudades, pode comprometer toda a sua estadia. Evite passar esses sentimentos, mostre que está feliz por ela poder estar se divertindo e que vocês terão outras oportunidades de esta-rem juntos”.

A Dra. Priscila finaliza des-tacando que os pais devem sempre conversar sobre a educação do filho, para terem a mesma postura perante limites, responsabilidades e diversão. A criança precisa ter uma boa saúde psicológica, e neste momento de separação os pais são os principais res-ponsáveis por isso.

Como passtranquilame

cienfacilza. Mfazealgoe umpeletamda b

Cliberpiscivel eparames

NlhorQuapeqfralddezsung

Aas 1